CBO 3541-25 - Assistente de vendas - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos especialistas em promoção de produtos e vendas
O profissional no cargo de Assistente de vendas CBO 3541-25 assiste os responsáveis pelo setor comercial e os vendedores, apoiando o planejamento de ações para o processo de vendas, fazendo pesquisas sobre cliente potencial, cadastrando os clientes – inclusive na plataforma de Gestão de Relacionamento com o Cliente – e consultando a disponibilidade em estoque de produtos para venda Auxilia na concretização da venda e acompanha os clientes no pós-venda.
Elabora relatórios e estatísticas sobre as vendas realizadas Segue procedimentos e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental
CBO 3541-25 é o Código Brasileiro da Ocupação de especialistas em promoção de produtos e vendas que pertence ao grupo dos técnicos de nivel médio nas ciências administrativas, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.
Confira funções, descrição do cargo de Assistente de vendas, atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Especialistas em promoção de produtos e vendas CBO 3541-25 em todo Brasil.
Divisões de categorias profissionais do CBO 3541-25
- Técnicos de nível médio.
- Especialistas em promoção de produtos e vendas.
- Técnicos de nivel médio nas ciências administrativas.
O que faz um Assistente de vendas
O Assistente de vendas CBO 3541-25 apoia o planejamento de ações para o processo de vendas, auxiliando na pesquisa de ações dos concorrentes, sugerindo novos mercados consumidores, analisando perfil e necessidades de cliente potencial, recebendo indicação de futuros clientes e realizando outras atividades solicitadas por responsáveis pelo setor comercial e por vendedores Pode auxiliar na elaboração de itinerário de visitas.
Acompanha os vendedores em suas visitas aos clientes.
Pode receber pedidos e encaminhá-los aos vendedores Pode orientar o comprador nas escolhas das mercadorias, produtos e serviços, de acordo com suas necessidades.
Lança dados e atualiza cadastro de clientes - potenciais e efetivos -, inclusive em plataforma de Gestão de Relacionamento com o Cliente (Customer Relationship Management - CRM) Armazena dados de clientes, tais como nome, endereço, número de celular e de telefone fixo, e-mail, profissão e emprego, preferência de produto ou serviço e compra efetivada.
Consulta a disponibilidade de produtos para venda, de acordo com os procedimentos de controle e programação de estoque.
Auxilia na análise de crédito do potencial cliente, na formatação das propostas comerciais e na elaboração de orçamentos Acompanha os clientes no pós-venda, prestando informações, comunicando alterações nos produtos e/ou serviços e esclarecendo dúvidas.
Realiza troca e devolução de mercadorias e produtos, conforme legislação e normas da empresa.
Controla questionário de pesquisa de satisfação do cliente Elabora relatórios e estatísticas sobre as vendas realizadas, informando ao seu superior sobre os resultados alcançados Classifica clientes por faturamento.
Controla informações sobre clientes inadimplentes Participa de lançamento de novos produtos, expondo produtos em locais definidos pela empresa.
Funções do cargo
O funcionário CBO 3541-25 deve contatar Áreas internas da empresa, concretizar vendas, planejar visitas e contatos, demonstrar competências pessoais, participar de eventos, sugerir políticas de vendas, acompanhar clientes pós-venda e/ou visita, divulgar produtos e serviços.
Condições de trabalho dessas profissões
Especialistas em promoção de produtos e vendas trabalham em empresas do comércio varejista e atacadista, e/ou em indústrias e/ou nos serviços, como assalariados ou prestando serviços para as mesmas, como autônomos. O trabalho é exercido presencialmente ou à distância, de forma individual, sem supervisão, em ambientes fechados, com deslocamentos constantes no trânsito e em horários irregulares. Podem trabalhar sob pressão de metas de venda, o que pode ocasionar estresse.
Exigências do mercado de trabalho para o CBO 3541-25
Para o exercício dessas ocupações requer-se conhecimentos especializados da área de atuação, escolaridade de nível médio, acompanhada de cursos e treinamentos de até duzentas horas. No caso do propagandista de produtos farmacêuticos, devido a tendências de exigência de mercado, é desejável formação superior em áeras como saúde ou negócios.
Atividades exercidas por um Assistente de vendas CBO 3541-25
Um Assistente de vendas (ou sinônimo) deve convidar clientes para lançamento de produtos, demonstrar senso de organização, expor produtos em locais definidos pela empresa, prever vendas, controlar vendas efetuadas, esclarecer dúvidas do pedido, verificar prazo de entrega dos produtos, enviar mala direta aos clientes, esclarecer dados técnicos do produto ao cliente, demonstrar capacidade de negociação, verificar clientes inadimplentes, apresentar tabelas de preços, checar irregularidades na entrega dos produtos, controlar questionário de pesquisa de satisfação do cliente, identificar necessidades do cliente, sugerir novos mercados consumidores, requisitar troca de produtos, obter informações de pré-venda, discutir estratégias com o superior, participar de reuniões, encaminhar cliente para cadastro, enviar brindes ao cliente, estabelecer prazos de entrega dos produtos, visitar área industrial da empresa, participar de treinamento de técnica de venda, tirar pedidos de produtos, explicar objetivos da visita, definir estratégia de marketing, fornecer amostras, demonstrar características e benefícios do produto, classificar clientes por faturamento, convocar clientes para assembléia extraordinária, calcular custo do produto, verificar ficha cadastral do cliente, preparar cadastro de novos clientes, consultar publicações técnicas, convidar clientes para visitar empresa, demonstrar capacidade de escuta atenta - saber ouvir, requisitar material de divulgação, analisar potencial de clientes, integrar novos funcionários, requisitar material de consumo, demonstrar senso ético, definir participação no mercado, fazer itinerário de visitas, atender solicitação de clientes, informar ao superior resultados de vendas, participar de feiras relacionadas a área, trabalhar em equipe, participar de cursos de aperfeiçoamento, priorizar pedidos e/ou ações para clientes especiais, demonstrar confiança, agendar horário, trabalhar sob pressão, demonstrar capacidade de gerenciar tempo, sugerir melhorias ao processo promocional e comercial, demonstrar capacidade de persuasão, verificar opiniões do cliente, treinar novos funcionários, dar retorno das sugestões ao cliente, filtrar informações para melhorar serviços, cumprir cotas de venda do produto, comunicar as transações realizadas, demonstrar criatividade, definir autonomia para negociação, explicar formas de pagamento, contatar clientes, discriminar tipos de produtos, elaborar relatórios e estatísticas, demonstrar capacidade de liderança, comunicar aos clientes alterações nos produtos e/ou serviços, receber indicação de futuros clientes, participar de palestras relacionadas a área, participar de lançamento de novos produtos, apresentar proposta ao cliente, auxiliar na escolha dos produtos, tomar decisões, encaminhar documentação do cliente, contornar situações adversas, demonstrar resiliência, demonstrar flexibilidade, pesquisar ações dos concorrentes, demonstrar habilidade de comunicação verbal.