CBO 3541-25 - Assistente de vendas - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos especialistas em promoção de produtos e vendas
O profissional no cargo de Assistente de vendas CBO 3541-25 assiste os responsáveis pelo setor comercial e os vendedores, apoiando o planejamento de ações para o processo de vendas, fazendo pesquisas sobre cliente potencial, cadastrando os clientes – inclusive na plataforma de Gestão de Relacionamento com o Cliente – e consultando a disponibilidade em estoque de produtos para venda Auxilia na concretização da venda e acompanha os clientes no pós-venda.
Elabora relatórios e estatísticas sobre as vendas realizadas Segue procedimentos e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental
CBO 3541-25 é o Código Brasileiro da Ocupação de especialistas em promoção de produtos e vendas que pertence ao grupo dos técnicos de nivel médio nas ciências administrativas, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.
Confira funções, descrição do cargo de Assistente de vendas, atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Especialistas em promoção de produtos e vendas CBO 3541-25 em todo Brasil.
Divisões de categorias profissionais do CBO 3541-25
- Técnicos de nível médio.
- Especialistas em promoção de produtos e vendas.
- Técnicos de nivel médio nas ciências administrativas.
O que faz um Assistente de vendas
O Assistente de vendas CBO 3541-25 apoia o planejamento de ações para o processo de vendas, auxiliando na pesquisa de ações dos concorrentes, sugerindo novos mercados consumidores, analisando perfil e necessidades de cliente potencial, recebendo indicação de futuros clientes e realizando outras atividades solicitadas por responsáveis pelo setor comercial e por vendedores Pode auxiliar na elaboração de itinerário de visitas.
Acompanha os vendedores em suas visitas aos clientes.
Pode receber pedidos e encaminhá-los aos vendedores Pode orientar o comprador nas escolhas das mercadorias, produtos e serviços, de acordo com suas necessidades.
Lança dados e atualiza cadastro de clientes - potenciais e efetivos -, inclusive em plataforma de Gestão de Relacionamento com o Cliente (Customer Relationship Management - CRM) Armazena dados de clientes, tais como nome, endereço, número de celular e de telefone fixo, e-mail, profissão e emprego, preferência de produto ou serviço e compra efetivada.
Consulta a disponibilidade de produtos para venda, de acordo com os procedimentos de controle e programação de estoque.
Auxilia na análise de crédito do potencial cliente, na formatação das propostas comerciais e na elaboração de orçamentos Acompanha os clientes no pós-venda, prestando informações, comunicando alterações nos produtos e/ou serviços e esclarecendo dúvidas.
Realiza troca e devolução de mercadorias e produtos, conforme legislação e normas da empresa.
Controla questionário de pesquisa de satisfação do cliente Elabora relatórios e estatísticas sobre as vendas realizadas, informando ao seu superior sobre os resultados alcançados Classifica clientes por faturamento.
Controla informações sobre clientes inadimplentes Participa de lançamento de novos produtos, expondo produtos em locais definidos pela empresa.
Funções do cargo
O funcionário CBO 3541-25 deve concretizar vendas, demonstrar competências pessoais, divulgar produtos e serviços, sugerir políticas de vendas, acompanhar clientes pós-venda e/ou visita, planejar visitas e contatos, contatar Áreas internas da empresa, participar de eventos.
Condições de trabalho dessas profissões
Especialistas em promoção de produtos e vendas trabalham em empresas do comércio varejista e atacadista, e/ou em indústrias e/ou nos serviços, como assalariados ou prestando serviços para as mesmas, como autônomos. O trabalho é exercido presencialmente ou à distância, de forma individual, sem supervisão, em ambientes fechados, com deslocamentos constantes no trânsito e em horários irregulares. Podem trabalhar sob pressão de metas de venda, o que pode ocasionar estresse.
Exigências do mercado de trabalho para o CBO 3541-25
Para o exercício dessas ocupações requer-se conhecimentos especializados da área de atuação, escolaridade de nível médio, acompanhada de cursos e treinamentos de até duzentas horas. No caso do propagandista de produtos farmacêuticos, devido a tendências de exigência de mercado, é desejável formação superior em áeras como saúde ou negócios.
Atividades exercidas por um Assistente de vendas CBO 3541-25
Um Assistente de vendas (ou sinônimo) deve informar ao superior resultados de vendas, demonstrar habilidade de comunicação verbal, pesquisar ações dos concorrentes, integrar novos funcionários, controlar questionário de pesquisa de satisfação do cliente, cumprir cotas de venda do produto, convidar clientes para visitar empresa, fornecer amostras, convidar clientes para lançamento de produtos, agendar horário, classificar clientes por faturamento, prever vendas, participar de reuniões, apresentar tabelas de preços, demonstrar capacidade de liderança, definir autonomia para negociação, convocar clientes para assembléia extraordinária, apresentar proposta ao cliente, auxiliar na escolha dos produtos, enviar brindes ao cliente, demonstrar flexibilidade, atender solicitação de clientes, encaminhar cliente para cadastro, comunicar aos clientes alterações nos produtos e/ou serviços, identificar necessidades do cliente, participar de cursos de aperfeiçoamento, verificar clientes inadimplentes, preparar cadastro de novos clientes, treinar novos funcionários, demonstrar senso ético, filtrar informações para melhorar serviços, enviar mala direta aos clientes, trabalhar em equipe, definir participação no mercado, checar irregularidades na entrega dos produtos, explicar formas de pagamento, demonstrar confiança, consultar publicações técnicas, esclarecer dados técnicos do produto ao cliente, requisitar material de divulgação, controlar vendas efetuadas, estabelecer prazos de entrega dos produtos, tomar decisões, demonstrar criatividade, demonstrar resiliência, esclarecer dúvidas do pedido, tirar pedidos de produtos, expor produtos em locais definidos pela empresa, definir estratégia de marketing, demonstrar capacidade de negociação, explicar objetivos da visita, discriminar tipos de produtos, demonstrar capacidade de persuasão, sugerir melhorias ao processo promocional e comercial, receber indicação de futuros clientes, obter informações de pré-venda, dar retorno das sugestões ao cliente, verificar ficha cadastral do cliente, participar de feiras relacionadas a área, priorizar pedidos e/ou ações para clientes especiais, participar de treinamento de técnica de venda, trabalhar sob pressão, sugerir novos mercados consumidores, comunicar as transações realizadas, elaborar relatórios e estatísticas, discutir estratégias com o superior, demonstrar características e benefícios do produto, contatar clientes, contornar situações adversas, participar de lançamento de novos produtos, calcular custo do produto, demonstrar capacidade de gerenciar tempo, visitar área industrial da empresa, demonstrar capacidade de escuta atenta - saber ouvir, requisitar troca de produtos, encaminhar documentação do cliente, participar de palestras relacionadas a área, verificar prazo de entrega dos produtos, analisar potencial de clientes, verificar opiniões do cliente, demonstrar senso de organização, requisitar material de consumo, fazer itinerário de visitas.