CBO 3541-45 - Vendedor pracista - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos especialistas em promoção de produtos e vendas
O profissional no cargo de Vendedor pracista CBO 3541-45 planeja e realiza atendimento a clientes de sua praça (região ou área geográfica) de venda, ofertando produtos do catálogo da empresa que o emprega Cadastra e atualiza os dados dos clientes de sua área de atuação, planeja o roteiro de viagens, visita o cliente e realiza processos de venda e de pós-venda.
Elabora relatório de vendas Cumpre normas técnicas, protocolos de vendas e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental
CBO 3541-45 é o Código Brasileiro da Ocupação de especialistas em promoção de produtos e vendas que pertence ao grupo dos técnicos de nivel médio nas ciências administrativas, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.
Confira funções, descrição do cargo de Vendedor pracista, atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Especialistas em promoção de produtos e vendas CBO 3541-45 em todo Brasil.
Divisões de categorias profissionais do CBO 3541-45
- Técnicos de nível médio.
- Especialistas em promoção de produtos e vendas.
- Técnicos de nivel médio nas ciências administrativas.
O que faz um Vendedor pracista
O Vendedor pracista CBO 3541-45 realiza a venda de produtos de uma indústria ou uma empresa comercial revendedora, geralmente atacadista Cadastra e atualiza os dados e as informações dos clientes de sua área geográfica de atuação.
Pode utilizar cadastro da empresa, na plataforma de Gestão de Relacionamento com o Cliente (Customer Relationship Management - CRM).
Analisa as informações dos clientes que visitará, avaliando o seu potencial de compra e definindo a estratégia de vendas Planeja o roteiro de viagens na sua área geográfica de atuação, procurando otimizar o tempo e diminuir o custo do deslocamento.
Visita o cliente e identifica suas necessidades Auxilia o cliente na escolha, demonstrando as características e os benefícios dos produtos, esclarecendo seus dados técnicos, apresentando tabelas de preços e negociando formas de pagamento.
Oferece vantagens para aquisição de lotes maiores de mercadoria.
Preenche proposta de compra e venda para anuência do cliente e da empresa, conforme procedimentos fiscais e legais Pode preencher contrato.
Pode consultar sistema informatizado ou entrar em contato com o setor responsável pela fabricação ou estoque da empresa, para confirmar disponibilidade e o prazo de entrega dos produtos.
Realiza o pós-venda de acordo com as orientações da empresa, podendo esclarecer dúvidas, resolver problemas na entrega dos produtos e levantar opiniões do cliente Pode cobrar clientes inadimplentes Pode finalizar pedidos pendentes por meios eletrônicos.
Elabora relatório, controlando vendas efetuadas .
Funções do cargo
O funcionário CBO 3541-45 deve demonstrar competências pessoais, divulgar produtos e serviços, sugerir políticas de vendas, planejar visitas e contatos, acompanhar clientes pós-venda e/ou visita, contatar Áreas internas da empresa, concretizar vendas, participar de eventos.
Condições de trabalho dessas profissões
Especialistas em promoção de produtos e vendas trabalham em empresas do comércio varejista e atacadista, e/ou em indústrias e/ou nos serviços, como assalariados ou prestando serviços para as mesmas, como autônomos. O trabalho é exercido presencialmente ou à distância, de forma individual, sem supervisão, em ambientes fechados, com deslocamentos constantes no trânsito e em horários irregulares. Podem trabalhar sob pressão de metas de venda, o que pode ocasionar estresse.
Exigências do mercado de trabalho para o CBO 3541-45
Para o exercício dessas ocupações requer-se conhecimentos especializados da área de atuação, escolaridade de nível médio, acompanhada de cursos e treinamentos de até duzentas horas. No caso do propagandista de produtos farmacêuticos, devido a tendências de exigência de mercado, é desejável formação superior em áeras como saúde ou negócios.
Atividades exercidas por um Vendedor pracista CBO 3541-45
Um Vendedor pracista (ou sinônimo) deve participar de treinamento de técnica de venda, auxiliar na escolha dos produtos, comunicar as transações realizadas, controlar vendas efetuadas, requisitar troca de produtos, fornecer amostras, cumprir cotas de venda do produto, dar retorno das sugestões ao cliente, trabalhar em equipe, enviar mala direta aos clientes, esclarecer dados técnicos do produto ao cliente, requisitar material de divulgação, encaminhar cliente para cadastro, tirar pedidos de produtos, participar de lançamento de novos produtos, demonstrar capacidade de liderança, agendar horário, explicar formas de pagamento, expor produtos em locais definidos pela empresa, trabalhar sob pressão, verificar ficha cadastral do cliente, tomar decisões, encaminhar documentação do cliente, receber pagamento do produto, comunicar aos clientes alterações nos produtos e/ou serviços, informar ao superior resultados de vendas, participar de feiras relacionadas a área, elaborar relatórios e estatísticas, demonstrar capacidade de persuasão, apresentar tabelas de preços, orientar cliente e revendedor na distribuição de display, atender solicitação de clientes, entregar produtos vendidos, enviar brindes ao cliente, explicar objetivos da visita, participar de reuniões, esclarecer dúvidas do pedido, transmitir pedido de venda ao escritório central, sugerir melhorias ao processo promocional e comercial, verificar clientes inadimplentes, identificar necessidades do cliente, filtrar informações para melhorar serviços, classificar clientes por faturamento, apresentar proposta ao cliente, verificar prazo de entrega dos produtos, treinar novos funcionários, esclarecer dúvidas do contrato, emitir recibo de venda, receber indicação de futuros clientes, definir estratégia de marketing, visitar cliente pós-venda, estabelecer prazos de entrega dos produtos, preparar cadastro de novos clientes, prever vendas, demonstrar senso de organização, participar de cursos de aperfeiçoamento, obter informações de pré-venda, preencher contrato, fazer itinerário de visitas, discriminar tipos de produtos, demonstrar senso ético, contornar situações adversas, demonstrar características e benefícios do produto, convidar clientes para lançamento de produtos, demonstrar resiliência, pesquisar ações dos concorrentes, discutir estratégias com o superior, integrar novos funcionários, definir participação no mercado, definir autonomia para negociação, demonstrar criatividade, demonstrar flexibilidade, contatar clientes, demonstrar habilidade de comunicação verbal, demonstrar capacidade de escuta atenta - saber ouvir, demonstrar confiança, requisitar material de consumo, calcular custo do produto, demonstrar capacidade de negociação, renovar contratos, verificar opiniões do cliente, analisar potencial de clientes, consultar publicações técnicas, visitar área industrial da empresa, priorizar pedidos e/ou ações para clientes especiais, sugerir novos mercados consumidores, demonstrar capacidade de gerenciar tempo, checar irregularidades na entrega dos produtos, convidar clientes para visitar empresa, cobrar clientes inadimplentes, participar de palestras relacionadas a área.