CBO 3541-25 - Assistente de vendas - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos especialistas em promoção de produtos e vendas

O profissional no cargo de Assistente de vendas CBO 3541-25 assiste os responsáveis pelo setor comercial e os vendedores, apoiando o planejamento de ações para o processo de vendas, fazendo pesquisas sobre cliente potencial, cadastrando os clientes – inclusive na plataforma de Gestão de Relacionamento com o Cliente – e consultando a disponibilidade em estoque de produtos para venda Auxilia na concretização da venda e acompanha os clientes no pós-venda.

Elabora relatórios e estatísticas sobre as vendas realizadas Segue procedimentos e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental

CBO 3541-25 é o Código Brasileiro da Ocupação de especialistas em promoção de produtos e vendas que pertence ao grupo dos técnicos de nivel médio nas ciências administrativas, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.

Confira funções, descrição do cargo de Assistente de vendas, atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Especialistas em promoção de produtos e vendas CBO 3541-25 em todo Brasil.

Divisões de categorias profissionais do CBO 3541-25

  • Técnicos de nível médio.
    • Especialistas em promoção de produtos e vendas.
      • Técnicos de nivel médio nas ciências administrativas.

O que faz um Assistente de vendas

O Assistente de vendas CBO 3541-25 apoia o planejamento de ações para o processo de vendas, auxiliando na pesquisa de ações dos concorrentes, sugerindo novos mercados consumidores, analisando perfil e necessidades de cliente potencial, recebendo indicação de futuros clientes e realizando outras atividades solicitadas por responsáveis pelo setor comercial e por vendedores Pode auxiliar na elaboração de itinerário de visitas.

Acompanha os vendedores em suas visitas aos clientes.

Pode receber pedidos e encaminhá-los aos vendedores Pode orientar o comprador nas escolhas das mercadorias, produtos e serviços, de acordo com suas necessidades.

Lança dados e atualiza cadastro de clientes - potenciais e efetivos -, inclusive em plataforma de Gestão de Relacionamento com o Cliente (Customer Relationship Management - CRM) Armazena dados de clientes, tais como nome, endereço, número de celular e de telefone fixo, e-mail, profissão e emprego, preferência de produto ou serviço e compra efetivada.

Consulta a disponibilidade de produtos para venda, de acordo com os procedimentos de controle e programação de estoque.

Auxilia na análise de crédito do potencial cliente, na formatação das propostas comerciais e na elaboração de orçamentos Acompanha os clientes no pós-venda, prestando informações, comunicando alterações nos produtos e/ou serviços e esclarecendo dúvidas.

Realiza troca e devolução de mercadorias e produtos, conforme legislação e normas da empresa.

Controla questionário de pesquisa de satisfação do cliente Elabora relatórios e estatísticas sobre as vendas realizadas, informando ao seu superior sobre os resultados alcançados Classifica clientes por faturamento.

Controla informações sobre clientes inadimplentes Participa de lançamento de novos produtos, expondo produtos em locais definidos pela empresa.

Funções do cargo

O funcionário CBO 3541-25 deve sugerir políticas de vendas, divulgar produtos e serviços, acompanhar clientes pós-venda e/ou visita, participar de eventos, contatar Áreas internas da empresa, planejar visitas e contatos, concretizar vendas, demonstrar competências pessoais.

Condições de trabalho dessas profissões

Especialistas em promoção de produtos e vendas trabalham em empresas do comércio varejista e atacadista, e/ou em indústrias e/ou nos serviços, como assalariados ou prestando serviços para as mesmas, como autônomos. O trabalho é exercido presencialmente ou à distância, de forma individual, sem supervisão, em ambientes fechados, com deslocamentos constantes no trânsito e em horários irregulares. Podem trabalhar sob pressão de metas de venda, o que pode ocasionar estresse.

Exigências do mercado de trabalho para o CBO 3541-25

Para o exercício dessas ocupações requer-se conhecimentos especializados da área de atuação, escolaridade de nível médio, acompanhada de cursos e treinamentos de até duzentas horas. No caso do propagandista de produtos farmacêuticos, devido a tendências de exigência de mercado, é desejável formação superior em áeras como saúde ou negócios.

Atividades exercidas por um Assistente de vendas CBO 3541-25

Um Assistente de vendas (ou sinônimo) deve controlar vendas efetuadas, demonstrar capacidade de liderança, identificar necessidades do cliente, discutir estratégias com o superior, requisitar material de consumo, elaborar relatórios e estatísticas, receber indicação de futuros clientes, dar retorno das sugestões ao cliente, demonstrar capacidade de gerenciar tempo, priorizar pedidos e/ou ações para clientes especiais, pesquisar ações dos concorrentes, explicar objetivos da visita, demonstrar senso de organização, sugerir melhorias ao processo promocional e comercial, verificar prazo de entrega dos produtos, convocar clientes para assembléia extraordinária, trabalhar em equipe, preparar cadastro de novos clientes, demonstrar resiliência, convidar clientes para lançamento de produtos, requisitar troca de produtos, enviar mala direta aos clientes, apresentar tabelas de preços, explicar formas de pagamento, contatar clientes, encaminhar documentação do cliente, participar de palestras relacionadas a área, apresentar proposta ao cliente, filtrar informações para melhorar serviços, demonstrar características e benefícios do produto, sugerir novos mercados consumidores, atender solicitação de clientes, verificar opiniões do cliente, participar de treinamento de técnica de venda, demonstrar capacidade de escuta atenta - saber ouvir, fazer itinerário de visitas, participar de reuniões, discriminar tipos de produtos, esclarecer dados técnicos do produto ao cliente, comunicar as transações realizadas, fornecer amostras, demonstrar confiança, treinar novos funcionários, participar de lançamento de novos produtos, participar de cursos de aperfeiçoamento, demonstrar habilidade de comunicação verbal, checar irregularidades na entrega dos produtos, tomar decisões, verificar ficha cadastral do cliente, definir participação no mercado, demonstrar capacidade de negociação, encaminhar cliente para cadastro, definir estratégia de marketing, integrar novos funcionários, comunicar aos clientes alterações nos produtos e/ou serviços, demonstrar flexibilidade, agendar horário, demonstrar criatividade, contornar situações adversas, auxiliar na escolha dos produtos, classificar clientes por faturamento, informar ao superior resultados de vendas, enviar brindes ao cliente, calcular custo do produto, definir autonomia para negociação, prever vendas, verificar clientes inadimplentes, visitar área industrial da empresa, participar de feiras relacionadas a área, tirar pedidos de produtos, controlar questionário de pesquisa de satisfação do cliente, consultar publicações técnicas, analisar potencial de clientes, trabalhar sob pressão, convidar clientes para visitar empresa, requisitar material de divulgação, estabelecer prazos de entrega dos produtos, obter informações de pré-venda, expor produtos em locais definidos pela empresa, cumprir cotas de venda do produto, demonstrar capacidade de persuasão, demonstrar senso ético, esclarecer dúvidas do pedido.

Cargos e salários CBO 3541-25 - Especialistas em promoção de produtos e vendas

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