CBO 3532-35 - Chefe de serviços bancários - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos técnicos em operações e serviços bancários
O profissional no cargo de Chefe de serviços bancários CBO 3532-35 chefia serviços voltados a operações financeiras e atividades rotineiras de agências, departamentos e postos de atendimento bancário Presta atendimento a clientes internos e externos.
Coordena e supervisiona equipes de trabalho Observa preceitos de sigilo de informações Atua em conformidade com disposições normativas e procedimentos relativos a crédito, investimentos e câmbio do Banco Central e com normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental.
CBO 3532-35 é o Código Brasileiro da Ocupação de técnicos em operações e serviços bancários que pertence ao grupo dos técnicos de nivel médio nas ciências administrativas, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.
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Divisões de categorias profissionais do CBO 3532-35
- Técnicos de nível médio.
- Técnicos em operações e serviços bancários.
- Técnicos de nivel médio nas ciências administrativas.
O que faz um Chefe de serviços bancários
O Chefe de serviços bancários CBO 3532-35 coordena os serviços relacionados às operações financeiras, avaliando os procedimentos e os sistemas operacionais Faz recomendações para melhorias nos processos.
Analisa informações e relatórios referentes às operações.
Pode verificar documentação pendente em processos de financiamento e investimento, cobrando uma rápida solução Pode conferir a aplicação de normas e regras internas e externas, apontando falhas e encaminhando providências para corrigi-las.
Acompanha o movimento dos caixas e da tesouraria, monitorando o fluxo de dinheiro em espécie, cheques e de outros documentos de compensação Recomenda recolhimento de depósitos e pagamentos em caixas eletrônicos da agência para envio à tesouraria da agência e/ou a departamentos específicos do banco.
Pode analisar problemas ocorridos em transações interbancárias, intervindo para solucionar as pendências.
Estabelece e mantém relacionamentos com clientes individuais e empresariais, fornecendo-lhes esclarecimentos e discutindo possíveis soluções, para resolver problemas por eles apresentados na prestação de serviços bancários Prepara relatórios operacionais ou de risco, para análise da administração do banco.
Participa do planejamento da quantidade e da definição dos perfis dos profissionais que trabalham em serviços relacionados a operações financeiras e em atividades rotineiras de agências, departamentos e postos de atendimento bancário.
Participa da seleção de pessoal e da distribuição de tarefas Controla assiduidade e pontualidade Remaneja recursos humanos e disponibiliza pessoal para outras áreas.
Motiva as equipes, podendo conceder prêmios, folgas e benefícios Sugere promoção de funcionários Participa de decisão sobre demissões.
Supervisiona o trabalho das equipes Avalia o desempenho de funcionários, indicando os que devem participar de programas de treinamento.
Pode realizar o monitoramento e a avaliação de serviços prestados por terceiros Interage com as demais áreas do banco, trocando informações e analisando alternativas para ampliar e aperfeiçoar os serviços bancários prestados.
Funções do cargo
O funcionário CBO 3532-35 deve controlar operações de financiamento e de investimento, coordenar recursos humanos, gerir sistema de normas internas e externas, preparar movimento para compensação, atender clientes internos e externos, administrar movimento dos caixas e da tesouraria, processar operações de crédito, câmbio e serviços, demonstrar competências pessoais.
Condições de trabalho dessas profissões
Técnicos em operações e serviços bancários rabalham em bancos e outras instituições de intermediação financeira como empregados assalariados, com registro em carteira, organizam- se em equipe, sob supervisão permanente, em ambientes fechados, nos horários diurnos, sob condições normais de trabalho.
Exigências do mercado de trabalho para o CBO 3532-35
Para o exercício dessas ocupações requer-se formação de nível médio, seguida de cursos orientados para o trabalho, nas próprias instituiões. O pleno desempenho das atividades ocorre após um a dois anos de experiência, atuando sob supervisão constante de profissionais mais experientes.
Atividades exercidas por um Chefe de serviços bancários CBO 3532-35
Um Chefe de serviços bancários (ou sinônimo) deve conciliar movimento físico e contábil, retirar documentos dos caixas, pesquisar informações sobre operações e documentação de clientes, emitir contratos ou aditivos de financiamento e de prestação de serviços, administrar situações adversas, demonstrar capacidade de análise técnica, coordenar trabalhos dos funcionários, suprir caixas, conferir documentação de clientes - pessoas física e jurídica e da operação, demonstrar iniciativa, zelar pela segurança do numerário da agência, instruir funcionários sobre aplicação de normas e regras, cumprir normas e regras internas e externas, demonstrar persuasão, recolher numerário a tesouraria, administrar saldo de reserva - limite para pernoite, prever necessidade de numerário, cobrar cumprimento das tarefas diárias, demonstrar espírito empreendedor, trabalhar em equipe, demonstar dinamismo, tomar decisões, demonstrar comprometimento, efetuar controle contábil, remanejar recursos humanos, tutelar objetos e documentos, demonstrar criatividade, interpretar normas e regras internas e externas, enviar malotes, distribuir tarefas, efetuar transações entre contas, separar documentos, motivar equipe - prêmios, folgas, benefícios, demonstrar rapidez de raciocínio, solicitar numerário, processar transações dos meios remotos - caixa expresso, proceder lançamentos de acertos, demonstrar comunicabilidade, demonstrar equilíbrio emocional, assimilar mudanças, supervisionar operações dos caixas, devolver cheques irregulares, transmitir arquivos via sistema, calcular saldos devedores e juros, classificar documentos, atualizar sistema de normas e regras, checar documentos recebidos, encaminhar reclamações de clientes para o setor competente, fiscalizar assiduidade e pontualidade, treinar funcionários, processar borderôs, solicitar liberação de recursos para operações de crédito, câmbio e serviços, fechar malotes, participar da seleção de funcionários, separar numerário em lotes, delegar funções, dar suporte para outras áreas, participar do desligamento de funcionários, obter autorização de cliente para operações, sanar dúvidas sobre rotinas, abrir caixas, avaliar desempenho de funcionários, estabelecer horários para entrega de numerário, monitorar serviços de terceiros - transportadora de valores, montar lotes de documentos, inspecionar aplicação de normas e regras, monitorar caixas eletrônicos da agência, demonstrar visão estratégica, demonstrar flexibilidade, recolher excedente dos caixas, verificar documentação pendente, monitorar fluxo de numerário e de cheques, receber malotes, orientar clientes, demonstrar segurança, disponibilizar funcionários para outras áreas, contar numerário, fornecer troco, suprir caixas eletrônicos da agência, recolher depósitos e pagamentos em caixas eletrônicos da agência, registrar ocorrências no sistema, enquadrar operações às normas internas e externas, sugerir promoção de funcionários, atender às solicitações de reserva para saques, fechar os caixas.