CBO 3541-20 - Agente de vendas de serviços - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos especialistas em promoção de produtos e vendas
O profissional no cargo de Agente de vendas de serviços CBO 3541-20 promove a venda de prestação de serviços a empresas ou instituições, planejando estratégias, divulgando os serviços oferecidos e entrando em contato com potenciais clientes Concretiza vendas e realiza o acompanhamento da prestação de serviços, fornecendo informações e providenciando apoio técnico ao cliente.
Coleta sugestões para aprimorar o serviço e a política de vendas Segue procedimentos, políticas de venda e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental
CBO 3541-20 é o Código Brasileiro da Ocupação de especialistas em promoção de produtos e vendas que pertence ao grupo dos técnicos de nivel médio nas ciências administrativas, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.
Confira funções, descrição do cargo de Agente de vendas de serviços, atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Especialistas em promoção de produtos e vendas CBO 3541-20 em todo Brasil.
Divisões de categorias profissionais do CBO 3541-20
- Técnicos de nível médio.
- Especialistas em promoção de produtos e vendas.
- Técnicos de nivel médio nas ciências administrativas.
O que faz um Agente de vendas de serviços
O Agente de vendas de serviços CBO 3541-20 promove a venda de prestação de serviços, tais como proteção contra roubos e incêndios, limpeza, portaria, entre outros Planeja sua atuação de acordo com o plano de vendas da empresa.
Pesquisa ações dos concorrentes, discute estratégias com o superior e analisa clientes potenciais.
Cadastra clientes Pode elaborar roteiro de visitas.
Apresenta e divulga os serviços oferecidos, utilizando técnicas mercadológicas Contata potenciais clientes, podendo enviar mala direta ou usar estratégias digitais (e-mail, redes sociais ou outras).
Identifica as necessidades de serviços das empresas, utilizando recursos e técnicas de vendas e de negociação.
Pode expor características e benefícios do serviço, informar seus dados técnicos, apresentar tabelas de preços e mostrar formas de pagamento Relaciona-se com os clientes seguindo procedimentos do tipo de canal de vendas.
Organiza e elabora documentos para o fechamento da venda, conforme procedimentos fiscais e da empresa.
Providencia atualização dos dados do cliente, prepara especificações dos serviços, elabora termos de crédito ou contrato e estabelece prazo para início da prestação de serviço Controla o processo de venda de serviços, acompanhando-o desde sua aprovação até a fase final, para evitar ou corrigir falhas eventuais Realiza o acompanhamento da prestação de serviços, recebendo reclamações, providenciando apoio técnico para solucionar problemas, fornecendo informações e sanando dúvidas dos clientes.
Atua de forma a manter os clientes que conquistou Aplica pesquisa de satisfação do cliente e usa outras técnicas para levantar sugestões para aprimorar o serviço e a política de vendas Elabora relatórios e estatísticas.
Consulta publicações técnicas Participa de feiras relacionadas à venda de serviços.
Entra em contato com áreas internas da empresa, requisitando material de divulgação, encaminhando documentação do cliente e checando irregularidades na prestação de serviços Utiliza sistemas informatizados para informar e controlar vendas e pós-venda.
Funções do cargo
O funcionário CBO 3541-20 deve participar de eventos, demonstrar competências pessoais, concretizar vendas, sugerir políticas de vendas, divulgar produtos e serviços, contatar Áreas internas da empresa, planejar visitas e contatos, acompanhar clientes pós-venda e/ou visita.
Condições de trabalho dessas profissões
Especialistas em promoção de produtos e vendas trabalham em empresas do comércio varejista e atacadista, e/ou em indústrias e/ou nos serviços, como assalariados ou prestando serviços para as mesmas, como autônomos. O trabalho é exercido presencialmente ou à distância, de forma individual, sem supervisão, em ambientes fechados, com deslocamentos constantes no trânsito e em horários irregulares. Podem trabalhar sob pressão de metas de venda, o que pode ocasionar estresse.
Exigências do mercado de trabalho para o CBO 3541-20
Para o exercício dessas ocupações requer-se conhecimentos especializados da área de atuação, escolaridade de nível médio, acompanhada de cursos e treinamentos de até duzentas horas. No caso do propagandista de produtos farmacêuticos, devido a tendências de exigência de mercado, é desejável formação superior em áeras como saúde ou negócios.
Atividades exercidas por um Agente de vendas de serviços CBO 3541-20
Um Agente de vendas de serviços (ou sinônimo) deve demonstrar capacidade de gerenciar tempo, auxiliar na escolha dos produtos, encaminhar documentação do cliente, estabelecer prazos de entrega dos produtos, demonstrar criatividade, agendar horário, sugerir melhorias ao processo promocional e comercial, participar de reuniões, integrar novos funcionários, verificar prazo de entrega dos produtos, discriminar tipos de serviços, classificar clientes por faturamento, elaborar relatórios e estatísticas, checar irregularidades na entrega dos produtos, demonstrar resiliência, visitar cliente pós-venda, atender solicitação de clientes, participar de treinamento de técnica de venda, convidar clientes para lançamento de produtos, requisitar material de divulgação, apresentar tabelas de preços, contatar clientes, orientar cliente e revendedor na distribuição de display, explicar objetivos da visita, filtrar informações para melhorar serviços, enviar mala direta aos clientes, trabalhar sob pressão, expor produtos em locais definidos pela empresa, preencher contrato, participar de lançamento de novos produtos, verificar ficha cadastral do cliente, identificar necessidades do cliente, assessorar os vendedores na venda, demonstrar senso ético, sugerir novos mercados consumidores, calcular custo do produto, verificar opiniões do cliente, visitar área industrial da empresa, prever vendas, preparar cadastro de novos clientes, participar de feiras relacionadas a área, participar de cursos de aperfeiçoamento, controlar vendas efetuadas, dar retorno das sugestões ao cliente, demonstrar capacidade de escuta atenta - saber ouvir, trabalhar em equipe, enviar brindes ao cliente, esclarecer dados técnicos do produto ao cliente, fazer itinerário de visitas, consultar publicações técnicas, demonstrar habilidade de comunicação verbal, informar ao superior resultados de vendas, receber indicação de futuros clientes, comunicar aos clientes alterações nos produtos e/ou serviços, esclarecer dúvidas do pedido, tirar pedidos de produtos, cumprir cotas de venda do produto, transmitir pedido de venda ao escritório central, demonstrar capacidade de liderança, demonstrar flexibilidade, definir participação no mercado, explicar formas de pagamento, entrevistar novos candidatos, contornar situações adversas, demonstrar capacidade de negociação, esclarecer dúvidas do contrato, requisitar material de consumo, convidar clientes para visitar empresa, discutir estratégias com o superior, demonstrar capacidade de persuasão, tomar decisões, apresentar proposta ao cliente, encaminhar cliente para cadastro, obter informações de pré-venda, demonstrar características e benefícios do produto, definir estratégia de marketing, renovar contratos, divulgar ações promocionais aos funcionários, discriminar tipos de produtos, definir autonomia para negociação, pesquisar ações dos concorrentes, participar de palestras relacionadas a área, treinar novos funcionários, analisar potencial de clientes, comunicar as transações realizadas, demonstrar confiança, alterar contratos de clientes, priorizar pedidos e/ou ações para clientes especiais, demonstrar senso de organização, controlar questionário de pesquisa de satisfação do cliente.