CBO 3541-35 - Técnico de vendas - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos especialistas em promoção de produtos e vendas
O profissional no cargo de Técnico de vendas CBO 3541-35 prepara, promove e concretiza a venda de produtos e serviços Realiza a preparação, avaliando o comportamento do mercado consumidor, estudando os produtos e serviços da empresa, caracterizando os clientes potenciais, preparando os ambientes de venda e auxiliando no desenvolvimento do plano de vendas.
Promove a venda de produtos e serviços, realizando prospecção de novos clientes e divulgando produtos e serviços presencialmente e por meio digital Concretiza a venda, podendo negociar contratos e ajudar na obtenção de crédito Realiza atendimento pós-venda.
Segue procedimentos e políticas de venda, além de normas de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental
CBO 3541-35 é o Código Brasileiro da Ocupação de especialistas em promoção de produtos e vendas que pertence ao grupo dos técnicos de nivel médio nas ciências administrativas, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.
Confira funções, descrição do cargo de Técnico de vendas, atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Especialistas em promoção de produtos e vendas CBO 3541-35 em todo Brasil.
Divisões de categorias profissionais do CBO 3541-35
- Técnicos de nível médio.
- Especialistas em promoção de produtos e vendas.
- Técnicos de nivel médio nas ciências administrativas.
O que faz um Técnico de vendas
O Técnico de vendas CBO 3541-35 avalia o comportamento do mercado consumidor, participando do desenvolvimento de estudos mercadológicos Estuda os produtos e os serviços da empresa, podendo contribuir no desenvolvimento de inovações para atender às expectativas do mercado consumidor.
Pesquisa as ações dos concorrentes.
Caracteriza os clientes potenciais, analisando suas demandas e necessidades Prepara os ambientes de venda que poderão ser usados para dispor produtos ou serviços ao mercado consumidor.
Auxilia no desenvolvimento do plano de vendas, estabelecendo participação esperada no mercado, avaliando estratégia de marketing e analisando vantagens competitivas do comércio eletrônico (e-commerce) Organiza os arquivos dos clientes já atendidos e realiza prospecção de novos clientes.
Apresenta e divulga produtos e serviços, presencialmente e por meio digital.
Realiza visitas e estabelece contatos em áreas internas de empresas, utilizando banco de dados com informações de clientes e seguindo princípios de roteirização logística Relaciona-se com os clientes, seguindo procedimentos do tipo de canal de vendas.
Concretiza a venda, apresentando proposta ao cliente, calculando custo do produto e estabelecendo prazos de entrega dos produtos.
Pode negociar contratos e ajudar na obtenção de crédito Organiza e elabora documentos para o fechamento da venda, conforme procedimentos fiscais e da empresa Realiza atendimento pós-venda, coordenando assessoria técnica ao cliente, esclarecendo dúvidas, verificando opiniões do cliente e colhendo sugestões para aprimorar o produto e a política de vendas.
Atua no sentido de fidelizar o cliente Elabora relatórios e estatísticas .
Funções do cargo
O funcionário CBO 3541-35 deve divulgar produtos e serviços, planejar visitas e contatos, participar de eventos, demonstrar competências pessoais, contatar Áreas internas da empresa, acompanhar clientes pós-venda e/ou visita, sugerir políticas de vendas, concretizar vendas.
Condições de trabalho dessas profissões
Especialistas em promoção de produtos e vendas trabalham em empresas do comércio varejista e atacadista, e/ou em indústrias e/ou nos serviços, como assalariados ou prestando serviços para as mesmas, como autônomos. O trabalho é exercido presencialmente ou à distância, de forma individual, sem supervisão, em ambientes fechados, com deslocamentos constantes no trânsito e em horários irregulares. Podem trabalhar sob pressão de metas de venda, o que pode ocasionar estresse.
Exigências do mercado de trabalho para o CBO 3541-35
Para o exercício dessas ocupações requer-se conhecimentos especializados da área de atuação, escolaridade de nível médio, acompanhada de cursos e treinamentos de até duzentas horas. No caso do propagandista de produtos farmacêuticos, devido a tendências de exigência de mercado, é desejável formação superior em áeras como saúde ou negócios.
Atividades exercidas por um Técnico de vendas CBO 3541-35
Um Técnico de vendas (ou sinônimo) deve pesquisar ações dos concorrentes, trabalhar sob pressão, demonstrar capacidade de gerenciar tempo, consultar publicações técnicas, sugerir novos mercados consumidores, definir estratégia de marketing, identificar necessidades do cliente, auxiliar na escolha dos produtos, prever vendas, transmitir pedido de venda ao escritório central, encaminhar cliente para cadastro, preparar cadastro de novos clientes, comunicar as transações realizadas, demonstrar senso de organização, coordenar assessoria técnica ao cliente, tomar decisões, visitar cliente pós-venda, encaminhar documentação do cliente, estabelecer prazos de entrega dos produtos, requisitar material de consumo, receber indicação de futuros clientes, demonstrar características e benefícios do produto, demonstrar confiança, demonstrar habilidade de comunicação verbal, participar de palestras relacionadas a área, verificar opiniões do cliente, demonstrar capacidade de escuta atenta - saber ouvir, demonstrar senso ético, cumprir cotas de venda do produto, elaborar relatórios e estatísticas, requisitar material de divulgação, analisar potencial de clientes, participar de cursos de aperfeiçoamento, trabalhar em equipe, definir autonomia para negociação, integrar novos funcionários, sugerir melhorias ao processo promocional e comercial, demonstrar resiliência, fornecer amostras, contornar situações adversas, convidar clientes para visitar empresa, atender solicitação de clientes, discutir estratégias com o superior, participar de reuniões, verificar ficha cadastral do cliente, calcular custo do produto, demonstrar flexibilidade, priorizar pedidos e/ou ações para clientes especiais, controlar vendas efetuadas, demonstrar capacidade de liderança, classificar clientes por faturamento, participar de treinamento de técnica de venda, verificar clientes inadimplentes, informar ao superior resultados de vendas, dar retorno das sugestões ao cliente, agendar horário, explicar objetivos da visita, verificar prazo de entrega dos produtos, comunicar aos clientes alterações nos produtos e/ou serviços, explicar formas de pagamento, demonstrar capacidade de negociação, tirar pedidos de produtos, esclarecer dúvidas do pedido, definir participação no mercado, requisitar assistência técnica, discriminar tipos de produtos, visitar área industrial da empresa, filtrar informações para melhorar serviços, contatar clientes, fazer itinerário de visitas, demonstrar criatividade, checar irregularidades na entrega dos produtos, enviar mala direta aos clientes, esclarecer dados técnicos do produto ao cliente, demonstrar capacidade de persuasão, apresentar proposta ao cliente.