CBO 3541-25 - Assistente de vendas - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos especialistas em promoção de produtos e vendas

O profissional no cargo de Assistente de vendas CBO 3541-25 assiste os responsáveis pelo setor comercial e os vendedores, apoiando o planejamento de ações para o processo de vendas, fazendo pesquisas sobre cliente potencial, cadastrando os clientes – inclusive na plataforma de Gestão de Relacionamento com o Cliente – e consultando a disponibilidade em estoque de produtos para venda Auxilia na concretização da venda e acompanha os clientes no pós-venda.

Elabora relatórios e estatísticas sobre as vendas realizadas Segue procedimentos e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental

CBO 3541-25 é o Código Brasileiro da Ocupação de especialistas em promoção de produtos e vendas que pertence ao grupo dos técnicos de nivel médio nas ciências administrativas, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.

Confira funções, descrição do cargo de Assistente de vendas, atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Especialistas em promoção de produtos e vendas CBO 3541-25 em todo Brasil.

Divisões de categorias profissionais do CBO 3541-25

  • Técnicos de nível médio.
    • Especialistas em promoção de produtos e vendas.
      • Técnicos de nivel médio nas ciências administrativas.

O que faz um Assistente de vendas

O Assistente de vendas CBO 3541-25 apoia o planejamento de ações para o processo de vendas, auxiliando na pesquisa de ações dos concorrentes, sugerindo novos mercados consumidores, analisando perfil e necessidades de cliente potencial, recebendo indicação de futuros clientes e realizando outras atividades solicitadas por responsáveis pelo setor comercial e por vendedores Pode auxiliar na elaboração de itinerário de visitas.

Acompanha os vendedores em suas visitas aos clientes.

Pode receber pedidos e encaminhá-los aos vendedores Pode orientar o comprador nas escolhas das mercadorias, produtos e serviços, de acordo com suas necessidades.

Lança dados e atualiza cadastro de clientes - potenciais e efetivos -, inclusive em plataforma de Gestão de Relacionamento com o Cliente (Customer Relationship Management - CRM) Armazena dados de clientes, tais como nome, endereço, número de celular e de telefone fixo, e-mail, profissão e emprego, preferência de produto ou serviço e compra efetivada.

Consulta a disponibilidade de produtos para venda, de acordo com os procedimentos de controle e programação de estoque.

Auxilia na análise de crédito do potencial cliente, na formatação das propostas comerciais e na elaboração de orçamentos Acompanha os clientes no pós-venda, prestando informações, comunicando alterações nos produtos e/ou serviços e esclarecendo dúvidas.

Realiza troca e devolução de mercadorias e produtos, conforme legislação e normas da empresa.

Controla questionário de pesquisa de satisfação do cliente Elabora relatórios e estatísticas sobre as vendas realizadas, informando ao seu superior sobre os resultados alcançados Classifica clientes por faturamento.

Controla informações sobre clientes inadimplentes Participa de lançamento de novos produtos, expondo produtos em locais definidos pela empresa.

Funções do cargo

O funcionário CBO 3541-25 deve divulgar produtos e serviços, contatar Áreas internas da empresa, acompanhar clientes pós-venda e/ou visita, participar de eventos, planejar visitas e contatos, sugerir políticas de vendas, demonstrar competências pessoais, concretizar vendas.

Condições de trabalho dessas profissões

Especialistas em promoção de produtos e vendas trabalham em empresas do comércio varejista e atacadista, e/ou em indústrias e/ou nos serviços, como assalariados ou prestando serviços para as mesmas, como autônomos. O trabalho é exercido presencialmente ou à distância, de forma individual, sem supervisão, em ambientes fechados, com deslocamentos constantes no trânsito e em horários irregulares. Podem trabalhar sob pressão de metas de venda, o que pode ocasionar estresse.

Exigências do mercado de trabalho para o CBO 3541-25

Para o exercício dessas ocupações requer-se conhecimentos especializados da área de atuação, escolaridade de nível médio, acompanhada de cursos e treinamentos de até duzentas horas. No caso do propagandista de produtos farmacêuticos, devido a tendências de exigência de mercado, é desejável formação superior em áeras como saúde ou negócios.

Atividades exercidas por um Assistente de vendas CBO 3541-25

Um Assistente de vendas (ou sinônimo) deve filtrar informações para melhorar serviços, dar retorno das sugestões ao cliente, preparar cadastro de novos clientes, tirar pedidos de produtos, demonstrar capacidade de persuasão, identificar necessidades do cliente, comunicar aos clientes alterações nos produtos e/ou serviços, informar ao superior resultados de vendas, enviar brindes ao cliente, discutir estratégias com o superior, fazer itinerário de visitas, verificar ficha cadastral do cliente, participar de lançamento de novos produtos, demonstrar capacidade de escuta atenta - saber ouvir, convidar clientes para lançamento de produtos, participar de reuniões, demonstrar confiança, participar de treinamento de técnica de venda, estabelecer prazos de entrega dos produtos, checar irregularidades na entrega dos produtos, fornecer amostras, enviar mala direta aos clientes, tomar decisões, verificar prazo de entrega dos produtos, analisar potencial de clientes, cumprir cotas de venda do produto, esclarecer dúvidas do pedido, comunicar as transações realizadas, demonstrar capacidade de liderança, controlar questionário de pesquisa de satisfação do cliente, verificar opiniões do cliente, visitar área industrial da empresa, participar de cursos de aperfeiçoamento, consultar publicações técnicas, demonstrar senso ético, convocar clientes para assembléia extraordinária, contatar clientes, atender solicitação de clientes, demonstrar criatividade, requisitar material de divulgação, classificar clientes por faturamento, encaminhar cliente para cadastro, requisitar troca de produtos, priorizar pedidos e/ou ações para clientes especiais, demonstrar capacidade de gerenciar tempo, apresentar tabelas de preços, controlar vendas efetuadas, elaborar relatórios e estatísticas, contornar situações adversas, participar de feiras relacionadas a área, verificar clientes inadimplentes, discriminar tipos de produtos, definir estratégia de marketing, trabalhar sob pressão, demonstrar senso de organização, encaminhar documentação do cliente, participar de palestras relacionadas a área, pesquisar ações dos concorrentes, expor produtos em locais definidos pela empresa, integrar novos funcionários, definir participação no mercado, auxiliar na escolha dos produtos, definir autonomia para negociação, explicar objetivos da visita, sugerir melhorias ao processo promocional e comercial, trabalhar em equipe, treinar novos funcionários, agendar horário, demonstrar capacidade de negociação, apresentar proposta ao cliente, demonstrar resiliência, requisitar material de consumo, obter informações de pré-venda, demonstrar habilidade de comunicação verbal, calcular custo do produto, explicar formas de pagamento, demonstrar flexibilidade, convidar clientes para visitar empresa, receber indicação de futuros clientes, demonstrar características e benefícios do produto, prever vendas, esclarecer dados técnicos do produto ao cliente, sugerir novos mercados consumidores.

Cargos e salários CBO 3541-25 - Especialistas em promoção de produtos e vendas

Não há posts para exibir