CBO 3541-20 - Agente de vendas de serviços - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos especialistas em promoção de produtos e vendas
O profissional no cargo de Agente de vendas de serviços CBO 3541-20 promove a venda de prestação de serviços a empresas ou instituições, planejando estratégias, divulgando os serviços oferecidos e entrando em contato com potenciais clientes Concretiza vendas e realiza o acompanhamento da prestação de serviços, fornecendo informações e providenciando apoio técnico ao cliente.
Coleta sugestões para aprimorar o serviço e a política de vendas Segue procedimentos, políticas de venda e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental
CBO 3541-20 é o Código Brasileiro da Ocupação de especialistas em promoção de produtos e vendas que pertence ao grupo dos técnicos de nivel médio nas ciências administrativas, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.
Confira funções, descrição do cargo de Agente de vendas de serviços, atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Especialistas em promoção de produtos e vendas CBO 3541-20 em todo Brasil.
Divisões de categorias profissionais do CBO 3541-20
- Técnicos de nível médio.
- Especialistas em promoção de produtos e vendas.
- Técnicos de nivel médio nas ciências administrativas.
O que faz um Agente de vendas de serviços
O Agente de vendas de serviços CBO 3541-20 promove a venda de prestação de serviços, tais como proteção contra roubos e incêndios, limpeza, portaria, entre outros Planeja sua atuação de acordo com o plano de vendas da empresa.
Pesquisa ações dos concorrentes, discute estratégias com o superior e analisa clientes potenciais.
Cadastra clientes Pode elaborar roteiro de visitas.
Apresenta e divulga os serviços oferecidos, utilizando técnicas mercadológicas Contata potenciais clientes, podendo enviar mala direta ou usar estratégias digitais (e-mail, redes sociais ou outras).
Identifica as necessidades de serviços das empresas, utilizando recursos e técnicas de vendas e de negociação.
Pode expor características e benefícios do serviço, informar seus dados técnicos, apresentar tabelas de preços e mostrar formas de pagamento Relaciona-se com os clientes seguindo procedimentos do tipo de canal de vendas.
Organiza e elabora documentos para o fechamento da venda, conforme procedimentos fiscais e da empresa.
Providencia atualização dos dados do cliente, prepara especificações dos serviços, elabora termos de crédito ou contrato e estabelece prazo para início da prestação de serviço Controla o processo de venda de serviços, acompanhando-o desde sua aprovação até a fase final, para evitar ou corrigir falhas eventuais Realiza o acompanhamento da prestação de serviços, recebendo reclamações, providenciando apoio técnico para solucionar problemas, fornecendo informações e sanando dúvidas dos clientes.
Atua de forma a manter os clientes que conquistou Aplica pesquisa de satisfação do cliente e usa outras técnicas para levantar sugestões para aprimorar o serviço e a política de vendas Elabora relatórios e estatísticas.
Consulta publicações técnicas Participa de feiras relacionadas à venda de serviços.
Entra em contato com áreas internas da empresa, requisitando material de divulgação, encaminhando documentação do cliente e checando irregularidades na prestação de serviços Utiliza sistemas informatizados para informar e controlar vendas e pós-venda.
Funções do cargo
O funcionário CBO 3541-20 deve divulgar produtos e serviços, contatar Áreas internas da empresa, acompanhar clientes pós-venda e/ou visita, participar de eventos, demonstrar competências pessoais, sugerir políticas de vendas, planejar visitas e contatos, concretizar vendas.
Condições de trabalho dessas profissões
Especialistas em promoção de produtos e vendas trabalham em empresas do comércio varejista e atacadista, e/ou em indústrias e/ou nos serviços, como assalariados ou prestando serviços para as mesmas, como autônomos. O trabalho é exercido presencialmente ou à distância, de forma individual, sem supervisão, em ambientes fechados, com deslocamentos constantes no trânsito e em horários irregulares. Podem trabalhar sob pressão de metas de venda, o que pode ocasionar estresse.
Exigências do mercado de trabalho para o CBO 3541-20
Para o exercício dessas ocupações requer-se conhecimentos especializados da área de atuação, escolaridade de nível médio, acompanhada de cursos e treinamentos de até duzentas horas. No caso do propagandista de produtos farmacêuticos, devido a tendências de exigência de mercado, é desejável formação superior em áeras como saúde ou negócios.
Atividades exercidas por um Agente de vendas de serviços CBO 3541-20
Um Agente de vendas de serviços (ou sinônimo) deve demonstrar confiança, transmitir pedido de venda ao escritório central, sugerir melhorias ao processo promocional e comercial, esclarecer dúvidas do contrato, discriminar tipos de produtos, participar de palestras relacionadas a área, preparar cadastro de novos clientes, classificar clientes por faturamento, comunicar aos clientes alterações nos produtos e/ou serviços, definir participação no mercado, controlar questionário de pesquisa de satisfação do cliente, checar irregularidades na entrega dos produtos, atender solicitação de clientes, visitar cliente pós-venda, agendar horário, discriminar tipos de serviços, demonstrar características e benefícios do produto, assessorar os vendedores na venda, demonstrar flexibilidade, consultar publicações técnicas, filtrar informações para melhorar serviços, explicar formas de pagamento, esclarecer dúvidas do pedido, explicar objetivos da visita, encaminhar documentação do cliente, convidar clientes para visitar empresa, definir estratégia de marketing, estabelecer prazos de entrega dos produtos, contatar clientes, enviar brindes ao cliente, demonstrar capacidade de gerenciar tempo, participar de reuniões, demonstrar capacidade de escuta atenta - saber ouvir, tirar pedidos de produtos, controlar vendas efetuadas, verificar prazo de entrega dos produtos, encaminhar cliente para cadastro, trabalhar sob pressão, demonstrar capacidade de liderança, participar de treinamento de técnica de venda, renovar contratos, participar de cursos de aperfeiçoamento, obter informações de pré-venda, verificar opiniões do cliente, discutir estratégias com o superior, informar ao superior resultados de vendas, expor produtos em locais definidos pela empresa, dar retorno das sugestões ao cliente, preencher contrato, trabalhar em equipe, pesquisar ações dos concorrentes, demonstrar habilidade de comunicação verbal, treinar novos funcionários, identificar necessidades do cliente, elaborar relatórios e estatísticas, demonstrar criatividade, demonstrar resiliência, requisitar material de divulgação, analisar potencial de clientes, apresentar tabelas de preços, orientar cliente e revendedor na distribuição de display, auxiliar na escolha dos produtos, esclarecer dados técnicos do produto ao cliente, visitar área industrial da empresa, entrevistar novos candidatos, contornar situações adversas, enviar mala direta aos clientes, divulgar ações promocionais aos funcionários, cumprir cotas de venda do produto, calcular custo do produto, definir autonomia para negociação, demonstrar capacidade de negociação, alterar contratos de clientes, demonstrar senso de organização, fazer itinerário de visitas, requisitar material de consumo, comunicar as transações realizadas, participar de lançamento de novos produtos, apresentar proposta ao cliente, tomar decisões, convidar clientes para lançamento de produtos, prever vendas, sugerir novos mercados consumidores, demonstrar senso ético, priorizar pedidos e/ou ações para clientes especiais, receber indicação de futuros clientes, participar de feiras relacionadas a área, integrar novos funcionários, verificar ficha cadastral do cliente, demonstrar capacidade de persuasão.