CBO 3751-15 - Visual merchandiser - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos designers de interiores, de vitrines e visual merchandiser e afins (nível médio)
O profissional no cargo de Visual merchandiser CBO 3751-15 concebe e executa projeto para dar identidade a um ponto de venda ou a uma marca, utilizando design para personalizar ambientes, desenvolvendo estratégias de decoração do espaço físico, definindo formas e locais de exposição dos produtos e acompanhando ações promocionais, para atrair e fidelizar o cliente e influenciar na sua decisão de compra Promove programa de treinamento para a equipe de vendas.
Avalia os resultados da implementação do projeto Cumpre normas técnicas, padrões de qualidade e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental
CBO 3751-15 é o Código Brasileiro da Ocupação de designers de interiores, de vitrines e visual merchandiser e afins (nível médio) que pertence ao grupo dos técnicos em nivel médio dos serviços culturais, das comunicações e dos desportos, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.
Confira funções, descrição do cargo de Visual merchandiser, atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Designers de interiores, de vitrines e visual merchandiser e afins (nível médio) CBO 3751-15 em todo Brasil.
Divisões de categorias profissionais do CBO 3751-15
- Técnicos de nível médio.
- Designers de interiores, de vitrines e visual merchandiser e afins (nível médio).
- Técnicos em nivel médio dos serviços culturais, das comunicações e dos desportos.
O que faz um Visual merchandiser
O Visual merchandiser CBO 3751-15 entrevista o responsável pelo ponto de venda para identificar suas expectativas, diagnosticar os problemas enfrentados pelo estabelecimento ou pela marca, estabelecer limites orçamentários do projeto e estimar prazo para execução do projeto Avalia o espaço físico e os aspectos impactantes de sua ocupação, como os arquitetônicos, ergonômicos e de segurança.
Analisa as características e o comportamento do consumidor, verifica o tipo de produto em venda e pesquisa os fatores que influenciam na decisão de compra do consumidor.
Elabora projeto para o ponto de venda, levando em consideração as estratégias de marketing e concebendo a programação visual para espaços Projeta estratégia criativa de merchandising visual, definindo a decoração de interiores e selecionando as cores a serem usadas no espaço, criando dispositivos para a apresentação de informações (displays) com visual atraente e engajante, combinando arte e criatividade na produção de vitrines, para valorização dos produtos expostos.
Pode sugerir eventuais modificações no projeto arquitetônico Projeta a organização do espaço de modo a facilitar a circulação dos clientes.
Planeja climatização agradável e boa iluminação.
Elabora proposta de estímulos auditivos – como músicas adequadas ao perfil dos clientes – e oferta de petiscos e bebidas – como água e café, para tornar a permanência no espaço uma experiência agradável Estabelece ações estratégicas para atrair a atenção do cliente para a política de descontos.
Prevê dispositivos e sistemas - com base em nuvem e novas tecnologias -, para dar maior segurança aos clientes e ao espaço.
Apresenta a proposta e o orçamento ao cliente, para aprovação Interage com fornecedores, para aquisição de produtos e serviços para o projeto Executa o projeto, coordenando a implementação das mudanças propostas.
Promove programa de treinamento para a equipe de vendas, para oferecer ao cliente o melhor atendimento possível Avalia os resultados da implementação do projeto, verificando a fidelização dos clientes, analisando o volume de vendas e levantando a satisfação dos clientes Pode fazer ajustes no projeto inicial, a partir da avaliação dos resultados.
Faz manutenção programada do projeto Participa de palestras e cursos, conhecendo propostas inovadoras em visual merchandising, para manter processo de melhoria contínua dos resultados no ponto de vendas.
.
Funções do cargo
O funcionário CBO 3751-15 deve interpretar expectativas/necessidades do cliente, acompanhar o projeto, conceber o projeto, demonstrar competências pessoais, pesquisar produtos, materiais e imagens, elaborar projeto, executar o projeto.
Condições de trabalho dessas profissões
Designers de interiores, de vitrines e visual merchandiser e afins (nível médio) os profissionais da família trabalham, basicamente, no comércio atacadista e varejista, na construção e na prestação de serviços , podendo ser encontrados também em outras atividades, como a indústria. Montam vitrines e estandes em feiras e eventos, criam e desenvolvem campanhas temáticas voltadas para a comercialização de produtos, cuidam da circulação das pessoas e da otimização da apresentação dos produtos internamente às lojas, concebem e executam projetos de design de interiores, levando em conta a estética, a funcionalidade e a ergonomia. Desenvolvem suas atividades individualmente e em equipes multidisciplinares, predominantemente por conta própria, na maioria das vezes sem supervisão. Podem trabalhar em horários variados ou irregulares, conforme as necessidades de seus clientes. Eventualmente, em algumas ocupações, alguns profissionais podem trabalhar em condições especiais, como alta temperatura ou em posições desconfortáveis por longos períodos.
Exigências do mercado de trabalho para o CBO 3751-15
O exercício das ocupações da família, atualmente, não requer um nível de escolaridade determinado, pois no mercado convivem profissionais com formação na prática, cursos de curta duração, cursos técnicos de nível médio e formação universitária. Conforme a tendência de profissionalização que se verifica na área, pode-se afirmar que é desejável formação técnica de nível médio ou universitária, dependendo da ocupação.
Atividades exercidas por um Visual merchandiser CBO 3751-15
Um Visual merchandiser (ou sinônimo) deve definir limites orçamentários do projeto, criar ambientes temáticos e estéticos, alocar pontos de iluminação, representar graficamente soluções para o ambiente - desenho manual, autocad etc, avaliar o resultado do projeto, elaborar o cronograma, demonstrar capacidade de persuasão, distribuir volumes no espaço, sugerir eventuais modificações ao projeto arquitetônico, demonstrar capacidade de trabalhar em equipe, apresentar estudo preliminar ao cliente, orçar projeto, pesquisar mercado, demonstrar capacidade de trabalhar sob pressão, criar ambientes funcionais e/ou favorável ao consumo, estabelecer contrato de trabalho com cliente, demonstrar capacidade de objetividade, demonstrar habilidade motora fina, coordenar equipes, demonstrar capacidade de comunicação, escolher escala cromática para o ambiente, colaborar no desenvolvimento de produtos e materiais, apresentar em modelos e/ou maquetes soluções para o ambiente, fazer manutenção programada do projeto, montar espaços e/ou imagens que destaquem o produto, manter sigilo, elaborar planta de distribuição dos espaços internos, definir programa de ações, elaborar estudos preliminares, conceber programação visual para espaços comerciais - merchandising, gerenciar obra ou projeto, entrevistar cliente, demonstrar senso estético, fazer levantamento métrico e/ou fotográfico, alocar pontos elétricos, demonstrar empatia, demonstrar flexibilidade, demonstrar criatividade, demonstrar capacidade de visão espacial, demonstrar capacidade de atenção a detalhes, demonstrar credibilidade, demonstrar capacidade de negociação, testar produtos, materiais e/ou ferramentas, divulgar trabalhos na mídia, demonstrar capacidade de organização, demonstrar capacidade de administrar o tempo, adequar os elementos já existentes ao espaço, personalizar espaço arquitetônico ou físico, criar peças especiais, demonstrar capacidade de liderança, alocar pontos de ar condicionado, fazer ajustes ao projeto, participar de exposições, mostras, feiras e congressos, demonstrar capacidade de contornar situações adversas, planejar a circulação, demonstrar pró-atividade, realizar programação visual de espaços comerciais - merchandising, demonstrar capacidade de observação, demonstrar capacidade de antever problemas, selecionar fornecedores.