CBO 3541-30 - Promotor de vendas especializado - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos especialistas em promoção de produtos e vendas
O profissional no cargo de Promotor de vendas especializado CBO 3541-30 promove venda de produtos especializados, propondo política de vendas, subsidiando revisão de plano de vendas, pesquisando compradores e revendedores potenciais e elaborando manuais técnicos para tais produtos Divulga e demonstra produtos especializados de acordo com estratégias de marketing.
Prepara documentação subsidiária para treinamento de vendedores dos pontos de venda Cumpre normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental
CBO 3541-30 é o Código Brasileiro da Ocupação de especialistas em promoção de produtos e vendas que pertence ao grupo dos técnicos de nivel médio nas ciências administrativas, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.
Confira funções, descrição do cargo de Promotor de vendas especializado, atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Especialistas em promoção de produtos e vendas CBO 3541-30 em todo Brasil.
Divisões de categorias profissionais do CBO 3541-30
- Técnicos de nível médio.
- Especialistas em promoção de produtos e vendas.
- Técnicos de nivel médio nas ciências administrativas.
O que faz um Promotor de vendas especializado
O Promotor de vendas especializado CBO 3541-30 promove o processo de venda de produtos especializados - inclusive por comércio eletrônico (ou e-commerce) -, visando ao aumento de vendas e à fixação de marca Propõe política de vendas para produtos especializados, definindo estratégia de marketing e fazendo previsão de vendas.
Subsidia a revisão de plano de vendas, sugerindo melhorias no processo promocional e comercial e realizando sondagens de potencial de mercado.
Pesquisa compradores e revendedores potenciais, mapeando-os por georreferenciamento Pode elaborar roteiro de visitas, utilizando banco de dados de compradores e revendedores.
Organiza documentação e elabora manuais técnicos - em meio impresso e digital - para a promoção de vendas junto a revendedores e grandes compradores, conforme procedimentos de marketing e vendas Divulga e demonstra produtos especializados, de acordo com estratégias de marketing e especificidades de cada linha desses produtos.
Presta assistência a revendedores e a grandes compradores, instruindo-os sobre o manuseio ou a aplicação dos produtos.
Soluciona problemas para usos especiais, por meio de consulta ao setor especializado de projeto ou de fabricação Recebe, registra e encaminha solicitações de customização de produtos para grandes compradores.
Prepara documentação subsidiária para treinamento de vendedores dos pontos de venda, em meio impresso e digital.
Pode treinar novos funcionários Elabora relatórios e estatísticas Comunica a sua chefia os resultados de vendas.
Consulta publicações técnicas, participa de palestras e de feiras relacionadas à área Participa de lançamento de novos produtos.
Funções do cargo
O funcionário CBO 3541-30 deve contatar Áreas internas da empresa, participar de eventos, concretizar vendas, demonstrar competências pessoais, divulgar produtos e serviços, acompanhar clientes pós-venda e/ou visita, planejar visitas e contatos, sugerir políticas de vendas.
Condições de trabalho dessas profissões
Especialistas em promoção de produtos e vendas trabalham em empresas do comércio varejista e atacadista, e/ou em indústrias e/ou nos serviços, como assalariados ou prestando serviços para as mesmas, como autônomos. O trabalho é exercido presencialmente ou à distância, de forma individual, sem supervisão, em ambientes fechados, com deslocamentos constantes no trânsito e em horários irregulares. Podem trabalhar sob pressão de metas de venda, o que pode ocasionar estresse.
Exigências do mercado de trabalho para o CBO 3541-30
Para o exercício dessas ocupações requer-se conhecimentos especializados da área de atuação, escolaridade de nível médio, acompanhada de cursos e treinamentos de até duzentas horas. No caso do propagandista de produtos farmacêuticos, devido a tendências de exigência de mercado, é desejável formação superior em áeras como saúde ou negócios.
Atividades exercidas por um Promotor de vendas especializado CBO 3541-30
Um Promotor de vendas especializado (ou sinônimo) deve receber indicação de futuros clientes, visitar área industrial da empresa, demonstrar resiliência, verificar opiniões do cliente, cumprir cotas de venda do produto, dar retorno das sugestões ao cliente, participar de cursos de aperfeiçoamento, demonstrar habilidade de comunicação verbal, contornar situações adversas, auxiliar na escolha dos produtos, requisitar material de consumo, demonstrar capacidade de escuta atenta - saber ouvir, priorizar pedidos e/ou ações para clientes especiais, treinar novos funcionários, controlar questionário de pesquisa de satisfação do cliente, participar de feiras relacionadas a área, demonstrar flexibilidade, fornecer amostras, discutir estratégias com o superior, explicar formas de pagamento, esclarecer dados técnicos do produto ao cliente, demonstrar confiança, trabalhar em equipe, requisitar assistência técnica, demonstrar capacidade de gerenciar tempo, identificar necessidades do cliente, trabalhar sob pressão, atender solicitação de clientes, discriminar tipos de produtos, participar de palestras relacionadas a área, comunicar as transações realizadas, consultar publicações técnicas, participar de treinamento de técnica de venda, expor produtos em locais definidos pela empresa, apresentar proposta ao cliente, convidar clientes para lançamento de produtos, informar ao superior resultados de vendas, pesquisar ações dos concorrentes, integrar novos funcionários, verificar prazo de entrega dos produtos, definir estratégia de marketing, demonstrar capacidade de liderança, filtrar informações para melhorar serviços, sugerir melhorias ao processo promocional e comercial, participar de lançamento de novos produtos, requisitar troca de produtos, demonstrar criatividade, controlar vendas efetuadas, demonstrar capacidade de persuasão, prever vendas, demonstrar capacidade de negociação, assessorar os vendedores na venda, tomar decisões, encaminhar cliente para cadastro, demonstrar senso de organização, calcular custo do produto, demonstrar senso ético, requisitar material de divulgação, participar de reuniões, comunicar aos clientes alterações nos produtos e/ou serviços, estabelecer prazos de entrega dos produtos, demonstrar características e benefícios do produto, elaborar relatórios e estatísticas, esclarecer dúvidas do pedido.