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CBO 3541-25 - Assistente de vendas - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos especialistas em promoção de produtos e vendas

O profissional no cargo de Assistente de vendas CBO 3541-25 assiste os responsáveis pelo setor comercial e os vendedores, apoiando o planejamento de ações para o processo de vendas, fazendo pesquisas sobre cliente potencial, cadastrando os clientes – inclusive na plataforma de Gestão de Relacionamento com o Cliente – e consultando a disponibilidade em estoque de produtos para venda Auxilia na concretização da venda e acompanha os clientes no pós-venda.

Elabora relatórios e estatísticas sobre as vendas realizadas Segue procedimentos e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental

CBO 3541-25 é o Código Brasileiro da Ocupação de especialistas em promoção de produtos e vendas que pertence ao grupo dos técnicos de nivel médio nas ciências administrativas, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.

Confira funções, descrição do cargo de Assistente de vendas, atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Especialistas em promoção de produtos e vendas CBO 3541-25 em todo Brasil.

Divisões de categorias profissionais do CBO 3541-25

  • Técnicos de nível médio.
    • Especialistas em promoção de produtos e vendas.
      • Técnicos de nivel médio nas ciências administrativas.

O que faz um Assistente de vendas

O Assistente de vendas CBO 3541-25 apoia o planejamento de ações para o processo de vendas, auxiliando na pesquisa de ações dos concorrentes, sugerindo novos mercados consumidores, analisando perfil e necessidades de cliente potencial, recebendo indicação de futuros clientes e realizando outras atividades solicitadas por responsáveis pelo setor comercial e por vendedores Pode auxiliar na elaboração de itinerário de visitas.

Acompanha os vendedores em suas visitas aos clientes.

Pode receber pedidos e encaminhá-los aos vendedores Pode orientar o comprador nas escolhas das mercadorias, produtos e serviços, de acordo com suas necessidades.

Lança dados e atualiza cadastro de clientes - potenciais e efetivos -, inclusive em plataforma de Gestão de Relacionamento com o Cliente (Customer Relationship Management - CRM) Armazena dados de clientes, tais como nome, endereço, número de celular e de telefone fixo, e-mail, profissão e emprego, preferência de produto ou serviço e compra efetivada.

Consulta a disponibilidade de produtos para venda, de acordo com os procedimentos de controle e programação de estoque.

Auxilia na análise de crédito do potencial cliente, na formatação das propostas comerciais e na elaboração de orçamentos Acompanha os clientes no pós-venda, prestando informações, comunicando alterações nos produtos e/ou serviços e esclarecendo dúvidas.

Realiza troca e devolução de mercadorias e produtos, conforme legislação e normas da empresa.

Controla questionário de pesquisa de satisfação do cliente Elabora relatórios e estatísticas sobre as vendas realizadas, informando ao seu superior sobre os resultados alcançados Classifica clientes por faturamento.

Controla informações sobre clientes inadimplentes Participa de lançamento de novos produtos, expondo produtos em locais definidos pela empresa.

Funções do cargo

O funcionário CBO 3541-25 deve planejar visitas e contatos, concretizar vendas, participar de eventos, divulgar produtos e serviços, demonstrar competências pessoais, acompanhar clientes pós-venda e/ou visita, contatar Áreas internas da empresa, sugerir políticas de vendas.

Condições de trabalho dessas profissões

Especialistas em promoção de produtos e vendas trabalham em empresas do comércio varejista e atacadista, e/ou em indústrias e/ou nos serviços, como assalariados ou prestando serviços para as mesmas, como autônomos. O trabalho é exercido presencialmente ou à distância, de forma individual, sem supervisão, em ambientes fechados, com deslocamentos constantes no trânsito e em horários irregulares. Podem trabalhar sob pressão de metas de venda, o que pode ocasionar estresse.

Exigências do mercado de trabalho para o CBO 3541-25

Para o exercício dessas ocupações requer-se conhecimentos especializados da área de atuação, escolaridade de nível médio, acompanhada de cursos e treinamentos de até duzentas horas. No caso do propagandista de produtos farmacêuticos, devido a tendências de exigência de mercado, é desejável formação superior em áeras como saúde ou negócios.

Atividades exercidas por um Assistente de vendas CBO 3541-25

Um Assistente de vendas (ou sinônimo) deve fazer itinerário de visitas, tirar pedidos de produtos, receber indicação de futuros clientes, discutir estratégias com o superior, esclarecer dúvidas do pedido, convocar clientes para assembléia extraordinária, requisitar troca de produtos, demonstrar capacidade de gerenciar tempo, comunicar as transações realizadas, identificar necessidades do cliente, demonstrar resiliência, participar de feiras relacionadas a área, comunicar aos clientes alterações nos produtos e/ou serviços, atender solicitação de clientes, definir estratégia de marketing, discriminar tipos de produtos, informar ao superior resultados de vendas, controlar questionário de pesquisa de satisfação do cliente, dar retorno das sugestões ao cliente, convidar clientes para visitar empresa, demonstrar flexibilidade, participar de palestras relacionadas a área, demonstrar capacidade de persuasão, cumprir cotas de venda do produto, tomar decisões, analisar potencial de clientes, agendar horário, filtrar informações para melhorar serviços, elaborar relatórios e estatísticas, definir autonomia para negociação, demonstrar capacidade de negociação, sugerir melhorias ao processo promocional e comercial, explicar objetivos da visita, requisitar material de consumo, consultar publicações técnicas, participar de cursos de aperfeiçoamento, demonstrar senso ético, demonstrar confiança, sugerir novos mercados consumidores, preparar cadastro de novos clientes, auxiliar na escolha dos produtos, calcular custo do produto, verificar clientes inadimplentes, contornar situações adversas, controlar vendas efetuadas, participar de lançamento de novos produtos, classificar clientes por faturamento, encaminhar cliente para cadastro, verificar opiniões do cliente, treinar novos funcionários, apresentar tabelas de preços, contatar clientes, checar irregularidades na entrega dos produtos, demonstrar habilidade de comunicação verbal, enviar mala direta aos clientes, priorizar pedidos e/ou ações para clientes especiais, pesquisar ações dos concorrentes, demonstrar capacidade de escuta atenta - saber ouvir, requisitar material de divulgação, integrar novos funcionários, encaminhar documentação do cliente, visitar área industrial da empresa, verificar ficha cadastral do cliente, participar de reuniões, trabalhar sob pressão, estabelecer prazos de entrega dos produtos, definir participação no mercado, expor produtos em locais definidos pela empresa, fornecer amostras, apresentar proposta ao cliente, verificar prazo de entrega dos produtos, demonstrar criatividade, trabalhar em equipe, esclarecer dados técnicos do produto ao cliente, obter informações de pré-venda, explicar formas de pagamento, enviar brindes ao cliente, convidar clientes para lançamento de produtos, demonstrar capacidade de liderança, participar de treinamento de técnica de venda, prever vendas, demonstrar senso de organização, demonstrar características e benefícios do produto.

Cargos e salários CBO 3541-25 - Especialistas em promoção de produtos e vendas

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