CBO 3541-25 - Assistente de vendas - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos especialistas em promoção de produtos e vendas
O profissional no cargo de Assistente de vendas CBO 3541-25 assiste os responsáveis pelo setor comercial e os vendedores, apoiando o planejamento de ações para o processo de vendas, fazendo pesquisas sobre cliente potencial, cadastrando os clientes – inclusive na plataforma de Gestão de Relacionamento com o Cliente – e consultando a disponibilidade em estoque de produtos para venda Auxilia na concretização da venda e acompanha os clientes no pós-venda.
Elabora relatórios e estatísticas sobre as vendas realizadas Segue procedimentos e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental
CBO 3541-25 é o Código Brasileiro da Ocupação de especialistas em promoção de produtos e vendas que pertence ao grupo dos técnicos de nivel médio nas ciências administrativas, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.
Confira funções, descrição do cargo de Assistente de vendas, atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Especialistas em promoção de produtos e vendas CBO 3541-25 em todo Brasil.
Divisões de categorias profissionais do CBO 3541-25
- Técnicos de nível médio.
- Especialistas em promoção de produtos e vendas.
- Técnicos de nivel médio nas ciências administrativas.
O que faz um Assistente de vendas
O Assistente de vendas CBO 3541-25 apoia o planejamento de ações para o processo de vendas, auxiliando na pesquisa de ações dos concorrentes, sugerindo novos mercados consumidores, analisando perfil e necessidades de cliente potencial, recebendo indicação de futuros clientes e realizando outras atividades solicitadas por responsáveis pelo setor comercial e por vendedores Pode auxiliar na elaboração de itinerário de visitas.
Acompanha os vendedores em suas visitas aos clientes.
Pode receber pedidos e encaminhá-los aos vendedores Pode orientar o comprador nas escolhas das mercadorias, produtos e serviços, de acordo com suas necessidades.
Lança dados e atualiza cadastro de clientes - potenciais e efetivos -, inclusive em plataforma de Gestão de Relacionamento com o Cliente (Customer Relationship Management - CRM) Armazena dados de clientes, tais como nome, endereço, número de celular e de telefone fixo, e-mail, profissão e emprego, preferência de produto ou serviço e compra efetivada.
Consulta a disponibilidade de produtos para venda, de acordo com os procedimentos de controle e programação de estoque.
Auxilia na análise de crédito do potencial cliente, na formatação das propostas comerciais e na elaboração de orçamentos Acompanha os clientes no pós-venda, prestando informações, comunicando alterações nos produtos e/ou serviços e esclarecendo dúvidas.
Realiza troca e devolução de mercadorias e produtos, conforme legislação e normas da empresa.
Controla questionário de pesquisa de satisfação do cliente Elabora relatórios e estatísticas sobre as vendas realizadas, informando ao seu superior sobre os resultados alcançados Classifica clientes por faturamento.
Controla informações sobre clientes inadimplentes Participa de lançamento de novos produtos, expondo produtos em locais definidos pela empresa.
Funções do cargo
O funcionário CBO 3541-25 deve participar de eventos, planejar visitas e contatos, sugerir políticas de vendas, acompanhar clientes pós-venda e/ou visita, concretizar vendas, contatar Áreas internas da empresa, divulgar produtos e serviços, demonstrar competências pessoais.
Condições de trabalho dessas profissões
Especialistas em promoção de produtos e vendas trabalham em empresas do comércio varejista e atacadista, e/ou em indústrias e/ou nos serviços, como assalariados ou prestando serviços para as mesmas, como autônomos. O trabalho é exercido presencialmente ou à distância, de forma individual, sem supervisão, em ambientes fechados, com deslocamentos constantes no trânsito e em horários irregulares. Podem trabalhar sob pressão de metas de venda, o que pode ocasionar estresse.
Exigências do mercado de trabalho para o CBO 3541-25
Para o exercício dessas ocupações requer-se conhecimentos especializados da área de atuação, escolaridade de nível médio, acompanhada de cursos e treinamentos de até duzentas horas. No caso do propagandista de produtos farmacêuticos, devido a tendências de exigência de mercado, é desejável formação superior em áeras como saúde ou negócios.
Atividades exercidas por um Assistente de vendas CBO 3541-25
Um Assistente de vendas (ou sinônimo) deve requisitar material de consumo, enviar brindes ao cliente, cumprir cotas de venda do produto, requisitar troca de produtos, fazer itinerário de visitas, requisitar material de divulgação, demonstrar confiança, definir participação no mercado, participar de cursos de aperfeiçoamento, atender solicitação de clientes, checar irregularidades na entrega dos produtos, demonstrar capacidade de negociação, visitar área industrial da empresa, trabalhar sob pressão, trabalhar em equipe, participar de palestras relacionadas a área, participar de treinamento de técnica de venda, priorizar pedidos e/ou ações para clientes especiais, contornar situações adversas, enviar mala direta aos clientes, participar de reuniões, verificar ficha cadastral do cliente, demonstrar capacidade de persuasão, verificar prazo de entrega dos produtos, explicar objetivos da visita, informar ao superior resultados de vendas, demonstrar capacidade de escuta atenta - saber ouvir, controlar questionário de pesquisa de satisfação do cliente, elaborar relatórios e estatísticas, demonstrar capacidade de gerenciar tempo, contatar clientes, demonstrar senso ético, preparar cadastro de novos clientes, comunicar aos clientes alterações nos produtos e/ou serviços, receber indicação de futuros clientes, esclarecer dados técnicos do produto ao cliente, apresentar tabelas de preços, analisar potencial de clientes, demonstrar senso de organização, estabelecer prazos de entrega dos produtos, sugerir melhorias ao processo promocional e comercial, expor produtos em locais definidos pela empresa, demonstrar flexibilidade, convocar clientes para assembléia extraordinária, convidar clientes para visitar empresa, definir estratégia de marketing, demonstrar criatividade, agendar horário, definir autonomia para negociação, participar de feiras relacionadas a área, identificar necessidades do cliente, apresentar proposta ao cliente, consultar publicações técnicas, esclarecer dúvidas do pedido, discutir estratégias com o superior, verificar clientes inadimplentes, discriminar tipos de produtos, sugerir novos mercados consumidores, encaminhar documentação do cliente, filtrar informações para melhorar serviços, auxiliar na escolha dos produtos, calcular custo do produto, explicar formas de pagamento, demonstrar habilidade de comunicação verbal, treinar novos funcionários, comunicar as transações realizadas, verificar opiniões do cliente, tomar decisões, tirar pedidos de produtos, integrar novos funcionários, dar retorno das sugestões ao cliente, demonstrar capacidade de liderança, obter informações de pré-venda, convidar clientes para lançamento de produtos, demonstrar características e benefícios do produto, controlar vendas efetuadas, participar de lançamento de novos produtos, classificar clientes por faturamento, demonstrar resiliência, pesquisar ações dos concorrentes, prever vendas, encaminhar cliente para cadastro, fornecer amostras.