CBO 3532-25 - Técnico de operações e serviços bancários - renda fixa e variável - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos técnicos em operações e serviços bancários
O profissional no cargo de Técnico de operações e serviços bancários - renda fixa e variável CBO 3532-25 realiza serviços bancários relativos a operações de investimento, processando e controlando aplicações financeiras em renda fixa e variável Emite títulos, ações, debêntures e outros documentos.
Presta atendimento a clientes internos e externos Calcula rentabilidade das aplicações Observa preceitos de sigilo de informações.
Atua em conformidade com disposições normativas e procedimentos relativos a investimentos do Banco Central do Brasil e com normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental
CBO 3532-25 é o Código Brasileiro da Ocupação de técnicos em operações e serviços bancários que pertence ao grupo dos técnicos de nivel médio nas ciências administrativas, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.
Confira funções, descrição do cargo de Técnico de operações e serviços bancários - renda fixa e variável, atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Técnicos em operações e serviços bancários CBO 3532-25 em todo Brasil.
Divisões de categorias profissionais do CBO 3532-25
- Técnicos de nível médio.
- Técnicos em operações e serviços bancários.
- Técnicos de nivel médio nas ciências administrativas.
O que faz um Técnico de operações e serviços bancários - renda fixa e variável
O Técnico de operações e serviços bancários - renda fixa e variável CBO 3532-25 atende clientes interessados em realizar aplicações financeiras Executa serviços bancários relativos a operações de investimento em renda fixa e variável.
Confere documentação do cliente e demais documentos que compõem a operação de aplicação financeira.
Enquadra a operação às normas internas e externas Calcula rentabilidade das aplicações.
Realiza negociações de taxas Emite títulos, ações, debêntures, aditivos e outros documentos.
Efetua aplicação financeira e solicita baixa de recursos.
Registra operações de renda fixa e variável em órgãos específicos, como Bolsa de Mercadorias & Futuros (BM&F), Sistema Especial de Liquidação e Custódia (Selic) e Central de Custódia e Liquidação Financeira de Títulos Privados (Cetip) Efetua controle contábil, concilia valores e procede lançamento de acerto, quando necessário.
Controla a operação de investimento, emitindo notificações para clientes com pendências e executando baixa ou liquidação de operações.
Elabora relatórios sobre posição de carteiras de investimento em renda fixa e variável Participa da gestão do sistema de normas internas e externas, fazendo sua atualização e inspecionando sua aplicação Instrui e orienta funcionários sobre a aplicação das normas e regras.
Presta atendimento a clientes internos e externos, esclarecendo dúvidas e atualizando dados cadastrais Obtém autorização de cliente para operações Presta informações a outras áreas da instituição financeira sobre operações de investimento.
Pode treinar funcionários.
Funções do cargo
O funcionário CBO 3532-25 deve demonstrar competências pessoais, atender clientes internos e externos, coordenar recursos humanos, controlar operações de financiamento e de investimento, gerir sistema de normas internas e externas, processar operações de crédito, câmbio e serviços.
Condições de trabalho dessas profissões
Técnicos em operações e serviços bancários rabalham em bancos e outras instituições de intermediação financeira como empregados assalariados, com registro em carteira, organizam- se em equipe, sob supervisão permanente, em ambientes fechados, nos horários diurnos, sob condições normais de trabalho.
Exigências do mercado de trabalho para o CBO 3532-25
Para o exercício dessas ocupações requer-se formação de nível médio, seguida de cursos orientados para o trabalho, nas próprias instituiões. O pleno desempenho das atividades ocorre após um a dois anos de experiência, atuando sob supervisão constante de profissionais mais experientes.
Atividades exercidas por um Técnico de operações e serviços bancários - renda fixa e variável CBO 3532-25
Um Técnico de operações e serviços bancários - renda fixa e variável (ou sinônimo) deve alimentar sistema com informações pertinentes às carteiras, treinar funcionários, emitir contratos ou aditivos de financiamento e de prestação de serviços, demonstrar equilíbrio emocional, notificar clientes em débito, proceder lançamentos de acertos, registrar operações de renda fixa e variável - bmf, cetip, selic, dar suporte para outras áreas, demonstrar comprometimento, demonstrar capacidade de análise técnica, inspecionar aplicação de normas e regras, demonstrar comunicabilidade, transmitir arquivos via sistema, solicitar liberação de recursos para operações de crédito, câmbio e serviços, demonstrar segurança, demonstrar flexibilidade, sanar dúvidas sobre rotinas, efetuar transações entre contas, atualizar sistema de normas e regras, encaminhar processos para cobrança judicial, acompanhar inadimplência, pesquisar informações sobre operações e documentação de clientes, trocar moedas entre bancos - câmbio e hedge, demonstrar visão estratégica, custodiar documentação de exportação, demonstar dinamismo, efetuar controle contábil, interpretar normas e regras internas e externas, demonstrar rapidez de raciocínio, demonstrar persuasão, tomar decisões, cumprir normas e regras internas e externas, demonstrar criatividade, controlar processos enviados para cobrança judicial, instruir funcionários sobre aplicação de normas e regras, demonstrar espírito empreendedor, trabalhar em equipe, assimilar mudanças, demonstrar iniciativa, orientar clientes, elaborar relatórios sobre posição de carteiras, administrar situações adversas.