CBO 3541-25 - Assistente de vendas - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos especialistas em promoção de produtos e vendas
O profissional no cargo de Assistente de vendas CBO 3541-25 assiste os responsáveis pelo setor comercial e os vendedores, apoiando o planejamento de ações para o processo de vendas, fazendo pesquisas sobre cliente potencial, cadastrando os clientes – inclusive na plataforma de Gestão de Relacionamento com o Cliente – e consultando a disponibilidade em estoque de produtos para venda Auxilia na concretização da venda e acompanha os clientes no pós-venda.
Elabora relatórios e estatísticas sobre as vendas realizadas Segue procedimentos e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental
CBO 3541-25 é o Código Brasileiro da Ocupação de especialistas em promoção de produtos e vendas que pertence ao grupo dos técnicos de nivel médio nas ciências administrativas, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.
Confira funções, descrição do cargo de Assistente de vendas, atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Especialistas em promoção de produtos e vendas CBO 3541-25 em todo Brasil.
Divisões de categorias profissionais do CBO 3541-25
- Técnicos de nível médio.
- Especialistas em promoção de produtos e vendas.
- Técnicos de nivel médio nas ciências administrativas.
O que faz um Assistente de vendas
O Assistente de vendas CBO 3541-25 apoia o planejamento de ações para o processo de vendas, auxiliando na pesquisa de ações dos concorrentes, sugerindo novos mercados consumidores, analisando perfil e necessidades de cliente potencial, recebendo indicação de futuros clientes e realizando outras atividades solicitadas por responsáveis pelo setor comercial e por vendedores Pode auxiliar na elaboração de itinerário de visitas.
Acompanha os vendedores em suas visitas aos clientes.
Pode receber pedidos e encaminhá-los aos vendedores Pode orientar o comprador nas escolhas das mercadorias, produtos e serviços, de acordo com suas necessidades.
Lança dados e atualiza cadastro de clientes - potenciais e efetivos -, inclusive em plataforma de Gestão de Relacionamento com o Cliente (Customer Relationship Management - CRM) Armazena dados de clientes, tais como nome, endereço, número de celular e de telefone fixo, e-mail, profissão e emprego, preferência de produto ou serviço e compra efetivada.
Consulta a disponibilidade de produtos para venda, de acordo com os procedimentos de controle e programação de estoque.
Auxilia na análise de crédito do potencial cliente, na formatação das propostas comerciais e na elaboração de orçamentos Acompanha os clientes no pós-venda, prestando informações, comunicando alterações nos produtos e/ou serviços e esclarecendo dúvidas.
Realiza troca e devolução de mercadorias e produtos, conforme legislação e normas da empresa.
Controla questionário de pesquisa de satisfação do cliente Elabora relatórios e estatísticas sobre as vendas realizadas, informando ao seu superior sobre os resultados alcançados Classifica clientes por faturamento.
Controla informações sobre clientes inadimplentes Participa de lançamento de novos produtos, expondo produtos em locais definidos pela empresa.
Funções do cargo
O funcionário CBO 3541-25 deve sugerir políticas de vendas, participar de eventos, divulgar produtos e serviços, concretizar vendas, planejar visitas e contatos, contatar Áreas internas da empresa, acompanhar clientes pós-venda e/ou visita, demonstrar competências pessoais.
Condições de trabalho dessas profissões
Especialistas em promoção de produtos e vendas trabalham em empresas do comércio varejista e atacadista, e/ou em indústrias e/ou nos serviços, como assalariados ou prestando serviços para as mesmas, como autônomos. O trabalho é exercido presencialmente ou à distância, de forma individual, sem supervisão, em ambientes fechados, com deslocamentos constantes no trânsito e em horários irregulares. Podem trabalhar sob pressão de metas de venda, o que pode ocasionar estresse.
Exigências do mercado de trabalho para o CBO 3541-25
Para o exercício dessas ocupações requer-se conhecimentos especializados da área de atuação, escolaridade de nível médio, acompanhada de cursos e treinamentos de até duzentas horas. No caso do propagandista de produtos farmacêuticos, devido a tendências de exigência de mercado, é desejável formação superior em áeras como saúde ou negócios.
Atividades exercidas por um Assistente de vendas CBO 3541-25
Um Assistente de vendas (ou sinônimo) deve requisitar material de consumo, identificar necessidades do cliente, demonstrar capacidade de gerenciar tempo, contornar situações adversas, expor produtos em locais definidos pela empresa, definir autonomia para negociação, visitar área industrial da empresa, verificar clientes inadimplentes, contatar clientes, controlar vendas efetuadas, integrar novos funcionários, agendar horário, encaminhar cliente para cadastro, demonstrar capacidade de escuta atenta - saber ouvir, demonstrar capacidade de negociação, participar de feiras relacionadas a área, esclarecer dados técnicos do produto ao cliente, demonstrar flexibilidade, filtrar informações para melhorar serviços, demonstrar criatividade, comunicar as transações realizadas, comunicar aos clientes alterações nos produtos e/ou serviços, auxiliar na escolha dos produtos, definir participação no mercado, demonstrar confiança, estabelecer prazos de entrega dos produtos, explicar objetivos da visita, participar de palestras relacionadas a área, requisitar troca de produtos, demonstrar características e benefícios do produto, convidar clientes para visitar empresa, tirar pedidos de produtos, fornecer amostras, participar de reuniões, priorizar pedidos e/ou ações para clientes especiais, discriminar tipos de produtos, consultar publicações técnicas, fazer itinerário de visitas, analisar potencial de clientes, esclarecer dúvidas do pedido, encaminhar documentação do cliente, preparar cadastro de novos clientes, controlar questionário de pesquisa de satisfação do cliente, participar de cursos de aperfeiçoamento, definir estratégia de marketing, trabalhar sob pressão, demonstrar capacidade de liderança, apresentar proposta ao cliente, cumprir cotas de venda do produto, trabalhar em equipe, demonstrar senso de organização, calcular custo do produto, elaborar relatórios e estatísticas, treinar novos funcionários, demonstrar habilidade de comunicação verbal, discutir estratégias com o superior, demonstrar capacidade de persuasão, participar de treinamento de técnica de venda, obter informações de pré-venda, dar retorno das sugestões ao cliente, checar irregularidades na entrega dos produtos, convidar clientes para lançamento de produtos, verificar ficha cadastral do cliente, enviar brindes ao cliente, tomar decisões, apresentar tabelas de preços, verificar prazo de entrega dos produtos, participar de lançamento de novos produtos, demonstrar senso ético, sugerir melhorias ao processo promocional e comercial, informar ao superior resultados de vendas, pesquisar ações dos concorrentes, receber indicação de futuros clientes, demonstrar resiliência, atender solicitação de clientes, enviar mala direta aos clientes, requisitar material de divulgação, convocar clientes para assembléia extraordinária, sugerir novos mercados consumidores, explicar formas de pagamento, verificar opiniões do cliente, classificar clientes por faturamento, prever vendas.