CBO 3541-25 - Assistente de vendas - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos especialistas em promoção de produtos e vendas
O profissional no cargo de Assistente de vendas CBO 3541-25 assiste os responsáveis pelo setor comercial e os vendedores, apoiando o planejamento de ações para o processo de vendas, fazendo pesquisas sobre cliente potencial, cadastrando os clientes – inclusive na plataforma de Gestão de Relacionamento com o Cliente – e consultando a disponibilidade em estoque de produtos para venda Auxilia na concretização da venda e acompanha os clientes no pós-venda.
Elabora relatórios e estatísticas sobre as vendas realizadas Segue procedimentos e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental
CBO 3541-25 é o Código Brasileiro da Ocupação de especialistas em promoção de produtos e vendas que pertence ao grupo dos técnicos de nivel médio nas ciências administrativas, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.
Confira funções, descrição do cargo de Assistente de vendas, atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Especialistas em promoção de produtos e vendas CBO 3541-25 em todo Brasil.
Divisões de categorias profissionais do CBO 3541-25
- Técnicos de nível médio.
- Especialistas em promoção de produtos e vendas.
- Técnicos de nivel médio nas ciências administrativas.
O que faz um Assistente de vendas
O Assistente de vendas CBO 3541-25 apoia o planejamento de ações para o processo de vendas, auxiliando na pesquisa de ações dos concorrentes, sugerindo novos mercados consumidores, analisando perfil e necessidades de cliente potencial, recebendo indicação de futuros clientes e realizando outras atividades solicitadas por responsáveis pelo setor comercial e por vendedores Pode auxiliar na elaboração de itinerário de visitas.
Acompanha os vendedores em suas visitas aos clientes.
Pode receber pedidos e encaminhá-los aos vendedores Pode orientar o comprador nas escolhas das mercadorias, produtos e serviços, de acordo com suas necessidades.
Lança dados e atualiza cadastro de clientes - potenciais e efetivos -, inclusive em plataforma de Gestão de Relacionamento com o Cliente (Customer Relationship Management - CRM) Armazena dados de clientes, tais como nome, endereço, número de celular e de telefone fixo, e-mail, profissão e emprego, preferência de produto ou serviço e compra efetivada.
Consulta a disponibilidade de produtos para venda, de acordo com os procedimentos de controle e programação de estoque.
Auxilia na análise de crédito do potencial cliente, na formatação das propostas comerciais e na elaboração de orçamentos Acompanha os clientes no pós-venda, prestando informações, comunicando alterações nos produtos e/ou serviços e esclarecendo dúvidas.
Realiza troca e devolução de mercadorias e produtos, conforme legislação e normas da empresa.
Controla questionário de pesquisa de satisfação do cliente Elabora relatórios e estatísticas sobre as vendas realizadas, informando ao seu superior sobre os resultados alcançados Classifica clientes por faturamento.
Controla informações sobre clientes inadimplentes Participa de lançamento de novos produtos, expondo produtos em locais definidos pela empresa.
Funções do cargo
O funcionário CBO 3541-25 deve sugerir políticas de vendas, divulgar produtos e serviços, acompanhar clientes pós-venda e/ou visita, participar de eventos, demonstrar competências pessoais, contatar Áreas internas da empresa, planejar visitas e contatos, concretizar vendas.
Condições de trabalho dessas profissões
Especialistas em promoção de produtos e vendas trabalham em empresas do comércio varejista e atacadista, e/ou em indústrias e/ou nos serviços, como assalariados ou prestando serviços para as mesmas, como autônomos. O trabalho é exercido presencialmente ou à distância, de forma individual, sem supervisão, em ambientes fechados, com deslocamentos constantes no trânsito e em horários irregulares. Podem trabalhar sob pressão de metas de venda, o que pode ocasionar estresse.
Exigências do mercado de trabalho para o CBO 3541-25
Para o exercício dessas ocupações requer-se conhecimentos especializados da área de atuação, escolaridade de nível médio, acompanhada de cursos e treinamentos de até duzentas horas. No caso do propagandista de produtos farmacêuticos, devido a tendências de exigência de mercado, é desejável formação superior em áeras como saúde ou negócios.
Atividades exercidas por um Assistente de vendas CBO 3541-25
Um Assistente de vendas (ou sinônimo) deve demonstrar capacidade de gerenciar tempo, auxiliar na escolha dos produtos, tomar decisões, trabalhar em equipe, prever vendas, encaminhar documentação do cliente, contornar situações adversas, demonstrar capacidade de liderança, demonstrar capacidade de persuasão, obter informações de pré-venda, esclarecer dúvidas do pedido, controlar vendas efetuadas, checar irregularidades na entrega dos produtos, discriminar tipos de produtos, convidar clientes para lançamento de produtos, calcular custo do produto, atender solicitação de clientes, informar ao superior resultados de vendas, discutir estratégias com o superior, sugerir melhorias ao processo promocional e comercial, demonstrar criatividade, sugerir novos mercados consumidores, elaborar relatórios e estatísticas, encaminhar cliente para cadastro, demonstrar senso ético, verificar ficha cadastral do cliente, demonstrar características e benefícios do produto, demonstrar capacidade de negociação, enviar mala direta aos clientes, visitar área industrial da empresa, participar de feiras relacionadas a área, demonstrar resiliência, tirar pedidos de produtos, participar de treinamento de técnica de venda, contatar clientes, demonstrar flexibilidade, comunicar as transações realizadas, convidar clientes para visitar empresa, requisitar material de divulgação, analisar potencial de clientes, participar de cursos de aperfeiçoamento, definir autonomia para negociação, apresentar tabelas de preços, demonstrar habilidade de comunicação verbal, apresentar proposta ao cliente, explicar objetivos da visita, receber indicação de futuros clientes, participar de palestras relacionadas a área, estabelecer prazos de entrega dos produtos, agendar horário, controlar questionário de pesquisa de satisfação do cliente, treinar novos funcionários, trabalhar sob pressão, explicar formas de pagamento, identificar necessidades do cliente, consultar publicações técnicas, demonstrar confiança, filtrar informações para melhorar serviços, integrar novos funcionários, requisitar material de consumo, definir estratégia de marketing, preparar cadastro de novos clientes, demonstrar capacidade de escuta atenta - saber ouvir, participar de lançamento de novos produtos, esclarecer dados técnicos do produto ao cliente, verificar prazo de entrega dos produtos, requisitar troca de produtos, classificar clientes por faturamento, dar retorno das sugestões ao cliente, demonstrar senso de organização, definir participação no mercado, verificar opiniões do cliente, enviar brindes ao cliente, fazer itinerário de visitas, verificar clientes inadimplentes, participar de reuniões, convocar clientes para assembléia extraordinária, comunicar aos clientes alterações nos produtos e/ou serviços, fornecer amostras, expor produtos em locais definidos pela empresa, priorizar pedidos e/ou ações para clientes especiais, cumprir cotas de venda do produto, pesquisar ações dos concorrentes.