CBO 3541-25 - Assistente de vendas - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos especialistas em promoção de produtos e vendas
O profissional no cargo de Assistente de vendas CBO 3541-25 assiste os responsáveis pelo setor comercial e os vendedores, apoiando o planejamento de ações para o processo de vendas, fazendo pesquisas sobre cliente potencial, cadastrando os clientes – inclusive na plataforma de Gestão de Relacionamento com o Cliente – e consultando a disponibilidade em estoque de produtos para venda Auxilia na concretização da venda e acompanha os clientes no pós-venda.
Elabora relatórios e estatísticas sobre as vendas realizadas Segue procedimentos e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental
CBO 3541-25 é o Código Brasileiro da Ocupação de especialistas em promoção de produtos e vendas que pertence ao grupo dos técnicos de nivel médio nas ciências administrativas, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.
Confira funções, descrição do cargo de Assistente de vendas, atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Especialistas em promoção de produtos e vendas CBO 3541-25 em todo Brasil.
Divisões de categorias profissionais do CBO 3541-25
- Técnicos de nível médio.
- Especialistas em promoção de produtos e vendas.
- Técnicos de nivel médio nas ciências administrativas.
O que faz um Assistente de vendas
O Assistente de vendas CBO 3541-25 apoia o planejamento de ações para o processo de vendas, auxiliando na pesquisa de ações dos concorrentes, sugerindo novos mercados consumidores, analisando perfil e necessidades de cliente potencial, recebendo indicação de futuros clientes e realizando outras atividades solicitadas por responsáveis pelo setor comercial e por vendedores Pode auxiliar na elaboração de itinerário de visitas.
Acompanha os vendedores em suas visitas aos clientes.
Pode receber pedidos e encaminhá-los aos vendedores Pode orientar o comprador nas escolhas das mercadorias, produtos e serviços, de acordo com suas necessidades.
Lança dados e atualiza cadastro de clientes - potenciais e efetivos -, inclusive em plataforma de Gestão de Relacionamento com o Cliente (Customer Relationship Management - CRM) Armazena dados de clientes, tais como nome, endereço, número de celular e de telefone fixo, e-mail, profissão e emprego, preferência de produto ou serviço e compra efetivada.
Consulta a disponibilidade de produtos para venda, de acordo com os procedimentos de controle e programação de estoque.
Auxilia na análise de crédito do potencial cliente, na formatação das propostas comerciais e na elaboração de orçamentos Acompanha os clientes no pós-venda, prestando informações, comunicando alterações nos produtos e/ou serviços e esclarecendo dúvidas.
Realiza troca e devolução de mercadorias e produtos, conforme legislação e normas da empresa.
Controla questionário de pesquisa de satisfação do cliente Elabora relatórios e estatísticas sobre as vendas realizadas, informando ao seu superior sobre os resultados alcançados Classifica clientes por faturamento.
Controla informações sobre clientes inadimplentes Participa de lançamento de novos produtos, expondo produtos em locais definidos pela empresa.
Funções do cargo
O funcionário CBO 3541-25 deve participar de eventos, concretizar vendas, sugerir políticas de vendas, planejar visitas e contatos, acompanhar clientes pós-venda e/ou visita, demonstrar competências pessoais, contatar Áreas internas da empresa, divulgar produtos e serviços.
Condições de trabalho dessas profissões
Especialistas em promoção de produtos e vendas trabalham em empresas do comércio varejista e atacadista, e/ou em indústrias e/ou nos serviços, como assalariados ou prestando serviços para as mesmas, como autônomos. O trabalho é exercido presencialmente ou à distância, de forma individual, sem supervisão, em ambientes fechados, com deslocamentos constantes no trânsito e em horários irregulares. Podem trabalhar sob pressão de metas de venda, o que pode ocasionar estresse.
Exigências do mercado de trabalho para o CBO 3541-25
Para o exercício dessas ocupações requer-se conhecimentos especializados da área de atuação, escolaridade de nível médio, acompanhada de cursos e treinamentos de até duzentas horas. No caso do propagandista de produtos farmacêuticos, devido a tendências de exigência de mercado, é desejável formação superior em áeras como saúde ou negócios.
Atividades exercidas por um Assistente de vendas CBO 3541-25
Um Assistente de vendas (ou sinônimo) deve auxiliar na escolha dos produtos, demonstrar senso ético, esclarecer dados técnicos do produto ao cliente, classificar clientes por faturamento, dar retorno das sugestões ao cliente, verificar ficha cadastral do cliente, apresentar tabelas de preços, requisitar material de divulgação, demonstrar criatividade, participar de treinamento de técnica de venda, definir participação no mercado, prever vendas, enviar brindes ao cliente, trabalhar sob pressão, convidar clientes para visitar empresa, explicar objetivos da visita, comunicar aos clientes alterações nos produtos e/ou serviços, tomar decisões, contatar clientes, cumprir cotas de venda do produto, demonstrar flexibilidade, priorizar pedidos e/ou ações para clientes especiais, verificar clientes inadimplentes, agendar horário, demonstrar resiliência, demonstrar confiança, informar ao superior resultados de vendas, identificar necessidades do cliente, filtrar informações para melhorar serviços, estabelecer prazos de entrega dos produtos, integrar novos funcionários, definir estratégia de marketing, discutir estratégias com o superior, participar de feiras relacionadas a área, visitar área industrial da empresa, demonstrar senso de organização, expor produtos em locais definidos pela empresa, trabalhar em equipe, pesquisar ações dos concorrentes, demonstrar capacidade de liderança, verificar prazo de entrega dos produtos, requisitar troca de produtos, checar irregularidades na entrega dos produtos, participar de palestras relacionadas a área, convocar clientes para assembléia extraordinária, obter informações de pré-venda, demonstrar capacidade de persuasão, preparar cadastro de novos clientes, encaminhar cliente para cadastro, demonstrar habilidade de comunicação verbal, calcular custo do produto, fornecer amostras, elaborar relatórios e estatísticas, sugerir novos mercados consumidores, verificar opiniões do cliente, definir autonomia para negociação, tirar pedidos de produtos, receber indicação de futuros clientes, participar de cursos de aperfeiçoamento, controlar vendas efetuadas, demonstrar capacidade de negociação, consultar publicações técnicas, esclarecer dúvidas do pedido, contornar situações adversas, atender solicitação de clientes, demonstrar características e benefícios do produto, apresentar proposta ao cliente, explicar formas de pagamento, comunicar as transações realizadas, convidar clientes para lançamento de produtos, encaminhar documentação do cliente, participar de lançamento de novos produtos, discriminar tipos de produtos, demonstrar capacidade de escuta atenta - saber ouvir, fazer itinerário de visitas, controlar questionário de pesquisa de satisfação do cliente, analisar potencial de clientes, sugerir melhorias ao processo promocional e comercial, treinar novos funcionários, requisitar material de consumo, demonstrar capacidade de gerenciar tempo, enviar mala direta aos clientes, participar de reuniões.