CBO 3541-25 - Assistente de vendas - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos especialistas em promoção de produtos e vendas
O profissional no cargo de Assistente de vendas CBO 3541-25 assiste os responsáveis pelo setor comercial e os vendedores, apoiando o planejamento de ações para o processo de vendas, fazendo pesquisas sobre cliente potencial, cadastrando os clientes – inclusive na plataforma de Gestão de Relacionamento com o Cliente – e consultando a disponibilidade em estoque de produtos para venda Auxilia na concretização da venda e acompanha os clientes no pós-venda.
Elabora relatórios e estatísticas sobre as vendas realizadas Segue procedimentos e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental
CBO 3541-25 é o Código Brasileiro da Ocupação de especialistas em promoção de produtos e vendas que pertence ao grupo dos técnicos de nivel médio nas ciências administrativas, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.
Confira funções, descrição do cargo de Assistente de vendas, atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Especialistas em promoção de produtos e vendas CBO 3541-25 em todo Brasil.
Divisões de categorias profissionais do CBO 3541-25
- Técnicos de nível médio.
- Especialistas em promoção de produtos e vendas.
- Técnicos de nivel médio nas ciências administrativas.
O que faz um Assistente de vendas
O Assistente de vendas CBO 3541-25 apoia o planejamento de ações para o processo de vendas, auxiliando na pesquisa de ações dos concorrentes, sugerindo novos mercados consumidores, analisando perfil e necessidades de cliente potencial, recebendo indicação de futuros clientes e realizando outras atividades solicitadas por responsáveis pelo setor comercial e por vendedores Pode auxiliar na elaboração de itinerário de visitas.
Acompanha os vendedores em suas visitas aos clientes.
Pode receber pedidos e encaminhá-los aos vendedores Pode orientar o comprador nas escolhas das mercadorias, produtos e serviços, de acordo com suas necessidades.
Lança dados e atualiza cadastro de clientes - potenciais e efetivos -, inclusive em plataforma de Gestão de Relacionamento com o Cliente (Customer Relationship Management - CRM) Armazena dados de clientes, tais como nome, endereço, número de celular e de telefone fixo, e-mail, profissão e emprego, preferência de produto ou serviço e compra efetivada.
Consulta a disponibilidade de produtos para venda, de acordo com os procedimentos de controle e programação de estoque.
Auxilia na análise de crédito do potencial cliente, na formatação das propostas comerciais e na elaboração de orçamentos Acompanha os clientes no pós-venda, prestando informações, comunicando alterações nos produtos e/ou serviços e esclarecendo dúvidas.
Realiza troca e devolução de mercadorias e produtos, conforme legislação e normas da empresa.
Controla questionário de pesquisa de satisfação do cliente Elabora relatórios e estatísticas sobre as vendas realizadas, informando ao seu superior sobre os resultados alcançados Classifica clientes por faturamento.
Controla informações sobre clientes inadimplentes Participa de lançamento de novos produtos, expondo produtos em locais definidos pela empresa.
Funções do cargo
O funcionário CBO 3541-25 deve sugerir políticas de vendas, acompanhar clientes pós-venda e/ou visita, demonstrar competências pessoais, divulgar produtos e serviços, concretizar vendas, participar de eventos, planejar visitas e contatos, contatar Áreas internas da empresa.
Condições de trabalho dessas profissões
Especialistas em promoção de produtos e vendas trabalham em empresas do comércio varejista e atacadista, e/ou em indústrias e/ou nos serviços, como assalariados ou prestando serviços para as mesmas, como autônomos. O trabalho é exercido presencialmente ou à distância, de forma individual, sem supervisão, em ambientes fechados, com deslocamentos constantes no trânsito e em horários irregulares. Podem trabalhar sob pressão de metas de venda, o que pode ocasionar estresse.
Exigências do mercado de trabalho para o CBO 3541-25
Para o exercício dessas ocupações requer-se conhecimentos especializados da área de atuação, escolaridade de nível médio, acompanhada de cursos e treinamentos de até duzentas horas. No caso do propagandista de produtos farmacêuticos, devido a tendências de exigência de mercado, é desejável formação superior em áeras como saúde ou negócios.
Atividades exercidas por um Assistente de vendas CBO 3541-25
Um Assistente de vendas (ou sinônimo) deve identificar necessidades do cliente, agendar horário, discriminar tipos de produtos, controlar vendas efetuadas, contornar situações adversas, definir estratégia de marketing, discutir estratégias com o superior, verificar ficha cadastral do cliente, trabalhar sob pressão, explicar objetivos da visita, obter informações de pré-venda, demonstrar capacidade de escuta atenta - saber ouvir, comunicar aos clientes alterações nos produtos e/ou serviços, participar de palestras relacionadas a área, demonstrar criatividade, requisitar material de divulgação, controlar questionário de pesquisa de satisfação do cliente, classificar clientes por faturamento, explicar formas de pagamento, esclarecer dúvidas do pedido, participar de reuniões, definir autonomia para negociação, convocar clientes para assembléia extraordinária, informar ao superior resultados de vendas, integrar novos funcionários, fornecer amostras, trabalhar em equipe, elaborar relatórios e estatísticas, definir participação no mercado, dar retorno das sugestões ao cliente, treinar novos funcionários, enviar mala direta aos clientes, preparar cadastro de novos clientes, atender solicitação de clientes, demonstrar capacidade de liderança, participar de lançamento de novos produtos, enviar brindes ao cliente, demonstrar capacidade de negociação, estabelecer prazos de entrega dos produtos, demonstrar características e benefícios do produto, fazer itinerário de visitas, participar de treinamento de técnica de venda, apresentar tabelas de preços, encaminhar documentação do cliente, consultar publicações técnicas, receber indicação de futuros clientes, sugerir novos mercados consumidores, esclarecer dados técnicos do produto ao cliente, prever vendas, tomar decisões, demonstrar capacidade de gerenciar tempo, participar de feiras relacionadas a área, checar irregularidades na entrega dos produtos, cumprir cotas de venda do produto, convidar clientes para visitar empresa, demonstrar senso ético, participar de cursos de aperfeiçoamento, encaminhar cliente para cadastro, analisar potencial de clientes, pesquisar ações dos concorrentes, verificar prazo de entrega dos produtos, demonstrar resiliência, convidar clientes para lançamento de produtos, filtrar informações para melhorar serviços, auxiliar na escolha dos produtos, comunicar as transações realizadas, demonstrar capacidade de persuasão, demonstrar confiança, demonstrar senso de organização, contatar clientes, apresentar proposta ao cliente, requisitar material de consumo, visitar área industrial da empresa, verificar opiniões do cliente, tirar pedidos de produtos, calcular custo do produto, expor produtos em locais definidos pela empresa, demonstrar flexibilidade, priorizar pedidos e/ou ações para clientes especiais, requisitar troca de produtos, verificar clientes inadimplentes, demonstrar habilidade de comunicação verbal, sugerir melhorias ao processo promocional e comercial.