CBO 3541-30 - Promotor de vendas especializado - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos especialistas em promoção de produtos e vendas
O profissional no cargo de Promotor de vendas especializado CBO 3541-30 promove venda de produtos especializados, propondo política de vendas, subsidiando revisão de plano de vendas, pesquisando compradores e revendedores potenciais e elaborando manuais técnicos para tais produtos Divulga e demonstra produtos especializados de acordo com estratégias de marketing.
Prepara documentação subsidiária para treinamento de vendedores dos pontos de venda Cumpre normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental
CBO 3541-30 é o Código Brasileiro da Ocupação de especialistas em promoção de produtos e vendas que pertence ao grupo dos técnicos de nivel médio nas ciências administrativas, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.
Confira funções, descrição do cargo de Promotor de vendas especializado, atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Especialistas em promoção de produtos e vendas CBO 3541-30 em todo Brasil.
Divisões de categorias profissionais do CBO 3541-30
- Técnicos de nível médio.
- Especialistas em promoção de produtos e vendas.
- Técnicos de nivel médio nas ciências administrativas.
O que faz um Promotor de vendas especializado
O Promotor de vendas especializado CBO 3541-30 promove o processo de venda de produtos especializados - inclusive por comércio eletrônico (ou e-commerce) -, visando ao aumento de vendas e à fixação de marca Propõe política de vendas para produtos especializados, definindo estratégia de marketing e fazendo previsão de vendas.
Subsidia a revisão de plano de vendas, sugerindo melhorias no processo promocional e comercial e realizando sondagens de potencial de mercado.
Pesquisa compradores e revendedores potenciais, mapeando-os por georreferenciamento Pode elaborar roteiro de visitas, utilizando banco de dados de compradores e revendedores.
Organiza documentação e elabora manuais técnicos - em meio impresso e digital - para a promoção de vendas junto a revendedores e grandes compradores, conforme procedimentos de marketing e vendas Divulga e demonstra produtos especializados, de acordo com estratégias de marketing e especificidades de cada linha desses produtos.
Presta assistência a revendedores e a grandes compradores, instruindo-os sobre o manuseio ou a aplicação dos produtos.
Soluciona problemas para usos especiais, por meio de consulta ao setor especializado de projeto ou de fabricação Recebe, registra e encaminha solicitações de customização de produtos para grandes compradores.
Prepara documentação subsidiária para treinamento de vendedores dos pontos de venda, em meio impresso e digital.
Pode treinar novos funcionários Elabora relatórios e estatísticas Comunica a sua chefia os resultados de vendas.
Consulta publicações técnicas, participa de palestras e de feiras relacionadas à área Participa de lançamento de novos produtos.
Funções do cargo
O funcionário CBO 3541-30 deve contatar Áreas internas da empresa, demonstrar competências pessoais, sugerir políticas de vendas, divulgar produtos e serviços, concretizar vendas, acompanhar clientes pós-venda e/ou visita, participar de eventos, planejar visitas e contatos.
Condições de trabalho dessas profissões
Especialistas em promoção de produtos e vendas trabalham em empresas do comércio varejista e atacadista, e/ou em indústrias e/ou nos serviços, como assalariados ou prestando serviços para as mesmas, como autônomos. O trabalho é exercido presencialmente ou à distância, de forma individual, sem supervisão, em ambientes fechados, com deslocamentos constantes no trânsito e em horários irregulares. Podem trabalhar sob pressão de metas de venda, o que pode ocasionar estresse.
Exigências do mercado de trabalho para o CBO 3541-30
Para o exercício dessas ocupações requer-se conhecimentos especializados da área de atuação, escolaridade de nível médio, acompanhada de cursos e treinamentos de até duzentas horas. No caso do propagandista de produtos farmacêuticos, devido a tendências de exigência de mercado, é desejável formação superior em áeras como saúde ou negócios.
Atividades exercidas por um Promotor de vendas especializado CBO 3541-30
Um Promotor de vendas especializado (ou sinônimo) deve demonstrar capacidade de negociação, demonstrar capacidade de escuta atenta - saber ouvir, controlar vendas efetuadas, explicar formas de pagamento, prever vendas, requisitar material de consumo, estabelecer prazos de entrega dos produtos, treinar novos funcionários, encaminhar cliente para cadastro, trabalhar sob pressão, esclarecer dúvidas do pedido, demonstrar resiliência, participar de reuniões, assessorar os vendedores na venda, dar retorno das sugestões ao cliente, participar de palestras relacionadas a área, apresentar proposta ao cliente, demonstrar capacidade de persuasão, demonstrar flexibilidade, integrar novos funcionários, cumprir cotas de venda do produto, priorizar pedidos e/ou ações para clientes especiais, fornecer amostras, verificar prazo de entrega dos produtos, visitar área industrial da empresa, discriminar tipos de produtos, elaborar relatórios e estatísticas, tomar decisões, esclarecer dados técnicos do produto ao cliente, demonstrar senso ético, identificar necessidades do cliente, participar de treinamento de técnica de venda, demonstrar criatividade, participar de feiras relacionadas a área, auxiliar na escolha dos produtos, atender solicitação de clientes, participar de lançamento de novos produtos, requisitar assistência técnica, demonstrar capacidade de liderança, pesquisar ações dos concorrentes, requisitar material de divulgação, controlar questionário de pesquisa de satisfação do cliente, demonstrar senso de organização, calcular custo do produto, comunicar as transações realizadas, definir estratégia de marketing, demonstrar confiança, demonstrar habilidade de comunicação verbal, convidar clientes para lançamento de produtos, participar de cursos de aperfeiçoamento, discutir estratégias com o superior, receber indicação de futuros clientes, trabalhar em equipe, verificar opiniões do cliente, requisitar troca de produtos, sugerir melhorias ao processo promocional e comercial, filtrar informações para melhorar serviços, contornar situações adversas, expor produtos em locais definidos pela empresa, demonstrar capacidade de gerenciar tempo, consultar publicações técnicas, informar ao superior resultados de vendas, comunicar aos clientes alterações nos produtos e/ou serviços, demonstrar características e benefícios do produto.