CBO 3541-25 - Assistente de vendas - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos especialistas em promoção de produtos e vendas

O profissional no cargo de Assistente de vendas CBO 3541-25 assiste os responsáveis pelo setor comercial e os vendedores, apoiando o planejamento de ações para o processo de vendas, fazendo pesquisas sobre cliente potencial, cadastrando os clientes – inclusive na plataforma de Gestão de Relacionamento com o Cliente – e consultando a disponibilidade em estoque de produtos para venda Auxilia na concretização da venda e acompanha os clientes no pós-venda.

Elabora relatórios e estatísticas sobre as vendas realizadas Segue procedimentos e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental

CBO 3541-25 é o Código Brasileiro da Ocupação de especialistas em promoção de produtos e vendas que pertence ao grupo dos técnicos de nivel médio nas ciências administrativas, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.

Confira funções, descrição do cargo de Assistente de vendas, atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Especialistas em promoção de produtos e vendas CBO 3541-25 em todo Brasil.

Divisões de categorias profissionais do CBO 3541-25

  • Técnicos de nível médio.
    • Especialistas em promoção de produtos e vendas.
      • Técnicos de nivel médio nas ciências administrativas.

O que faz um Assistente de vendas

O Assistente de vendas CBO 3541-25 apoia o planejamento de ações para o processo de vendas, auxiliando na pesquisa de ações dos concorrentes, sugerindo novos mercados consumidores, analisando perfil e necessidades de cliente potencial, recebendo indicação de futuros clientes e realizando outras atividades solicitadas por responsáveis pelo setor comercial e por vendedores Pode auxiliar na elaboração de itinerário de visitas.

Acompanha os vendedores em suas visitas aos clientes.

Pode receber pedidos e encaminhá-los aos vendedores Pode orientar o comprador nas escolhas das mercadorias, produtos e serviços, de acordo com suas necessidades.

Lança dados e atualiza cadastro de clientes - potenciais e efetivos -, inclusive em plataforma de Gestão de Relacionamento com o Cliente (Customer Relationship Management - CRM) Armazena dados de clientes, tais como nome, endereço, número de celular e de telefone fixo, e-mail, profissão e emprego, preferência de produto ou serviço e compra efetivada.

Consulta a disponibilidade de produtos para venda, de acordo com os procedimentos de controle e programação de estoque.

Auxilia na análise de crédito do potencial cliente, na formatação das propostas comerciais e na elaboração de orçamentos Acompanha os clientes no pós-venda, prestando informações, comunicando alterações nos produtos e/ou serviços e esclarecendo dúvidas.

Realiza troca e devolução de mercadorias e produtos, conforme legislação e normas da empresa.

Controla questionário de pesquisa de satisfação do cliente Elabora relatórios e estatísticas sobre as vendas realizadas, informando ao seu superior sobre os resultados alcançados Classifica clientes por faturamento.

Controla informações sobre clientes inadimplentes Participa de lançamento de novos produtos, expondo produtos em locais definidos pela empresa.

Funções do cargo

O funcionário CBO 3541-25 deve demonstrar competências pessoais, concretizar vendas, divulgar produtos e serviços, participar de eventos, contatar Áreas internas da empresa, sugerir políticas de vendas, planejar visitas e contatos, acompanhar clientes pós-venda e/ou visita.

Condições de trabalho dessas profissões

Especialistas em promoção de produtos e vendas trabalham em empresas do comércio varejista e atacadista, e/ou em indústrias e/ou nos serviços, como assalariados ou prestando serviços para as mesmas, como autônomos. O trabalho é exercido presencialmente ou à distância, de forma individual, sem supervisão, em ambientes fechados, com deslocamentos constantes no trânsito e em horários irregulares. Podem trabalhar sob pressão de metas de venda, o que pode ocasionar estresse.

Exigências do mercado de trabalho para o CBO 3541-25

Para o exercício dessas ocupações requer-se conhecimentos especializados da área de atuação, escolaridade de nível médio, acompanhada de cursos e treinamentos de até duzentas horas. No caso do propagandista de produtos farmacêuticos, devido a tendências de exigência de mercado, é desejável formação superior em áeras como saúde ou negócios.

Atividades exercidas por um Assistente de vendas CBO 3541-25

Um Assistente de vendas (ou sinônimo) deve controlar questionário de pesquisa de satisfação do cliente, informar ao superior resultados de vendas, demonstrar capacidade de persuasão, convidar clientes para lançamento de produtos, preparar cadastro de novos clientes, participar de cursos de aperfeiçoamento, demonstrar capacidade de negociação, participar de reuniões, convocar clientes para assembléia extraordinária, participar de lançamento de novos produtos, verificar ficha cadastral do cliente, estabelecer prazos de entrega dos produtos, apresentar tabelas de preços, enviar mala direta aos clientes, elaborar relatórios e estatísticas, classificar clientes por faturamento, comunicar as transações realizadas, dar retorno das sugestões ao cliente, discutir estratégias com o superior, fazer itinerário de visitas, demonstrar capacidade de gerenciar tempo, definir autonomia para negociação, controlar vendas efetuadas, requisitar material de consumo, demonstrar características e benefícios do produto, participar de treinamento de técnica de venda, prever vendas, demonstrar capacidade de liderança, verificar clientes inadimplentes, obter informações de pré-venda, sugerir melhorias ao processo promocional e comercial, requisitar material de divulgação, priorizar pedidos e/ou ações para clientes especiais, pesquisar ações dos concorrentes, receber indicação de futuros clientes, encaminhar documentação do cliente, filtrar informações para melhorar serviços, cumprir cotas de venda do produto, tomar decisões, tirar pedidos de produtos, definir participação no mercado, requisitar troca de produtos, atender solicitação de clientes, demonstrar confiança, encaminhar cliente para cadastro, trabalhar em equipe, verificar prazo de entrega dos produtos, contatar clientes, apresentar proposta ao cliente, analisar potencial de clientes, discriminar tipos de produtos, agendar horário, demonstrar capacidade de escuta atenta - saber ouvir, calcular custo do produto, trabalhar sob pressão, demonstrar resiliência, esclarecer dados técnicos do produto ao cliente, treinar novos funcionários, demonstrar senso ético, expor produtos em locais definidos pela empresa, demonstrar flexibilidade, enviar brindes ao cliente, fornecer amostras, sugerir novos mercados consumidores, participar de palestras relacionadas a área, visitar área industrial da empresa, identificar necessidades do cliente, participar de feiras relacionadas a área, explicar formas de pagamento, integrar novos funcionários, definir estratégia de marketing, convidar clientes para visitar empresa, consultar publicações técnicas, esclarecer dúvidas do pedido, auxiliar na escolha dos produtos, checar irregularidades na entrega dos produtos, demonstrar criatividade, explicar objetivos da visita, comunicar aos clientes alterações nos produtos e/ou serviços, verificar opiniões do cliente, contornar situações adversas, demonstrar senso de organização, demonstrar habilidade de comunicação verbal.

Cargos e salários CBO 3541-25 - Especialistas em promoção de produtos e vendas

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