CBO 3541-20 - Agente de vendas de serviços - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos especialistas em promoção de produtos e vendas

O profissional no cargo de Agente de vendas de serviços CBO 3541-20 promove a venda de prestação de serviços a empresas ou instituições, planejando estratégias, divulgando os serviços oferecidos e entrando em contato com potenciais clientes Concretiza vendas e realiza o acompanhamento da prestação de serviços, fornecendo informações e providenciando apoio técnico ao cliente.

Coleta sugestões para aprimorar o serviço e a política de vendas Segue procedimentos, políticas de venda e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental

CBO 3541-20 é o Código Brasileiro da Ocupação de especialistas em promoção de produtos e vendas que pertence ao grupo dos técnicos de nivel médio nas ciências administrativas, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.

Confira funções, descrição do cargo de Agente de vendas de serviços, atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Especialistas em promoção de produtos e vendas CBO 3541-20 em todo Brasil.

Divisões de categorias profissionais do CBO 3541-20

  • Técnicos de nível médio.
    • Especialistas em promoção de produtos e vendas.
      • Técnicos de nivel médio nas ciências administrativas.

O que faz um Agente de vendas de serviços

O Agente de vendas de serviços CBO 3541-20 promove a venda de prestação de serviços, tais como proteção contra roubos e incêndios, limpeza, portaria, entre outros Planeja sua atuação de acordo com o plano de vendas da empresa.

Pesquisa ações dos concorrentes, discute estratégias com o superior e analisa clientes potenciais.

Cadastra clientes Pode elaborar roteiro de visitas.

Apresenta e divulga os serviços oferecidos, utilizando técnicas mercadológicas Contata potenciais clientes, podendo enviar mala direta ou usar estratégias digitais (e-mail, redes sociais ou outras).

Identifica as necessidades de serviços das empresas, utilizando recursos e técnicas de vendas e de negociação.

Pode expor características e benefícios do serviço, informar seus dados técnicos, apresentar tabelas de preços e mostrar formas de pagamento Relaciona-se com os clientes seguindo procedimentos do tipo de canal de vendas.

Organiza e elabora documentos para o fechamento da venda, conforme procedimentos fiscais e da empresa.

Providencia atualização dos dados do cliente, prepara especificações dos serviços, elabora termos de crédito ou contrato e estabelece prazo para início da prestação de serviço Controla o processo de venda de serviços, acompanhando-o desde sua aprovação até a fase final, para evitar ou corrigir falhas eventuais Realiza o acompanhamento da prestação de serviços, recebendo reclamações, providenciando apoio técnico para solucionar problemas, fornecendo informações e sanando dúvidas dos clientes.

Atua de forma a manter os clientes que conquistou Aplica pesquisa de satisfação do cliente e usa outras técnicas para levantar sugestões para aprimorar o serviço e a política de vendas Elabora relatórios e estatísticas.

Consulta publicações técnicas Participa de feiras relacionadas à venda de serviços.

Entra em contato com áreas internas da empresa, requisitando material de divulgação, encaminhando documentação do cliente e checando irregularidades na prestação de serviços Utiliza sistemas informatizados para informar e controlar vendas e pós-venda.

Funções do cargo

O funcionário CBO 3541-20 deve concretizar vendas, divulgar produtos e serviços, sugerir políticas de vendas, contatar Áreas internas da empresa, acompanhar clientes pós-venda e/ou visita, participar de eventos, planejar visitas e contatos, demonstrar competências pessoais.

Condições de trabalho dessas profissões

Especialistas em promoção de produtos e vendas trabalham em empresas do comércio varejista e atacadista, e/ou em indústrias e/ou nos serviços, como assalariados ou prestando serviços para as mesmas, como autônomos. O trabalho é exercido presencialmente ou à distância, de forma individual, sem supervisão, em ambientes fechados, com deslocamentos constantes no trânsito e em horários irregulares. Podem trabalhar sob pressão de metas de venda, o que pode ocasionar estresse.

Exigências do mercado de trabalho para o CBO 3541-20

Para o exercício dessas ocupações requer-se conhecimentos especializados da área de atuação, escolaridade de nível médio, acompanhada de cursos e treinamentos de até duzentas horas. No caso do propagandista de produtos farmacêuticos, devido a tendências de exigência de mercado, é desejável formação superior em áeras como saúde ou negócios.

Atividades exercidas por um Agente de vendas de serviços CBO 3541-20

Um Agente de vendas de serviços (ou sinônimo) deve informar ao superior resultados de vendas, participar de treinamento de técnica de venda, participar de lançamento de novos produtos, expor produtos em locais definidos pela empresa, convidar clientes para visitar empresa, demonstrar características e benefícios do produto, tomar decisões, esclarecer dúvidas do pedido, comunicar aos clientes alterações nos produtos e/ou serviços, demonstrar senso de organização, integrar novos funcionários, cumprir cotas de venda do produto, participar de palestras relacionadas a área, assessorar os vendedores na venda, elaborar relatórios e estatísticas, sugerir melhorias ao processo promocional e comercial, priorizar pedidos e/ou ações para clientes especiais, discriminar tipos de serviços, obter informações de pré-venda, trabalhar em equipe, identificar necessidades do cliente, demonstrar criatividade, comunicar as transações realizadas, contornar situações adversas, calcular custo do produto, receber indicação de futuros clientes, sugerir novos mercados consumidores, orientar cliente e revendedor na distribuição de display, apresentar tabelas de preços, tirar pedidos de produtos, analisar potencial de clientes, prever vendas, demonstrar capacidade de liderança, participar de reuniões, classificar clientes por faturamento, apresentar proposta ao cliente, preencher contrato, auxiliar na escolha dos produtos, encaminhar documentação do cliente, divulgar ações promocionais aos funcionários, visitar cliente pós-venda, renovar contratos, filtrar informações para melhorar serviços, explicar objetivos da visita, contatar clientes, explicar formas de pagamento, demonstrar habilidade de comunicação verbal, demonstrar senso ético, controlar questionário de pesquisa de satisfação do cliente, esclarecer dúvidas do contrato, discutir estratégias com o superior, visitar área industrial da empresa, discriminar tipos de produtos, dar retorno das sugestões ao cliente, demonstrar capacidade de persuasão, enviar brindes ao cliente, trabalhar sob pressão, demonstrar resiliência, demonstrar capacidade de gerenciar tempo, agendar horário, requisitar material de consumo, participar de feiras relacionadas a área, requisitar material de divulgação, esclarecer dados técnicos do produto ao cliente, entrevistar novos candidatos, verificar ficha cadastral do cliente, definir estratégia de marketing, encaminhar cliente para cadastro, alterar contratos de clientes, definir participação no mercado, pesquisar ações dos concorrentes, checar irregularidades na entrega dos produtos, controlar vendas efetuadas, transmitir pedido de venda ao escritório central, definir autonomia para negociação, consultar publicações técnicas, estabelecer prazos de entrega dos produtos, fazer itinerário de visitas, demonstrar confiança, demonstrar capacidade de negociação, verificar opiniões do cliente, treinar novos funcionários, convidar clientes para lançamento de produtos, preparar cadastro de novos clientes, demonstrar capacidade de escuta atenta - saber ouvir, verificar prazo de entrega dos produtos, enviar mala direta aos clientes, demonstrar flexibilidade, atender solicitação de clientes, participar de cursos de aperfeiçoamento.

Cargos e salários CBO 3541-20 - Especialistas em promoção de produtos e vendas

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