CBO 3541-50 - Propagandista de produtos farmacêuticos - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos especialistas em promoção de produtos e vendas
O profissional no cargo de Propagandista de produtos farmacêuticos CBO 3541-50 divulga produtos farmacêuticos - novos medicamentos ou novos usos para produtos já utilizados, para promover e fomentar sua prescrição e consequente venda Atua em conformidade com legislação que regula o exercício da profissão, com princípios éticos, com normas de biossegurança e com normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental.
CBO 3541-50 é o Código Brasileiro da Ocupação de especialistas em promoção de produtos e vendas que pertence ao grupo dos técnicos de nivel médio nas ciências administrativas, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.
Confira funções, descrição do cargo de Propagandista de produtos farmacêuticos, atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Especialistas em promoção de produtos e vendas CBO 3541-50 em todo Brasil.
Divisões de categorias profissionais do CBO 3541-50
- Técnicos de nível médio.
- Especialistas em promoção de produtos e vendas.
- Técnicos de nivel médio nas ciências administrativas.
O que faz um Propagandista de produtos farmacêuticos
O Propagandista de produtos farmacêuticos CBO 3541-50 realiza serviços de propaganda de produtos químico-farmacêuticos e biológicos em consultórios, empresas, farmácias, drogarias e estabelecimentos de serviços médicos, odontológicos, médico-veterinários e hospitalares, públicos e privados Planeja visitas, cadastrando ou atualizando dados e informações de clientes, fazendo itinerário de visitas e organizando material de trabalho.
Realiza visitas, apresentando tecnicamente produtos farmacêuticos, prestando esclarecimentos e distribuindo amostras grátis, para gerar demanda e estimular venda.
Pode atuar internamente, na empresa que representa, oferecendo sugestões sobre políticas de vendas e sobre formas de promoção de produto Pode acompanhar o cliente após a visita, verificando suas opiniões em relação ao produto e levantando informações para melhorar serviços de divulgação de produtos farmacêuticos.
Participa de palestras, seminários e eventos de atualização técnica Participa de lançamento de novos produtos.
Elabora relatórios de controle das metas.
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Funções do cargo
O funcionário CBO 3541-50 deve contatar Áreas internas da empresa, divulgar produtos e serviços, planejar visitas e contatos, demonstrar competências pessoais, participar de eventos, acompanhar clientes pós-venda e/ou visita.
Condições de trabalho dessas profissões
Especialistas em promoção de produtos e vendas trabalham em empresas do comércio varejista e atacadista, e/ou em indústrias e/ou nos serviços, como assalariados ou prestando serviços para as mesmas, como autônomos. O trabalho é exercido presencialmente ou à distância, de forma individual, sem supervisão, em ambientes fechados, com deslocamentos constantes no trânsito e em horários irregulares. Podem trabalhar sob pressão de metas de venda, o que pode ocasionar estresse.
Exigências do mercado de trabalho para o CBO 3541-50
Para o exercício dessas ocupações requer-se conhecimentos especializados da área de atuação, escolaridade de nível médio, acompanhada de cursos e treinamentos de até duzentas horas. No caso do propagandista de produtos farmacêuticos, devido a tendências de exigência de mercado, é desejável formação superior em áeras como saúde ou negócios.
Atividades exercidas por um Propagandista de produtos farmacêuticos CBO 3541-50
Um Propagandista de produtos farmacêuticos (ou sinônimo) deve comunicar as transações realizadas, discutir estratégias com o superior, sugerir melhorias ao processo promocional e comercial, participar de reuniões, demonstrar capacidade de escuta atenta - saber ouvir, contornar situações adversas, esclarecer dados científicos do produto, relatar visitas, consultar publicações técnicas, cumprir cotas de venda do produto, gerenciar verbas, dar retorno das sugestões ao cliente, apresentar tabelas de preços, demonstrar capacidade de persuasão, atualizar cadastro de clientes, visitar área industrial da empresa, demonstrar criatividade, convidar clientes para lançamento de produtos, participar de lançamento de novos produtos, checar irregularidades na entrega dos produtos, implementar estratégias de marketing, receber indicação de futuros clientes, pesquisar ações dos concorrentes, entregar brindes ao cliente, comunicar aos clientes alterações nos produtos e/ou serviços, esclarecer dados técnicos do produto ao cliente, fornecer amostras, requisitar material de divulgação, organizar eventos científicos, planejar sequência de trabalho, demonstrar capacidade de gerenciar tempo, explicar objetivos da visita, intermediar apoio científico para clientes, classificar clientes por potencial, demonstrar resiliência, participar de cursos de aperfeiçoamento, obter informações de pré-venda, demonstrar características e benefícios do produto, auxiliar na escolha dos produtos, demonstrar habilidade de comunicação verbal, divulgar eventos científicos, organizar material de trabalho, analisar potencial de clientes, verificar opiniões do cliente, demonstrar capacidade de negociação, demonstrar senso ético, demonstrar capacidade de liderança, atender solicitação de clientes, elaborar relatórios e estatísticas, contatar clientes, trabalhar em equipe, integrar novos funcionários, demonstrar flexibilidade, gerar demanda de produtos, participar de feiras relacionadas a área, assessorar os vendedores na venda, agendar horário, filtrar informações para melhorar serviços, identificar necessidades do cliente, priorizar pedidos e/ou ações para clientes especiais, realizar pesquisas junto aos clientes, trabalhar sob pressão, demonstrar senso de organização, tomar decisões, participar de palestras relacionadas a área, preparar cadastro de novos clientes, participar de treinamento de técnica de venda, treinar novos funcionários, demonstrar confiança, fazer itinerário de visitas, discriminar tipos de produtos, relatar irregularidades dos produtos, convidar clientes para visitar empresa, informar ao superior resultados de vendas.