CBO 3541-25 - Assistente de vendas - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos especialistas em promoção de produtos e vendas
O profissional no cargo de Assistente de vendas CBO 3541-25 assiste os responsáveis pelo setor comercial e os vendedores, apoiando o planejamento de ações para o processo de vendas, fazendo pesquisas sobre cliente potencial, cadastrando os clientes – inclusive na plataforma de Gestão de Relacionamento com o Cliente – e consultando a disponibilidade em estoque de produtos para venda Auxilia na concretização da venda e acompanha os clientes no pós-venda.
Elabora relatórios e estatísticas sobre as vendas realizadas Segue procedimentos e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental
CBO 3541-25 é o Código Brasileiro da Ocupação de especialistas em promoção de produtos e vendas que pertence ao grupo dos técnicos de nivel médio nas ciências administrativas, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.
Confira funções, descrição do cargo de Assistente de vendas, atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Especialistas em promoção de produtos e vendas CBO 3541-25 em todo Brasil.
Divisões de categorias profissionais do CBO 3541-25
- Técnicos de nível médio.
- Especialistas em promoção de produtos e vendas.
- Técnicos de nivel médio nas ciências administrativas.
O que faz um Assistente de vendas
O Assistente de vendas CBO 3541-25 apoia o planejamento de ações para o processo de vendas, auxiliando na pesquisa de ações dos concorrentes, sugerindo novos mercados consumidores, analisando perfil e necessidades de cliente potencial, recebendo indicação de futuros clientes e realizando outras atividades solicitadas por responsáveis pelo setor comercial e por vendedores Pode auxiliar na elaboração de itinerário de visitas.
Acompanha os vendedores em suas visitas aos clientes.
Pode receber pedidos e encaminhá-los aos vendedores Pode orientar o comprador nas escolhas das mercadorias, produtos e serviços, de acordo com suas necessidades.
Lança dados e atualiza cadastro de clientes - potenciais e efetivos -, inclusive em plataforma de Gestão de Relacionamento com o Cliente (Customer Relationship Management - CRM) Armazena dados de clientes, tais como nome, endereço, número de celular e de telefone fixo, e-mail, profissão e emprego, preferência de produto ou serviço e compra efetivada.
Consulta a disponibilidade de produtos para venda, de acordo com os procedimentos de controle e programação de estoque.
Auxilia na análise de crédito do potencial cliente, na formatação das propostas comerciais e na elaboração de orçamentos Acompanha os clientes no pós-venda, prestando informações, comunicando alterações nos produtos e/ou serviços e esclarecendo dúvidas.
Realiza troca e devolução de mercadorias e produtos, conforme legislação e normas da empresa.
Controla questionário de pesquisa de satisfação do cliente Elabora relatórios e estatísticas sobre as vendas realizadas, informando ao seu superior sobre os resultados alcançados Classifica clientes por faturamento.
Controla informações sobre clientes inadimplentes Participa de lançamento de novos produtos, expondo produtos em locais definidos pela empresa.
Funções do cargo
O funcionário CBO 3541-25 deve contatar Áreas internas da empresa, acompanhar clientes pós-venda e/ou visita, demonstrar competências pessoais, participar de eventos, divulgar produtos e serviços, sugerir políticas de vendas, planejar visitas e contatos, concretizar vendas.
Condições de trabalho dessas profissões
Especialistas em promoção de produtos e vendas trabalham em empresas do comércio varejista e atacadista, e/ou em indústrias e/ou nos serviços, como assalariados ou prestando serviços para as mesmas, como autônomos. O trabalho é exercido presencialmente ou à distância, de forma individual, sem supervisão, em ambientes fechados, com deslocamentos constantes no trânsito e em horários irregulares. Podem trabalhar sob pressão de metas de venda, o que pode ocasionar estresse.
Exigências do mercado de trabalho para o CBO 3541-25
Para o exercício dessas ocupações requer-se conhecimentos especializados da área de atuação, escolaridade de nível médio, acompanhada de cursos e treinamentos de até duzentas horas. No caso do propagandista de produtos farmacêuticos, devido a tendências de exigência de mercado, é desejável formação superior em áeras como saúde ou negócios.
Atividades exercidas por um Assistente de vendas CBO 3541-25
Um Assistente de vendas (ou sinônimo) deve apresentar proposta ao cliente, encaminhar cliente para cadastro, sugerir melhorias ao processo promocional e comercial, demonstrar capacidade de escuta atenta - saber ouvir, expor produtos em locais definidos pela empresa, verificar ficha cadastral do cliente, esclarecer dados técnicos do produto ao cliente, elaborar relatórios e estatísticas, fornecer amostras, demonstrar capacidade de liderança, convidar clientes para visitar empresa, demonstrar características e benefícios do produto, apresentar tabelas de preços, consultar publicações técnicas, demonstrar resiliência, estabelecer prazos de entrega dos produtos, demonstrar confiança, verificar clientes inadimplentes, demonstrar senso de organização, demonstrar capacidade de gerenciar tempo, sugerir novos mercados consumidores, discriminar tipos de produtos, trabalhar sob pressão, participar de reuniões, explicar objetivos da visita, definir estratégia de marketing, integrar novos funcionários, requisitar material de divulgação, definir autonomia para negociação, comunicar aos clientes alterações nos produtos e/ou serviços, obter informações de pré-venda, verificar opiniões do cliente, informar ao superior resultados de vendas, verificar prazo de entrega dos produtos, contatar clientes, identificar necessidades do cliente, convidar clientes para lançamento de produtos, definir participação no mercado, explicar formas de pagamento, esclarecer dúvidas do pedido, demonstrar habilidade de comunicação verbal, tomar decisões, participar de feiras relacionadas a área, prever vendas, checar irregularidades na entrega dos produtos, filtrar informações para melhorar serviços, comunicar as transações realizadas, agendar horário, controlar questionário de pesquisa de satisfação do cliente, visitar área industrial da empresa, demonstrar senso ético, requisitar material de consumo, controlar vendas efetuadas, contornar situações adversas, discutir estratégias com o superior, enviar brindes ao cliente, demonstrar capacidade de persuasão, convocar clientes para assembléia extraordinária, calcular custo do produto, treinar novos funcionários, auxiliar na escolha dos produtos, trabalhar em equipe, demonstrar capacidade de negociação, cumprir cotas de venda do produto, requisitar troca de produtos, atender solicitação de clientes, classificar clientes por faturamento, demonstrar flexibilidade, fazer itinerário de visitas, participar de treinamento de técnica de venda, demonstrar criatividade, analisar potencial de clientes, participar de lançamento de novos produtos, participar de palestras relacionadas a área, encaminhar documentação do cliente, tirar pedidos de produtos, participar de cursos de aperfeiçoamento, receber indicação de futuros clientes, priorizar pedidos e/ou ações para clientes especiais, preparar cadastro de novos clientes, pesquisar ações dos concorrentes, enviar mala direta aos clientes, dar retorno das sugestões ao cliente.