CBO 3541-25 - Assistente de vendas - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos especialistas em promoção de produtos e vendas
O profissional no cargo de Assistente de vendas CBO 3541-25 assiste os responsáveis pelo setor comercial e os vendedores, apoiando o planejamento de ações para o processo de vendas, fazendo pesquisas sobre cliente potencial, cadastrando os clientes – inclusive na plataforma de Gestão de Relacionamento com o Cliente – e consultando a disponibilidade em estoque de produtos para venda Auxilia na concretização da venda e acompanha os clientes no pós-venda.
Elabora relatórios e estatísticas sobre as vendas realizadas Segue procedimentos e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental
CBO 3541-25 é o Código Brasileiro da Ocupação de especialistas em promoção de produtos e vendas que pertence ao grupo dos técnicos de nivel médio nas ciências administrativas, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.
Confira funções, descrição do cargo de Assistente de vendas, atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Especialistas em promoção de produtos e vendas CBO 3541-25 em todo Brasil.
Divisões de categorias profissionais do CBO 3541-25
- Técnicos de nível médio.
- Especialistas em promoção de produtos e vendas.
- Técnicos de nivel médio nas ciências administrativas.
O que faz um Assistente de vendas
O Assistente de vendas CBO 3541-25 apoia o planejamento de ações para o processo de vendas, auxiliando na pesquisa de ações dos concorrentes, sugerindo novos mercados consumidores, analisando perfil e necessidades de cliente potencial, recebendo indicação de futuros clientes e realizando outras atividades solicitadas por responsáveis pelo setor comercial e por vendedores Pode auxiliar na elaboração de itinerário de visitas.
Acompanha os vendedores em suas visitas aos clientes.
Pode receber pedidos e encaminhá-los aos vendedores Pode orientar o comprador nas escolhas das mercadorias, produtos e serviços, de acordo com suas necessidades.
Lança dados e atualiza cadastro de clientes - potenciais e efetivos -, inclusive em plataforma de Gestão de Relacionamento com o Cliente (Customer Relationship Management - CRM) Armazena dados de clientes, tais como nome, endereço, número de celular e de telefone fixo, e-mail, profissão e emprego, preferência de produto ou serviço e compra efetivada.
Consulta a disponibilidade de produtos para venda, de acordo com os procedimentos de controle e programação de estoque.
Auxilia na análise de crédito do potencial cliente, na formatação das propostas comerciais e na elaboração de orçamentos Acompanha os clientes no pós-venda, prestando informações, comunicando alterações nos produtos e/ou serviços e esclarecendo dúvidas.
Realiza troca e devolução de mercadorias e produtos, conforme legislação e normas da empresa.
Controla questionário de pesquisa de satisfação do cliente Elabora relatórios e estatísticas sobre as vendas realizadas, informando ao seu superior sobre os resultados alcançados Classifica clientes por faturamento.
Controla informações sobre clientes inadimplentes Participa de lançamento de novos produtos, expondo produtos em locais definidos pela empresa.
Funções do cargo
O funcionário CBO 3541-25 deve concretizar vendas, sugerir políticas de vendas, planejar visitas e contatos, contatar Áreas internas da empresa, demonstrar competências pessoais, acompanhar clientes pós-venda e/ou visita, participar de eventos, divulgar produtos e serviços.
Condições de trabalho dessas profissões
Especialistas em promoção de produtos e vendas trabalham em empresas do comércio varejista e atacadista, e/ou em indústrias e/ou nos serviços, como assalariados ou prestando serviços para as mesmas, como autônomos. O trabalho é exercido presencialmente ou à distância, de forma individual, sem supervisão, em ambientes fechados, com deslocamentos constantes no trânsito e em horários irregulares. Podem trabalhar sob pressão de metas de venda, o que pode ocasionar estresse.
Exigências do mercado de trabalho para o CBO 3541-25
Para o exercício dessas ocupações requer-se conhecimentos especializados da área de atuação, escolaridade de nível médio, acompanhada de cursos e treinamentos de até duzentas horas. No caso do propagandista de produtos farmacêuticos, devido a tendências de exigência de mercado, é desejável formação superior em áeras como saúde ou negócios.
Atividades exercidas por um Assistente de vendas CBO 3541-25
Um Assistente de vendas (ou sinônimo) deve discriminar tipos de produtos, elaborar relatórios e estatísticas, visitar área industrial da empresa, demonstrar flexibilidade, demonstrar capacidade de liderança, convidar clientes para lançamento de produtos, demonstrar resiliência, encaminhar documentação do cliente, demonstrar criatividade, verificar opiniões do cliente, receber indicação de futuros clientes, pesquisar ações dos concorrentes, encaminhar cliente para cadastro, expor produtos em locais definidos pela empresa, treinar novos funcionários, demonstrar senso de organização, demonstrar características e benefícios do produto, preparar cadastro de novos clientes, esclarecer dúvidas do pedido, calcular custo do produto, cumprir cotas de venda do produto, estabelecer prazos de entrega dos produtos, demonstrar confiança, convocar clientes para assembléia extraordinária, trabalhar em equipe, verificar clientes inadimplentes, definir participação no mercado, contatar clientes, esclarecer dados técnicos do produto ao cliente, atender solicitação de clientes, tirar pedidos de produtos, requisitar troca de produtos, sugerir melhorias ao processo promocional e comercial, priorizar pedidos e/ou ações para clientes especiais, enviar mala direta aos clientes, demonstrar habilidade de comunicação verbal, tomar decisões, participar de palestras relacionadas a área, requisitar material de divulgação, verificar ficha cadastral do cliente, participar de cursos de aperfeiçoamento, informar ao superior resultados de vendas, checar irregularidades na entrega dos produtos, participar de treinamento de técnica de venda, demonstrar capacidade de gerenciar tempo, analisar potencial de clientes, obter informações de pré-venda, controlar vendas efetuadas, explicar formas de pagamento, definir estratégia de marketing, requisitar material de consumo, demonstrar capacidade de negociação, integrar novos funcionários, auxiliar na escolha dos produtos, classificar clientes por faturamento, enviar brindes ao cliente, dar retorno das sugestões ao cliente, comunicar aos clientes alterações nos produtos e/ou serviços, participar de reuniões, comunicar as transações realizadas, demonstrar senso ético, participar de lançamento de novos produtos, convidar clientes para visitar empresa, demonstrar capacidade de escuta atenta - saber ouvir, apresentar tabelas de preços, explicar objetivos da visita, discutir estratégias com o superior, definir autonomia para negociação, apresentar proposta ao cliente, demonstrar capacidade de persuasão, filtrar informações para melhorar serviços, contornar situações adversas, verificar prazo de entrega dos produtos, consultar publicações técnicas, controlar questionário de pesquisa de satisfação do cliente, participar de feiras relacionadas a área, sugerir novos mercados consumidores, prever vendas, fornecer amostras, agendar horário, trabalhar sob pressão, identificar necessidades do cliente, fazer itinerário de visitas.