CBO 3541-45 - Vendedor pracista - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos especialistas em promoção de produtos e vendas
O profissional no cargo de Vendedor pracista CBO 3541-45 planeja e realiza atendimento a clientes de sua praça (região ou área geográfica) de venda, ofertando produtos do catálogo da empresa que o emprega Cadastra e atualiza os dados dos clientes de sua área de atuação, planeja o roteiro de viagens, visita o cliente e realiza processos de venda e de pós-venda.
Elabora relatório de vendas Cumpre normas técnicas, protocolos de vendas e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental
CBO 3541-45 é o Código Brasileiro da Ocupação de especialistas em promoção de produtos e vendas que pertence ao grupo dos técnicos de nivel médio nas ciências administrativas, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.
Confira funções, descrição do cargo de Vendedor pracista, atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Especialistas em promoção de produtos e vendas CBO 3541-45 em todo Brasil.
Divisões de categorias profissionais do CBO 3541-45
- Técnicos de nível médio.
- Especialistas em promoção de produtos e vendas.
- Técnicos de nivel médio nas ciências administrativas.
O que faz um Vendedor pracista
O Vendedor pracista CBO 3541-45 realiza a venda de produtos de uma indústria ou uma empresa comercial revendedora, geralmente atacadista Cadastra e atualiza os dados e as informações dos clientes de sua área geográfica de atuação.
Pode utilizar cadastro da empresa, na plataforma de Gestão de Relacionamento com o Cliente (Customer Relationship Management - CRM).
Analisa as informações dos clientes que visitará, avaliando o seu potencial de compra e definindo a estratégia de vendas Planeja o roteiro de viagens na sua área geográfica de atuação, procurando otimizar o tempo e diminuir o custo do deslocamento.
Visita o cliente e identifica suas necessidades Auxilia o cliente na escolha, demonstrando as características e os benefícios dos produtos, esclarecendo seus dados técnicos, apresentando tabelas de preços e negociando formas de pagamento.
Oferece vantagens para aquisição de lotes maiores de mercadoria.
Preenche proposta de compra e venda para anuência do cliente e da empresa, conforme procedimentos fiscais e legais Pode preencher contrato.
Pode consultar sistema informatizado ou entrar em contato com o setor responsável pela fabricação ou estoque da empresa, para confirmar disponibilidade e o prazo de entrega dos produtos.
Realiza o pós-venda de acordo com as orientações da empresa, podendo esclarecer dúvidas, resolver problemas na entrega dos produtos e levantar opiniões do cliente Pode cobrar clientes inadimplentes Pode finalizar pedidos pendentes por meios eletrônicos.
Elabora relatório, controlando vendas efetuadas .
Funções do cargo
O funcionário CBO 3541-45 deve demonstrar competências pessoais, contatar Áreas internas da empresa, planejar visitas e contatos, divulgar produtos e serviços, participar de eventos, concretizar vendas, acompanhar clientes pós-venda e/ou visita, sugerir políticas de vendas.
Condições de trabalho dessas profissões
Especialistas em promoção de produtos e vendas trabalham em empresas do comércio varejista e atacadista, e/ou em indústrias e/ou nos serviços, como assalariados ou prestando serviços para as mesmas, como autônomos. O trabalho é exercido presencialmente ou à distância, de forma individual, sem supervisão, em ambientes fechados, com deslocamentos constantes no trânsito e em horários irregulares. Podem trabalhar sob pressão de metas de venda, o que pode ocasionar estresse.
Exigências do mercado de trabalho para o CBO 3541-45
Para o exercício dessas ocupações requer-se conhecimentos especializados da área de atuação, escolaridade de nível médio, acompanhada de cursos e treinamentos de até duzentas horas. No caso do propagandista de produtos farmacêuticos, devido a tendências de exigência de mercado, é desejável formação superior em áeras como saúde ou negócios.
Atividades exercidas por um Vendedor pracista CBO 3541-45
Um Vendedor pracista (ou sinônimo) deve tomar decisões, discriminar tipos de produtos, controlar vendas efetuadas, demonstrar senso ético, participar de palestras relacionadas a área, definir participação no mercado, entregar produtos vendidos, cobrar clientes inadimplentes, comunicar as transações realizadas, participar de lançamento de novos produtos, demonstrar criatividade, enviar mala direta aos clientes, participar de cursos de aperfeiçoamento, expor produtos em locais definidos pela empresa, renovar contratos, demonstrar habilidade de comunicação verbal, informar ao superior resultados de vendas, agendar horário, demonstrar capacidade de escuta atenta - saber ouvir, explicar formas de pagamento, demonstrar capacidade de negociação, emitir recibo de venda, visitar área industrial da empresa, orientar cliente e revendedor na distribuição de display, demonstrar flexibilidade, cumprir cotas de venda do produto, fornecer amostras, receber pagamento do produto, tirar pedidos de produtos, requisitar troca de produtos, encaminhar cliente para cadastro, transmitir pedido de venda ao escritório central, auxiliar na escolha dos produtos, obter informações de pré-venda, identificar necessidades do cliente, definir autonomia para negociação, consultar publicações técnicas, esclarecer dúvidas do contrato, demonstrar resiliência, verificar prazo de entrega dos produtos, enviar brindes ao cliente, trabalhar em equipe, integrar novos funcionários, definir estratégia de marketing, sugerir melhorias ao processo promocional e comercial, treinar novos funcionários, apresentar tabelas de preços, convidar clientes para visitar empresa, demonstrar capacidade de liderança, analisar potencial de clientes, demonstrar capacidade de gerenciar tempo, priorizar pedidos e/ou ações para clientes especiais, apresentar proposta ao cliente, verificar ficha cadastral do cliente, esclarecer dados técnicos do produto ao cliente, receber indicação de futuros clientes, requisitar material de consumo, convidar clientes para lançamento de produtos, encaminhar documentação do cliente, fazer itinerário de visitas, participar de treinamento de técnica de venda, requisitar material de divulgação, classificar clientes por faturamento, filtrar informações para melhorar serviços, demonstrar características e benefícios do produto, elaborar relatórios e estatísticas, trabalhar sob pressão, demonstrar confiança, pesquisar ações dos concorrentes, contatar clientes, demonstrar capacidade de persuasão, verificar opiniões do cliente, estabelecer prazos de entrega dos produtos, preparar cadastro de novos clientes, discutir estratégias com o superior, sugerir novos mercados consumidores, contornar situações adversas, participar de feiras relacionadas a área, dar retorno das sugestões ao cliente, esclarecer dúvidas do pedido, demonstrar senso de organização, participar de reuniões, comunicar aos clientes alterações nos produtos e/ou serviços, checar irregularidades na entrega dos produtos, verificar clientes inadimplentes, atender solicitação de clientes, explicar objetivos da visita, prever vendas, preencher contrato, calcular custo do produto, visitar cliente pós-venda.