CBO 3541-20 - Agente de vendas de serviços - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos especialistas em promoção de produtos e vendas
O profissional no cargo de Agente de vendas de serviços CBO 3541-20 promove a venda de prestação de serviços a empresas ou instituições, planejando estratégias, divulgando os serviços oferecidos e entrando em contato com potenciais clientes Concretiza vendas e realiza o acompanhamento da prestação de serviços, fornecendo informações e providenciando apoio técnico ao cliente.
Coleta sugestões para aprimorar o serviço e a política de vendas Segue procedimentos, políticas de venda e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental
CBO 3541-20 é o Código Brasileiro da Ocupação de especialistas em promoção de produtos e vendas que pertence ao grupo dos técnicos de nivel médio nas ciências administrativas, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.
Confira funções, descrição do cargo de Agente de vendas de serviços, atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Especialistas em promoção de produtos e vendas CBO 3541-20 em todo Brasil.
Divisões de categorias profissionais do CBO 3541-20
- Técnicos de nível médio.
- Especialistas em promoção de produtos e vendas.
- Técnicos de nivel médio nas ciências administrativas.
O que faz um Agente de vendas de serviços
O Agente de vendas de serviços CBO 3541-20 promove a venda de prestação de serviços, tais como proteção contra roubos e incêndios, limpeza, portaria, entre outros Planeja sua atuação de acordo com o plano de vendas da empresa.
Pesquisa ações dos concorrentes, discute estratégias com o superior e analisa clientes potenciais.
Cadastra clientes Pode elaborar roteiro de visitas.
Apresenta e divulga os serviços oferecidos, utilizando técnicas mercadológicas Contata potenciais clientes, podendo enviar mala direta ou usar estratégias digitais (e-mail, redes sociais ou outras).
Identifica as necessidades de serviços das empresas, utilizando recursos e técnicas de vendas e de negociação.
Pode expor características e benefícios do serviço, informar seus dados técnicos, apresentar tabelas de preços e mostrar formas de pagamento Relaciona-se com os clientes seguindo procedimentos do tipo de canal de vendas.
Organiza e elabora documentos para o fechamento da venda, conforme procedimentos fiscais e da empresa.
Providencia atualização dos dados do cliente, prepara especificações dos serviços, elabora termos de crédito ou contrato e estabelece prazo para início da prestação de serviço Controla o processo de venda de serviços, acompanhando-o desde sua aprovação até a fase final, para evitar ou corrigir falhas eventuais Realiza o acompanhamento da prestação de serviços, recebendo reclamações, providenciando apoio técnico para solucionar problemas, fornecendo informações e sanando dúvidas dos clientes.
Atua de forma a manter os clientes que conquistou Aplica pesquisa de satisfação do cliente e usa outras técnicas para levantar sugestões para aprimorar o serviço e a política de vendas Elabora relatórios e estatísticas.
Consulta publicações técnicas Participa de feiras relacionadas à venda de serviços.
Entra em contato com áreas internas da empresa, requisitando material de divulgação, encaminhando documentação do cliente e checando irregularidades na prestação de serviços Utiliza sistemas informatizados para informar e controlar vendas e pós-venda.
Funções do cargo
O funcionário CBO 3541-20 deve acompanhar clientes pós-venda e/ou visita, divulgar produtos e serviços, participar de eventos, planejar visitas e contatos, sugerir políticas de vendas, concretizar vendas, contatar Áreas internas da empresa, demonstrar competências pessoais.
Condições de trabalho dessas profissões
Especialistas em promoção de produtos e vendas trabalham em empresas do comércio varejista e atacadista, e/ou em indústrias e/ou nos serviços, como assalariados ou prestando serviços para as mesmas, como autônomos. O trabalho é exercido presencialmente ou à distância, de forma individual, sem supervisão, em ambientes fechados, com deslocamentos constantes no trânsito e em horários irregulares. Podem trabalhar sob pressão de metas de venda, o que pode ocasionar estresse.
Exigências do mercado de trabalho para o CBO 3541-20
Para o exercício dessas ocupações requer-se conhecimentos especializados da área de atuação, escolaridade de nível médio, acompanhada de cursos e treinamentos de até duzentas horas. No caso do propagandista de produtos farmacêuticos, devido a tendências de exigência de mercado, é desejável formação superior em áeras como saúde ou negócios.
Atividades exercidas por um Agente de vendas de serviços CBO 3541-20
Um Agente de vendas de serviços (ou sinônimo) deve elaborar relatórios e estatísticas, verificar ficha cadastral do cliente, convidar clientes para visitar empresa, demonstrar capacidade de negociação, renovar contratos, preencher contrato, analisar potencial de clientes, prever vendas, esclarecer dúvidas do contrato, trabalhar em equipe, comunicar as transações realizadas, trabalhar sob pressão, controlar questionário de pesquisa de satisfação do cliente, checar irregularidades na entrega dos produtos, atender solicitação de clientes, visitar área industrial da empresa, participar de feiras relacionadas a área, obter informações de pré-venda, requisitar material de divulgação, demonstrar senso ético, demonstrar habilidade de comunicação verbal, enviar brindes ao cliente, apresentar tabelas de preços, definir estratégia de marketing, classificar clientes por faturamento, transmitir pedido de venda ao escritório central, agendar horário, cumprir cotas de venda do produto, identificar necessidades do cliente, visitar cliente pós-venda, demonstrar capacidade de liderança, informar ao superior resultados de vendas, calcular custo do produto, sugerir melhorias ao processo promocional e comercial, participar de cursos de aperfeiçoamento, demonstrar resiliência, enviar mala direta aos clientes, orientar cliente e revendedor na distribuição de display, participar de treinamento de técnica de venda, demonstrar confiança, esclarecer dúvidas do pedido, consultar publicações técnicas, verificar opiniões do cliente, comunicar aos clientes alterações nos produtos e/ou serviços, tomar decisões, convidar clientes para lançamento de produtos, preparar cadastro de novos clientes, estabelecer prazos de entrega dos produtos, demonstrar capacidade de gerenciar tempo, encaminhar documentação do cliente, requisitar material de consumo, participar de lançamento de novos produtos, assessorar os vendedores na venda, contatar clientes, sugerir novos mercados consumidores, filtrar informações para melhorar serviços, dar retorno das sugestões ao cliente, demonstrar criatividade, treinar novos funcionários, tirar pedidos de produtos, demonstrar flexibilidade, discriminar tipos de produtos, definir participação no mercado, auxiliar na escolha dos produtos, priorizar pedidos e/ou ações para clientes especiais, entrevistar novos candidatos, participar de palestras relacionadas a área, demonstrar capacidade de persuasão, integrar novos funcionários, explicar formas de pagamento, verificar prazo de entrega dos produtos, contornar situações adversas, pesquisar ações dos concorrentes, definir autonomia para negociação, demonstrar capacidade de escuta atenta - saber ouvir, receber indicação de futuros clientes, controlar vendas efetuadas, apresentar proposta ao cliente, divulgar ações promocionais aos funcionários, expor produtos em locais definidos pela empresa, esclarecer dados técnicos do produto ao cliente, demonstrar características e benefícios do produto, discriminar tipos de serviços, explicar objetivos da visita, participar de reuniões, demonstrar senso de organização, discutir estratégias com o superior, alterar contratos de clientes, fazer itinerário de visitas, encaminhar cliente para cadastro.