CBO 3541-30 - Promotor de vendas especializado - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos especialistas em promoção de produtos e vendas
O profissional no cargo de Promotor de vendas especializado CBO 3541-30 promove venda de produtos especializados, propondo política de vendas, subsidiando revisão de plano de vendas, pesquisando compradores e revendedores potenciais e elaborando manuais técnicos para tais produtos Divulga e demonstra produtos especializados de acordo com estratégias de marketing.
Prepara documentação subsidiária para treinamento de vendedores dos pontos de venda Cumpre normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental
CBO 3541-30 é o Código Brasileiro da Ocupação de especialistas em promoção de produtos e vendas que pertence ao grupo dos técnicos de nivel médio nas ciências administrativas, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.
Confira funções, descrição do cargo de Promotor de vendas especializado, atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Especialistas em promoção de produtos e vendas CBO 3541-30 em todo Brasil.
Divisões de categorias profissionais do CBO 3541-30
- Técnicos de nível médio.
- Especialistas em promoção de produtos e vendas.
- Técnicos de nivel médio nas ciências administrativas.
O que faz um Promotor de vendas especializado
O Promotor de vendas especializado CBO 3541-30 promove o processo de venda de produtos especializados - inclusive por comércio eletrônico (ou e-commerce) -, visando ao aumento de vendas e à fixação de marca Propõe política de vendas para produtos especializados, definindo estratégia de marketing e fazendo previsão de vendas.
Subsidia a revisão de plano de vendas, sugerindo melhorias no processo promocional e comercial e realizando sondagens de potencial de mercado.
Pesquisa compradores e revendedores potenciais, mapeando-os por georreferenciamento Pode elaborar roteiro de visitas, utilizando banco de dados de compradores e revendedores.
Organiza documentação e elabora manuais técnicos - em meio impresso e digital - para a promoção de vendas junto a revendedores e grandes compradores, conforme procedimentos de marketing e vendas Divulga e demonstra produtos especializados, de acordo com estratégias de marketing e especificidades de cada linha desses produtos.
Presta assistência a revendedores e a grandes compradores, instruindo-os sobre o manuseio ou a aplicação dos produtos.
Soluciona problemas para usos especiais, por meio de consulta ao setor especializado de projeto ou de fabricação Recebe, registra e encaminha solicitações de customização de produtos para grandes compradores.
Prepara documentação subsidiária para treinamento de vendedores dos pontos de venda, em meio impresso e digital.
Pode treinar novos funcionários Elabora relatórios e estatísticas Comunica a sua chefia os resultados de vendas.
Consulta publicações técnicas, participa de palestras e de feiras relacionadas à área Participa de lançamento de novos produtos.
Funções do cargo
O funcionário CBO 3541-30 deve sugerir políticas de vendas, planejar visitas e contatos, concretizar vendas, acompanhar clientes pós-venda e/ou visita, participar de eventos, contatar Áreas internas da empresa, demonstrar competências pessoais, divulgar produtos e serviços.
Condições de trabalho dessas profissões
Especialistas em promoção de produtos e vendas trabalham em empresas do comércio varejista e atacadista, e/ou em indústrias e/ou nos serviços, como assalariados ou prestando serviços para as mesmas, como autônomos. O trabalho é exercido presencialmente ou à distância, de forma individual, sem supervisão, em ambientes fechados, com deslocamentos constantes no trânsito e em horários irregulares. Podem trabalhar sob pressão de metas de venda, o que pode ocasionar estresse.
Exigências do mercado de trabalho para o CBO 3541-30
Para o exercício dessas ocupações requer-se conhecimentos especializados da área de atuação, escolaridade de nível médio, acompanhada de cursos e treinamentos de até duzentas horas. No caso do propagandista de produtos farmacêuticos, devido a tendências de exigência de mercado, é desejável formação superior em áeras como saúde ou negócios.
Atividades exercidas por um Promotor de vendas especializado CBO 3541-30
Um Promotor de vendas especializado (ou sinônimo) deve estabelecer prazos de entrega dos produtos, convidar clientes para lançamento de produtos, demonstrar confiança, participar de cursos de aperfeiçoamento, demonstrar senso ético, cumprir cotas de venda do produto, tomar decisões, controlar vendas efetuadas, definir estratégia de marketing, requisitar assistência técnica, controlar questionário de pesquisa de satisfação do cliente, receber indicação de futuros clientes, demonstrar flexibilidade, prever vendas, assessorar os vendedores na venda, requisitar material de divulgação, demonstrar capacidade de persuasão, discutir estratégias com o superior, atender solicitação de clientes, demonstrar criatividade, apresentar proposta ao cliente, demonstrar capacidade de gerenciar tempo, demonstrar habilidade de comunicação verbal, identificar necessidades do cliente, demonstrar resiliência, participar de lançamento de novos produtos, demonstrar capacidade de escuta atenta - saber ouvir, filtrar informações para melhorar serviços, dar retorno das sugestões ao cliente, auxiliar na escolha dos produtos, contornar situações adversas, demonstrar capacidade de negociação, elaborar relatórios e estatísticas, verificar prazo de entrega dos produtos, demonstrar características e benefícios do produto, esclarecer dados técnicos do produto ao cliente, informar ao superior resultados de vendas, calcular custo do produto, participar de palestras relacionadas a área, discriminar tipos de produtos, demonstrar senso de organização, visitar área industrial da empresa, trabalhar sob pressão, explicar formas de pagamento, trabalhar em equipe, sugerir melhorias ao processo promocional e comercial, participar de treinamento de técnica de venda, consultar publicações técnicas, requisitar troca de produtos, comunicar as transações realizadas, participar de feiras relacionadas a área, treinar novos funcionários, priorizar pedidos e/ou ações para clientes especiais, pesquisar ações dos concorrentes, esclarecer dúvidas do pedido, participar de reuniões, demonstrar capacidade de liderança, verificar opiniões do cliente, comunicar aos clientes alterações nos produtos e/ou serviços, requisitar material de consumo, integrar novos funcionários, expor produtos em locais definidos pela empresa, fornecer amostras, encaminhar cliente para cadastro.