CBO 3541-25 - Assistente de vendas - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos especialistas em promoção de produtos e vendas
O profissional no cargo de Assistente de vendas CBO 3541-25 assiste os responsáveis pelo setor comercial e os vendedores, apoiando o planejamento de ações para o processo de vendas, fazendo pesquisas sobre cliente potencial, cadastrando os clientes – inclusive na plataforma de Gestão de Relacionamento com o Cliente – e consultando a disponibilidade em estoque de produtos para venda Auxilia na concretização da venda e acompanha os clientes no pós-venda.
Elabora relatórios e estatísticas sobre as vendas realizadas Segue procedimentos e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental
CBO 3541-25 é o Código Brasileiro da Ocupação de especialistas em promoção de produtos e vendas que pertence ao grupo dos técnicos de nivel médio nas ciências administrativas, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.
Confira funções, descrição do cargo de Assistente de vendas, atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Especialistas em promoção de produtos e vendas CBO 3541-25 em todo Brasil.
Divisões de categorias profissionais do CBO 3541-25
- Técnicos de nível médio.
- Especialistas em promoção de produtos e vendas.
- Técnicos de nivel médio nas ciências administrativas.
O que faz um Assistente de vendas
O Assistente de vendas CBO 3541-25 apoia o planejamento de ações para o processo de vendas, auxiliando na pesquisa de ações dos concorrentes, sugerindo novos mercados consumidores, analisando perfil e necessidades de cliente potencial, recebendo indicação de futuros clientes e realizando outras atividades solicitadas por responsáveis pelo setor comercial e por vendedores Pode auxiliar na elaboração de itinerário de visitas.
Acompanha os vendedores em suas visitas aos clientes.
Pode receber pedidos e encaminhá-los aos vendedores Pode orientar o comprador nas escolhas das mercadorias, produtos e serviços, de acordo com suas necessidades.
Lança dados e atualiza cadastro de clientes - potenciais e efetivos -, inclusive em plataforma de Gestão de Relacionamento com o Cliente (Customer Relationship Management - CRM) Armazena dados de clientes, tais como nome, endereço, número de celular e de telefone fixo, e-mail, profissão e emprego, preferência de produto ou serviço e compra efetivada.
Consulta a disponibilidade de produtos para venda, de acordo com os procedimentos de controle e programação de estoque.
Auxilia na análise de crédito do potencial cliente, na formatação das propostas comerciais e na elaboração de orçamentos Acompanha os clientes no pós-venda, prestando informações, comunicando alterações nos produtos e/ou serviços e esclarecendo dúvidas.
Realiza troca e devolução de mercadorias e produtos, conforme legislação e normas da empresa.
Controla questionário de pesquisa de satisfação do cliente Elabora relatórios e estatísticas sobre as vendas realizadas, informando ao seu superior sobre os resultados alcançados Classifica clientes por faturamento.
Controla informações sobre clientes inadimplentes Participa de lançamento de novos produtos, expondo produtos em locais definidos pela empresa.
Funções do cargo
O funcionário CBO 3541-25 deve contatar Áreas internas da empresa, acompanhar clientes pós-venda e/ou visita, divulgar produtos e serviços, sugerir políticas de vendas, concretizar vendas, planejar visitas e contatos, demonstrar competências pessoais, participar de eventos.
Condições de trabalho dessas profissões
Especialistas em promoção de produtos e vendas trabalham em empresas do comércio varejista e atacadista, e/ou em indústrias e/ou nos serviços, como assalariados ou prestando serviços para as mesmas, como autônomos. O trabalho é exercido presencialmente ou à distância, de forma individual, sem supervisão, em ambientes fechados, com deslocamentos constantes no trânsito e em horários irregulares. Podem trabalhar sob pressão de metas de venda, o que pode ocasionar estresse.
Exigências do mercado de trabalho para o CBO 3541-25
Para o exercício dessas ocupações requer-se conhecimentos especializados da área de atuação, escolaridade de nível médio, acompanhada de cursos e treinamentos de até duzentas horas. No caso do propagandista de produtos farmacêuticos, devido a tendências de exigência de mercado, é desejável formação superior em áeras como saúde ou negócios.
Atividades exercidas por um Assistente de vendas CBO 3541-25
Um Assistente de vendas (ou sinônimo) deve convidar clientes para lançamento de produtos, demonstrar resiliência, demonstrar capacidade de gerenciar tempo, tirar pedidos de produtos, analisar potencial de clientes, cumprir cotas de venda do produto, enviar brindes ao cliente, calcular custo do produto, consultar publicações técnicas, filtrar informações para melhorar serviços, trabalhar sob pressão, demonstrar características e benefícios do produto, verificar clientes inadimplentes, definir estratégia de marketing, auxiliar na escolha dos produtos, demonstrar criatividade, verificar prazo de entrega dos produtos, sugerir melhorias ao processo promocional e comercial, agendar horário, demonstrar flexibilidade, fazer itinerário de visitas, participar de palestras relacionadas a área, demonstrar capacidade de negociação, contatar clientes, requisitar material de divulgação, priorizar pedidos e/ou ações para clientes especiais, participar de treinamento de técnica de venda, enviar mala direta aos clientes, demonstrar capacidade de persuasão, comunicar as transações realizadas, pesquisar ações dos concorrentes, esclarecer dúvidas do pedido, expor produtos em locais definidos pela empresa, apresentar proposta ao cliente, demonstrar capacidade de escuta atenta - saber ouvir, participar de feiras relacionadas a área, apresentar tabelas de preços, demonstrar confiança, obter informações de pré-venda, elaborar relatórios e estatísticas, receber indicação de futuros clientes, informar ao superior resultados de vendas, controlar questionário de pesquisa de satisfação do cliente, discutir estratégias com o superior, convidar clientes para visitar empresa, estabelecer prazos de entrega dos produtos, requisitar material de consumo, classificar clientes por faturamento, sugerir novos mercados consumidores, encaminhar documentação do cliente, convocar clientes para assembléia extraordinária, demonstrar capacidade de liderança, esclarecer dados técnicos do produto ao cliente, discriminar tipos de produtos, integrar novos funcionários, preparar cadastro de novos clientes, demonstrar senso de organização, verificar ficha cadastral do cliente, controlar vendas efetuadas, identificar necessidades do cliente, explicar objetivos da visita, demonstrar habilidade de comunicação verbal, atender solicitação de clientes, prever vendas, visitar área industrial da empresa, explicar formas de pagamento, contornar situações adversas, verificar opiniões do cliente, participar de lançamento de novos produtos, tomar decisões, dar retorno das sugestões ao cliente, demonstrar senso ético, trabalhar em equipe, fornecer amostras, participar de cursos de aperfeiçoamento, treinar novos funcionários, definir autonomia para negociação, encaminhar cliente para cadastro, requisitar troca de produtos, participar de reuniões, comunicar aos clientes alterações nos produtos e/ou serviços, checar irregularidades na entrega dos produtos, definir participação no mercado.