CBO 3541-25 - Assistente de vendas - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos especialistas em promoção de produtos e vendas
O profissional no cargo de Assistente de vendas CBO 3541-25 assiste os responsáveis pelo setor comercial e os vendedores, apoiando o planejamento de ações para o processo de vendas, fazendo pesquisas sobre cliente potencial, cadastrando os clientes – inclusive na plataforma de Gestão de Relacionamento com o Cliente – e consultando a disponibilidade em estoque de produtos para venda Auxilia na concretização da venda e acompanha os clientes no pós-venda.
Elabora relatórios e estatísticas sobre as vendas realizadas Segue procedimentos e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental
CBO 3541-25 é o Código Brasileiro da Ocupação de especialistas em promoção de produtos e vendas que pertence ao grupo dos técnicos de nivel médio nas ciências administrativas, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.
Confira funções, descrição do cargo de Assistente de vendas, atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Especialistas em promoção de produtos e vendas CBO 3541-25 em todo Brasil.
Divisões de categorias profissionais do CBO 3541-25
- Técnicos de nível médio.
- Especialistas em promoção de produtos e vendas.
- Técnicos de nivel médio nas ciências administrativas.
O que faz um Assistente de vendas
O Assistente de vendas CBO 3541-25 apoia o planejamento de ações para o processo de vendas, auxiliando na pesquisa de ações dos concorrentes, sugerindo novos mercados consumidores, analisando perfil e necessidades de cliente potencial, recebendo indicação de futuros clientes e realizando outras atividades solicitadas por responsáveis pelo setor comercial e por vendedores Pode auxiliar na elaboração de itinerário de visitas.
Acompanha os vendedores em suas visitas aos clientes.
Pode receber pedidos e encaminhá-los aos vendedores Pode orientar o comprador nas escolhas das mercadorias, produtos e serviços, de acordo com suas necessidades.
Lança dados e atualiza cadastro de clientes - potenciais e efetivos -, inclusive em plataforma de Gestão de Relacionamento com o Cliente (Customer Relationship Management - CRM) Armazena dados de clientes, tais como nome, endereço, número de celular e de telefone fixo, e-mail, profissão e emprego, preferência de produto ou serviço e compra efetivada.
Consulta a disponibilidade de produtos para venda, de acordo com os procedimentos de controle e programação de estoque.
Auxilia na análise de crédito do potencial cliente, na formatação das propostas comerciais e na elaboração de orçamentos Acompanha os clientes no pós-venda, prestando informações, comunicando alterações nos produtos e/ou serviços e esclarecendo dúvidas.
Realiza troca e devolução de mercadorias e produtos, conforme legislação e normas da empresa.
Controla questionário de pesquisa de satisfação do cliente Elabora relatórios e estatísticas sobre as vendas realizadas, informando ao seu superior sobre os resultados alcançados Classifica clientes por faturamento.
Controla informações sobre clientes inadimplentes Participa de lançamento de novos produtos, expondo produtos em locais definidos pela empresa.
Funções do cargo
O funcionário CBO 3541-25 deve divulgar produtos e serviços, participar de eventos, concretizar vendas, sugerir políticas de vendas, contatar Áreas internas da empresa, demonstrar competências pessoais, planejar visitas e contatos, acompanhar clientes pós-venda e/ou visita.
Condições de trabalho dessas profissões
Especialistas em promoção de produtos e vendas trabalham em empresas do comércio varejista e atacadista, e/ou em indústrias e/ou nos serviços, como assalariados ou prestando serviços para as mesmas, como autônomos. O trabalho é exercido presencialmente ou à distância, de forma individual, sem supervisão, em ambientes fechados, com deslocamentos constantes no trânsito e em horários irregulares. Podem trabalhar sob pressão de metas de venda, o que pode ocasionar estresse.
Exigências do mercado de trabalho para o CBO 3541-25
Para o exercício dessas ocupações requer-se conhecimentos especializados da área de atuação, escolaridade de nível médio, acompanhada de cursos e treinamentos de até duzentas horas. No caso do propagandista de produtos farmacêuticos, devido a tendências de exigência de mercado, é desejável formação superior em áeras como saúde ou negócios.
Atividades exercidas por um Assistente de vendas CBO 3541-25
Um Assistente de vendas (ou sinônimo) deve auxiliar na escolha dos produtos, verificar ficha cadastral do cliente, enviar mala direta aos clientes, apresentar proposta ao cliente, demonstrar características e benefícios do produto, consultar publicações técnicas, sugerir novos mercados consumidores, dar retorno das sugestões ao cliente, cumprir cotas de venda do produto, discriminar tipos de produtos, requisitar material de consumo, controlar questionário de pesquisa de satisfação do cliente, demonstrar resiliência, tomar decisões, demonstrar senso de organização, participar de lançamento de novos produtos, priorizar pedidos e/ou ações para clientes especiais, checar irregularidades na entrega dos produtos, participar de cursos de aperfeiçoamento, participar de feiras relacionadas a área, esclarecer dúvidas do pedido, filtrar informações para melhorar serviços, definir participação no mercado, demonstrar capacidade de persuasão, treinar novos funcionários, controlar vendas efetuadas, verificar opiniões do cliente, fornecer amostras, trabalhar sob pressão, convidar clientes para visitar empresa, trabalhar em equipe, explicar formas de pagamento, demonstrar flexibilidade, convocar clientes para assembléia extraordinária, estabelecer prazos de entrega dos produtos, atender solicitação de clientes, agendar horário, apresentar tabelas de preços, esclarecer dados técnicos do produto ao cliente, encaminhar cliente para cadastro, definir autonomia para negociação, obter informações de pré-venda, enviar brindes ao cliente, visitar área industrial da empresa, tirar pedidos de produtos, participar de reuniões, explicar objetivos da visita, elaborar relatórios e estatísticas, encaminhar documentação do cliente, demonstrar capacidade de escuta atenta - saber ouvir, participar de palestras relacionadas a área, expor produtos em locais definidos pela empresa, requisitar troca de produtos, identificar necessidades do cliente, contornar situações adversas, classificar clientes por faturamento, pesquisar ações dos concorrentes, demonstrar capacidade de gerenciar tempo, preparar cadastro de novos clientes, demonstrar capacidade de negociação, verificar clientes inadimplentes, sugerir melhorias ao processo promocional e comercial, demonstrar confiança, calcular custo do produto, verificar prazo de entrega dos produtos, demonstrar senso ético, comunicar as transações realizadas, discutir estratégias com o superior, definir estratégia de marketing, receber indicação de futuros clientes, analisar potencial de clientes, participar de treinamento de técnica de venda, convidar clientes para lançamento de produtos, fazer itinerário de visitas, comunicar aos clientes alterações nos produtos e/ou serviços, demonstrar habilidade de comunicação verbal, contatar clientes, demonstrar criatividade, informar ao superior resultados de vendas, integrar novos funcionários, requisitar material de divulgação, prever vendas, demonstrar capacidade de liderança.