CBO 3541-25 - Assistente de vendas - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos especialistas em promoção de produtos e vendas
O profissional no cargo de Assistente de vendas CBO 3541-25 assiste os responsáveis pelo setor comercial e os vendedores, apoiando o planejamento de ações para o processo de vendas, fazendo pesquisas sobre cliente potencial, cadastrando os clientes – inclusive na plataforma de Gestão de Relacionamento com o Cliente – e consultando a disponibilidade em estoque de produtos para venda Auxilia na concretização da venda e acompanha os clientes no pós-venda.
Elabora relatórios e estatísticas sobre as vendas realizadas Segue procedimentos e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental
CBO 3541-25 é o Código Brasileiro da Ocupação de especialistas em promoção de produtos e vendas que pertence ao grupo dos técnicos de nivel médio nas ciências administrativas, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.
Confira funções, descrição do cargo de Assistente de vendas, atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Especialistas em promoção de produtos e vendas CBO 3541-25 em todo Brasil.
Divisões de categorias profissionais do CBO 3541-25
- Técnicos de nível médio.
- Especialistas em promoção de produtos e vendas.
- Técnicos de nivel médio nas ciências administrativas.
O que faz um Assistente de vendas
O Assistente de vendas CBO 3541-25 apoia o planejamento de ações para o processo de vendas, auxiliando na pesquisa de ações dos concorrentes, sugerindo novos mercados consumidores, analisando perfil e necessidades de cliente potencial, recebendo indicação de futuros clientes e realizando outras atividades solicitadas por responsáveis pelo setor comercial e por vendedores Pode auxiliar na elaboração de itinerário de visitas.
Acompanha os vendedores em suas visitas aos clientes.
Pode receber pedidos e encaminhá-los aos vendedores Pode orientar o comprador nas escolhas das mercadorias, produtos e serviços, de acordo com suas necessidades.
Lança dados e atualiza cadastro de clientes - potenciais e efetivos -, inclusive em plataforma de Gestão de Relacionamento com o Cliente (Customer Relationship Management - CRM) Armazena dados de clientes, tais como nome, endereço, número de celular e de telefone fixo, e-mail, profissão e emprego, preferência de produto ou serviço e compra efetivada.
Consulta a disponibilidade de produtos para venda, de acordo com os procedimentos de controle e programação de estoque.
Auxilia na análise de crédito do potencial cliente, na formatação das propostas comerciais e na elaboração de orçamentos Acompanha os clientes no pós-venda, prestando informações, comunicando alterações nos produtos e/ou serviços e esclarecendo dúvidas.
Realiza troca e devolução de mercadorias e produtos, conforme legislação e normas da empresa.
Controla questionário de pesquisa de satisfação do cliente Elabora relatórios e estatísticas sobre as vendas realizadas, informando ao seu superior sobre os resultados alcançados Classifica clientes por faturamento.
Controla informações sobre clientes inadimplentes Participa de lançamento de novos produtos, expondo produtos em locais definidos pela empresa.
Funções do cargo
O funcionário CBO 3541-25 deve concretizar vendas, demonstrar competências pessoais, contatar Áreas internas da empresa, planejar visitas e contatos, sugerir políticas de vendas, divulgar produtos e serviços, participar de eventos, acompanhar clientes pós-venda e/ou visita.
Condições de trabalho dessas profissões
Especialistas em promoção de produtos e vendas trabalham em empresas do comércio varejista e atacadista, e/ou em indústrias e/ou nos serviços, como assalariados ou prestando serviços para as mesmas, como autônomos. O trabalho é exercido presencialmente ou à distância, de forma individual, sem supervisão, em ambientes fechados, com deslocamentos constantes no trânsito e em horários irregulares. Podem trabalhar sob pressão de metas de venda, o que pode ocasionar estresse.
Exigências do mercado de trabalho para o CBO 3541-25
Para o exercício dessas ocupações requer-se conhecimentos especializados da área de atuação, escolaridade de nível médio, acompanhada de cursos e treinamentos de até duzentas horas. No caso do propagandista de produtos farmacêuticos, devido a tendências de exigência de mercado, é desejável formação superior em áeras como saúde ou negócios.
Atividades exercidas por um Assistente de vendas CBO 3541-25
Um Assistente de vendas (ou sinônimo) deve analisar potencial de clientes, prever vendas, apresentar proposta ao cliente, tirar pedidos de produtos, receber indicação de futuros clientes, calcular custo do produto, auxiliar na escolha dos produtos, esclarecer dados técnicos do produto ao cliente, contornar situações adversas, enviar brindes ao cliente, expor produtos em locais definidos pela empresa, demonstrar características e benefícios do produto, definir participação no mercado, enviar mala direta aos clientes, controlar vendas efetuadas, verificar clientes inadimplentes, pesquisar ações dos concorrentes, definir estratégia de marketing, convidar clientes para lançamento de produtos, demonstrar resiliência, contatar clientes, integrar novos funcionários, cumprir cotas de venda do produto, atender solicitação de clientes, demonstrar capacidade de negociação, discriminar tipos de produtos, requisitar troca de produtos, requisitar material de consumo, visitar área industrial da empresa, participar de lançamento de novos produtos, participar de treinamento de técnica de venda, verificar prazo de entrega dos produtos, elaborar relatórios e estatísticas, explicar objetivos da visita, demonstrar flexibilidade, fornecer amostras, encaminhar cliente para cadastro, demonstrar capacidade de liderança, controlar questionário de pesquisa de satisfação do cliente, sugerir melhorias ao processo promocional e comercial, demonstrar senso de organização, demonstrar habilidade de comunicação verbal, participar de palestras relacionadas a área, trabalhar sob pressão, treinar novos funcionários, explicar formas de pagamento, obter informações de pré-venda, classificar clientes por faturamento, esclarecer dúvidas do pedido, definir autonomia para negociação, filtrar informações para melhorar serviços, discutir estratégias com o superior, verificar ficha cadastral do cliente, agendar horário, requisitar material de divulgação, tomar decisões, apresentar tabelas de preços, checar irregularidades na entrega dos produtos, convidar clientes para visitar empresa, participar de feiras relacionadas a área, participar de cursos de aperfeiçoamento, comunicar aos clientes alterações nos produtos e/ou serviços, comunicar as transações realizadas, sugerir novos mercados consumidores, demonstrar senso ético, demonstrar capacidade de escuta atenta - saber ouvir, informar ao superior resultados de vendas, demonstrar criatividade, fazer itinerário de visitas, convocar clientes para assembléia extraordinária, identificar necessidades do cliente, estabelecer prazos de entrega dos produtos, preparar cadastro de novos clientes, trabalhar em equipe, dar retorno das sugestões ao cliente, demonstrar confiança, participar de reuniões, demonstrar capacidade de persuasão, verificar opiniões do cliente, consultar publicações técnicas, priorizar pedidos e/ou ações para clientes especiais, demonstrar capacidade de gerenciar tempo, encaminhar documentação do cliente.