CBO 3541-25 - Assistente de vendas - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos especialistas em promoção de produtos e vendas
O profissional no cargo de Assistente de vendas CBO 3541-25 assiste os responsáveis pelo setor comercial e os vendedores, apoiando o planejamento de ações para o processo de vendas, fazendo pesquisas sobre cliente potencial, cadastrando os clientes – inclusive na plataforma de Gestão de Relacionamento com o Cliente – e consultando a disponibilidade em estoque de produtos para venda Auxilia na concretização da venda e acompanha os clientes no pós-venda.
Elabora relatórios e estatísticas sobre as vendas realizadas Segue procedimentos e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental
CBO 3541-25 é o Código Brasileiro da Ocupação de especialistas em promoção de produtos e vendas que pertence ao grupo dos técnicos de nivel médio nas ciências administrativas, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.
Confira funções, descrição do cargo de Assistente de vendas, atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Especialistas em promoção de produtos e vendas CBO 3541-25 em todo Brasil.
Divisões de categorias profissionais do CBO 3541-25
- Técnicos de nível médio.
- Especialistas em promoção de produtos e vendas.
- Técnicos de nivel médio nas ciências administrativas.
O que faz um Assistente de vendas
O Assistente de vendas CBO 3541-25 apoia o planejamento de ações para o processo de vendas, auxiliando na pesquisa de ações dos concorrentes, sugerindo novos mercados consumidores, analisando perfil e necessidades de cliente potencial, recebendo indicação de futuros clientes e realizando outras atividades solicitadas por responsáveis pelo setor comercial e por vendedores Pode auxiliar na elaboração de itinerário de visitas.
Acompanha os vendedores em suas visitas aos clientes.
Pode receber pedidos e encaminhá-los aos vendedores Pode orientar o comprador nas escolhas das mercadorias, produtos e serviços, de acordo com suas necessidades.
Lança dados e atualiza cadastro de clientes - potenciais e efetivos -, inclusive em plataforma de Gestão de Relacionamento com o Cliente (Customer Relationship Management - CRM) Armazena dados de clientes, tais como nome, endereço, número de celular e de telefone fixo, e-mail, profissão e emprego, preferência de produto ou serviço e compra efetivada.
Consulta a disponibilidade de produtos para venda, de acordo com os procedimentos de controle e programação de estoque.
Auxilia na análise de crédito do potencial cliente, na formatação das propostas comerciais e na elaboração de orçamentos Acompanha os clientes no pós-venda, prestando informações, comunicando alterações nos produtos e/ou serviços e esclarecendo dúvidas.
Realiza troca e devolução de mercadorias e produtos, conforme legislação e normas da empresa.
Controla questionário de pesquisa de satisfação do cliente Elabora relatórios e estatísticas sobre as vendas realizadas, informando ao seu superior sobre os resultados alcançados Classifica clientes por faturamento.
Controla informações sobre clientes inadimplentes Participa de lançamento de novos produtos, expondo produtos em locais definidos pela empresa.
Funções do cargo
O funcionário CBO 3541-25 deve divulgar produtos e serviços, concretizar vendas, participar de eventos, planejar visitas e contatos, demonstrar competências pessoais, contatar Áreas internas da empresa, acompanhar clientes pós-venda e/ou visita, sugerir políticas de vendas.
Condições de trabalho dessas profissões
Especialistas em promoção de produtos e vendas trabalham em empresas do comércio varejista e atacadista, e/ou em indústrias e/ou nos serviços, como assalariados ou prestando serviços para as mesmas, como autônomos. O trabalho é exercido presencialmente ou à distância, de forma individual, sem supervisão, em ambientes fechados, com deslocamentos constantes no trânsito e em horários irregulares. Podem trabalhar sob pressão de metas de venda, o que pode ocasionar estresse.
Exigências do mercado de trabalho para o CBO 3541-25
Para o exercício dessas ocupações requer-se conhecimentos especializados da área de atuação, escolaridade de nível médio, acompanhada de cursos e treinamentos de até duzentas horas. No caso do propagandista de produtos farmacêuticos, devido a tendências de exigência de mercado, é desejável formação superior em áeras como saúde ou negócios.
Atividades exercidas por um Assistente de vendas CBO 3541-25
Um Assistente de vendas (ou sinônimo) deve participar de cursos de aperfeiçoamento, auxiliar na escolha dos produtos, requisitar troca de produtos, requisitar material de divulgação, cumprir cotas de venda do produto, trabalhar em equipe, esclarecer dados técnicos do produto ao cliente, analisar potencial de clientes, tomar decisões, discriminar tipos de produtos, visitar área industrial da empresa, comunicar aos clientes alterações nos produtos e/ou serviços, explicar formas de pagamento, participar de feiras relacionadas a área, explicar objetivos da visita, sugerir melhorias ao processo promocional e comercial, controlar vendas efetuadas, apresentar tabelas de preços, trabalhar sob pressão, convidar clientes para lançamento de produtos, demonstrar senso de organização, participar de reuniões, tirar pedidos de produtos, calcular custo do produto, filtrar informações para melhorar serviços, controlar questionário de pesquisa de satisfação do cliente, enviar brindes ao cliente, contatar clientes, prever vendas, pesquisar ações dos concorrentes, demonstrar capacidade de gerenciar tempo, verificar clientes inadimplentes, demonstrar capacidade de persuasão, participar de lançamento de novos produtos, apresentar proposta ao cliente, definir participação no mercado, verificar prazo de entrega dos produtos, encaminhar documentação do cliente, obter informações de pré-venda, demonstrar capacidade de liderança, encaminhar cliente para cadastro, integrar novos funcionários, demonstrar capacidade de negociação, definir autonomia para negociação, participar de treinamento de técnica de venda, demonstrar flexibilidade, verificar opiniões do cliente, receber indicação de futuros clientes, enviar mala direta aos clientes, participar de palestras relacionadas a área, demonstrar resiliência, convidar clientes para visitar empresa, demonstrar capacidade de escuta atenta - saber ouvir, dar retorno das sugestões ao cliente, verificar ficha cadastral do cliente, convocar clientes para assembléia extraordinária, fazer itinerário de visitas, elaborar relatórios e estatísticas, demonstrar características e benefícios do produto, contornar situações adversas, demonstrar habilidade de comunicação verbal, checar irregularidades na entrega dos produtos, identificar necessidades do cliente, sugerir novos mercados consumidores, consultar publicações técnicas, classificar clientes por faturamento, definir estratégia de marketing, estabelecer prazos de entrega dos produtos, discutir estratégias com o superior, atender solicitação de clientes, priorizar pedidos e/ou ações para clientes especiais, comunicar as transações realizadas, demonstrar criatividade, treinar novos funcionários, informar ao superior resultados de vendas, requisitar material de consumo, preparar cadastro de novos clientes, agendar horário, esclarecer dúvidas do pedido, demonstrar senso ético, demonstrar confiança, expor produtos em locais definidos pela empresa, fornecer amostras.