CBO 3713-05 - Técnico em programação visual - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos técnicos em artes gráficas

O profissional no cargo de Técnico em programação visual CBO 3713-05 elabora projeto de programação visual para impressão de mídias impressas e eletrônicas e de publicações editoriais Desenvolve identidade visual, cria ilustrações, e faz editoração de textos e tratamento de imagens.

Controla qualidade e quantidade de textos e imagens Pode operar máquinas e equipamentos ou executar processos eletrônicos, para realizar testes e ajustes da programação visual Efetua o fechamento do arquivo da arte-final e encaminha, com o arquivo, ficha de impressão.

Presta assistência técnica a diferentes áreas da empresa, fornecendo informações técnicas Mantém-se atualizado em relação às inovações na sua área de atuação Utiliza “softwares” específicos para elaboração de projeto.

Pode supervisionar equipe de trabalho Cumpre normas técnicas, normas de qualidade e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental

CBO 3713-05 é o Código Brasileiro da Ocupação de técnicos em artes gráficas que pertence ao grupo dos técnicos em nivel médio dos serviços culturais, das comunicações e dos desportos, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.

Confira funções, descrição do cargo de Técnico em programação visual, atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Técnicos em artes gráficas CBO 3713-05 em todo Brasil.

Divisões de categorias profissionais do CBO 3713-05

  • Técnicos de nível médio.
    • Técnicos em artes gráficas.
      • Técnicos em nivel médio dos serviços culturais, das comunicações e dos desportos.

O que faz um Técnico em programação visual

O Técnico em programação visual CBO 3713-05 planeja o serviço de programação visual, analisando ordem de serviço e identificando necessidades de cliente Estabelece prazo para elaboração do projeto.

Faz estimativa de custos, para aprovação de recursos que poderão ser utilizados no projeto.

Prepara especificação de recursos materiais Examina as condições dos equipamentos, testando seu funcionamento.

Confere a disponibilidade de materiais, requisitando os faltantes Seleciona “softwares” específicos para elaboração de projeto.

Prepara esboços e leiautes de amostras, para visualizar a posição de imagens, blocos de textos e outros elementos de página.

Seleciona estilos e tamanho de fontes Localiza imagens ou fotos de produtos.

Pesquisa conceitos de “design” a serem aplicados.

Estabelece padrões de referência de qualidade Elabora o projeto de programação visual de materiais – publicitários, jornalísticos, entre outros – a serem impressos, aplicando elementos criativos e estéticos Desenvolve elementos de identidade visual.

Cria ilustrações e desenha logotipos Efetua a editoração de textos e o tratamento de imagens, digitando, diagramando, ilustrando e formatando Elabora tabelas e gráficos.

Em publicações editoriais, define o tamanho da lombada e confecciona boneco, miolo e capa Prepara originais, verificando a qualidade, a quantidade e a organização de textos e imagens.

Confecciona prova digital ou peça-piloto Analisa a viabilidade econômica do projeto Solicita, a cliente, a aprovação da arte-final.

Pode operar máquinas e equipamentos ou executar processos eletrônicos, em testes de processamento e reprodução de textos e imagens Faz ajustes técnicos – tais como de resolução, de espessura de linhas, de extensão das imagens, dentre outros - da programação visual, antes do processo de impressão Realiza o fechamento do arquivo com a arte-final.

Encaminha, junto com o arquivo, ficha de impressão, que detalha informações técnicas - tais como tipo e gramatura do papel, número de páginas, quantidade de impresso, entre outras - para a produção gráfica Presta assistência técnica para as diversas áreas da empresa, fornecendo informações técnicas Avalia resultados da produção realizada junto a clientes.

Analisa reclamações e informa a clientes sobre possibilidades e restrições de materiais e processos Busca alternativas para melhorias em tecnologias e matérias-primas Realiza visitas técnicas a empresas e fornecedores, para coleta de informações e análise de tecnologias disponíveis Consulta normas e fontes de informações técnicas Avalia tendências de mercado.

Pesquisa “sites” especializados da internet e verifica lançamentos em feiras nacionais e internacionais da indústria gráfica, para manter-se atualizado em relação às inovações e à introdução de novas tecnologias e de novos materiais na sua área de atuação Coordena equipe de trabalho, definindo atribuições e assegurando o cumprimento de normas e procedimentos no trabalho Pode supervisionar o trabalho de equipe, avaliando desempenho e realizando programas de treinamento Monitora a organização, a classificação e o arquivo de documentos físicos e digitais Verifica a limpeza e a organização do ambiente de trabalho Orienta a equipe para conservar instrumentos limpos, acondicionados e em plenas condições de uso e funcionamento Mantém máquinas e equipamentos em condições operacionais, providenciando manutenção de primeiro nível Requisita serviços de manutenção corretiva de máquinas e equipamentos Controla a aplicação de procedimentos da empresa para cumprimento das normas ambientais Inspeciona o reaproveitamento de sobras de material e o descarte de resíduos Zela pela segurança, utilizando e monitorando o uso de equipamentos de proteção individual Identifica situações de risco e colabora para sua eliminação.

Funções do cargo

O funcionário CBO 3713-05 deve realizar programação visual gráfica, demonstrar competências pessoais, prestar assistência técnica, controlar qualidade, coordenar equipes de trabalho, operar máquinas e equipamentos nos processos de pré-impressão, buscar alternativas para melhorias em tecnologias e matérias-primas.

Condições de trabalho dessas profissões

Técnicos em artes gráficas atuam em edição, impressão e reprodução de gravações, fabricação de pastas, papel e produtos de papel, fabricação de produtos químicos e artigos de borracha e plástico e outras atividades empresariais. São empregados com carteira assinada, trabalham em equipe, com supervisão ocasional, em ambiente fechado e em horário diurno. Eventualmente, são expostos a ruído intenso.

Exigências do mercado de trabalho para o CBO 3713-05

Para o exercício dessas ocupações, requer-se o curso técnico em artes gráficas oferecido por instituições de formação pofissional ou escolas técnicas. O pleno desempenho das atividades ocorre, em média, após um ano de prática profissional.

Atividades exercidas por um Técnico em programação visual CBO 3713-05

Um Técnico em programação visual (ou sinônimo) deve assegurar o cumprimento de normas e procedimentos no trabalho, realizar visitas técnicas a empresas e fornecedores para coleta de informações, analisar tecnologias disponíveis no mercado, fornecer informações técnicas para as diversas áreas da empresa, assegurar o cumprimento de normas de segurança do trabalho e de preservação ambiental, elaborar especificação técnica, realizar operações de processamento de imagem, buscar autodesenvolvimento, demonstrar curiosidade técnica e científica, demonstrar criatividade, avaliar resultados junto ao cliente, trabalhar de forma organizada, avaliar reclamações de clientes, estabelecer padrões de referência, utilizar recursos de informática, demonstrar espírito de liderança, identificar necessidades de cliente final, definir matéria-prima para a produção, realizar atividades de treinamento, operar equipamentos para reprodução da imagem, interpretar textos em outros idiomas, demonstrar senso estético, demonstrar capacidade de relacionamento interpessoal, analisar viabilidade técnica e econômica, consultar normas e fontes de informações técnicas, comunicar-se com clareza e objetividade, elaborar leiaute, desenvolver arte-final, manter-se versátil, definir atribuições de equipes de trabalho, avaliar tendências de mercado, definir tecnologias, sistemas e processos de produção, orientar clientes sobre possibilidades e restrições de materiais e processos, demonstrar percepção de cores.

Cargos e salários CBO 3713-05 - Técnicos em artes gráficas

Salário Técnico em Programação Visual

Técnico em Programação Visual: Brasil

O profissional no cargo de Técnico em Programação Visual CBO 3713-05 trabalhando no Brasil, ganha entre 2.325 e 4.291 para uma jornada de trabalho média de 42h semanais de acordo com dados salariais de 255 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 3713-05.