CBO 3532-35 - Chefe de serviços bancários - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos técnicos em operações e serviços bancários
O profissional no cargo de Chefe de serviços bancários CBO 3532-35 chefia serviços voltados a operações financeiras e atividades rotineiras de agências, departamentos e postos de atendimento bancário Presta atendimento a clientes internos e externos.
Coordena e supervisiona equipes de trabalho Observa preceitos de sigilo de informações Atua em conformidade com disposições normativas e procedimentos relativos a crédito, investimentos e câmbio do Banco Central e com normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental.
CBO 3532-35 é o Código Brasileiro da Ocupação de técnicos em operações e serviços bancários que pertence ao grupo dos técnicos de nivel médio nas ciências administrativas, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.
Confira funções, descrição do cargo de Chefe de serviços bancários, atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Técnicos em operações e serviços bancários CBO 3532-35 em todo Brasil.
Divisões de categorias profissionais do CBO 3532-35
- Técnicos de nível médio.
- Técnicos em operações e serviços bancários.
- Técnicos de nivel médio nas ciências administrativas.
O que faz um Chefe de serviços bancários
O Chefe de serviços bancários CBO 3532-35 coordena os serviços relacionados às operações financeiras, avaliando os procedimentos e os sistemas operacionais Faz recomendações para melhorias nos processos.
Analisa informações e relatórios referentes às operações.
Pode verificar documentação pendente em processos de financiamento e investimento, cobrando uma rápida solução Pode conferir a aplicação de normas e regras internas e externas, apontando falhas e encaminhando providências para corrigi-las.
Acompanha o movimento dos caixas e da tesouraria, monitorando o fluxo de dinheiro em espécie, cheques e de outros documentos de compensação Recomenda recolhimento de depósitos e pagamentos em caixas eletrônicos da agência para envio à tesouraria da agência e/ou a departamentos específicos do banco.
Pode analisar problemas ocorridos em transações interbancárias, intervindo para solucionar as pendências.
Estabelece e mantém relacionamentos com clientes individuais e empresariais, fornecendo-lhes esclarecimentos e discutindo possíveis soluções, para resolver problemas por eles apresentados na prestação de serviços bancários Prepara relatórios operacionais ou de risco, para análise da administração do banco.
Participa do planejamento da quantidade e da definição dos perfis dos profissionais que trabalham em serviços relacionados a operações financeiras e em atividades rotineiras de agências, departamentos e postos de atendimento bancário.
Participa da seleção de pessoal e da distribuição de tarefas Controla assiduidade e pontualidade Remaneja recursos humanos e disponibiliza pessoal para outras áreas.
Motiva as equipes, podendo conceder prêmios, folgas e benefícios Sugere promoção de funcionários Participa de decisão sobre demissões.
Supervisiona o trabalho das equipes Avalia o desempenho de funcionários, indicando os que devem participar de programas de treinamento.
Pode realizar o monitoramento e a avaliação de serviços prestados por terceiros Interage com as demais áreas do banco, trocando informações e analisando alternativas para ampliar e aperfeiçoar os serviços bancários prestados.
Funções do cargo
O funcionário CBO 3532-35 deve processar operações de crédito, câmbio e serviços, demonstrar competências pessoais, administrar movimento dos caixas e da tesouraria, controlar operações de financiamento e de investimento, preparar movimento para compensação, coordenar recursos humanos, gerir sistema de normas internas e externas, atender clientes internos e externos.
Condições de trabalho dessas profissões
Técnicos em operações e serviços bancários rabalham em bancos e outras instituições de intermediação financeira como empregados assalariados, com registro em carteira, organizam- se em equipe, sob supervisão permanente, em ambientes fechados, nos horários diurnos, sob condições normais de trabalho.
Exigências do mercado de trabalho para o CBO 3532-35
Para o exercício dessas ocupações requer-se formação de nível médio, seguida de cursos orientados para o trabalho, nas próprias instituiões. O pleno desempenho das atividades ocorre após um a dois anos de experiência, atuando sob supervisão constante de profissionais mais experientes.
Atividades exercidas por um Chefe de serviços bancários CBO 3532-35
Um Chefe de serviços bancários (ou sinônimo) deve conciliar movimento físico e contábil, abrir caixas, processar transações dos meios remotos - caixa expresso, zelar pela segurança do numerário da agência, administrar situações adversas, avaliar desempenho de funcionários, fiscalizar assiduidade e pontualidade, estabelecer horários para entrega de numerário, demonstrar flexibilidade, demonstrar equilíbrio emocional, atualizar sistema de normas e regras, demonstrar visão estratégica, demonstrar espírito empreendedor, verificar documentação pendente, sanar dúvidas sobre rotinas, pesquisar informações sobre operações e documentação de clientes, devolver cheques irregulares, fornecer troco, supervisionar operações dos caixas, tutelar objetos e documentos, efetuar transações entre contas, demonstrar rapidez de raciocínio, fechar os caixas, efetuar controle contábil, separar documentos, demonstrar persuasão, demonstrar capacidade de análise técnica, processar borderôs, sugerir promoção de funcionários, solicitar numerário, calcular saldos devedores e juros, disponibilizar funcionários para outras áreas, separar numerário em lotes, treinar funcionários, solicitar liberação de recursos para operações de crédito, câmbio e serviços, fechar malotes, dar suporte para outras áreas, demonstrar comprometimento, registrar ocorrências no sistema, cumprir normas e regras internas e externas, participar da seleção de funcionários, administrar saldo de reserva - limite para pernoite, demonstrar iniciativa, prever necessidade de numerário, enquadrar operações às normas internas e externas, emitir contratos ou aditivos de financiamento e de prestação de serviços, distribuir tarefas, monitorar caixas eletrônicos da agência, demonstrar segurança, suprir caixas, checar documentos recebidos, tomar decisões, recolher depósitos e pagamentos em caixas eletrônicos da agência, interpretar normas e regras internas e externas, demonstrar comunicabilidade, recolher numerário a tesouraria, transmitir arquivos via sistema, recolher excedente dos caixas, enviar malotes, demonstrar criatividade, proceder lançamentos de acertos, inspecionar aplicação de normas e regras, contar numerário, suprir caixas eletrônicos da agência, delegar funções, motivar equipe - prêmios, folgas, benefícios, trabalhar em equipe, conferir documentação de clientes - pessoas física e jurídica e da operação, monitorar fluxo de numerário e de cheques, monitorar serviços de terceiros - transportadora de valores, assimilar mudanças, obter autorização de cliente para operações, coordenar trabalhos dos funcionários, remanejar recursos humanos, instruir funcionários sobre aplicação de normas e regras, participar do desligamento de funcionários, retirar documentos dos caixas, atender às solicitações de reserva para saques, montar lotes de documentos, cobrar cumprimento das tarefas diárias, encaminhar reclamações de clientes para o setor competente, classificar documentos, orientar clientes, receber malotes, demonstar dinamismo.