CBO 3541-25 - Assistente de vendas - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos especialistas em promoção de produtos e vendas
O profissional no cargo de Assistente de vendas CBO 3541-25 assiste os responsáveis pelo setor comercial e os vendedores, apoiando o planejamento de ações para o processo de vendas, fazendo pesquisas sobre cliente potencial, cadastrando os clientes – inclusive na plataforma de Gestão de Relacionamento com o Cliente – e consultando a disponibilidade em estoque de produtos para venda Auxilia na concretização da venda e acompanha os clientes no pós-venda.
Elabora relatórios e estatísticas sobre as vendas realizadas Segue procedimentos e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental
CBO 3541-25 é o Código Brasileiro da Ocupação de especialistas em promoção de produtos e vendas que pertence ao grupo dos técnicos de nivel médio nas ciências administrativas, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.
Confira funções, descrição do cargo de Assistente de vendas, atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Especialistas em promoção de produtos e vendas CBO 3541-25 em todo Brasil.
Divisões de categorias profissionais do CBO 3541-25
- Técnicos de nível médio.
- Especialistas em promoção de produtos e vendas.
- Técnicos de nivel médio nas ciências administrativas.
O que faz um Assistente de vendas
O Assistente de vendas CBO 3541-25 apoia o planejamento de ações para o processo de vendas, auxiliando na pesquisa de ações dos concorrentes, sugerindo novos mercados consumidores, analisando perfil e necessidades de cliente potencial, recebendo indicação de futuros clientes e realizando outras atividades solicitadas por responsáveis pelo setor comercial e por vendedores Pode auxiliar na elaboração de itinerário de visitas.
Acompanha os vendedores em suas visitas aos clientes.
Pode receber pedidos e encaminhá-los aos vendedores Pode orientar o comprador nas escolhas das mercadorias, produtos e serviços, de acordo com suas necessidades.
Lança dados e atualiza cadastro de clientes - potenciais e efetivos -, inclusive em plataforma de Gestão de Relacionamento com o Cliente (Customer Relationship Management - CRM) Armazena dados de clientes, tais como nome, endereço, número de celular e de telefone fixo, e-mail, profissão e emprego, preferência de produto ou serviço e compra efetivada.
Consulta a disponibilidade de produtos para venda, de acordo com os procedimentos de controle e programação de estoque.
Auxilia na análise de crédito do potencial cliente, na formatação das propostas comerciais e na elaboração de orçamentos Acompanha os clientes no pós-venda, prestando informações, comunicando alterações nos produtos e/ou serviços e esclarecendo dúvidas.
Realiza troca e devolução de mercadorias e produtos, conforme legislação e normas da empresa.
Controla questionário de pesquisa de satisfação do cliente Elabora relatórios e estatísticas sobre as vendas realizadas, informando ao seu superior sobre os resultados alcançados Classifica clientes por faturamento.
Controla informações sobre clientes inadimplentes Participa de lançamento de novos produtos, expondo produtos em locais definidos pela empresa.
Funções do cargo
O funcionário CBO 3541-25 deve concretizar vendas, acompanhar clientes pós-venda e/ou visita, contatar Áreas internas da empresa, demonstrar competências pessoais, planejar visitas e contatos, sugerir políticas de vendas, divulgar produtos e serviços, participar de eventos.
Condições de trabalho dessas profissões
Especialistas em promoção de produtos e vendas trabalham em empresas do comércio varejista e atacadista, e/ou em indústrias e/ou nos serviços, como assalariados ou prestando serviços para as mesmas, como autônomos. O trabalho é exercido presencialmente ou à distância, de forma individual, sem supervisão, em ambientes fechados, com deslocamentos constantes no trânsito e em horários irregulares. Podem trabalhar sob pressão de metas de venda, o que pode ocasionar estresse.
Exigências do mercado de trabalho para o CBO 3541-25
Para o exercício dessas ocupações requer-se conhecimentos especializados da área de atuação, escolaridade de nível médio, acompanhada de cursos e treinamentos de até duzentas horas. No caso do propagandista de produtos farmacêuticos, devido a tendências de exigência de mercado, é desejável formação superior em áeras como saúde ou negócios.
Atividades exercidas por um Assistente de vendas CBO 3541-25
Um Assistente de vendas (ou sinônimo) deve verificar clientes inadimplentes, treinar novos funcionários, contatar clientes, receber indicação de futuros clientes, enviar mala direta aos clientes, elaborar relatórios e estatísticas, requisitar troca de produtos, contornar situações adversas, obter informações de pré-venda, sugerir novos mercados consumidores, consultar publicações técnicas, auxiliar na escolha dos produtos, visitar área industrial da empresa, participar de cursos de aperfeiçoamento, trabalhar sob pressão, cumprir cotas de venda do produto, fornecer amostras, pesquisar ações dos concorrentes, calcular custo do produto, participar de treinamento de técnica de venda, explicar objetivos da visita, enviar brindes ao cliente, estabelecer prazos de entrega dos produtos, demonstrar criatividade, demonstrar flexibilidade, agendar horário, expor produtos em locais definidos pela empresa, participar de reuniões, encaminhar cliente para cadastro, classificar clientes por faturamento, definir participação no mercado, discriminar tipos de produtos, tirar pedidos de produtos, requisitar material de divulgação, participar de palestras relacionadas a área, filtrar informações para melhorar serviços, controlar questionário de pesquisa de satisfação do cliente, demonstrar capacidade de gerenciar tempo, apresentar tabelas de preços, comunicar as transações realizadas, participar de lançamento de novos produtos, preparar cadastro de novos clientes, demonstrar habilidade de comunicação verbal, demonstrar senso de organização, controlar vendas efetuadas, requisitar material de consumo, demonstrar senso ético, atender solicitação de clientes, demonstrar capacidade de negociação, tomar decisões, apresentar proposta ao cliente, convidar clientes para lançamento de produtos, discutir estratégias com o superior, verificar prazo de entrega dos produtos, identificar necessidades do cliente, demonstrar capacidade de persuasão, verificar ficha cadastral do cliente, definir autonomia para negociação, comunicar aos clientes alterações nos produtos e/ou serviços, checar irregularidades na entrega dos produtos, participar de feiras relacionadas a área, esclarecer dados técnicos do produto ao cliente, prever vendas, convocar clientes para assembléia extraordinária, fazer itinerário de visitas, demonstrar capacidade de liderança, definir estratégia de marketing, convidar clientes para visitar empresa, explicar formas de pagamento, demonstrar confiança, integrar novos funcionários, priorizar pedidos e/ou ações para clientes especiais, informar ao superior resultados de vendas, verificar opiniões do cliente, analisar potencial de clientes, sugerir melhorias ao processo promocional e comercial, trabalhar em equipe, demonstrar características e benefícios do produto, demonstrar capacidade de escuta atenta - saber ouvir, dar retorno das sugestões ao cliente, encaminhar documentação do cliente, esclarecer dúvidas do pedido, demonstrar resiliência.