CBO 3541-50 - Propagandista de produtos farmacêuticos - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos especialistas em promoção de produtos e vendas
O profissional no cargo de Propagandista de produtos farmacêuticos CBO 3541-50 divulga produtos farmacêuticos - novos medicamentos ou novos usos para produtos já utilizados, para promover e fomentar sua prescrição e consequente venda Atua em conformidade com legislação que regula o exercício da profissão, com princípios éticos, com normas de biossegurança e com normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental.
CBO 3541-50 é o Código Brasileiro da Ocupação de especialistas em promoção de produtos e vendas que pertence ao grupo dos técnicos de nivel médio nas ciências administrativas, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.
Confira funções, descrição do cargo de Propagandista de produtos farmacêuticos, atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Especialistas em promoção de produtos e vendas CBO 3541-50 em todo Brasil.
Divisões de categorias profissionais do CBO 3541-50
- Técnicos de nível médio.
- Especialistas em promoção de produtos e vendas.
- Técnicos de nivel médio nas ciências administrativas.
O que faz um Propagandista de produtos farmacêuticos
O Propagandista de produtos farmacêuticos CBO 3541-50 realiza serviços de propaganda de produtos químico-farmacêuticos e biológicos em consultórios, empresas, farmácias, drogarias e estabelecimentos de serviços médicos, odontológicos, médico-veterinários e hospitalares, públicos e privados Planeja visitas, cadastrando ou atualizando dados e informações de clientes, fazendo itinerário de visitas e organizando material de trabalho.
Realiza visitas, apresentando tecnicamente produtos farmacêuticos, prestando esclarecimentos e distribuindo amostras grátis, para gerar demanda e estimular venda.
Pode atuar internamente, na empresa que representa, oferecendo sugestões sobre políticas de vendas e sobre formas de promoção de produto Pode acompanhar o cliente após a visita, verificando suas opiniões em relação ao produto e levantando informações para melhorar serviços de divulgação de produtos farmacêuticos.
Participa de palestras, seminários e eventos de atualização técnica Participa de lançamento de novos produtos.
Elabora relatórios de controle das metas.
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Funções do cargo
O funcionário CBO 3541-50 deve demonstrar competências pessoais, divulgar produtos e serviços, acompanhar clientes pós-venda e/ou visita, planejar visitas e contatos, contatar Áreas internas da empresa, participar de eventos.
Condições de trabalho dessas profissões
Especialistas em promoção de produtos e vendas trabalham em empresas do comércio varejista e atacadista, e/ou em indústrias e/ou nos serviços, como assalariados ou prestando serviços para as mesmas, como autônomos. O trabalho é exercido presencialmente ou à distância, de forma individual, sem supervisão, em ambientes fechados, com deslocamentos constantes no trânsito e em horários irregulares. Podem trabalhar sob pressão de metas de venda, o que pode ocasionar estresse.
Exigências do mercado de trabalho para o CBO 3541-50
Para o exercício dessas ocupações requer-se conhecimentos especializados da área de atuação, escolaridade de nível médio, acompanhada de cursos e treinamentos de até duzentas horas. No caso do propagandista de produtos farmacêuticos, devido a tendências de exigência de mercado, é desejável formação superior em áeras como saúde ou negócios.
Atividades exercidas por um Propagandista de produtos farmacêuticos CBO 3541-50
Um Propagandista de produtos farmacêuticos (ou sinônimo) deve intermediar apoio científico para clientes, cumprir cotas de venda do produto, implementar estratégias de marketing, pesquisar ações dos concorrentes, demonstrar capacidade de liderança, demonstrar capacidade de persuasão, informar ao superior resultados de vendas, participar de reuniões, gerenciar verbas, relatar visitas, consultar publicações técnicas, organizar material de trabalho, obter informações de pré-venda, demonstrar flexibilidade, classificar clientes por potencial, esclarecer dados científicos do produto, comunicar aos clientes alterações nos produtos e/ou serviços, visitar área industrial da empresa, verificar opiniões do cliente, explicar objetivos da visita, convidar clientes para visitar empresa, comunicar as transações realizadas, participar de palestras relacionadas a área, agendar horário, participar de feiras relacionadas a área, participar de cursos de aperfeiçoamento, contornar situações adversas, treinar novos funcionários, demonstrar confiança, demonstrar habilidade de comunicação verbal, atualizar cadastro de clientes, demonstrar senso de organização, fornecer amostras, demonstrar resiliência, fazer itinerário de visitas, esclarecer dados técnicos do produto ao cliente, auxiliar na escolha dos produtos, participar de treinamento de técnica de venda, demonstrar capacidade de negociação, participar de lançamento de novos produtos, integrar novos funcionários, tomar decisões, requisitar material de divulgação, entregar brindes ao cliente, assessorar os vendedores na venda, discriminar tipos de produtos, atender solicitação de clientes, identificar necessidades do cliente, trabalhar sob pressão, contatar clientes, preparar cadastro de novos clientes, apresentar tabelas de preços, realizar pesquisas junto aos clientes, checar irregularidades na entrega dos produtos, receber indicação de futuros clientes, convidar clientes para lançamento de produtos, demonstrar capacidade de escuta atenta - saber ouvir, demonstrar senso ético, filtrar informações para melhorar serviços, gerar demanda de produtos, relatar irregularidades dos produtos, divulgar eventos científicos, priorizar pedidos e/ou ações para clientes especiais, dar retorno das sugestões ao cliente, demonstrar criatividade, sugerir melhorias ao processo promocional e comercial, demonstrar características e benefícios do produto, demonstrar capacidade de gerenciar tempo, elaborar relatórios e estatísticas, discutir estratégias com o superior, analisar potencial de clientes, trabalhar em equipe, organizar eventos científicos, planejar sequência de trabalho.