CBO 3541-20 - Agente de vendas de serviços - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos especialistas em promoção de produtos e vendas
O profissional no cargo de Agente de vendas de serviços CBO 3541-20 promove a venda de prestação de serviços a empresas ou instituições, planejando estratégias, divulgando os serviços oferecidos e entrando em contato com potenciais clientes Concretiza vendas e realiza o acompanhamento da prestação de serviços, fornecendo informações e providenciando apoio técnico ao cliente.
Coleta sugestões para aprimorar o serviço e a política de vendas Segue procedimentos, políticas de venda e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental
CBO 3541-20 é o Código Brasileiro da Ocupação de especialistas em promoção de produtos e vendas que pertence ao grupo dos técnicos de nivel médio nas ciências administrativas, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.
Confira funções, descrição do cargo de Agente de vendas de serviços, atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Especialistas em promoção de produtos e vendas CBO 3541-20 em todo Brasil.
Divisões de categorias profissionais do CBO 3541-20
- Técnicos de nível médio.
- Especialistas em promoção de produtos e vendas.
- Técnicos de nivel médio nas ciências administrativas.
O que faz um Agente de vendas de serviços
O Agente de vendas de serviços CBO 3541-20 promove a venda de prestação de serviços, tais como proteção contra roubos e incêndios, limpeza, portaria, entre outros Planeja sua atuação de acordo com o plano de vendas da empresa.
Pesquisa ações dos concorrentes, discute estratégias com o superior e analisa clientes potenciais.
Cadastra clientes Pode elaborar roteiro de visitas.
Apresenta e divulga os serviços oferecidos, utilizando técnicas mercadológicas Contata potenciais clientes, podendo enviar mala direta ou usar estratégias digitais (e-mail, redes sociais ou outras).
Identifica as necessidades de serviços das empresas, utilizando recursos e técnicas de vendas e de negociação.
Pode expor características e benefícios do serviço, informar seus dados técnicos, apresentar tabelas de preços e mostrar formas de pagamento Relaciona-se com os clientes seguindo procedimentos do tipo de canal de vendas.
Organiza e elabora documentos para o fechamento da venda, conforme procedimentos fiscais e da empresa.
Providencia atualização dos dados do cliente, prepara especificações dos serviços, elabora termos de crédito ou contrato e estabelece prazo para início da prestação de serviço Controla o processo de venda de serviços, acompanhando-o desde sua aprovação até a fase final, para evitar ou corrigir falhas eventuais Realiza o acompanhamento da prestação de serviços, recebendo reclamações, providenciando apoio técnico para solucionar problemas, fornecendo informações e sanando dúvidas dos clientes.
Atua de forma a manter os clientes que conquistou Aplica pesquisa de satisfação do cliente e usa outras técnicas para levantar sugestões para aprimorar o serviço e a política de vendas Elabora relatórios e estatísticas.
Consulta publicações técnicas Participa de feiras relacionadas à venda de serviços.
Entra em contato com áreas internas da empresa, requisitando material de divulgação, encaminhando documentação do cliente e checando irregularidades na prestação de serviços Utiliza sistemas informatizados para informar e controlar vendas e pós-venda.
Funções do cargo
O funcionário CBO 3541-20 deve contatar Áreas internas da empresa, acompanhar clientes pós-venda e/ou visita, sugerir políticas de vendas, participar de eventos, divulgar produtos e serviços, planejar visitas e contatos, concretizar vendas, demonstrar competências pessoais.
Condições de trabalho dessas profissões
Especialistas em promoção de produtos e vendas trabalham em empresas do comércio varejista e atacadista, e/ou em indústrias e/ou nos serviços, como assalariados ou prestando serviços para as mesmas, como autônomos. O trabalho é exercido presencialmente ou à distância, de forma individual, sem supervisão, em ambientes fechados, com deslocamentos constantes no trânsito e em horários irregulares. Podem trabalhar sob pressão de metas de venda, o que pode ocasionar estresse.
Exigências do mercado de trabalho para o CBO 3541-20
Para o exercício dessas ocupações requer-se conhecimentos especializados da área de atuação, escolaridade de nível médio, acompanhada de cursos e treinamentos de até duzentas horas. No caso do propagandista de produtos farmacêuticos, devido a tendências de exigência de mercado, é desejável formação superior em áeras como saúde ou negócios.
Atividades exercidas por um Agente de vendas de serviços CBO 3541-20
Um Agente de vendas de serviços (ou sinônimo) deve comunicar as transações realizadas, atender solicitação de clientes, discutir estratégias com o superior, participar de reuniões, demonstrar habilidade de comunicação verbal, enviar brindes ao cliente, demonstrar senso de organização, trabalhar em equipe, demonstrar flexibilidade, filtrar informações para melhorar serviços, participar de palestras relacionadas a área, identificar necessidades do cliente, convidar clientes para visitar empresa, classificar clientes por faturamento, esclarecer dúvidas do pedido, sugerir melhorias ao processo promocional e comercial, receber indicação de futuros clientes, explicar objetivos da visita, demonstrar capacidade de escuta atenta - saber ouvir, encaminhar documentação do cliente, controlar vendas efetuadas, verificar opiniões do cliente, dar retorno das sugestões ao cliente, obter informações de pré-venda, assessorar os vendedores na venda, convidar clientes para lançamento de produtos, auxiliar na escolha dos produtos, expor produtos em locais definidos pela empresa, apresentar proposta ao cliente, preparar cadastro de novos clientes, integrar novos funcionários, tomar decisões, demonstrar características e benefícios do produto, tirar pedidos de produtos, analisar potencial de clientes, prever vendas, consultar publicações técnicas, verificar ficha cadastral do cliente, explicar formas de pagamento, demonstrar criatividade, comunicar aos clientes alterações nos produtos e/ou serviços, divulgar ações promocionais aos funcionários, contornar situações adversas, enviar mala direta aos clientes, orientar cliente e revendedor na distribuição de display, trabalhar sob pressão, discriminar tipos de produtos, requisitar material de consumo, contatar clientes, informar ao superior resultados de vendas, visitar cliente pós-venda, encaminhar cliente para cadastro, demonstrar capacidade de negociação, definir participação no mercado, checar irregularidades na entrega dos produtos, fazer itinerário de visitas, definir autonomia para negociação, entrevistar novos candidatos, agendar horário, transmitir pedido de venda ao escritório central, demonstrar confiança, pesquisar ações dos concorrentes, participar de lançamento de novos produtos, participar de feiras relacionadas a área, controlar questionário de pesquisa de satisfação do cliente, esclarecer dados técnicos do produto ao cliente, participar de treinamento de técnica de venda, definir estratégia de marketing, treinar novos funcionários, discriminar tipos de serviços, visitar área industrial da empresa, preencher contrato, estabelecer prazos de entrega dos produtos, renovar contratos, verificar prazo de entrega dos produtos, priorizar pedidos e/ou ações para clientes especiais, requisitar material de divulgação, demonstrar capacidade de persuasão, cumprir cotas de venda do produto, demonstrar resiliência, esclarecer dúvidas do contrato, participar de cursos de aperfeiçoamento, demonstrar senso ético, calcular custo do produto, elaborar relatórios e estatísticas, demonstrar capacidade de gerenciar tempo, sugerir novos mercados consumidores, demonstrar capacidade de liderança, alterar contratos de clientes, apresentar tabelas de preços.