CBO 3541-25 - Assistente de vendas - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos especialistas em promoção de produtos e vendas
O profissional no cargo de Assistente de vendas CBO 3541-25 assiste os responsáveis pelo setor comercial e os vendedores, apoiando o planejamento de ações para o processo de vendas, fazendo pesquisas sobre cliente potencial, cadastrando os clientes – inclusive na plataforma de Gestão de Relacionamento com o Cliente – e consultando a disponibilidade em estoque de produtos para venda Auxilia na concretização da venda e acompanha os clientes no pós-venda.
Elabora relatórios e estatísticas sobre as vendas realizadas Segue procedimentos e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental
CBO 3541-25 é o Código Brasileiro da Ocupação de especialistas em promoção de produtos e vendas que pertence ao grupo dos técnicos de nivel médio nas ciências administrativas, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.
Confira funções, descrição do cargo de Assistente de vendas, atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Especialistas em promoção de produtos e vendas CBO 3541-25 em todo Brasil.
Divisões de categorias profissionais do CBO 3541-25
- Técnicos de nível médio.
- Especialistas em promoção de produtos e vendas.
- Técnicos de nivel médio nas ciências administrativas.
O que faz um Assistente de vendas
O Assistente de vendas CBO 3541-25 apoia o planejamento de ações para o processo de vendas, auxiliando na pesquisa de ações dos concorrentes, sugerindo novos mercados consumidores, analisando perfil e necessidades de cliente potencial, recebendo indicação de futuros clientes e realizando outras atividades solicitadas por responsáveis pelo setor comercial e por vendedores Pode auxiliar na elaboração de itinerário de visitas.
Acompanha os vendedores em suas visitas aos clientes.
Pode receber pedidos e encaminhá-los aos vendedores Pode orientar o comprador nas escolhas das mercadorias, produtos e serviços, de acordo com suas necessidades.
Lança dados e atualiza cadastro de clientes - potenciais e efetivos -, inclusive em plataforma de Gestão de Relacionamento com o Cliente (Customer Relationship Management - CRM) Armazena dados de clientes, tais como nome, endereço, número de celular e de telefone fixo, e-mail, profissão e emprego, preferência de produto ou serviço e compra efetivada.
Consulta a disponibilidade de produtos para venda, de acordo com os procedimentos de controle e programação de estoque.
Auxilia na análise de crédito do potencial cliente, na formatação das propostas comerciais e na elaboração de orçamentos Acompanha os clientes no pós-venda, prestando informações, comunicando alterações nos produtos e/ou serviços e esclarecendo dúvidas.
Realiza troca e devolução de mercadorias e produtos, conforme legislação e normas da empresa.
Controla questionário de pesquisa de satisfação do cliente Elabora relatórios e estatísticas sobre as vendas realizadas, informando ao seu superior sobre os resultados alcançados Classifica clientes por faturamento.
Controla informações sobre clientes inadimplentes Participa de lançamento de novos produtos, expondo produtos em locais definidos pela empresa.
Funções do cargo
O funcionário CBO 3541-25 deve concretizar vendas, participar de eventos, planejar visitas e contatos, acompanhar clientes pós-venda e/ou visita, demonstrar competências pessoais, contatar Áreas internas da empresa, sugerir políticas de vendas, divulgar produtos e serviços.
Condições de trabalho dessas profissões
Especialistas em promoção de produtos e vendas trabalham em empresas do comércio varejista e atacadista, e/ou em indústrias e/ou nos serviços, como assalariados ou prestando serviços para as mesmas, como autônomos. O trabalho é exercido presencialmente ou à distância, de forma individual, sem supervisão, em ambientes fechados, com deslocamentos constantes no trânsito e em horários irregulares. Podem trabalhar sob pressão de metas de venda, o que pode ocasionar estresse.
Exigências do mercado de trabalho para o CBO 3541-25
Para o exercício dessas ocupações requer-se conhecimentos especializados da área de atuação, escolaridade de nível médio, acompanhada de cursos e treinamentos de até duzentas horas. No caso do propagandista de produtos farmacêuticos, devido a tendências de exigência de mercado, é desejável formação superior em áeras como saúde ou negócios.
Atividades exercidas por um Assistente de vendas CBO 3541-25
Um Assistente de vendas (ou sinônimo) deve calcular custo do produto, sugerir melhorias ao processo promocional e comercial, definir autonomia para negociação, dar retorno das sugestões ao cliente, fazer itinerário de visitas, integrar novos funcionários, controlar questionário de pesquisa de satisfação do cliente, receber indicação de futuros clientes, definir participação no mercado, atender solicitação de clientes, esclarecer dúvidas do pedido, requisitar material de consumo, contatar clientes, demonstrar capacidade de gerenciar tempo, participar de cursos de aperfeiçoamento, identificar necessidades do cliente, demonstrar senso de organização, visitar área industrial da empresa, auxiliar na escolha dos produtos, discutir estratégias com o superior, filtrar informações para melhorar serviços, agendar horário, obter informações de pré-venda, demonstrar criatividade, convidar clientes para visitar empresa, treinar novos funcionários, trabalhar sob pressão, expor produtos em locais definidos pela empresa, encaminhar documentação do cliente, sugerir novos mercados consumidores, priorizar pedidos e/ou ações para clientes especiais, elaborar relatórios e estatísticas, convocar clientes para assembléia extraordinária, tirar pedidos de produtos, verificar prazo de entrega dos produtos, discriminar tipos de produtos, apresentar proposta ao cliente, comunicar as transações realizadas, prever vendas, controlar vendas efetuadas, enviar mala direta aos clientes, cumprir cotas de venda do produto, participar de reuniões, requisitar troca de produtos, fornecer amostras, consultar publicações técnicas, convidar clientes para lançamento de produtos, verificar ficha cadastral do cliente, requisitar material de divulgação, comunicar aos clientes alterações nos produtos e/ou serviços, verificar opiniões do cliente, participar de treinamento de técnica de venda, definir estratégia de marketing, informar ao superior resultados de vendas, participar de palestras relacionadas a área, trabalhar em equipe, checar irregularidades na entrega dos produtos, esclarecer dados técnicos do produto ao cliente, demonstrar capacidade de escuta atenta - saber ouvir, demonstrar capacidade de persuasão, encaminhar cliente para cadastro, pesquisar ações dos concorrentes, demonstrar senso ético, contornar situações adversas, analisar potencial de clientes, demonstrar resiliência, preparar cadastro de novos clientes, classificar clientes por faturamento, enviar brindes ao cliente, participar de lançamento de novos produtos, apresentar tabelas de preços, demonstrar capacidade de negociação, demonstrar confiança, demonstrar capacidade de liderança, verificar clientes inadimplentes, participar de feiras relacionadas a área, demonstrar características e benefícios do produto, explicar objetivos da visita, estabelecer prazos de entrega dos produtos, demonstrar habilidade de comunicação verbal, tomar decisões, demonstrar flexibilidade, explicar formas de pagamento.