CBO 3541-25 - Assistente de vendas - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos especialistas em promoção de produtos e vendas
O profissional no cargo de Assistente de vendas CBO 3541-25 assiste os responsáveis pelo setor comercial e os vendedores, apoiando o planejamento de ações para o processo de vendas, fazendo pesquisas sobre cliente potencial, cadastrando os clientes – inclusive na plataforma de Gestão de Relacionamento com o Cliente – e consultando a disponibilidade em estoque de produtos para venda Auxilia na concretização da venda e acompanha os clientes no pós-venda.
Elabora relatórios e estatísticas sobre as vendas realizadas Segue procedimentos e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental
CBO 3541-25 é o Código Brasileiro da Ocupação de especialistas em promoção de produtos e vendas que pertence ao grupo dos técnicos de nivel médio nas ciências administrativas, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.
Confira funções, descrição do cargo de Assistente de vendas, atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Especialistas em promoção de produtos e vendas CBO 3541-25 em todo Brasil.
Divisões de categorias profissionais do CBO 3541-25
- Técnicos de nível médio.
- Especialistas em promoção de produtos e vendas.
- Técnicos de nivel médio nas ciências administrativas.
O que faz um Assistente de vendas
O Assistente de vendas CBO 3541-25 apoia o planejamento de ações para o processo de vendas, auxiliando na pesquisa de ações dos concorrentes, sugerindo novos mercados consumidores, analisando perfil e necessidades de cliente potencial, recebendo indicação de futuros clientes e realizando outras atividades solicitadas por responsáveis pelo setor comercial e por vendedores Pode auxiliar na elaboração de itinerário de visitas.
Acompanha os vendedores em suas visitas aos clientes.
Pode receber pedidos e encaminhá-los aos vendedores Pode orientar o comprador nas escolhas das mercadorias, produtos e serviços, de acordo com suas necessidades.
Lança dados e atualiza cadastro de clientes - potenciais e efetivos -, inclusive em plataforma de Gestão de Relacionamento com o Cliente (Customer Relationship Management - CRM) Armazena dados de clientes, tais como nome, endereço, número de celular e de telefone fixo, e-mail, profissão e emprego, preferência de produto ou serviço e compra efetivada.
Consulta a disponibilidade de produtos para venda, de acordo com os procedimentos de controle e programação de estoque.
Auxilia na análise de crédito do potencial cliente, na formatação das propostas comerciais e na elaboração de orçamentos Acompanha os clientes no pós-venda, prestando informações, comunicando alterações nos produtos e/ou serviços e esclarecendo dúvidas.
Realiza troca e devolução de mercadorias e produtos, conforme legislação e normas da empresa.
Controla questionário de pesquisa de satisfação do cliente Elabora relatórios e estatísticas sobre as vendas realizadas, informando ao seu superior sobre os resultados alcançados Classifica clientes por faturamento.
Controla informações sobre clientes inadimplentes Participa de lançamento de novos produtos, expondo produtos em locais definidos pela empresa.
Funções do cargo
O funcionário CBO 3541-25 deve acompanhar clientes pós-venda e/ou visita, concretizar vendas, planejar visitas e contatos, sugerir políticas de vendas, divulgar produtos e serviços, participar de eventos, contatar Áreas internas da empresa, demonstrar competências pessoais.
Condições de trabalho dessas profissões
Especialistas em promoção de produtos e vendas trabalham em empresas do comércio varejista e atacadista, e/ou em indústrias e/ou nos serviços, como assalariados ou prestando serviços para as mesmas, como autônomos. O trabalho é exercido presencialmente ou à distância, de forma individual, sem supervisão, em ambientes fechados, com deslocamentos constantes no trânsito e em horários irregulares. Podem trabalhar sob pressão de metas de venda, o que pode ocasionar estresse.
Exigências do mercado de trabalho para o CBO 3541-25
Para o exercício dessas ocupações requer-se conhecimentos especializados da área de atuação, escolaridade de nível médio, acompanhada de cursos e treinamentos de até duzentas horas. No caso do propagandista de produtos farmacêuticos, devido a tendências de exigência de mercado, é desejável formação superior em áeras como saúde ou negócios.
Atividades exercidas por um Assistente de vendas CBO 3541-25
Um Assistente de vendas (ou sinônimo) deve demonstrar senso de organização, demonstrar senso ético, apresentar proposta ao cliente, verificar prazo de entrega dos produtos, controlar questionário de pesquisa de satisfação do cliente, verificar ficha cadastral do cliente, requisitar troca de produtos, convocar clientes para assembléia extraordinária, tirar pedidos de produtos, demonstrar flexibilidade, demonstrar habilidade de comunicação verbal, definir autonomia para negociação, filtrar informações para melhorar serviços, fazer itinerário de visitas, trabalhar em equipe, demonstrar criatividade, explicar formas de pagamento, sugerir melhorias ao processo promocional e comercial, controlar vendas efetuadas, comunicar as transações realizadas, discutir estratégias com o superior, analisar potencial de clientes, participar de lançamento de novos produtos, elaborar relatórios e estatísticas, fornecer amostras, demonstrar capacidade de negociação, verificar opiniões do cliente, auxiliar na escolha dos produtos, participar de palestras relacionadas a área, classificar clientes por faturamento, obter informações de pré-venda, integrar novos funcionários, explicar objetivos da visita, requisitar material de divulgação, demonstrar capacidade de persuasão, contatar clientes, apresentar tabelas de preços, tomar decisões, cumprir cotas de venda do produto, verificar clientes inadimplentes, trabalhar sob pressão, demonstrar confiança, encaminhar documentação do cliente, demonstrar capacidade de liderança, receber indicação de futuros clientes, preparar cadastro de novos clientes, esclarecer dúvidas do pedido, informar ao superior resultados de vendas, dar retorno das sugestões ao cliente, priorizar pedidos e/ou ações para clientes especiais, agendar horário, atender solicitação de clientes, discriminar tipos de produtos, contornar situações adversas, encaminhar cliente para cadastro, requisitar material de consumo, definir participação no mercado, convidar clientes para lançamento de produtos, demonstrar capacidade de escuta atenta - saber ouvir, demonstrar resiliência, sugerir novos mercados consumidores, definir estratégia de marketing, consultar publicações técnicas, comunicar aos clientes alterações nos produtos e/ou serviços, calcular custo do produto, participar de reuniões, enviar brindes ao cliente, pesquisar ações dos concorrentes, participar de treinamento de técnica de venda, treinar novos funcionários, esclarecer dados técnicos do produto ao cliente, participar de feiras relacionadas a área, demonstrar capacidade de gerenciar tempo, demonstrar características e benefícios do produto, convidar clientes para visitar empresa, participar de cursos de aperfeiçoamento, checar irregularidades na entrega dos produtos, estabelecer prazos de entrega dos produtos, expor produtos em locais definidos pela empresa, identificar necessidades do cliente, prever vendas, visitar área industrial da empresa, enviar mala direta aos clientes.