CBO 3541-25 - Assistente de vendas - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos especialistas em promoção de produtos e vendas
O profissional no cargo de Assistente de vendas CBO 3541-25 assiste os responsáveis pelo setor comercial e os vendedores, apoiando o planejamento de ações para o processo de vendas, fazendo pesquisas sobre cliente potencial, cadastrando os clientes – inclusive na plataforma de Gestão de Relacionamento com o Cliente – e consultando a disponibilidade em estoque de produtos para venda Auxilia na concretização da venda e acompanha os clientes no pós-venda.
Elabora relatórios e estatísticas sobre as vendas realizadas Segue procedimentos e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental
CBO 3541-25 é o Código Brasileiro da Ocupação de especialistas em promoção de produtos e vendas que pertence ao grupo dos técnicos de nivel médio nas ciências administrativas, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.
Confira funções, descrição do cargo de Assistente de vendas, atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Especialistas em promoção de produtos e vendas CBO 3541-25 em todo Brasil.
Divisões de categorias profissionais do CBO 3541-25
- Técnicos de nível médio.
- Especialistas em promoção de produtos e vendas.
- Técnicos de nivel médio nas ciências administrativas.
O que faz um Assistente de vendas
O Assistente de vendas CBO 3541-25 apoia o planejamento de ações para o processo de vendas, auxiliando na pesquisa de ações dos concorrentes, sugerindo novos mercados consumidores, analisando perfil e necessidades de cliente potencial, recebendo indicação de futuros clientes e realizando outras atividades solicitadas por responsáveis pelo setor comercial e por vendedores Pode auxiliar na elaboração de itinerário de visitas.
Acompanha os vendedores em suas visitas aos clientes.
Pode receber pedidos e encaminhá-los aos vendedores Pode orientar o comprador nas escolhas das mercadorias, produtos e serviços, de acordo com suas necessidades.
Lança dados e atualiza cadastro de clientes - potenciais e efetivos -, inclusive em plataforma de Gestão de Relacionamento com o Cliente (Customer Relationship Management - CRM) Armazena dados de clientes, tais como nome, endereço, número de celular e de telefone fixo, e-mail, profissão e emprego, preferência de produto ou serviço e compra efetivada.
Consulta a disponibilidade de produtos para venda, de acordo com os procedimentos de controle e programação de estoque.
Auxilia na análise de crédito do potencial cliente, na formatação das propostas comerciais e na elaboração de orçamentos Acompanha os clientes no pós-venda, prestando informações, comunicando alterações nos produtos e/ou serviços e esclarecendo dúvidas.
Realiza troca e devolução de mercadorias e produtos, conforme legislação e normas da empresa.
Controla questionário de pesquisa de satisfação do cliente Elabora relatórios e estatísticas sobre as vendas realizadas, informando ao seu superior sobre os resultados alcançados Classifica clientes por faturamento.
Controla informações sobre clientes inadimplentes Participa de lançamento de novos produtos, expondo produtos em locais definidos pela empresa.
Funções do cargo
O funcionário CBO 3541-25 deve planejar visitas e contatos, acompanhar clientes pós-venda e/ou visita, sugerir políticas de vendas, concretizar vendas, participar de eventos, divulgar produtos e serviços, demonstrar competências pessoais, contatar Áreas internas da empresa.
Condições de trabalho dessas profissões
Especialistas em promoção de produtos e vendas trabalham em empresas do comércio varejista e atacadista, e/ou em indústrias e/ou nos serviços, como assalariados ou prestando serviços para as mesmas, como autônomos. O trabalho é exercido presencialmente ou à distância, de forma individual, sem supervisão, em ambientes fechados, com deslocamentos constantes no trânsito e em horários irregulares. Podem trabalhar sob pressão de metas de venda, o que pode ocasionar estresse.
Exigências do mercado de trabalho para o CBO 3541-25
Para o exercício dessas ocupações requer-se conhecimentos especializados da área de atuação, escolaridade de nível médio, acompanhada de cursos e treinamentos de até duzentas horas. No caso do propagandista de produtos farmacêuticos, devido a tendências de exigência de mercado, é desejável formação superior em áeras como saúde ou negócios.
Atividades exercidas por um Assistente de vendas CBO 3541-25
Um Assistente de vendas (ou sinônimo) deve auxiliar na escolha dos produtos, informar ao superior resultados de vendas, enviar mala direta aos clientes, esclarecer dados técnicos do produto ao cliente, prever vendas, tirar pedidos de produtos, apresentar proposta ao cliente, integrar novos funcionários, encaminhar documentação do cliente, sugerir melhorias ao processo promocional e comercial, demonstrar habilidade de comunicação verbal, atender solicitação de clientes, participar de palestras relacionadas a área, requisitar material de divulgação, fornecer amostras, comunicar aos clientes alterações nos produtos e/ou serviços, requisitar troca de produtos, preparar cadastro de novos clientes, sugerir novos mercados consumidores, classificar clientes por faturamento, demonstrar resiliência, demonstrar senso de organização, participar de cursos de aperfeiçoamento, demonstrar capacidade de escuta atenta - saber ouvir, expor produtos em locais definidos pela empresa, convocar clientes para assembléia extraordinária, verificar prazo de entrega dos produtos, consultar publicações técnicas, controlar vendas efetuadas, contornar situações adversas, definir estratégia de marketing, agendar horário, demonstrar flexibilidade, visitar área industrial da empresa, verificar ficha cadastral do cliente, contatar clientes, demonstrar capacidade de liderança, verificar opiniões do cliente, discutir estratégias com o superior, trabalhar sob pressão, comunicar as transações realizadas, obter informações de pré-venda, dar retorno das sugestões ao cliente, analisar potencial de clientes, fazer itinerário de visitas, demonstrar capacidade de persuasão, participar de lançamento de novos produtos, receber indicação de futuros clientes, enviar brindes ao cliente, esclarecer dúvidas do pedido, definir autonomia para negociação, demonstrar capacidade de negociação, requisitar material de consumo, demonstrar características e benefícios do produto, convidar clientes para visitar empresa, demonstrar capacidade de gerenciar tempo, estabelecer prazos de entrega dos produtos, participar de reuniões, checar irregularidades na entrega dos produtos, verificar clientes inadimplentes, encaminhar cliente para cadastro, treinar novos funcionários, demonstrar senso ético, identificar necessidades do cliente, tomar decisões, priorizar pedidos e/ou ações para clientes especiais, controlar questionário de pesquisa de satisfação do cliente, trabalhar em equipe, definir participação no mercado, pesquisar ações dos concorrentes, discriminar tipos de produtos, convidar clientes para lançamento de produtos, cumprir cotas de venda do produto, participar de treinamento de técnica de venda, calcular custo do produto, demonstrar criatividade, demonstrar confiança, participar de feiras relacionadas a área, filtrar informações para melhorar serviços, explicar objetivos da visita, apresentar tabelas de preços, elaborar relatórios e estatísticas, explicar formas de pagamento.