CBO 3541-25 - Assistente de vendas - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos especialistas em promoção de produtos e vendas
O profissional no cargo de Assistente de vendas CBO 3541-25 assiste os responsáveis pelo setor comercial e os vendedores, apoiando o planejamento de ações para o processo de vendas, fazendo pesquisas sobre cliente potencial, cadastrando os clientes – inclusive na plataforma de Gestão de Relacionamento com o Cliente – e consultando a disponibilidade em estoque de produtos para venda Auxilia na concretização da venda e acompanha os clientes no pós-venda.
Elabora relatórios e estatísticas sobre as vendas realizadas Segue procedimentos e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental
CBO 3541-25 é o Código Brasileiro da Ocupação de especialistas em promoção de produtos e vendas que pertence ao grupo dos técnicos de nivel médio nas ciências administrativas, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.
Confira funções, descrição do cargo de Assistente de vendas, atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Especialistas em promoção de produtos e vendas CBO 3541-25 em todo Brasil.
Divisões de categorias profissionais do CBO 3541-25
- Técnicos de nível médio.
- Especialistas em promoção de produtos e vendas.
- Técnicos de nivel médio nas ciências administrativas.
O que faz um Assistente de vendas
O Assistente de vendas CBO 3541-25 apoia o planejamento de ações para o processo de vendas, auxiliando na pesquisa de ações dos concorrentes, sugerindo novos mercados consumidores, analisando perfil e necessidades de cliente potencial, recebendo indicação de futuros clientes e realizando outras atividades solicitadas por responsáveis pelo setor comercial e por vendedores Pode auxiliar na elaboração de itinerário de visitas.
Acompanha os vendedores em suas visitas aos clientes.
Pode receber pedidos e encaminhá-los aos vendedores Pode orientar o comprador nas escolhas das mercadorias, produtos e serviços, de acordo com suas necessidades.
Lança dados e atualiza cadastro de clientes - potenciais e efetivos -, inclusive em plataforma de Gestão de Relacionamento com o Cliente (Customer Relationship Management - CRM) Armazena dados de clientes, tais como nome, endereço, número de celular e de telefone fixo, e-mail, profissão e emprego, preferência de produto ou serviço e compra efetivada.
Consulta a disponibilidade de produtos para venda, de acordo com os procedimentos de controle e programação de estoque.
Auxilia na análise de crédito do potencial cliente, na formatação das propostas comerciais e na elaboração de orçamentos Acompanha os clientes no pós-venda, prestando informações, comunicando alterações nos produtos e/ou serviços e esclarecendo dúvidas.
Realiza troca e devolução de mercadorias e produtos, conforme legislação e normas da empresa.
Controla questionário de pesquisa de satisfação do cliente Elabora relatórios e estatísticas sobre as vendas realizadas, informando ao seu superior sobre os resultados alcançados Classifica clientes por faturamento.
Controla informações sobre clientes inadimplentes Participa de lançamento de novos produtos, expondo produtos em locais definidos pela empresa.
Funções do cargo
O funcionário CBO 3541-25 deve contatar Áreas internas da empresa, sugerir políticas de vendas, divulgar produtos e serviços, concretizar vendas, participar de eventos, demonstrar competências pessoais, planejar visitas e contatos, acompanhar clientes pós-venda e/ou visita.
Condições de trabalho dessas profissões
Especialistas em promoção de produtos e vendas trabalham em empresas do comércio varejista e atacadista, e/ou em indústrias e/ou nos serviços, como assalariados ou prestando serviços para as mesmas, como autônomos. O trabalho é exercido presencialmente ou à distância, de forma individual, sem supervisão, em ambientes fechados, com deslocamentos constantes no trânsito e em horários irregulares. Podem trabalhar sob pressão de metas de venda, o que pode ocasionar estresse.
Exigências do mercado de trabalho para o CBO 3541-25
Para o exercício dessas ocupações requer-se conhecimentos especializados da área de atuação, escolaridade de nível médio, acompanhada de cursos e treinamentos de até duzentas horas. No caso do propagandista de produtos farmacêuticos, devido a tendências de exigência de mercado, é desejável formação superior em áeras como saúde ou negócios.
Atividades exercidas por um Assistente de vendas CBO 3541-25
Um Assistente de vendas (ou sinônimo) deve sugerir novos mercados consumidores, informar ao superior resultados de vendas, demonstrar habilidade de comunicação verbal, enviar mala direta aos clientes, comunicar as transações realizadas, identificar necessidades do cliente, cumprir cotas de venda do produto, trabalhar sob pressão, participar de treinamento de técnica de venda, estabelecer prazos de entrega dos produtos, participar de feiras relacionadas a área, definir participação no mercado, convidar clientes para lançamento de produtos, dar retorno das sugestões ao cliente, fornecer amostras, demonstrar flexibilidade, fazer itinerário de visitas, apresentar tabelas de preços, demonstrar capacidade de gerenciar tempo, demonstrar senso de organização, elaborar relatórios e estatísticas, demonstrar capacidade de escuta atenta - saber ouvir, convocar clientes para assembléia extraordinária, enviar brindes ao cliente, verificar clientes inadimplentes, participar de lançamento de novos produtos, demonstrar capacidade de persuasão, requisitar material de consumo, pesquisar ações dos concorrentes, prever vendas, verificar ficha cadastral do cliente, demonstrar criatividade, explicar formas de pagamento, esclarecer dados técnicos do produto ao cliente, verificar opiniões do cliente, tomar decisões, comunicar aos clientes alterações nos produtos e/ou serviços, integrar novos funcionários, demonstrar capacidade de liderança, calcular custo do produto, trabalhar em equipe, demonstrar resiliência, participar de cursos de aperfeiçoamento, discriminar tipos de produtos, preparar cadastro de novos clientes, demonstrar capacidade de negociação, classificar clientes por faturamento, definir estratégia de marketing, requisitar material de divulgação, encaminhar documentação do cliente, treinar novos funcionários, encaminhar cliente para cadastro, controlar vendas efetuadas, receber indicação de futuros clientes, sugerir melhorias ao processo promocional e comercial, priorizar pedidos e/ou ações para clientes especiais, explicar objetivos da visita, discutir estratégias com o superior, convidar clientes para visitar empresa, visitar área industrial da empresa, filtrar informações para melhorar serviços, controlar questionário de pesquisa de satisfação do cliente, esclarecer dúvidas do pedido, demonstrar características e benefícios do produto, analisar potencial de clientes, expor produtos em locais definidos pela empresa, auxiliar na escolha dos produtos, checar irregularidades na entrega dos produtos, demonstrar senso ético, atender solicitação de clientes, definir autonomia para negociação, demonstrar confiança, requisitar troca de produtos, consultar publicações técnicas, apresentar proposta ao cliente, contatar clientes, agendar horário, tirar pedidos de produtos, obter informações de pré-venda, participar de reuniões, contornar situações adversas, participar de palestras relacionadas a área, verificar prazo de entrega dos produtos.