CBO 3541-25 - Assistente de vendas - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos especialistas em promoção de produtos e vendas
O profissional no cargo de Assistente de vendas CBO 3541-25 assiste os responsáveis pelo setor comercial e os vendedores, apoiando o planejamento de ações para o processo de vendas, fazendo pesquisas sobre cliente potencial, cadastrando os clientes – inclusive na plataforma de Gestão de Relacionamento com o Cliente – e consultando a disponibilidade em estoque de produtos para venda Auxilia na concretização da venda e acompanha os clientes no pós-venda.
Elabora relatórios e estatísticas sobre as vendas realizadas Segue procedimentos e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental
CBO 3541-25 é o Código Brasileiro da Ocupação de especialistas em promoção de produtos e vendas que pertence ao grupo dos técnicos de nivel médio nas ciências administrativas, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.
Confira funções, descrição do cargo de Assistente de vendas, atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Especialistas em promoção de produtos e vendas CBO 3541-25 em todo Brasil.
Divisões de categorias profissionais do CBO 3541-25
- Técnicos de nível médio.
- Especialistas em promoção de produtos e vendas.
- Técnicos de nivel médio nas ciências administrativas.
O que faz um Assistente de vendas
O Assistente de vendas CBO 3541-25 apoia o planejamento de ações para o processo de vendas, auxiliando na pesquisa de ações dos concorrentes, sugerindo novos mercados consumidores, analisando perfil e necessidades de cliente potencial, recebendo indicação de futuros clientes e realizando outras atividades solicitadas por responsáveis pelo setor comercial e por vendedores Pode auxiliar na elaboração de itinerário de visitas.
Acompanha os vendedores em suas visitas aos clientes.
Pode receber pedidos e encaminhá-los aos vendedores Pode orientar o comprador nas escolhas das mercadorias, produtos e serviços, de acordo com suas necessidades.
Lança dados e atualiza cadastro de clientes - potenciais e efetivos -, inclusive em plataforma de Gestão de Relacionamento com o Cliente (Customer Relationship Management - CRM) Armazena dados de clientes, tais como nome, endereço, número de celular e de telefone fixo, e-mail, profissão e emprego, preferência de produto ou serviço e compra efetivada.
Consulta a disponibilidade de produtos para venda, de acordo com os procedimentos de controle e programação de estoque.
Auxilia na análise de crédito do potencial cliente, na formatação das propostas comerciais e na elaboração de orçamentos Acompanha os clientes no pós-venda, prestando informações, comunicando alterações nos produtos e/ou serviços e esclarecendo dúvidas.
Realiza troca e devolução de mercadorias e produtos, conforme legislação e normas da empresa.
Controla questionário de pesquisa de satisfação do cliente Elabora relatórios e estatísticas sobre as vendas realizadas, informando ao seu superior sobre os resultados alcançados Classifica clientes por faturamento.
Controla informações sobre clientes inadimplentes Participa de lançamento de novos produtos, expondo produtos em locais definidos pela empresa.
Funções do cargo
O funcionário CBO 3541-25 deve sugerir políticas de vendas, acompanhar clientes pós-venda e/ou visita, concretizar vendas, planejar visitas e contatos, participar de eventos, demonstrar competências pessoais, divulgar produtos e serviços, contatar Áreas internas da empresa.
Condições de trabalho dessas profissões
Especialistas em promoção de produtos e vendas trabalham em empresas do comércio varejista e atacadista, e/ou em indústrias e/ou nos serviços, como assalariados ou prestando serviços para as mesmas, como autônomos. O trabalho é exercido presencialmente ou à distância, de forma individual, sem supervisão, em ambientes fechados, com deslocamentos constantes no trânsito e em horários irregulares. Podem trabalhar sob pressão de metas de venda, o que pode ocasionar estresse.
Exigências do mercado de trabalho para o CBO 3541-25
Para o exercício dessas ocupações requer-se conhecimentos especializados da área de atuação, escolaridade de nível médio, acompanhada de cursos e treinamentos de até duzentas horas. No caso do propagandista de produtos farmacêuticos, devido a tendências de exigência de mercado, é desejável formação superior em áeras como saúde ou negócios.
Atividades exercidas por um Assistente de vendas CBO 3541-25
Um Assistente de vendas (ou sinônimo) deve demonstrar flexibilidade, tomar decisões, analisar potencial de clientes, demonstrar capacidade de persuasão, demonstrar características e benefícios do produto, elaborar relatórios e estatísticas, checar irregularidades na entrega dos produtos, enviar mala direta aos clientes, controlar questionário de pesquisa de satisfação do cliente, comunicar aos clientes alterações nos produtos e/ou serviços, requisitar troca de produtos, esclarecer dúvidas do pedido, verificar opiniões do cliente, sugerir melhorias ao processo promocional e comercial, demonstrar capacidade de gerenciar tempo, explicar formas de pagamento, demonstrar capacidade de liderança, identificar necessidades do cliente, trabalhar em equipe, demonstrar senso ético, apresentar proposta ao cliente, convocar clientes para assembléia extraordinária, participar de reuniões, explicar objetivos da visita, verificar prazo de entrega dos produtos, atender solicitação de clientes, verificar ficha cadastral do cliente, definir estratégia de marketing, requisitar material de consumo, estabelecer prazos de entrega dos produtos, cumprir cotas de venda do produto, priorizar pedidos e/ou ações para clientes especiais, treinar novos funcionários, encaminhar cliente para cadastro, contatar clientes, participar de palestras relacionadas a área, demonstrar senso de organização, calcular custo do produto, comunicar as transações realizadas, receber indicação de futuros clientes, discutir estratégias com o superior, demonstrar criatividade, pesquisar ações dos concorrentes, participar de lançamento de novos produtos, trabalhar sob pressão, tirar pedidos de produtos, discriminar tipos de produtos, definir autonomia para negociação, definir participação no mercado, filtrar informações para melhorar serviços, integrar novos funcionários, verificar clientes inadimplentes, participar de feiras relacionadas a área, fornecer amostras, apresentar tabelas de preços, contornar situações adversas, fazer itinerário de visitas, preparar cadastro de novos clientes, demonstrar capacidade de escuta atenta - saber ouvir, consultar publicações técnicas, dar retorno das sugestões ao cliente, encaminhar documentação do cliente, convidar clientes para visitar empresa, sugerir novos mercados consumidores, demonstrar habilidade de comunicação verbal, obter informações de pré-venda, esclarecer dados técnicos do produto ao cliente, controlar vendas efetuadas, requisitar material de divulgação, participar de cursos de aperfeiçoamento, demonstrar confiança, classificar clientes por faturamento, expor produtos em locais definidos pela empresa, enviar brindes ao cliente, demonstrar capacidade de negociação, convidar clientes para lançamento de produtos, visitar área industrial da empresa, participar de treinamento de técnica de venda, demonstrar resiliência, informar ao superior resultados de vendas, auxiliar na escolha dos produtos, prever vendas, agendar horário.