CBO 3743-05 - Operador de projetor cinematográfico - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos técnicos em operação de aparelhos de projeção

O profissional no cargo de Operador de projetor cinematográfico CBO 3743-05 realiza operação de projetor cinematográfico, para exibição de filmes em sala de cinema ou outro ambiente com plateia Projeta filme gravado em película - sistema analógico de projeção, em processo de diminuição de uso -, fazendo montagem, teste e conferência do filme, monitorando projeção, e, após exibição, executando desmontagem e rebobinagem do filme.

Projeta filme gravado em meio digital – sistema digital de projeção, em processo de ampliação de uso -, inserindo arquivo com imagem e som em servidor de vídeo, controlando início e configuração do filme em telas de computador ou outro dispositivo, e monitorando a projeção Controla iluminação e som do local de exibição Pode operar projetor e tela de exibição de vídeo (“videowall”).

Cumpre normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho, de prevenção contra incêndios e de preservação ambiental

CBO 3743-05 é o Código Brasileiro da Ocupação de técnicos em operação de aparelhos de projeção que pertence ao grupo dos técnicos em nivel médio dos serviços culturais, das comunicações e dos desportos, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.

Confira funções, descrição do cargo de Operador de projetor cinematográfico, atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Técnicos em operação de aparelhos de projeção CBO 3743-05 em todo Brasil.

Divisões de categorias profissionais do CBO 3743-05

  • Técnicos de nível médio.
    • Técnicos em operação de aparelhos de projeção.
      • Técnicos em nivel médio dos serviços culturais, das comunicações e dos desportos.

O que faz um Operador de projetor cinematográfico

O Operador de projetor cinematográfico CBO 3743-05 planeja a operação de projetor cinematográfico, conferindo a programação de cinema ou de outro local de exibição de filmes Testa o funcionamento do projetor.

Realiza manutenção de primeiro nível, fazendo limpeza e, se for o caso, lubrificação de equipamentos da cabine de projeção.

Em sistema analógico, verifica tipo de som e película e faz a montagem do filme Confere o nome e as partes do filme.

Marca as partes do filme Monta o filme e os complementos.

Revisa o filme e preenche o boletim de revisão.

Faz a seção teste, conferindo o tempo do filme e dos complementos Prepara a projeção de filme, em sistema analógico, adaptando a lente e a máscara ao filme e o sistema de som.

Instala o filme no projetor.

Inicia a projeção do filme, acionando os comandos do equipamento Configura e ajusta o projetor e a tela, para obter o tamanho, a iluminação e o foco adequados das imagens Regula o som, para ter o volume e o tom adequados.

Monitora a projeção e o volume de som Pode operar vários equipamentos e monitorar a projeção de uma película em várias salas simultaneamente Encerra a projeção do filme.

Desmonta o filme, separando suas partes e complementos Rebobina o filme e cola suas extremidades.

Realiza o acondicionamento do filme em lata Em sistema digital, prepara a cabine de projeção, verificando itens do ambiente – como ventilação – para instalação do projetor Identifica os conteúdos a serem projetados e cria a lista de reprodução (“playlist”) da sala.

Pode fazer a recepção do filme, transmitido via internet e satélite ou recebido em disco rígido, para ser armazenado em um servidor do cinema Insere o arquivo digital HD-Alta Definição (High Definition) - com imagem e som do filme - em servidor de vídeo, localizado no projetor ou em aparelho conectado ao projetor por cabos de HDMI-Interface Multimídia de Alta Definição (High-Definition Multimedia Interface) Controla início e configuração do filme em tela de computador ou outro dispositivo plugado ao projetor digital.

Monitora a projeção, tomando providências - como a troca de lâmpada do projetor durante a operação -, para evitar eventuais falhas Acompanha as inovações na área, verificando o surgimento de novos equipamentos e novas tecnologias digitais de projeção Monitora a sala de cinema ou outro ambiente de exibição de filmes, controlando a iluminação e o som.

Verifica o funcionamento do sistema de ar-condicionado Detecta problemas, corrigindo pequenas falhas ou providenciando serviço de manutenção Pode operar projetor de vídeo e sistema composto por dois ou mais monitores que formam uma grande tela de exibição de vídeo (“videowall”) Pode modificar o sistema de som para o vídeo Conserva a cabine de projeção limpa e organizada.

.

Funções do cargo

O funcionário CBO 3743-05 deve desmontar filmes, demonstrar competências pessoais, operar videocassete e videowall, controlar a qualidade de exibição, projetar o filme, fazer a montagem dos filmes, verificar o funcionamento dos equipamentos de projeção.

Condições de trabalho dessas profissões

Técnicos em operação de aparelhos de projeção atuam em empresas de cinema e de atividades recreativas, culturais e desportivas. São trabalhadores assalariados, com carteira assinada, que trabalham individualmente, sob supervisão ocasional. Trabalham nos períodos diurno e noturno, em finais de semana e feriados, em salas de projeção de filmes. Em algumas atividades estão sujeitos a temperaturas elevadas, ruídos, radiação e material tóxico.

Exigências do mercado de trabalho para o CBO 3743-05

O exercício da ocupação de operador-mantenedor de projetor cinematográfico requer curso técnico em eletrônica. Para o operador de projetor cinematográfico requer-se ensino fundamental mais qualificação profissionalizante de quatrocentas horas-aula, sendo a experiência com o tipo de equipamento a operar fator determinante para contratação. O pleno desempenho das atividades em ambas ocupações ocorre após um ano de exercício profissional.

Atividades exercidas por um Operador de projetor cinematográfico CBO 3743-05

Um Operador de projetor cinematográfico (ou sinônimo) deve conferir o tempo do filme e complementos, lubrificar os equipamentos da cabine de projeção, dar provas de responsabilidade, providenciar a visita técnica, monitorar a sala de exibição, monitorar o sistema de ar condicionado, preparar a saída dos filmes, conferir o boletim de revisão do filme, marcar as partes do filme, verificar o nível de óleo do equipamento, acionar os comandos do equipamento de projeção, montar o filme e complementos, operar vários equipamentos simultaneamente, adaptar o sistema de som, guardar os filmes nas latas, zelar pela cabine de projeção, cumprir horários, ajustar o foco, monitorar o volume de som, separar as partes do filme e complementos, testar a lâmpada de xenon, atualizar-se, corrigir pequenos problemas, demonstrar atenção difusa, demonstrar iniciativa, adaptar-se a equipamentos diferentes, preencher o boletim de revisão do filme, mostrar organização, rebobinar o filme, testar passagem automática - mudança de projetor, ligar e desligar o vídeo, encerrar a projeção do filme, verificar o tipo de som e película do filme, monitorar a projeção de uma película em várias salas simultaneamente, demonstrar espírito de dedicação, fazer a seção teste, colocar a fita no ponto, modificar o sistema de som para o vídeo, lidar com a tensão diária, detectar problemas, limpar os equipamentos da cabine de projeção, testar o som, controlar a iluminação da sala de exibição, ligar e desligar o projetor de vídeo, iniciar a projeção do filme, colar as extremidades do filme, realizar manutenções de primeiro nível, adaptar a lente e a máscara ao filme, monitorar a projeção, conferir a programação do cinema, demonstrar sensibilidade auditiva, visual e tátil, colocar o filme no projetor, revisar o filme, identificar os nomes das peças dos equipamentos de projeção, conferir o nome e partes do filme.

Cargos e salários CBO 3743-05 - Técnicos em operação de aparelhos de projeção

Salário Operador de Projetor Cinematográfico

Operador de Projetor Cinematográfico: Brasil

O profissional no cargo de Operador de Projetor Cinematográfico CBO 3743-05 trabalhando no Brasil, ganha entre 2.346 e 4.692 para uma jornada de trabalho média de 41h semanais de acordo com dados salariais de 374 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 3743-05.
Salário Operador Cinematográfico

Operador Cinematográfico: Brasil

O profissional no cargo de Operador Cinematográfico CBO 3743-05 trabalhando no Brasil, ganha entre 2.346 e 4.692 para uma jornada de trabalho média de 41h semanais de acordo com dados salariais de 374 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 3743-05.
Salário Operador de Cabine Cinematográfica

Operador de Cabine Cinematográfica: Brasil

O profissional no cargo de Operador de Cabine Cinematográfica CBO 3743-05 trabalhando no Brasil, ganha entre 2.346 e 4.692 para uma jornada de trabalho média de 41h semanais de acordo com dados salariais de 374 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 3743-05.
Salário Operador de Projetor Cinematográfico e Áudio

Operador de Projetor Cinematográfico e Áudio: Brasil

O profissional no cargo de Operador de Projetor Cinematográfico e Áudio CBO 3743-05 trabalhando no Brasil, ganha entre 2.346 e 4.692 para uma jornada de trabalho média de 41h semanais de acordo com dados salariais de 374 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 3743-05.
Salário Projecionista

Projecionista: Brasil

O profissional no cargo de Projecionista CBO 3743-05 trabalhando no Brasil, ganha entre 2.346 e 4.692 para uma jornada de trabalho média de 41h semanais de acordo com dados salariais de 374 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 3743-05.