CBO 3541-40 - Técnico em atendimento e vendas - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos especialistas em promoção de produtos e vendas
O profissional no cargo de Técnico em atendimento e vendas CBO 3541-40 atende clientes e presta assistência à equipe de vendedores de produtos e serviços Analisa o comportamento do mercado consumidor, estuda o cliente potencial da empresa e avalia a adequação das estratégias de marketing a cada tipo de cliente.
Divulga produtos e serviços, concretiza vendas e faz acompanhamento pós-venda, levantando expectativas, opiniões e sugestões dos clientes Presta assistência à equipe de vendedores, com relação aos procedimentos adequados a cada tipo de cliente nas etapas de pré-venda, venda e pós-venda Participa da elaboração de planos e estratégias de vendas, sugerindo melhorias nos processos.
Cumpre normas de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental
CBO 3541-40 é o Código Brasileiro da Ocupação de especialistas em promoção de produtos e vendas que pertence ao grupo dos técnicos de nivel médio nas ciências administrativas, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.
Confira funções, descrição do cargo de Técnico em atendimento e vendas, atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Especialistas em promoção de produtos e vendas CBO 3541-40 em todo Brasil.
Divisões de categorias profissionais do CBO 3541-40
- Técnicos de nível médio.
- Especialistas em promoção de produtos e vendas.
- Técnicos de nivel médio nas ciências administrativas.
O que faz um Técnico em atendimento e vendas
O Técnico em atendimento e vendas CBO 3541-40 analisa o comportamento do mercado consumidor, participando do desenvolvimento de estudos mercadológicos Estuda o cliente potencial da empresa, analisando seu perfil e suas expectativas, visando ao estabelecimento de possíveis estratégias de fidelização.
Avalia qual estratégia de marketing é mais adequada para cada tipo de cliente.
Analisa vantagens e desvantagens no uso de comércio eletrônico (e-commerce), dependendo do tipo de cliente Pesquisa ações dos concorrentes, para analisar o que é oferecido aos clientes.
Providencia o cadastramento de clientes potenciais e efetivos, atualizando os dados sempre que necessário Pode usar cadastro de clientes centralizado da plataforma de Gestão de Relacionamento com o Cliente (Customer Relationship Management - CRM).
Contata clientes, usando estratégias digitais (e-mail, redes sociais ou outras) e/ou realizando visitas.
Comunica-se com os clientes, identificando suas necessidades e expectativas e analisando seu potencial de compras Divulga produtos e serviços aos clientes, apresentando características e benefícios do produto ou serviço, esclarecendo dados técnicos, informando preços e detalhando formas de pagamento.
Pode fornecer amostras e convidar clientes para visitar a empresa.
Concretiza vendas presencialmente, por telefone ou por meios digitais, de acordo com as características dos clientes Acompanha o cliente após a venda – inclusive por meio de visita – para sanar suas dúvidas, providenciar apoio técnico e verificar suas opiniões e suas sugestões Analisa reclamações e insatisfações, para propor melhorias no processo de vendas.
Elabora relatórios e estatísticas sobre atendimento ao cliente e sobre o processo de vendas Presta assistência à equipe de vendedores de produtos e serviços, com relação aos procedimentos adequados a cada tipo de cliente nas etapas de pré-venda, venda e pós-venda Participa da elaboração de planos e estratégias de vendas, sugerindo melhorias no atendimento ao cliente e no processo de vendas.
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Funções do cargo
O funcionário CBO 3541-40 deve contatar Áreas internas da empresa, planejar visitas e contatos, divulgar produtos e serviços, concretizar vendas, participar de eventos, acompanhar clientes pós-venda e/ou visita, sugerir políticas de vendas, demonstrar competências pessoais.
Condições de trabalho dessas profissões
Especialistas em promoção de produtos e vendas trabalham em empresas do comércio varejista e atacadista, e/ou em indústrias e/ou nos serviços, como assalariados ou prestando serviços para as mesmas, como autônomos. O trabalho é exercido presencialmente ou à distância, de forma individual, sem supervisão, em ambientes fechados, com deslocamentos constantes no trânsito e em horários irregulares. Podem trabalhar sob pressão de metas de venda, o que pode ocasionar estresse.
Exigências do mercado de trabalho para o CBO 3541-40
Para o exercício dessas ocupações requer-se conhecimentos especializados da área de atuação, escolaridade de nível médio, acompanhada de cursos e treinamentos de até duzentas horas. No caso do propagandista de produtos farmacêuticos, devido a tendências de exigência de mercado, é desejável formação superior em áeras como saúde ou negócios.
Atividades exercidas por um Técnico em atendimento e vendas CBO 3541-40
Um Técnico em atendimento e vendas (ou sinônimo) deve apresentar proposta ao cliente, receber pagamento do produto, preparar cadastro de novos clientes, treinar novos funcionários, prever vendas, esclarecer dúvidas do pedido, demonstrar habilidade de comunicação verbal, explicar formas de pagamento, entrevistar novos candidatos, discutir estratégias com o superior, identificar necessidades do cliente, discriminar tipos de serviços, participar de lançamento de novos produtos, cumprir cotas de venda do produto, encaminhar documentação do cliente, visitar área industrial da empresa, agendar horário, demonstrar capacidade de liderança, demonstrar criatividade, sugerir melhorias ao processo promocional e comercial, convidar clientes para visitar empresa, atender solicitação de clientes, sugerir novos mercados consumidores, requisitar material de divulgação, explicar objetivos da visita, participar de palestras relacionadas a área, participar de feiras relacionadas a área, filtrar informações para melhorar serviços, pesquisar ações dos concorrentes, informar ao superior resultados de vendas, demonstrar capacidade de negociação, participar de cursos de aperfeiçoamento, esclarecer dados técnicos do produto ao cliente, trabalhar em equipe, demonstrar características e benefícios do produto, demonstrar capacidade de persuasão, demonstrar senso ético, verificar prazo de entrega dos produtos, integrar novos funcionários, estabelecer prazos de entrega dos produtos, demonstrar capacidade de gerenciar tempo, encaminhar cliente para cadastro, demonstrar capacidade de escuta atenta - saber ouvir, calcular custo do produto, esclarecer dúvidas do contrato, implantar contratos de serviços, definir autonomia para negociação, expor produtos em locais definidos pela empresa, priorizar pedidos e/ou ações para clientes especiais, demonstrar confiança, tirar pedidos de produtos, apresentar tabelas de preços, contornar situações adversas, requisitar material de consumo, demonstrar flexibilidade, fornecer amostras, contatar clientes, discriminar tipos de produtos, verificar ficha cadastral do cliente, definir estratégia de marketing, dar retorno das sugestões ao cliente, verificar opiniões do cliente, trabalhar sob pressão, participar de reuniões, obter informações de pré-venda, definir participação no mercado, receber indicação de futuros clientes, demonstrar resiliência, transmitir pedido de venda ao escritório central, demonstrar senso de organização, emitir recibo de venda, participar de treinamento de técnica de venda, enviar mala direta aos clientes, preencher contrato, tomar decisões, fazer itinerário de visitas, analisar potencial de clientes, visitar cliente pós-venda, renovar contratos, consultar publicações técnicas, alterar contratos de clientes, comunicar aos clientes alterações nos produtos e/ou serviços, comunicar as transações realizadas, classificar clientes por faturamento, controlar vendas efetuadas, elaborar relatórios e estatísticas.