CBO 3541-20 - Agente de vendas de serviços - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos especialistas em promoção de produtos e vendas
O profissional no cargo de Agente de vendas de serviços CBO 3541-20 promove a venda de prestação de serviços a empresas ou instituições, planejando estratégias, divulgando os serviços oferecidos e entrando em contato com potenciais clientes Concretiza vendas e realiza o acompanhamento da prestação de serviços, fornecendo informações e providenciando apoio técnico ao cliente.
Coleta sugestões para aprimorar o serviço e a política de vendas Segue procedimentos, políticas de venda e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental
CBO 3541-20 é o Código Brasileiro da Ocupação de especialistas em promoção de produtos e vendas que pertence ao grupo dos técnicos de nivel médio nas ciências administrativas, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.
Confira funções, descrição do cargo de Agente de vendas de serviços, atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Especialistas em promoção de produtos e vendas CBO 3541-20 em todo Brasil.
Divisões de categorias profissionais do CBO 3541-20
- Técnicos de nível médio.
- Especialistas em promoção de produtos e vendas.
- Técnicos de nivel médio nas ciências administrativas.
O que faz um Agente de vendas de serviços
O Agente de vendas de serviços CBO 3541-20 promove a venda de prestação de serviços, tais como proteção contra roubos e incêndios, limpeza, portaria, entre outros Planeja sua atuação de acordo com o plano de vendas da empresa.
Pesquisa ações dos concorrentes, discute estratégias com o superior e analisa clientes potenciais.
Cadastra clientes Pode elaborar roteiro de visitas.
Apresenta e divulga os serviços oferecidos, utilizando técnicas mercadológicas Contata potenciais clientes, podendo enviar mala direta ou usar estratégias digitais (e-mail, redes sociais ou outras).
Identifica as necessidades de serviços das empresas, utilizando recursos e técnicas de vendas e de negociação.
Pode expor características e benefícios do serviço, informar seus dados técnicos, apresentar tabelas de preços e mostrar formas de pagamento Relaciona-se com os clientes seguindo procedimentos do tipo de canal de vendas.
Organiza e elabora documentos para o fechamento da venda, conforme procedimentos fiscais e da empresa.
Providencia atualização dos dados do cliente, prepara especificações dos serviços, elabora termos de crédito ou contrato e estabelece prazo para início da prestação de serviço Controla o processo de venda de serviços, acompanhando-o desde sua aprovação até a fase final, para evitar ou corrigir falhas eventuais Realiza o acompanhamento da prestação de serviços, recebendo reclamações, providenciando apoio técnico para solucionar problemas, fornecendo informações e sanando dúvidas dos clientes.
Atua de forma a manter os clientes que conquistou Aplica pesquisa de satisfação do cliente e usa outras técnicas para levantar sugestões para aprimorar o serviço e a política de vendas Elabora relatórios e estatísticas.
Consulta publicações técnicas Participa de feiras relacionadas à venda de serviços.
Entra em contato com áreas internas da empresa, requisitando material de divulgação, encaminhando documentação do cliente e checando irregularidades na prestação de serviços Utiliza sistemas informatizados para informar e controlar vendas e pós-venda.
Funções do cargo
O funcionário CBO 3541-20 deve contatar Áreas internas da empresa, divulgar produtos e serviços, demonstrar competências pessoais, participar de eventos, sugerir políticas de vendas, concretizar vendas, acompanhar clientes pós-venda e/ou visita, planejar visitas e contatos.
Condições de trabalho dessas profissões
Especialistas em promoção de produtos e vendas trabalham em empresas do comércio varejista e atacadista, e/ou em indústrias e/ou nos serviços, como assalariados ou prestando serviços para as mesmas, como autônomos. O trabalho é exercido presencialmente ou à distância, de forma individual, sem supervisão, em ambientes fechados, com deslocamentos constantes no trânsito e em horários irregulares. Podem trabalhar sob pressão de metas de venda, o que pode ocasionar estresse.
Exigências do mercado de trabalho para o CBO 3541-20
Para o exercício dessas ocupações requer-se conhecimentos especializados da área de atuação, escolaridade de nível médio, acompanhada de cursos e treinamentos de até duzentas horas. No caso do propagandista de produtos farmacêuticos, devido a tendências de exigência de mercado, é desejável formação superior em áeras como saúde ou negócios.
Atividades exercidas por um Agente de vendas de serviços CBO 3541-20
Um Agente de vendas de serviços (ou sinônimo) deve preparar cadastro de novos clientes, elaborar relatórios e estatísticas, discriminar tipos de produtos, calcular custo do produto, requisitar material de consumo, convidar clientes para visitar empresa, assessorar os vendedores na venda, consultar publicações técnicas, demonstrar capacidade de gerenciar tempo, trabalhar sob pressão, orientar cliente e revendedor na distribuição de display, contornar situações adversas, verificar prazo de entrega dos produtos, trabalhar em equipe, demonstrar senso ético, demonstrar características e benefícios do produto, definir participação no mercado, demonstrar capacidade de negociação, discriminar tipos de serviços, treinar novos funcionários, participar de cursos de aperfeiçoamento, fazer itinerário de visitas, definir autonomia para negociação, comunicar as transações realizadas, demonstrar habilidade de comunicação verbal, sugerir novos mercados consumidores, tomar decisões, pesquisar ações dos concorrentes, auxiliar na escolha dos produtos, explicar objetivos da visita, demonstrar confiança, cumprir cotas de venda do produto, apresentar tabelas de preços, demonstrar capacidade de liderança, demonstrar senso de organização, integrar novos funcionários, discutir estratégias com o superior, analisar potencial de clientes, demonstrar flexibilidade, contatar clientes, apresentar proposta ao cliente, convidar clientes para lançamento de produtos, tirar pedidos de produtos, enviar brindes ao cliente, expor produtos em locais definidos pela empresa, esclarecer dados técnicos do produto ao cliente, preencher contrato, agendar horário, atender solicitação de clientes, explicar formas de pagamento, estabelecer prazos de entrega dos produtos, divulgar ações promocionais aos funcionários, obter informações de pré-venda, demonstrar capacidade de escuta atenta - saber ouvir, demonstrar resiliência, definir estratégia de marketing, participar de feiras relacionadas a área, transmitir pedido de venda ao escritório central, entrevistar novos candidatos, encaminhar cliente para cadastro, receber indicação de futuros clientes, esclarecer dúvidas do pedido, esclarecer dúvidas do contrato, verificar ficha cadastral do cliente, encaminhar documentação do cliente, alterar contratos de clientes, requisitar material de divulgação, participar de lançamento de novos produtos, enviar mala direta aos clientes, visitar área industrial da empresa, classificar clientes por faturamento, demonstrar criatividade, prever vendas, dar retorno das sugestões ao cliente, sugerir melhorias ao processo promocional e comercial, identificar necessidades do cliente, participar de palestras relacionadas a área, checar irregularidades na entrega dos produtos, participar de reuniões, renovar contratos, comunicar aos clientes alterações nos produtos e/ou serviços, controlar questionário de pesquisa de satisfação do cliente, filtrar informações para melhorar serviços, controlar vendas efetuadas, participar de treinamento de técnica de venda, visitar cliente pós-venda, verificar opiniões do cliente, demonstrar capacidade de persuasão, priorizar pedidos e/ou ações para clientes especiais, informar ao superior resultados de vendas.