CBO 3541-25 - Assistente de vendas - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos especialistas em promoção de produtos e vendas
O profissional no cargo de Assistente de vendas CBO 3541-25 assiste os responsáveis pelo setor comercial e os vendedores, apoiando o planejamento de ações para o processo de vendas, fazendo pesquisas sobre cliente potencial, cadastrando os clientes – inclusive na plataforma de Gestão de Relacionamento com o Cliente – e consultando a disponibilidade em estoque de produtos para venda Auxilia na concretização da venda e acompanha os clientes no pós-venda.
Elabora relatórios e estatísticas sobre as vendas realizadas Segue procedimentos e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental
CBO 3541-25 é o Código Brasileiro da Ocupação de especialistas em promoção de produtos e vendas que pertence ao grupo dos técnicos de nivel médio nas ciências administrativas, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.
Confira funções, descrição do cargo de Assistente de vendas, atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Especialistas em promoção de produtos e vendas CBO 3541-25 em todo Brasil.
Divisões de categorias profissionais do CBO 3541-25
- Técnicos de nível médio.
- Especialistas em promoção de produtos e vendas.
- Técnicos de nivel médio nas ciências administrativas.
O que faz um Assistente de vendas
O Assistente de vendas CBO 3541-25 apoia o planejamento de ações para o processo de vendas, auxiliando na pesquisa de ações dos concorrentes, sugerindo novos mercados consumidores, analisando perfil e necessidades de cliente potencial, recebendo indicação de futuros clientes e realizando outras atividades solicitadas por responsáveis pelo setor comercial e por vendedores Pode auxiliar na elaboração de itinerário de visitas.
Acompanha os vendedores em suas visitas aos clientes.
Pode receber pedidos e encaminhá-los aos vendedores Pode orientar o comprador nas escolhas das mercadorias, produtos e serviços, de acordo com suas necessidades.
Lança dados e atualiza cadastro de clientes - potenciais e efetivos -, inclusive em plataforma de Gestão de Relacionamento com o Cliente (Customer Relationship Management - CRM) Armazena dados de clientes, tais como nome, endereço, número de celular e de telefone fixo, e-mail, profissão e emprego, preferência de produto ou serviço e compra efetivada.
Consulta a disponibilidade de produtos para venda, de acordo com os procedimentos de controle e programação de estoque.
Auxilia na análise de crédito do potencial cliente, na formatação das propostas comerciais e na elaboração de orçamentos Acompanha os clientes no pós-venda, prestando informações, comunicando alterações nos produtos e/ou serviços e esclarecendo dúvidas.
Realiza troca e devolução de mercadorias e produtos, conforme legislação e normas da empresa.
Controla questionário de pesquisa de satisfação do cliente Elabora relatórios e estatísticas sobre as vendas realizadas, informando ao seu superior sobre os resultados alcançados Classifica clientes por faturamento.
Controla informações sobre clientes inadimplentes Participa de lançamento de novos produtos, expondo produtos em locais definidos pela empresa.
Funções do cargo
O funcionário CBO 3541-25 deve divulgar produtos e serviços, contatar Áreas internas da empresa, acompanhar clientes pós-venda e/ou visita, participar de eventos, concretizar vendas, demonstrar competências pessoais, sugerir políticas de vendas, planejar visitas e contatos.
Condições de trabalho dessas profissões
Especialistas em promoção de produtos e vendas trabalham em empresas do comércio varejista e atacadista, e/ou em indústrias e/ou nos serviços, como assalariados ou prestando serviços para as mesmas, como autônomos. O trabalho é exercido presencialmente ou à distância, de forma individual, sem supervisão, em ambientes fechados, com deslocamentos constantes no trânsito e em horários irregulares. Podem trabalhar sob pressão de metas de venda, o que pode ocasionar estresse.
Exigências do mercado de trabalho para o CBO 3541-25
Para o exercício dessas ocupações requer-se conhecimentos especializados da área de atuação, escolaridade de nível médio, acompanhada de cursos e treinamentos de até duzentas horas. No caso do propagandista de produtos farmacêuticos, devido a tendências de exigência de mercado, é desejável formação superior em áeras como saúde ou negócios.
Atividades exercidas por um Assistente de vendas CBO 3541-25
Um Assistente de vendas (ou sinônimo) deve participar de feiras relacionadas a área, demonstrar capacidade de negociação, tirar pedidos de produtos, sugerir novos mercados consumidores, participar de palestras relacionadas a área, demonstrar resiliência, participar de treinamento de técnica de venda, analisar potencial de clientes, filtrar informações para melhorar serviços, dar retorno das sugestões ao cliente, visitar área industrial da empresa, verificar ficha cadastral do cliente, discriminar tipos de produtos, contornar situações adversas, informar ao superior resultados de vendas, demonstrar capacidade de gerenciar tempo, demonstrar capacidade de persuasão, priorizar pedidos e/ou ações para clientes especiais, trabalhar sob pressão, integrar novos funcionários, expor produtos em locais definidos pela empresa, tomar decisões, definir participação no mercado, requisitar material de consumo, demonstrar senso ético, pesquisar ações dos concorrentes, definir autonomia para negociação, explicar formas de pagamento, demonstrar capacidade de liderança, estabelecer prazos de entrega dos produtos, classificar clientes por faturamento, fornecer amostras, trabalhar em equipe, verificar clientes inadimplentes, esclarecer dúvidas do pedido, elaborar relatórios e estatísticas, cumprir cotas de venda do produto, comunicar aos clientes alterações nos produtos e/ou serviços, participar de lançamento de novos produtos, treinar novos funcionários, definir estratégia de marketing, controlar vendas efetuadas, apresentar proposta ao cliente, agendar horário, demonstrar capacidade de escuta atenta - saber ouvir, participar de cursos de aperfeiçoamento, encaminhar cliente para cadastro, verificar opiniões do cliente, controlar questionário de pesquisa de satisfação do cliente, convocar clientes para assembléia extraordinária, obter informações de pré-venda, fazer itinerário de visitas, calcular custo do produto, checar irregularidades na entrega dos produtos, verificar prazo de entrega dos produtos, explicar objetivos da visita, demonstrar criatividade, auxiliar na escolha dos produtos, contatar clientes, demonstrar senso de organização, enviar mala direta aos clientes, consultar publicações técnicas, comunicar as transações realizadas, requisitar material de divulgação, convidar clientes para lançamento de produtos, demonstrar flexibilidade, participar de reuniões, receber indicação de futuros clientes, requisitar troca de produtos, demonstrar confiança, convidar clientes para visitar empresa, apresentar tabelas de preços, identificar necessidades do cliente, demonstrar habilidade de comunicação verbal, encaminhar documentação do cliente, preparar cadastro de novos clientes, demonstrar características e benefícios do produto, esclarecer dados técnicos do produto ao cliente, enviar brindes ao cliente, prever vendas, sugerir melhorias ao processo promocional e comercial, discutir estratégias com o superior, atender solicitação de clientes.