CBO 3541-25 - Assistente de vendas - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos especialistas em promoção de produtos e vendas
O profissional no cargo de Assistente de vendas CBO 3541-25 assiste os responsáveis pelo setor comercial e os vendedores, apoiando o planejamento de ações para o processo de vendas, fazendo pesquisas sobre cliente potencial, cadastrando os clientes – inclusive na plataforma de Gestão de Relacionamento com o Cliente – e consultando a disponibilidade em estoque de produtos para venda Auxilia na concretização da venda e acompanha os clientes no pós-venda.
Elabora relatórios e estatísticas sobre as vendas realizadas Segue procedimentos e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental
CBO 3541-25 é o Código Brasileiro da Ocupação de especialistas em promoção de produtos e vendas que pertence ao grupo dos técnicos de nivel médio nas ciências administrativas, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.
Confira funções, descrição do cargo de Assistente de vendas, atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Especialistas em promoção de produtos e vendas CBO 3541-25 em todo Brasil.
Divisões de categorias profissionais do CBO 3541-25
- Técnicos de nível médio.
- Especialistas em promoção de produtos e vendas.
- Técnicos de nivel médio nas ciências administrativas.
O que faz um Assistente de vendas
O Assistente de vendas CBO 3541-25 apoia o planejamento de ações para o processo de vendas, auxiliando na pesquisa de ações dos concorrentes, sugerindo novos mercados consumidores, analisando perfil e necessidades de cliente potencial, recebendo indicação de futuros clientes e realizando outras atividades solicitadas por responsáveis pelo setor comercial e por vendedores Pode auxiliar na elaboração de itinerário de visitas.
Acompanha os vendedores em suas visitas aos clientes.
Pode receber pedidos e encaminhá-los aos vendedores Pode orientar o comprador nas escolhas das mercadorias, produtos e serviços, de acordo com suas necessidades.
Lança dados e atualiza cadastro de clientes - potenciais e efetivos -, inclusive em plataforma de Gestão de Relacionamento com o Cliente (Customer Relationship Management - CRM) Armazena dados de clientes, tais como nome, endereço, número de celular e de telefone fixo, e-mail, profissão e emprego, preferência de produto ou serviço e compra efetivada.
Consulta a disponibilidade de produtos para venda, de acordo com os procedimentos de controle e programação de estoque.
Auxilia na análise de crédito do potencial cliente, na formatação das propostas comerciais e na elaboração de orçamentos Acompanha os clientes no pós-venda, prestando informações, comunicando alterações nos produtos e/ou serviços e esclarecendo dúvidas.
Realiza troca e devolução de mercadorias e produtos, conforme legislação e normas da empresa.
Controla questionário de pesquisa de satisfação do cliente Elabora relatórios e estatísticas sobre as vendas realizadas, informando ao seu superior sobre os resultados alcançados Classifica clientes por faturamento.
Controla informações sobre clientes inadimplentes Participa de lançamento de novos produtos, expondo produtos em locais definidos pela empresa.
Funções do cargo
O funcionário CBO 3541-25 deve concretizar vendas, participar de eventos, planejar visitas e contatos, acompanhar clientes pós-venda e/ou visita, contatar Áreas internas da empresa, demonstrar competências pessoais, divulgar produtos e serviços, sugerir políticas de vendas.
Condições de trabalho dessas profissões
Especialistas em promoção de produtos e vendas trabalham em empresas do comércio varejista e atacadista, e/ou em indústrias e/ou nos serviços, como assalariados ou prestando serviços para as mesmas, como autônomos. O trabalho é exercido presencialmente ou à distância, de forma individual, sem supervisão, em ambientes fechados, com deslocamentos constantes no trânsito e em horários irregulares. Podem trabalhar sob pressão de metas de venda, o que pode ocasionar estresse.
Exigências do mercado de trabalho para o CBO 3541-25
Para o exercício dessas ocupações requer-se conhecimentos especializados da área de atuação, escolaridade de nível médio, acompanhada de cursos e treinamentos de até duzentas horas. No caso do propagandista de produtos farmacêuticos, devido a tendências de exigência de mercado, é desejável formação superior em áeras como saúde ou negócios.
Atividades exercidas por um Assistente de vendas CBO 3541-25
Um Assistente de vendas (ou sinônimo) deve demonstrar capacidade de persuasão, explicar objetivos da visita, participar de palestras relacionadas a área, identificar necessidades do cliente, demonstrar criatividade, obter informações de pré-venda, discriminar tipos de produtos, enviar mala direta aos clientes, classificar clientes por faturamento, requisitar material de consumo, apresentar proposta ao cliente, filtrar informações para melhorar serviços, agendar horário, consultar publicações técnicas, participar de lançamento de novos produtos, priorizar pedidos e/ou ações para clientes especiais, verificar clientes inadimplentes, checar irregularidades na entrega dos produtos, participar de cursos de aperfeiçoamento, auxiliar na escolha dos produtos, encaminhar cliente para cadastro, convidar clientes para visitar empresa, atender solicitação de clientes, demonstrar senso ético, definir autonomia para negociação, demonstrar flexibilidade, tomar decisões, explicar formas de pagamento, convocar clientes para assembléia extraordinária, verificar opiniões do cliente, fornecer amostras, visitar área industrial da empresa, calcular custo do produto, apresentar tabelas de preços, convidar clientes para lançamento de produtos, demonstrar resiliência, demonstrar capacidade de negociação, esclarecer dúvidas do pedido, enviar brindes ao cliente, esclarecer dados técnicos do produto ao cliente, cumprir cotas de venda do produto, tirar pedidos de produtos, comunicar as transações realizadas, requisitar troca de produtos, integrar novos funcionários, demonstrar características e benefícios do produto, definir estratégia de marketing, pesquisar ações dos concorrentes, participar de feiras relacionadas a área, analisar potencial de clientes, demonstrar capacidade de escuta atenta - saber ouvir, expor produtos em locais definidos pela empresa, controlar questionário de pesquisa de satisfação do cliente, verificar prazo de entrega dos produtos, discutir estratégias com o superior, trabalhar em equipe, requisitar material de divulgação, participar de reuniões, sugerir novos mercados consumidores, estabelecer prazos de entrega dos produtos, trabalhar sob pressão, demonstrar habilidade de comunicação verbal, receber indicação de futuros clientes, demonstrar confiança, treinar novos funcionários, contornar situações adversas, sugerir melhorias ao processo promocional e comercial, participar de treinamento de técnica de venda, fazer itinerário de visitas, demonstrar capacidade de gerenciar tempo, prever vendas, elaborar relatórios e estatísticas, encaminhar documentação do cliente, comunicar aos clientes alterações nos produtos e/ou serviços, controlar vendas efetuadas, verificar ficha cadastral do cliente, demonstrar capacidade de liderança, demonstrar senso de organização, informar ao superior resultados de vendas, preparar cadastro de novos clientes, definir participação no mercado, dar retorno das sugestões ao cliente, contatar clientes.