CBO 3546-10 - Corretor de grãos - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos corretores de imóveis e de grãos

O profissional no cargo de Corretor de grãos CBO 3546-10 executa intermediação em compra e venda de um ou mais tipos de grãos, tais como soja, milho, trigo, arroz, entre outros Analisa condições – como preços de grãos e previsões de safra e de clima - dos mercados internacional e nacional.

Pesquisa mercado regional de grãos, levantando oportunidades de negócios Identifica potenciais compradores e vendedores e lhes oferece alternativas de negócios Analisa quantidade e qualidade de grãos e participa na negociação de valores e condições da proposta de compra e venda.

Confere documentação de comprador e vendedor e formaliza transação, emitindo contrato Assessora no processo de transporte dos grãos e monitora relatórios de embarque e descarga Opera sistemas informatizados.

Cumpre procedimentos legais e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental

CBO 3546-10 é o Código Brasileiro da Ocupação de corretores de imóveis e de grãos que pertence ao grupo dos técnicos de nivel médio nas ciências administrativas, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.

Confira funções, descrição do cargo de Corretor de grãos, atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Corretores de imóveis e de grãos CBO 3546-10 em todo Brasil.

Divisões de categorias profissionais do CBO 3546-10

  • Técnicos de nível médio.
    • Corretores de imóveis e de grãos.
      • Técnicos de nivel médio nas ciências administrativas.

O que faz um Corretor de grãos

O Corretor de grãos CBO 3546-10 analisa mercado de grãos, acompanhando noticiários nacionais e internacionais, monitorando preços, trocando informações com profissionais da área, e consultando relatórios de consultorias, departamentos e “sites” especializados Analisa comportamento de moedas e câmbio.

Monitora a legislação pertinente.

Realiza levantamento da oferta – acompanhando previsões de safra e de clima - e demanda de grãos Acompanha as condições logísticas de transporte e armazenamento.

Pesquisa o mercado regional, para obter informações gerais e verificar oportunidades de negócios Visita a região, levantando oferta e demanda de grãos.

Acompanha, em tempo real, cotações do mercado regional.

Analisa valores e condições de pagamento com base nas práticas do mercado agrícola, inclusive as do mercado futuro Visita e entrevista clientes, para identificar seus perfis e suas necessidades.

Seleciona ofertas de grãos de acordo com as necessidades dos clientes.

Relata situação do mercado aos clientes e lhes oferece alternativas de negócios Esclarece dúvidas dos clientes Informa sua comissão para intermediar negócios.

Faz a intermediação de compra e venda de grãos, analisando quantidade e qualidade do produto e participando na negociação de valores e condições da proposta com comprador e vendedor Formaliza a proposta da transação Aproxima as partes para conclusão do negócio.

Solicita e confere documentação das partes, requerendo complementação de documentos, quando necessário Formaliza fechamento do negócio, providenciando o contrato.

Apresenta o contrato para assinatura Assessora no envio de comprovantes do trâmite financeiro da negociação Verifica o enquadramento fiscal dos clientes, fornecendo-lhes informações fiscais.

Confere especificações fiscais do produto, tais como peso, quantidade e preço Verifica capacidade de entrega do vendedor e capacidade de armazenagem do comprador Auxilia nos transportes FOB-Livre a bordo (Free On Board) – em que o comprador assume os custos com o transporte da mercadoria - e CIF-Custo, Seguro e Frete (Cost, Insurance and Freight), em que o vendedor é responsável por todos os custos com a entrega da mercadoria, incluindo o seguro marítimo e frete.

Monitora o embarque dos grãos, a partir do laudo de classificação do produto Acompanha a entrega de mercadorias Monitora relatórios de embarque e descarga.

Presta assessoramento aos clientes, monitorando seus negócios e oferecendo-lhes novas transações Solicita indicação de potenciais clientes, para realizar novos negócios Pode fazer a intermediação com uso de portais da internet específicos para comercialização de grãos, facilitando o contato entre comprador e vendedor e o fechamento de negócios Pode especializar-se no mercado de corretagem por tipo de produto, em função do crescimento da produção agrícola, da expansão do mercado e da complexidade das operações Opera sistemas informatizados, inserindo os resultados das pesquisas dos mercados regional, nacional e internacional, e cadastrando potenciais clientes.

Atualiza o cadastro de clientes com as informações das transações realizadas de grãos Faz a organização, a classificação e o arquivo de documentos - físicos e digitais – relacionados às negociações de grãos.

Funções do cargo

O funcionário CBO 3546-10 deve entrevistar clientes, analisar mercado, intermediar negócios, assessorar clientes após transação, comunicar-se, demonstrar competências pessoais, solicitar documentação, elaborar estratégias de comercialização, pesquisar mercado.

Condições de trabalho dessas profissões

Corretores de imóveis e de grãos intermedeiam negócios auxiliando na definição de valores e propostas da transação e aproximando as partes para conclusão. Entrevistam e orientam clientes sobre todos os trâmites e solicitam a documentação necessária. Pesquisam e analisam mercado avaliando todas as situações e possibilidades de negócios. Podem assessorar clientes após finalizadas as transações, realizam pesquisa e análise de mercado, por meio de jornais, revistas, relatórios de consultorias e órgãos especializados.

Exigências do mercado de trabalho para o CBO 3546-10

Para o exercício da ocupação de Corretor de imóveis requer-se o curso técnico de nível médio e registro no CRECI. Para o corretor de grãos requer-se nível médio e experiência de 3 a 4 anos.

Atividades exercidas por um Corretor de grãos CBO 3546-10

Um Corretor de grãos (ou sinônimo) deve monitorar embarque a partir do laudo de classificação de produto, oferecer alternativas de negócios, atualizar o cadastro de clientes, analisar preços e/ou taxas, requerer complementação de documentos para a negociação, demonstrar capacidade de trabalhar em equipe, demonstrar capacidade de manter sigilo, analisar quantidade e qualidade do produto, visitar clientes, demonstrar raciocínio lógico, acompanhar ofertas e demandas, examinar documentos das partes, analisar informações sobre fatores determinante do mercado de comodities, estabelecer honorários, taxas ou comissão, solicitar indicações de novos clientes, assessorar cliente na tomada de decisão, fornecer ao cliente informações fiscais, demonstrar capacidade de comunicação, realizar atividades de manutenção do cliente, auxiliar no transporte cif ou fob, informar cliente sobre legislação em vigor, negociar valores e condições da proposta entre as partes, contatar clientes, acompanhar entrega de mercadorias, monitorar relatórios de embarque e descarga, analisar valores e condição de pagamento do mercado, analisar comportamento de moedas e câmbio, esclarecer dúvidas dos clientes, monitorar legislação pertinente, consultar relatórios de consultorias , departamentos e sites especializados, consultar fontes de informações, demonstrar capacidade de memória visual, verificar capacidade de armazenagem do comprador, levantar oferta e demanda de grãos na região, visitar a região, demonstrar competência de transmitir segurança, oferecer novos negócios, apresentar contratos e/ou confirmação das transações, demonstrar senso de oportunidade, conferir especificações fiscais do produto - peso, quantidade, preço do produto ..., acompanhar andamento da documentação, acompanhar noticiários nacionais e internacionais, formalizar a proposta da transação, monitorar negócios do cliente, relatar situação do mercado ao cliente, identificar o perfil, potencial e necessidades dos clientes, selecionar imóveis e/ou ofertas de grãos de acordo com as necessidades dos clientes, demonstrar credibilidade, informar o cliente sobre a variedade de semente conforme o guia de cultivares, demonstrar capacidade de administrar conflitos, verificar enquadramento fiscal do cliente, trocar informações com profissionais da área, obter informações gerais sobre a região, cadastrar clientes, demonstrar capacidade de negociação, providenciar documentação, apresentar estrutura de cálculos ao cliente, verificar capacidade de entrega do vendedor, acompanhar informações meteorológicas, monitorar as condições logísticas de transporte e armazenamento, colher assinatura das partes, efetuar pesquisa direcionada do mercado local, formalizar fechamento do negócio- contrato entre as partes, aproximar as partes para conclusão de negócios, assessorar no envio de comprovantes do trâmite financeiro da negociação.

Cargos e salários CBO 3546-10 - Corretores de imóveis e de grãos

Salário Corretor de Grãos

Corretor de Grãos: Brasil

O profissional no cargo de Corretor de Grãos CBO 3546-10 trabalhando no Brasil, ganha entre 5.772 e 14.074 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 42 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 3546-10.