CBO 3545-05 - Corretor de seguros - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos corretores de seguros
O profissional no cargo de Corretor de seguros CBO 3545-05 comercializa apólices de seguros, intermediando a relação entre clientes e empresas seguradoras Realiza venda ao cliente, identificando suas necessidades, orientando sobre as opções de seguro, negociando proposta, e fechando contrato.
Representa o segurado junto à seguradora Presta assistência ao segurado em caso de sinistro Adota estratégias de marketing para ampliar seu conjunto de clientes.
Pode administrar empresa corretora de seguros, estabelecendo metas de vendas e controlando fluxo de caixa Pode supervisionar equipes de trabalho, avaliando desempenho e promovendo treinamentos Opera sistemas informatizados em todas as etapas de trabalho.
Cumpre procedimentos legais e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental
CBO 3545-05 é o Código Brasileiro da Ocupação de corretores de seguros que pertence ao grupo dos técnicos de nivel médio nas ciências administrativas, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.
Confira funções, descrição do cargo de Corretor de seguros, atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Corretores de seguros CBO 3545-05 em todo Brasil.
Divisões de categorias profissionais do CBO 3545-05
- Técnicos de nível médio.
- Corretores de seguros.
- Técnicos de nivel médio nas ciências administrativas.
O que faz um Corretor de seguros
O Corretor de seguros CBO 3545-05 planeja a comercialização de apólices de seguros – tais como seguro de automóvel, seguro de vida, seguro contra incêndio e seguro contra roubo -, para empresas e indivíduos Mantém relacionamento com empresas seguradoras e negocia taxas e comissões.
Organiza cadastro de potenciais clientes.
Elabora roteiro e agenda visitas a clientes potenciais Realiza visita, identificando as necessidades do cliente e personalizando a oferta de opções de seguro a partir das informações levantadas.
Orienta o cliente na seleção da empresa seguradora que lhe ofereça as melhores condições de proteção, atendimento e custo Solicita inspeção de risco.
Negocia proposta e oferece promoção ao cliente.
Fecha contrato, conferindo os dados para apólice Verifica a emissão da apólice e confirma seu envio ao segurado.
Representa o cliente junto à seguradora, intermediando a relação entre seguradora e segurado e contatando os departamentos da seguradora para solucionar eventuais problemas.
Participa em reuniões – presencialmente ou usando ferramentas de comunicação virtual - com segurados e seguradora Fornece informações aos segurados sobre contratos e faz ajustes para contemplar alteração do risco Controla os pagamentos dos clientes.
Presta assistência ao segurado no caso de sinistro, coletando dados sobre a ocorrência, montando processo, comunicando a seguradora sobre o sinistro, acertando com a seguradora o pagamento a ser providenciado, e acompanhando o sinistro até sua liquidação Busca a fidelização dos clientes, dando atendimento personalizado, mandando mensagens em datas especiais - como aniversário - e distribuindo brindes Adota estratégias de marketing – tais como serviço de mala-direta, divulgação de imagens e vídeos em redes sociais, criação de página (“website”) na internet, adequação de anúncios ao meio de comunicação utilizado, entre outras - para ampliar seu conjunto de clientes.
Opera sistemas informatizados em diferentes atividades realizadas antes, durante e após a venda de seguro, tais como cadastramento de clientes, seguradoras e produtos, agendamento de visitas aos clientes, elaboração de cotação, proposta, cálculo e endosso, transmissão de proposta à seguradora, controle de vendas, controle de valores a receber, e registro de sinistros Mantém-se atualizado em relação à sua área de atuação, pesquisando informações sobre seguros na internet e participando de reuniões, seminários e programas para conhecer novos produtos e serviços.
Pode propor a criação de novo produto de seguro Pode administrar empresa corretora de seguros, estabelecendo metas de vendas, controlando fluxo de caixa, recrutando e selecionando pessoal, e estabelecendo atribuições e rotina de trabalho de cada integrante da equipe Pode supervisionar trabalho da equipe, avaliando desempenho e promovendo programas de treinamento.
Elabora correspondências e redige documentos Monitora a organização, a classificação e o arquivo de documentos - físicos e digitais – relacionados à comercialização de apólices de seguros.
Funções do cargo
O funcionário CBO 3545-05 deve operacionalizar a informática, vender seguros, demonstrar competências pessoais, administrar o negócio, relacionar-se com a seguradora, comunicar-se, prestar assistência ao segurado, empregar técnicas de vendas.
Condições de trabalho dessas profissões
Corretores de seguros trabalham na área de seguros e previdência privada. Enquanto pessoas físicas, trabalham por conta própria. Enquanto pessoas jurídicas, mantêm uma equipe de corretagem, sob sua supervisão.
Exigências do mercado de trabalho para o CBO 3545-05
Para o exercício profissional, em todos os ramos de seguro, requer-se habilitação em curso da fundação escola nacional de seguros (funaseg). Há, também, treinamentos para qualificação em modalidades específicas de seguro.
Atividades exercidas por um Corretor de seguros CBO 3545-05
Um Corretor de seguros (ou sinônimo) deve estabelecer metas de vendas, oferecer opção de seguradora, usar o telefone para se relacionar com seguradora e segurado, montar página na internet - site, respeitar a assiduidade e a pontualidade, propor a criação de novo produto de seguro, verificar a emissão da apólice, demonstrar cultura geral, acordar com a seguradora o pagamento de sinistro, negociar proposta com cliente, delegar responsabilidades aos seus funcionários, redigir documentos, administrar a ansiedade e o estresse, cadastrar-se na seguradora, enviar apólice ao segurado, elaborar proposta, cálculo e endosso, operar sistema telemarketing, zelar pela ética profissional, recrutar funcionários, participar de eventos da classe, fechar contrato, avaliar a situação financeira das companhias seguradoras, oferecer promoção aos clientes, utilizar coreio eletrônico - e-mail para corresponder-se com seguradora e segurado, representar o segurado junto a seguradora, controlar os pagamentos dos clientes, visitar o cliente, controlar fluxo de caixa, estabelecer a rotina de trabalho dos funcionários, pesquisar informações sobre seguros via internet, agendar vencimentos dos seguros, parabenizar os clientes nos seus aniversários, transmitir proposta a seguradora, comunicar a seguradora do sinistro, identificar as necessidades do cliente, intermediar a relação entre seguradora e segurado, contatar os departamentos da seguradora, participar de reuniões com segurados e seguradora, conferir os dados da apólice, agir com presteza, coletar dados de sinistro, distribuir brindes, treinar funcionários no trabalho, operar aparelho de fax para receber e enviar documentos, agir com otimismo e perseverância, transmitir segurança, prospectar clientes, prestar informações sobre os contratos, definir atribuições dos funcionários, arquivar em computador os dados do cliente, buscar atualização na área de seguros, negociar taxas e comissões com seguradora, supervisionar equipe de vendas, solicitar inspeção de risco, anunciar em jornais e revistas, promover a divulgação do seguro, instalar bandeira da seguradora no ponto de vendas, buscar a fidelidade do cliente, montar processo de sinistro, assumir responsabilidade pelos seus atos profissionais, ajustar contratos para acompanhar alteração do risco, acompanhar o sinistro até sua liquidação, emitir mala direta de produtos, orientar o cliente sobre seguro, manter boa aparência, discutir junto a seguradora a aceitação do risco.