CBO 3532-15 - Técnico de operações e serviços bancários - crédito rural - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos técnicos em operações e serviços bancários
O profissional no cargo de Técnico de operações e serviços bancários - crédito rural CBO 3532-15 realiza serviços bancários relativos a crédito rural, processando e controlando operações de financiamento de custeio da produção, comercialização de produtos agropecuários e investimentos na produção rural Emite contratos, certidões e outros documentos.
Presta atendimento a clientes internos e externos Observa preceitos de sigilo de informações Atua em conformidade com disposições normativas e procedimentos relativos ao crédito rural do Banco Central do Brasil e com normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental.
CBO 3532-15 é o Código Brasileiro da Ocupação de técnicos em operações e serviços bancários que pertence ao grupo dos técnicos de nivel médio nas ciências administrativas, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.
Confira funções, descrição do cargo de Técnico de operações e serviços bancários - crédito rural, atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Técnicos em operações e serviços bancários CBO 3532-15 em todo Brasil.
Divisões de categorias profissionais do CBO 3532-15
- Técnicos de nível médio.
- Técnicos em operações e serviços bancários.
- Técnicos de nivel médio nas ciências administrativas.
O que faz um Técnico de operações e serviços bancários - crédito rural
O Técnico de operações e serviços bancários - crédito rural CBO 3532-15 atende clientes interessados em recursos para custeio da produção, comercialização de produtos agropecuários e investimentos na produção rural Executa serviços bancários relativos ao crédito rural, conferindo documentação do cliente e da propriedade rural e demais documentos que compõem a operação.
Enquadra a operação às normas internas e externas.
Calcula custo de operações de financiamento (CET – Custo efetivo total) Realiza negociações de taxas.
Emite contrato, certidão e outros documentos Efetua a operação de crédito rural e solicita liberação de recursos.
Registra a operação - inclusive o controle das coordenadas geodésicas da propriedade - no Sistema de Operações do Crédito Rural e do Proagro (Sicor) do Banco Central do Brasil.
Efetua controle contábil, concilia valores e procede lançamento de acerto, quando necessário Verifica disponibilidade de recursos obrigatórios junto a órgãos controladores.
Controla a operação de financiamento, alimentando o sistema com informações e verificando documentação pendente.
Encaminha processos para cobrança judicial, controlando-os Executa baixa ou liquidação de operação Elabora relatórios sobre a posição de carteira de financiamento.
Participa da gestão do sistema de normas internas e externas, fazendo sua atualização e inspecionando sua aplicação Instrui e orienta funcionários sobre a aplicação das normas e regras, podendo contatar órgãos governamentais – tais como Receita Federal e Banco Central do Brasil -, para solicitação de esclarecimentos ou informações complementares Presta atendimento a clientes internos e externos, esclarecendo dúvidas e dando orientações.
Calcula saldos devedores e juros e pesquisa operações e documentação, para prestar informações aos clientes Encaminha reclamações de clientes para o setor competente.
Presta informações a outras áreas da instituição financeira sobre operações de crédito rural Pode treinar funcionários.
Funções do cargo
O funcionário CBO 3532-15 deve gerir sistema de normas internas e externas, controlar operações de financiamento e de investimento, processar operações de crédito, câmbio e serviços, demonstrar competências pessoais, coordenar recursos humanos, atender clientes internos e externos.
Condições de trabalho dessas profissões
Técnicos em operações e serviços bancários rabalham em bancos e outras instituições de intermediação financeira como empregados assalariados, com registro em carteira, organizam- se em equipe, sob supervisão permanente, em ambientes fechados, nos horários diurnos, sob condições normais de trabalho.
Exigências do mercado de trabalho para o CBO 3532-15
Para o exercício dessas ocupações requer-se formação de nível médio, seguida de cursos orientados para o trabalho, nas próprias instituiões. O pleno desempenho das atividades ocorre após um a dois anos de experiência, atuando sob supervisão constante de profissionais mais experientes.
Atividades exercidas por um Técnico de operações e serviços bancários - crédito rural CBO 3532-15
Um Técnico de operações e serviços bancários - crédito rural (ou sinônimo) deve demonstrar comprometimento, solicitar liberação de recursos para operações de crédito, câmbio e serviços, contatar órgãos governamentais - bc, bndes, srf, efetuar transações entre contas, elaborar relatórios sobre posição de carteiras, inspecionar aplicação de normas e regras, transmitir arquivos via sistema, demonstrar iniciativa, trabalhar em equipe, executar baixa ou liquidação de operação, demonstrar espírito empreendedor, demonstrar segurança, instruir funcionários sobre aplicação de normas e regras, controlar processos enviados para cobrança judicial, efetuar controle contábil, calcular saldos devedores e juros, assimilar mudanças, conferir documentação de clientes - pessoas física e jurídica e da operação, dar suporte para outras áreas, verificar documentação pendente, atualizar sistema de normas e regras, proceder lançamentos de acertos, demonstrar comunicabilidade, demonstrar rapidez de raciocínio, cumprir normas e regras internas e externas, encaminhar processos para cobrança judicial, encaminhar reclamações de clientes para o setor competente, demonstrar equilíbrio emocional, demonstrar capacidade de análise técnica, demonstrar flexibilidade, pesquisar informações sobre operações e documentação de clientes, sanar dúvidas sobre rotinas, emitir contratos ou aditivos de financiamento e de prestação de serviços, orientar clientes, demonstrar visão estratégica, administrar situações adversas, demonstar dinamismo, demonstrar criatividade, treinar funcionários, tomar decisões, demonstrar persuasão, enquadrar operações às normas internas e externas, alimentar sistema com informações pertinentes às carteiras, interpretar normas e regras internas e externas.