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CBO 3541-25 - Assistente de vendas - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos especialistas em promoção de produtos e vendas

O profissional no cargo de Assistente de vendas CBO 3541-25 assiste os responsáveis pelo setor comercial e os vendedores, apoiando o planejamento de ações para o processo de vendas, fazendo pesquisas sobre cliente potencial, cadastrando os clientes – inclusive na plataforma de Gestão de Relacionamento com o Cliente – e consultando a disponibilidade em estoque de produtos para venda Auxilia na concretização da venda e acompanha os clientes no pós-venda.

Elabora relatórios e estatísticas sobre as vendas realizadas Segue procedimentos e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental

CBO 3541-25 é o Código Brasileiro da Ocupação de especialistas em promoção de produtos e vendas que pertence ao grupo dos técnicos de nivel médio nas ciências administrativas, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.

Confira funções, descrição do cargo de Assistente de vendas, atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Especialistas em promoção de produtos e vendas CBO 3541-25 em todo Brasil.

Divisões de categorias profissionais do CBO 3541-25

  • Técnicos de nível médio.
    • Especialistas em promoção de produtos e vendas.
      • Técnicos de nivel médio nas ciências administrativas.

O que faz um Assistente de vendas

O Assistente de vendas CBO 3541-25 apoia o planejamento de ações para o processo de vendas, auxiliando na pesquisa de ações dos concorrentes, sugerindo novos mercados consumidores, analisando perfil e necessidades de cliente potencial, recebendo indicação de futuros clientes e realizando outras atividades solicitadas por responsáveis pelo setor comercial e por vendedores Pode auxiliar na elaboração de itinerário de visitas.

Acompanha os vendedores em suas visitas aos clientes.

Pode receber pedidos e encaminhá-los aos vendedores Pode orientar o comprador nas escolhas das mercadorias, produtos e serviços, de acordo com suas necessidades.

Lança dados e atualiza cadastro de clientes - potenciais e efetivos -, inclusive em plataforma de Gestão de Relacionamento com o Cliente (Customer Relationship Management - CRM) Armazena dados de clientes, tais como nome, endereço, número de celular e de telefone fixo, e-mail, profissão e emprego, preferência de produto ou serviço e compra efetivada.

Consulta a disponibilidade de produtos para venda, de acordo com os procedimentos de controle e programação de estoque.

Auxilia na análise de crédito do potencial cliente, na formatação das propostas comerciais e na elaboração de orçamentos Acompanha os clientes no pós-venda, prestando informações, comunicando alterações nos produtos e/ou serviços e esclarecendo dúvidas.

Realiza troca e devolução de mercadorias e produtos, conforme legislação e normas da empresa.

Controla questionário de pesquisa de satisfação do cliente Elabora relatórios e estatísticas sobre as vendas realizadas, informando ao seu superior sobre os resultados alcançados Classifica clientes por faturamento.

Controla informações sobre clientes inadimplentes Participa de lançamento de novos produtos, expondo produtos em locais definidos pela empresa.

Funções do cargo

O funcionário CBO 3541-25 deve acompanhar clientes pós-venda e/ou visita, divulgar produtos e serviços, participar de eventos, demonstrar competências pessoais, planejar visitas e contatos, contatar Áreas internas da empresa, sugerir políticas de vendas, concretizar vendas.

Condições de trabalho dessas profissões

Especialistas em promoção de produtos e vendas trabalham em empresas do comércio varejista e atacadista, e/ou em indústrias e/ou nos serviços, como assalariados ou prestando serviços para as mesmas, como autônomos. O trabalho é exercido presencialmente ou à distância, de forma individual, sem supervisão, em ambientes fechados, com deslocamentos constantes no trânsito e em horários irregulares. Podem trabalhar sob pressão de metas de venda, o que pode ocasionar estresse.

Exigências do mercado de trabalho para o CBO 3541-25

Para o exercício dessas ocupações requer-se conhecimentos especializados da área de atuação, escolaridade de nível médio, acompanhada de cursos e treinamentos de até duzentas horas. No caso do propagandista de produtos farmacêuticos, devido a tendências de exigência de mercado, é desejável formação superior em áeras como saúde ou negócios.

Atividades exercidas por um Assistente de vendas CBO 3541-25

Um Assistente de vendas (ou sinônimo) deve demonstrar criatividade, tirar pedidos de produtos, discriminar tipos de produtos, verificar clientes inadimplentes, demonstrar confiança, verificar ficha cadastral do cliente, dar retorno das sugestões ao cliente, analisar potencial de clientes, controlar questionário de pesquisa de satisfação do cliente, requisitar material de divulgação, informar ao superior resultados de vendas, trabalhar em equipe, expor produtos em locais definidos pela empresa, consultar publicações técnicas, priorizar pedidos e/ou ações para clientes especiais, discutir estratégias com o superior, demonstrar capacidade de liderança, demonstrar capacidade de gerenciar tempo, agendar horário, demonstrar capacidade de negociação, verificar prazo de entrega dos produtos, explicar objetivos da visita, treinar novos funcionários, demonstrar capacidade de escuta atenta - saber ouvir, fazer itinerário de visitas, checar irregularidades na entrega dos produtos, visitar área industrial da empresa, obter informações de pré-venda, enviar mala direta aos clientes, requisitar troca de produtos, participar de cursos de aperfeiçoamento, elaborar relatórios e estatísticas, definir participação no mercado, identificar necessidades do cliente, comunicar as transações realizadas, demonstrar senso de organização, contornar situações adversas, convidar clientes para visitar empresa, demonstrar características e benefícios do produto, preparar cadastro de novos clientes, verificar opiniões do cliente, demonstrar habilidade de comunicação verbal, cumprir cotas de venda do produto, participar de reuniões, integrar novos funcionários, comunicar aos clientes alterações nos produtos e/ou serviços, convidar clientes para lançamento de produtos, pesquisar ações dos concorrentes, participar de feiras relacionadas a área, receber indicação de futuros clientes, fornecer amostras, encaminhar documentação do cliente, estabelecer prazos de entrega dos produtos, calcular custo do produto, sugerir melhorias ao processo promocional e comercial, requisitar material de consumo, classificar clientes por faturamento, definir estratégia de marketing, demonstrar capacidade de persuasão, controlar vendas efetuadas, demonstrar resiliência, contatar clientes, definir autonomia para negociação, encaminhar cliente para cadastro, atender solicitação de clientes, esclarecer dados técnicos do produto ao cliente, enviar brindes ao cliente, participar de treinamento de técnica de venda, prever vendas, auxiliar na escolha dos produtos, demonstrar senso ético, trabalhar sob pressão, convocar clientes para assembléia extraordinária, apresentar tabelas de preços, esclarecer dúvidas do pedido, apresentar proposta ao cliente, demonstrar flexibilidade, tomar decisões, filtrar informações para melhorar serviços, sugerir novos mercados consumidores, participar de palestras relacionadas a área, explicar formas de pagamento, participar de lançamento de novos produtos.

Cargos e salários CBO 3541-25 - Especialistas em promoção de produtos e vendas

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