CBO 3541-25 - Assistente de vendas - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos especialistas em promoção de produtos e vendas
O profissional no cargo de Assistente de vendas CBO 3541-25 assiste os responsáveis pelo setor comercial e os vendedores, apoiando o planejamento de ações para o processo de vendas, fazendo pesquisas sobre cliente potencial, cadastrando os clientes – inclusive na plataforma de Gestão de Relacionamento com o Cliente – e consultando a disponibilidade em estoque de produtos para venda Auxilia na concretização da venda e acompanha os clientes no pós-venda.
Elabora relatórios e estatísticas sobre as vendas realizadas Segue procedimentos e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental
CBO 3541-25 é o Código Brasileiro da Ocupação de especialistas em promoção de produtos e vendas que pertence ao grupo dos técnicos de nivel médio nas ciências administrativas, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.
Confira funções, descrição do cargo de Assistente de vendas, atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Especialistas em promoção de produtos e vendas CBO 3541-25 em todo Brasil.
Divisões de categorias profissionais do CBO 3541-25
- Técnicos de nível médio.
- Especialistas em promoção de produtos e vendas.
- Técnicos de nivel médio nas ciências administrativas.
O que faz um Assistente de vendas
O Assistente de vendas CBO 3541-25 apoia o planejamento de ações para o processo de vendas, auxiliando na pesquisa de ações dos concorrentes, sugerindo novos mercados consumidores, analisando perfil e necessidades de cliente potencial, recebendo indicação de futuros clientes e realizando outras atividades solicitadas por responsáveis pelo setor comercial e por vendedores Pode auxiliar na elaboração de itinerário de visitas.
Acompanha os vendedores em suas visitas aos clientes.
Pode receber pedidos e encaminhá-los aos vendedores Pode orientar o comprador nas escolhas das mercadorias, produtos e serviços, de acordo com suas necessidades.
Lança dados e atualiza cadastro de clientes - potenciais e efetivos -, inclusive em plataforma de Gestão de Relacionamento com o Cliente (Customer Relationship Management - CRM) Armazena dados de clientes, tais como nome, endereço, número de celular e de telefone fixo, e-mail, profissão e emprego, preferência de produto ou serviço e compra efetivada.
Consulta a disponibilidade de produtos para venda, de acordo com os procedimentos de controle e programação de estoque.
Auxilia na análise de crédito do potencial cliente, na formatação das propostas comerciais e na elaboração de orçamentos Acompanha os clientes no pós-venda, prestando informações, comunicando alterações nos produtos e/ou serviços e esclarecendo dúvidas.
Realiza troca e devolução de mercadorias e produtos, conforme legislação e normas da empresa.
Controla questionário de pesquisa de satisfação do cliente Elabora relatórios e estatísticas sobre as vendas realizadas, informando ao seu superior sobre os resultados alcançados Classifica clientes por faturamento.
Controla informações sobre clientes inadimplentes Participa de lançamento de novos produtos, expondo produtos em locais definidos pela empresa.
Funções do cargo
O funcionário CBO 3541-25 deve sugerir políticas de vendas, concretizar vendas, planejar visitas e contatos, divulgar produtos e serviços, contatar Áreas internas da empresa, acompanhar clientes pós-venda e/ou visita, participar de eventos, demonstrar competências pessoais.
Condições de trabalho dessas profissões
Especialistas em promoção de produtos e vendas trabalham em empresas do comércio varejista e atacadista, e/ou em indústrias e/ou nos serviços, como assalariados ou prestando serviços para as mesmas, como autônomos. O trabalho é exercido presencialmente ou à distância, de forma individual, sem supervisão, em ambientes fechados, com deslocamentos constantes no trânsito e em horários irregulares. Podem trabalhar sob pressão de metas de venda, o que pode ocasionar estresse.
Exigências do mercado de trabalho para o CBO 3541-25
Para o exercício dessas ocupações requer-se conhecimentos especializados da área de atuação, escolaridade de nível médio, acompanhada de cursos e treinamentos de até duzentas horas. No caso do propagandista de produtos farmacêuticos, devido a tendências de exigência de mercado, é desejável formação superior em áeras como saúde ou negócios.
Atividades exercidas por um Assistente de vendas CBO 3541-25
Um Assistente de vendas (ou sinônimo) deve preparar cadastro de novos clientes, demonstrar capacidade de gerenciar tempo, definir estratégia de marketing, esclarecer dados técnicos do produto ao cliente, obter informações de pré-venda, pesquisar ações dos concorrentes, elaborar relatórios e estatísticas, participar de palestras relacionadas a área, sugerir melhorias ao processo promocional e comercial, comunicar aos clientes alterações nos produtos e/ou serviços, encaminhar cliente para cadastro, convidar clientes para visitar empresa, filtrar informações para melhorar serviços, prever vendas, agendar horário, tomar decisões, demonstrar capacidade de liderança, requisitar material de divulgação, demonstrar senso ético, convidar clientes para lançamento de produtos, calcular custo do produto, definir autonomia para negociação, verificar ficha cadastral do cliente, trabalhar em equipe, demonstrar habilidade de comunicação verbal, sugerir novos mercados consumidores, demonstrar capacidade de escuta atenta - saber ouvir, estabelecer prazos de entrega dos produtos, priorizar pedidos e/ou ações para clientes especiais, controlar vendas efetuadas, classificar clientes por faturamento, explicar formas de pagamento, participar de reuniões, expor produtos em locais definidos pela empresa, demonstrar capacidade de persuasão, definir participação no mercado, tirar pedidos de produtos, verificar prazo de entrega dos produtos, enviar brindes ao cliente, identificar necessidades do cliente, dar retorno das sugestões ao cliente, demonstrar senso de organização, cumprir cotas de venda do produto, participar de cursos de aperfeiçoamento, treinar novos funcionários, demonstrar criatividade, requisitar material de consumo, auxiliar na escolha dos produtos, analisar potencial de clientes, enviar mala direta aos clientes, apresentar tabelas de preços, fazer itinerário de visitas, convocar clientes para assembléia extraordinária, fornecer amostras, visitar área industrial da empresa, comunicar as transações realizadas, participar de feiras relacionadas a área, participar de treinamento de técnica de venda, demonstrar capacidade de negociação, demonstrar confiança, atender solicitação de clientes, verificar opiniões do cliente, encaminhar documentação do cliente, contornar situações adversas, verificar clientes inadimplentes, consultar publicações técnicas, demonstrar características e benefícios do produto, demonstrar flexibilidade, participar de lançamento de novos produtos, discutir estratégias com o superior, informar ao superior resultados de vendas, receber indicação de futuros clientes, demonstrar resiliência, checar irregularidades na entrega dos produtos, trabalhar sob pressão, discriminar tipos de produtos, requisitar troca de produtos, apresentar proposta ao cliente, esclarecer dúvidas do pedido, integrar novos funcionários, controlar questionário de pesquisa de satisfação do cliente, contatar clientes, explicar objetivos da visita.