CBO 3541-25 - Assistente de vendas - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos especialistas em promoção de produtos e vendas
O profissional no cargo de Assistente de vendas CBO 3541-25 assiste os responsáveis pelo setor comercial e os vendedores, apoiando o planejamento de ações para o processo de vendas, fazendo pesquisas sobre cliente potencial, cadastrando os clientes – inclusive na plataforma de Gestão de Relacionamento com o Cliente – e consultando a disponibilidade em estoque de produtos para venda Auxilia na concretização da venda e acompanha os clientes no pós-venda.
Elabora relatórios e estatísticas sobre as vendas realizadas Segue procedimentos e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental
CBO 3541-25 é o Código Brasileiro da Ocupação de especialistas em promoção de produtos e vendas que pertence ao grupo dos técnicos de nivel médio nas ciências administrativas, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.
Confira funções, descrição do cargo de Assistente de vendas, atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Especialistas em promoção de produtos e vendas CBO 3541-25 em todo Brasil.
Divisões de categorias profissionais do CBO 3541-25
- Técnicos de nível médio.
- Especialistas em promoção de produtos e vendas.
- Técnicos de nivel médio nas ciências administrativas.
O que faz um Assistente de vendas
O Assistente de vendas CBO 3541-25 apoia o planejamento de ações para o processo de vendas, auxiliando na pesquisa de ações dos concorrentes, sugerindo novos mercados consumidores, analisando perfil e necessidades de cliente potencial, recebendo indicação de futuros clientes e realizando outras atividades solicitadas por responsáveis pelo setor comercial e por vendedores Pode auxiliar na elaboração de itinerário de visitas.
Acompanha os vendedores em suas visitas aos clientes.
Pode receber pedidos e encaminhá-los aos vendedores Pode orientar o comprador nas escolhas das mercadorias, produtos e serviços, de acordo com suas necessidades.
Lança dados e atualiza cadastro de clientes - potenciais e efetivos -, inclusive em plataforma de Gestão de Relacionamento com o Cliente (Customer Relationship Management - CRM) Armazena dados de clientes, tais como nome, endereço, número de celular e de telefone fixo, e-mail, profissão e emprego, preferência de produto ou serviço e compra efetivada.
Consulta a disponibilidade de produtos para venda, de acordo com os procedimentos de controle e programação de estoque.
Auxilia na análise de crédito do potencial cliente, na formatação das propostas comerciais e na elaboração de orçamentos Acompanha os clientes no pós-venda, prestando informações, comunicando alterações nos produtos e/ou serviços e esclarecendo dúvidas.
Realiza troca e devolução de mercadorias e produtos, conforme legislação e normas da empresa.
Controla questionário de pesquisa de satisfação do cliente Elabora relatórios e estatísticas sobre as vendas realizadas, informando ao seu superior sobre os resultados alcançados Classifica clientes por faturamento.
Controla informações sobre clientes inadimplentes Participa de lançamento de novos produtos, expondo produtos em locais definidos pela empresa.
Funções do cargo
O funcionário CBO 3541-25 deve demonstrar competências pessoais, sugerir políticas de vendas, participar de eventos, divulgar produtos e serviços, contatar Áreas internas da empresa, concretizar vendas, acompanhar clientes pós-venda e/ou visita, planejar visitas e contatos.
Condições de trabalho dessas profissões
Especialistas em promoção de produtos e vendas trabalham em empresas do comércio varejista e atacadista, e/ou em indústrias e/ou nos serviços, como assalariados ou prestando serviços para as mesmas, como autônomos. O trabalho é exercido presencialmente ou à distância, de forma individual, sem supervisão, em ambientes fechados, com deslocamentos constantes no trânsito e em horários irregulares. Podem trabalhar sob pressão de metas de venda, o que pode ocasionar estresse.
Exigências do mercado de trabalho para o CBO 3541-25
Para o exercício dessas ocupações requer-se conhecimentos especializados da área de atuação, escolaridade de nível médio, acompanhada de cursos e treinamentos de até duzentas horas. No caso do propagandista de produtos farmacêuticos, devido a tendências de exigência de mercado, é desejável formação superior em áeras como saúde ou negócios.
Atividades exercidas por um Assistente de vendas CBO 3541-25
Um Assistente de vendas (ou sinônimo) deve sugerir melhorias ao processo promocional e comercial, dar retorno das sugestões ao cliente, identificar necessidades do cliente, definir estratégia de marketing, participar de reuniões, controlar questionário de pesquisa de satisfação do cliente, encaminhar cliente para cadastro, consultar publicações técnicas, integrar novos funcionários, demonstrar características e benefícios do produto, discutir estratégias com o superior, analisar potencial de clientes, participar de feiras relacionadas a área, preparar cadastro de novos clientes, tomar decisões, fornecer amostras, discriminar tipos de produtos, estabelecer prazos de entrega dos produtos, calcular custo do produto, prever vendas, apresentar tabelas de preços, participar de treinamento de técnica de venda, treinar novos funcionários, filtrar informações para melhorar serviços, elaborar relatórios e estatísticas, verificar clientes inadimplentes, esclarecer dados técnicos do produto ao cliente, comunicar aos clientes alterações nos produtos e/ou serviços, verificar prazo de entrega dos produtos, convidar clientes para lançamento de produtos, definir autonomia para negociação, comunicar as transações realizadas, trabalhar sob pressão, checar irregularidades na entrega dos produtos, demonstrar senso ético, contatar clientes, enviar brindes ao cliente, contornar situações adversas, apresentar proposta ao cliente, demonstrar capacidade de escuta atenta - saber ouvir, demonstrar capacidade de negociação, tirar pedidos de produtos, participar de palestras relacionadas a área, verificar opiniões do cliente, demonstrar capacidade de liderança, demonstrar criatividade, agendar horário, trabalhar em equipe, classificar clientes por faturamento, receber indicação de futuros clientes, encaminhar documentação do cliente, explicar objetivos da visita, demonstrar resiliência, fazer itinerário de visitas, verificar ficha cadastral do cliente, demonstrar capacidade de gerenciar tempo, requisitar troca de produtos, auxiliar na escolha dos produtos, requisitar material de consumo, pesquisar ações dos concorrentes, priorizar pedidos e/ou ações para clientes especiais, convidar clientes para visitar empresa, definir participação no mercado, informar ao superior resultados de vendas, explicar formas de pagamento, demonstrar confiança, demonstrar senso de organização, controlar vendas efetuadas, demonstrar flexibilidade, demonstrar capacidade de persuasão, cumprir cotas de venda do produto, participar de cursos de aperfeiçoamento, expor produtos em locais definidos pela empresa, esclarecer dúvidas do pedido, sugerir novos mercados consumidores, visitar área industrial da empresa, convocar clientes para assembléia extraordinária, enviar mala direta aos clientes, participar de lançamento de novos produtos, atender solicitação de clientes, demonstrar habilidade de comunicação verbal, obter informações de pré-venda, requisitar material de divulgação.