CBO 3541-40 - Técnico em atendimento e vendas - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos especialistas em promoção de produtos e vendas
O profissional no cargo de Técnico em atendimento e vendas CBO 3541-40 atende clientes e presta assistência à equipe de vendedores de produtos e serviços Analisa o comportamento do mercado consumidor, estuda o cliente potencial da empresa e avalia a adequação das estratégias de marketing a cada tipo de cliente.
Divulga produtos e serviços, concretiza vendas e faz acompanhamento pós-venda, levantando expectativas, opiniões e sugestões dos clientes Presta assistência à equipe de vendedores, com relação aos procedimentos adequados a cada tipo de cliente nas etapas de pré-venda, venda e pós-venda Participa da elaboração de planos e estratégias de vendas, sugerindo melhorias nos processos.
Cumpre normas de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental
CBO 3541-40 é o Código Brasileiro da Ocupação de especialistas em promoção de produtos e vendas que pertence ao grupo dos técnicos de nivel médio nas ciências administrativas, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.
Confira funções, descrição do cargo de Técnico em atendimento e vendas, atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Especialistas em promoção de produtos e vendas CBO 3541-40 em todo Brasil.
Divisões de categorias profissionais do CBO 3541-40
- Técnicos de nível médio.
- Especialistas em promoção de produtos e vendas.
- Técnicos de nivel médio nas ciências administrativas.
O que faz um Técnico em atendimento e vendas
O Técnico em atendimento e vendas CBO 3541-40 analisa o comportamento do mercado consumidor, participando do desenvolvimento de estudos mercadológicos Estuda o cliente potencial da empresa, analisando seu perfil e suas expectativas, visando ao estabelecimento de possíveis estratégias de fidelização.
Avalia qual estratégia de marketing é mais adequada para cada tipo de cliente.
Analisa vantagens e desvantagens no uso de comércio eletrônico (e-commerce), dependendo do tipo de cliente Pesquisa ações dos concorrentes, para analisar o que é oferecido aos clientes.
Providencia o cadastramento de clientes potenciais e efetivos, atualizando os dados sempre que necessário Pode usar cadastro de clientes centralizado da plataforma de Gestão de Relacionamento com o Cliente (Customer Relationship Management - CRM).
Contata clientes, usando estratégias digitais (e-mail, redes sociais ou outras) e/ou realizando visitas.
Comunica-se com os clientes, identificando suas necessidades e expectativas e analisando seu potencial de compras Divulga produtos e serviços aos clientes, apresentando características e benefícios do produto ou serviço, esclarecendo dados técnicos, informando preços e detalhando formas de pagamento.
Pode fornecer amostras e convidar clientes para visitar a empresa.
Concretiza vendas presencialmente, por telefone ou por meios digitais, de acordo com as características dos clientes Acompanha o cliente após a venda – inclusive por meio de visita – para sanar suas dúvidas, providenciar apoio técnico e verificar suas opiniões e suas sugestões Analisa reclamações e insatisfações, para propor melhorias no processo de vendas.
Elabora relatórios e estatísticas sobre atendimento ao cliente e sobre o processo de vendas Presta assistência à equipe de vendedores de produtos e serviços, com relação aos procedimentos adequados a cada tipo de cliente nas etapas de pré-venda, venda e pós-venda Participa da elaboração de planos e estratégias de vendas, sugerindo melhorias no atendimento ao cliente e no processo de vendas.
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Funções do cargo
O funcionário CBO 3541-40 deve sugerir políticas de vendas, planejar visitas e contatos, participar de eventos, divulgar produtos e serviços, demonstrar competências pessoais, contatar Áreas internas da empresa, acompanhar clientes pós-venda e/ou visita, concretizar vendas.
Condições de trabalho dessas profissões
Especialistas em promoção de produtos e vendas trabalham em empresas do comércio varejista e atacadista, e/ou em indústrias e/ou nos serviços, como assalariados ou prestando serviços para as mesmas, como autônomos. O trabalho é exercido presencialmente ou à distância, de forma individual, sem supervisão, em ambientes fechados, com deslocamentos constantes no trânsito e em horários irregulares. Podem trabalhar sob pressão de metas de venda, o que pode ocasionar estresse.
Exigências do mercado de trabalho para o CBO 3541-40
Para o exercício dessas ocupações requer-se conhecimentos especializados da área de atuação, escolaridade de nível médio, acompanhada de cursos e treinamentos de até duzentas horas. No caso do propagandista de produtos farmacêuticos, devido a tendências de exigência de mercado, é desejável formação superior em áeras como saúde ou negócios.
Atividades exercidas por um Técnico em atendimento e vendas CBO 3541-40
Um Técnico em atendimento e vendas (ou sinônimo) deve verificar prazo de entrega dos produtos, demonstrar capacidade de persuasão, prever vendas, contatar clientes, tomar decisões, definir participação no mercado, apresentar tabelas de preços, discutir estratégias com o superior, demonstrar capacidade de gerenciar tempo, demonstrar flexibilidade, cumprir cotas de venda do produto, renovar contratos, dar retorno das sugestões ao cliente, discriminar tipos de serviços, alterar contratos de clientes, discriminar tipos de produtos, integrar novos funcionários, trabalhar em equipe, obter informações de pré-venda, apresentar proposta ao cliente, comunicar aos clientes alterações nos produtos e/ou serviços, enviar mala direta aos clientes, encaminhar documentação do cliente, convidar clientes para visitar empresa, esclarecer dúvidas do pedido, elaborar relatórios e estatísticas, explicar formas de pagamento, demonstrar características e benefícios do produto, demonstrar habilidade de comunicação verbal, demonstrar capacidade de liderança, transmitir pedido de venda ao escritório central, preencher contrato, trabalhar sob pressão, tirar pedidos de produtos, expor produtos em locais definidos pela empresa, calcular custo do produto, participar de lançamento de novos produtos, comunicar as transações realizadas, demonstrar senso ético, sugerir melhorias ao processo promocional e comercial, requisitar material de divulgação, treinar novos funcionários, preparar cadastro de novos clientes, definir autonomia para negociação, participar de cursos de aperfeiçoamento, analisar potencial de clientes, esclarecer dados técnicos do produto ao cliente, agendar horário, pesquisar ações dos concorrentes, demonstrar criatividade, visitar cliente pós-venda, esclarecer dúvidas do contrato, verificar opiniões do cliente, identificar necessidades do cliente, demonstrar resiliência, atender solicitação de clientes, receber indicação de futuros clientes, participar de treinamento de técnica de venda, visitar área industrial da empresa, entrevistar novos candidatos, participar de palestras relacionadas a área, contornar situações adversas, filtrar informações para melhorar serviços, demonstrar capacidade de escuta atenta - saber ouvir, emitir recibo de venda, verificar ficha cadastral do cliente, requisitar material de consumo, consultar publicações técnicas, receber pagamento do produto, priorizar pedidos e/ou ações para clientes especiais, encaminhar cliente para cadastro, definir estratégia de marketing, estabelecer prazos de entrega dos produtos, fornecer amostras, implantar contratos de serviços, classificar clientes por faturamento, informar ao superior resultados de vendas, controlar vendas efetuadas, demonstrar capacidade de negociação, participar de reuniões, demonstrar senso de organização, fazer itinerário de visitas, sugerir novos mercados consumidores, participar de feiras relacionadas a área, demonstrar confiança, explicar objetivos da visita.