CBO 3541-35 - Técnico de vendas - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos especialistas em promoção de produtos e vendas
O profissional no cargo de Técnico de vendas CBO 3541-35 prepara, promove e concretiza a venda de produtos e serviços Realiza a preparação, avaliando o comportamento do mercado consumidor, estudando os produtos e serviços da empresa, caracterizando os clientes potenciais, preparando os ambientes de venda e auxiliando no desenvolvimento do plano de vendas.
Promove a venda de produtos e serviços, realizando prospecção de novos clientes e divulgando produtos e serviços presencialmente e por meio digital Concretiza a venda, podendo negociar contratos e ajudar na obtenção de crédito Realiza atendimento pós-venda.
Segue procedimentos e políticas de venda, além de normas de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental
CBO 3541-35 é o Código Brasileiro da Ocupação de especialistas em promoção de produtos e vendas que pertence ao grupo dos técnicos de nivel médio nas ciências administrativas, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.
Confira funções, descrição do cargo de Técnico de vendas, atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Especialistas em promoção de produtos e vendas CBO 3541-35 em todo Brasil.
Divisões de categorias profissionais do CBO 3541-35
- Técnicos de nível médio.
- Especialistas em promoção de produtos e vendas.
- Técnicos de nivel médio nas ciências administrativas.
O que faz um Técnico de vendas
O Técnico de vendas CBO 3541-35 avalia o comportamento do mercado consumidor, participando do desenvolvimento de estudos mercadológicos Estuda os produtos e os serviços da empresa, podendo contribuir no desenvolvimento de inovações para atender às expectativas do mercado consumidor.
Pesquisa as ações dos concorrentes.
Caracteriza os clientes potenciais, analisando suas demandas e necessidades Prepara os ambientes de venda que poderão ser usados para dispor produtos ou serviços ao mercado consumidor.
Auxilia no desenvolvimento do plano de vendas, estabelecendo participação esperada no mercado, avaliando estratégia de marketing e analisando vantagens competitivas do comércio eletrônico (e-commerce) Organiza os arquivos dos clientes já atendidos e realiza prospecção de novos clientes.
Apresenta e divulga produtos e serviços, presencialmente e por meio digital.
Realiza visitas e estabelece contatos em áreas internas de empresas, utilizando banco de dados com informações de clientes e seguindo princípios de roteirização logística Relaciona-se com os clientes, seguindo procedimentos do tipo de canal de vendas.
Concretiza a venda, apresentando proposta ao cliente, calculando custo do produto e estabelecendo prazos de entrega dos produtos.
Pode negociar contratos e ajudar na obtenção de crédito Organiza e elabora documentos para o fechamento da venda, conforme procedimentos fiscais e da empresa Realiza atendimento pós-venda, coordenando assessoria técnica ao cliente, esclarecendo dúvidas, verificando opiniões do cliente e colhendo sugestões para aprimorar o produto e a política de vendas.
Atua no sentido de fidelizar o cliente Elabora relatórios e estatísticas .
Funções do cargo
O funcionário CBO 3541-35 deve planejar visitas e contatos, divulgar produtos e serviços, demonstrar competências pessoais, concretizar vendas, sugerir políticas de vendas, acompanhar clientes pós-venda e/ou visita, contatar Áreas internas da empresa, participar de eventos.
Condições de trabalho dessas profissões
Especialistas em promoção de produtos e vendas trabalham em empresas do comércio varejista e atacadista, e/ou em indústrias e/ou nos serviços, como assalariados ou prestando serviços para as mesmas, como autônomos. O trabalho é exercido presencialmente ou à distância, de forma individual, sem supervisão, em ambientes fechados, com deslocamentos constantes no trânsito e em horários irregulares. Podem trabalhar sob pressão de metas de venda, o que pode ocasionar estresse.
Exigências do mercado de trabalho para o CBO 3541-35
Para o exercício dessas ocupações requer-se conhecimentos especializados da área de atuação, escolaridade de nível médio, acompanhada de cursos e treinamentos de até duzentas horas. No caso do propagandista de produtos farmacêuticos, devido a tendências de exigência de mercado, é desejável formação superior em áeras como saúde ou negócios.
Atividades exercidas por um Técnico de vendas CBO 3541-35
Um Técnico de vendas (ou sinônimo) deve participar de treinamento de técnica de venda, definir autonomia para negociação, prever vendas, demonstrar senso de organização, preparar cadastro de novos clientes, trabalhar sob pressão, verificar opiniões do cliente, priorizar pedidos e/ou ações para clientes especiais, dar retorno das sugestões ao cliente, sugerir melhorias ao processo promocional e comercial, demonstrar capacidade de persuasão, discriminar tipos de produtos, agendar horário, calcular custo do produto, filtrar informações para melhorar serviços, visitar cliente pós-venda, estabelecer prazos de entrega dos produtos, requisitar material de consumo, participar de palestras relacionadas a área, auxiliar na escolha dos produtos, definir participação no mercado, demonstrar capacidade de liderança, classificar clientes por faturamento, enviar mala direta aos clientes, integrar novos funcionários, transmitir pedido de venda ao escritório central, participar de reuniões, demonstrar confiança, atender solicitação de clientes, demonstrar capacidade de escuta atenta - saber ouvir, comunicar as transações realizadas, encaminhar documentação do cliente, explicar objetivos da visita, tirar pedidos de produtos, consultar publicações técnicas, apresentar proposta ao cliente, definir estratégia de marketing, analisar potencial de clientes, verificar prazo de entrega dos produtos, requisitar assistência técnica, verificar ficha cadastral do cliente, esclarecer dúvidas do pedido, receber indicação de futuros clientes, requisitar material de divulgação, demonstrar criatividade, contornar situações adversas, demonstrar flexibilidade, pesquisar ações dos concorrentes, demonstrar resiliência, contatar clientes, demonstrar capacidade de gerenciar tempo, demonstrar habilidade de comunicação verbal, sugerir novos mercados consumidores, elaborar relatórios e estatísticas, convidar clientes para visitar empresa, fornecer amostras, explicar formas de pagamento, comunicar aos clientes alterações nos produtos e/ou serviços, demonstrar capacidade de negociação, checar irregularidades na entrega dos produtos, tomar decisões, demonstrar senso ético, encaminhar cliente para cadastro, fazer itinerário de visitas, cumprir cotas de venda do produto, participar de cursos de aperfeiçoamento, discutir estratégias com o superior, informar ao superior resultados de vendas, verificar clientes inadimplentes, trabalhar em equipe, demonstrar características e benefícios do produto, identificar necessidades do cliente, coordenar assessoria técnica ao cliente, visitar área industrial da empresa, controlar vendas efetuadas, esclarecer dados técnicos do produto ao cliente.