CBO 3541-25 - Assistente de vendas - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos especialistas em promoção de produtos e vendas
O profissional no cargo de Assistente de vendas CBO 3541-25 assiste os responsáveis pelo setor comercial e os vendedores, apoiando o planejamento de ações para o processo de vendas, fazendo pesquisas sobre cliente potencial, cadastrando os clientes – inclusive na plataforma de Gestão de Relacionamento com o Cliente – e consultando a disponibilidade em estoque de produtos para venda Auxilia na concretização da venda e acompanha os clientes no pós-venda.
Elabora relatórios e estatísticas sobre as vendas realizadas Segue procedimentos e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental
CBO 3541-25 é o Código Brasileiro da Ocupação de especialistas em promoção de produtos e vendas que pertence ao grupo dos técnicos de nivel médio nas ciências administrativas, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.
Confira funções, descrição do cargo de Assistente de vendas, atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Especialistas em promoção de produtos e vendas CBO 3541-25 em todo Brasil.
Divisões de categorias profissionais do CBO 3541-25
- Técnicos de nível médio.
- Especialistas em promoção de produtos e vendas.
- Técnicos de nivel médio nas ciências administrativas.
O que faz um Assistente de vendas
O Assistente de vendas CBO 3541-25 apoia o planejamento de ações para o processo de vendas, auxiliando na pesquisa de ações dos concorrentes, sugerindo novos mercados consumidores, analisando perfil e necessidades de cliente potencial, recebendo indicação de futuros clientes e realizando outras atividades solicitadas por responsáveis pelo setor comercial e por vendedores Pode auxiliar na elaboração de itinerário de visitas.
Acompanha os vendedores em suas visitas aos clientes.
Pode receber pedidos e encaminhá-los aos vendedores Pode orientar o comprador nas escolhas das mercadorias, produtos e serviços, de acordo com suas necessidades.
Lança dados e atualiza cadastro de clientes - potenciais e efetivos -, inclusive em plataforma de Gestão de Relacionamento com o Cliente (Customer Relationship Management - CRM) Armazena dados de clientes, tais como nome, endereço, número de celular e de telefone fixo, e-mail, profissão e emprego, preferência de produto ou serviço e compra efetivada.
Consulta a disponibilidade de produtos para venda, de acordo com os procedimentos de controle e programação de estoque.
Auxilia na análise de crédito do potencial cliente, na formatação das propostas comerciais e na elaboração de orçamentos Acompanha os clientes no pós-venda, prestando informações, comunicando alterações nos produtos e/ou serviços e esclarecendo dúvidas.
Realiza troca e devolução de mercadorias e produtos, conforme legislação e normas da empresa.
Controla questionário de pesquisa de satisfação do cliente Elabora relatórios e estatísticas sobre as vendas realizadas, informando ao seu superior sobre os resultados alcançados Classifica clientes por faturamento.
Controla informações sobre clientes inadimplentes Participa de lançamento de novos produtos, expondo produtos em locais definidos pela empresa.
Funções do cargo
O funcionário CBO 3541-25 deve planejar visitas e contatos, divulgar produtos e serviços, concretizar vendas, participar de eventos, demonstrar competências pessoais, acompanhar clientes pós-venda e/ou visita, sugerir políticas de vendas, contatar Áreas internas da empresa.
Condições de trabalho dessas profissões
Especialistas em promoção de produtos e vendas trabalham em empresas do comércio varejista e atacadista, e/ou em indústrias e/ou nos serviços, como assalariados ou prestando serviços para as mesmas, como autônomos. O trabalho é exercido presencialmente ou à distância, de forma individual, sem supervisão, em ambientes fechados, com deslocamentos constantes no trânsito e em horários irregulares. Podem trabalhar sob pressão de metas de venda, o que pode ocasionar estresse.
Exigências do mercado de trabalho para o CBO 3541-25
Para o exercício dessas ocupações requer-se conhecimentos especializados da área de atuação, escolaridade de nível médio, acompanhada de cursos e treinamentos de até duzentas horas. No caso do propagandista de produtos farmacêuticos, devido a tendências de exigência de mercado, é desejável formação superior em áeras como saúde ou negócios.
Atividades exercidas por um Assistente de vendas CBO 3541-25
Um Assistente de vendas (ou sinônimo) deve contornar situações adversas, identificar necessidades do cliente, demonstrar capacidade de escuta atenta - saber ouvir, demonstrar capacidade de persuasão, consultar publicações técnicas, discutir estratégias com o superior, analisar potencial de clientes, demonstrar resiliência, tirar pedidos de produtos, controlar questionário de pesquisa de satisfação do cliente, sugerir novos mercados consumidores, demonstrar capacidade de gerenciar tempo, sugerir melhorias ao processo promocional e comercial, verificar opiniões do cliente, dar retorno das sugestões ao cliente, prever vendas, preparar cadastro de novos clientes, demonstrar confiança, estabelecer prazos de entrega dos produtos, auxiliar na escolha dos produtos, classificar clientes por faturamento, enviar brindes ao cliente, participar de reuniões, participar de cursos de aperfeiçoamento, convidar clientes para lançamento de produtos, apresentar tabelas de preços, participar de palestras relacionadas a área, requisitar material de consumo, tomar decisões, demonstrar capacidade de negociação, participar de lançamento de novos produtos, apresentar proposta ao cliente, comunicar aos clientes alterações nos produtos e/ou serviços, trabalhar sob pressão, demonstrar flexibilidade, visitar área industrial da empresa, atender solicitação de clientes, demonstrar senso de organização, definir autonomia para negociação, integrar novos funcionários, participar de treinamento de técnica de venda, expor produtos em locais definidos pela empresa, checar irregularidades na entrega dos produtos, comunicar as transações realizadas, convocar clientes para assembléia extraordinária, esclarecer dados técnicos do produto ao cliente, demonstrar características e benefícios do produto, demonstrar capacidade de liderança, controlar vendas efetuadas, receber indicação de futuros clientes, fornecer amostras, informar ao superior resultados de vendas, definir estratégia de marketing, definir participação no mercado, obter informações de pré-venda, enviar mala direta aos clientes, discriminar tipos de produtos, priorizar pedidos e/ou ações para clientes especiais, demonstrar habilidade de comunicação verbal, convidar clientes para visitar empresa, requisitar troca de produtos, agendar horário, treinar novos funcionários, explicar formas de pagamento, esclarecer dúvidas do pedido, requisitar material de divulgação, pesquisar ações dos concorrentes, encaminhar documentação do cliente, demonstrar criatividade, elaborar relatórios e estatísticas, filtrar informações para melhorar serviços, fazer itinerário de visitas, participar de feiras relacionadas a área, contatar clientes, trabalhar em equipe, verificar clientes inadimplentes, cumprir cotas de venda do produto, calcular custo do produto, explicar objetivos da visita, demonstrar senso ético, verificar prazo de entrega dos produtos, verificar ficha cadastral do cliente, encaminhar cliente para cadastro.