CBO 3541-25 - Assistente de vendas - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos especialistas em promoção de produtos e vendas
O profissional no cargo de Assistente de vendas CBO 3541-25 assiste os responsáveis pelo setor comercial e os vendedores, apoiando o planejamento de ações para o processo de vendas, fazendo pesquisas sobre cliente potencial, cadastrando os clientes – inclusive na plataforma de Gestão de Relacionamento com o Cliente – e consultando a disponibilidade em estoque de produtos para venda Auxilia na concretização da venda e acompanha os clientes no pós-venda.
Elabora relatórios e estatísticas sobre as vendas realizadas Segue procedimentos e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental
CBO 3541-25 é o Código Brasileiro da Ocupação de especialistas em promoção de produtos e vendas que pertence ao grupo dos técnicos de nivel médio nas ciências administrativas, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.
Confira funções, descrição do cargo de Assistente de vendas, atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Especialistas em promoção de produtos e vendas CBO 3541-25 em todo Brasil.
Divisões de categorias profissionais do CBO 3541-25
- Técnicos de nível médio.
- Especialistas em promoção de produtos e vendas.
- Técnicos de nivel médio nas ciências administrativas.
O que faz um Assistente de vendas
O Assistente de vendas CBO 3541-25 apoia o planejamento de ações para o processo de vendas, auxiliando na pesquisa de ações dos concorrentes, sugerindo novos mercados consumidores, analisando perfil e necessidades de cliente potencial, recebendo indicação de futuros clientes e realizando outras atividades solicitadas por responsáveis pelo setor comercial e por vendedores Pode auxiliar na elaboração de itinerário de visitas.
Acompanha os vendedores em suas visitas aos clientes.
Pode receber pedidos e encaminhá-los aos vendedores Pode orientar o comprador nas escolhas das mercadorias, produtos e serviços, de acordo com suas necessidades.
Lança dados e atualiza cadastro de clientes - potenciais e efetivos -, inclusive em plataforma de Gestão de Relacionamento com o Cliente (Customer Relationship Management - CRM) Armazena dados de clientes, tais como nome, endereço, número de celular e de telefone fixo, e-mail, profissão e emprego, preferência de produto ou serviço e compra efetivada.
Consulta a disponibilidade de produtos para venda, de acordo com os procedimentos de controle e programação de estoque.
Auxilia na análise de crédito do potencial cliente, na formatação das propostas comerciais e na elaboração de orçamentos Acompanha os clientes no pós-venda, prestando informações, comunicando alterações nos produtos e/ou serviços e esclarecendo dúvidas.
Realiza troca e devolução de mercadorias e produtos, conforme legislação e normas da empresa.
Controla questionário de pesquisa de satisfação do cliente Elabora relatórios e estatísticas sobre as vendas realizadas, informando ao seu superior sobre os resultados alcançados Classifica clientes por faturamento.
Controla informações sobre clientes inadimplentes Participa de lançamento de novos produtos, expondo produtos em locais definidos pela empresa.
Funções do cargo
O funcionário CBO 3541-25 deve planejar visitas e contatos, divulgar produtos e serviços, sugerir políticas de vendas, demonstrar competências pessoais, participar de eventos, acompanhar clientes pós-venda e/ou visita, concretizar vendas, contatar Áreas internas da empresa.
Condições de trabalho dessas profissões
Especialistas em promoção de produtos e vendas trabalham em empresas do comércio varejista e atacadista, e/ou em indústrias e/ou nos serviços, como assalariados ou prestando serviços para as mesmas, como autônomos. O trabalho é exercido presencialmente ou à distância, de forma individual, sem supervisão, em ambientes fechados, com deslocamentos constantes no trânsito e em horários irregulares. Podem trabalhar sob pressão de metas de venda, o que pode ocasionar estresse.
Exigências do mercado de trabalho para o CBO 3541-25
Para o exercício dessas ocupações requer-se conhecimentos especializados da área de atuação, escolaridade de nível médio, acompanhada de cursos e treinamentos de até duzentas horas. No caso do propagandista de produtos farmacêuticos, devido a tendências de exigência de mercado, é desejável formação superior em áeras como saúde ou negócios.
Atividades exercidas por um Assistente de vendas CBO 3541-25
Um Assistente de vendas (ou sinônimo) deve tomar decisões, demonstrar senso de organização, cumprir cotas de venda do produto, visitar área industrial da empresa, apresentar proposta ao cliente, consultar publicações técnicas, trabalhar em equipe, estabelecer prazos de entrega dos produtos, encaminhar documentação do cliente, demonstrar capacidade de persuasão, requisitar material de consumo, enviar mala direta aos clientes, comunicar aos clientes alterações nos produtos e/ou serviços, identificar necessidades do cliente, priorizar pedidos e/ou ações para clientes especiais, verificar clientes inadimplentes, demonstrar resiliência, demonstrar confiança, sugerir melhorias ao processo promocional e comercial, obter informações de pré-venda, checar irregularidades na entrega dos produtos, demonstrar habilidade de comunicação verbal, pesquisar ações dos concorrentes, participar de palestras relacionadas a área, verificar ficha cadastral do cliente, participar de reuniões, demonstrar flexibilidade, participar de lançamento de novos produtos, analisar potencial de clientes, controlar questionário de pesquisa de satisfação do cliente, convidar clientes para visitar empresa, contatar clientes, esclarecer dados técnicos do produto ao cliente, esclarecer dúvidas do pedido, participar de treinamento de técnica de venda, prever vendas, elaborar relatórios e estatísticas, apresentar tabelas de preços, demonstrar capacidade de escuta atenta - saber ouvir, atender solicitação de clientes, encaminhar cliente para cadastro, fazer itinerário de visitas, sugerir novos mercados consumidores, informar ao superior resultados de vendas, dar retorno das sugestões ao cliente, explicar objetivos da visita, demonstrar características e benefícios do produto, demonstrar capacidade de liderança, contornar situações adversas, expor produtos em locais definidos pela empresa, controlar vendas efetuadas, convocar clientes para assembléia extraordinária, demonstrar capacidade de gerenciar tempo, enviar brindes ao cliente, classificar clientes por faturamento, demonstrar capacidade de negociação, preparar cadastro de novos clientes, demonstrar senso ético, fornecer amostras, verificar prazo de entrega dos produtos, filtrar informações para melhorar serviços, discutir estratégias com o superior, definir estratégia de marketing, definir participação no mercado, auxiliar na escolha dos produtos, tirar pedidos de produtos, definir autonomia para negociação, calcular custo do produto, explicar formas de pagamento, verificar opiniões do cliente, receber indicação de futuros clientes, convidar clientes para lançamento de produtos, comunicar as transações realizadas, demonstrar criatividade, participar de cursos de aperfeiçoamento, discriminar tipos de produtos, participar de feiras relacionadas a área, integrar novos funcionários, trabalhar sob pressão, agendar horário, treinar novos funcionários, requisitar troca de produtos, requisitar material de divulgação.