CBO 3751-20 - Decorador de eventos - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos designers de interiores, de vitrines e visual merchandiser e afins (nível médio)
O profissional no cargo de Decorador de eventos CBO 3751-20 concebe, elabora e implementa projetos de decoração para diferentes eventos – tais como casamentos, aniversários, festas infantis, formaturas, festas empresariais e temáticas em geral -, em espaços internos residenciais, comerciais, salões ou bufês Entrevista o cliente para identificar expectativas e limites orçamentários.
Interage com outros profissionais contratados para o evento Cumpre normas técnicas, padrões de qualidade e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental
CBO 3751-20 é o Código Brasileiro da Ocupação de designers de interiores, de vitrines e visual merchandiser e afins (nível médio) que pertence ao grupo dos técnicos em nivel médio dos serviços culturais, das comunicações e dos desportos, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.
Confira funções, descrição do cargo de Decorador de eventos, atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Designers de interiores, de vitrines e visual merchandiser e afins (nível médio) CBO 3751-20 em todo Brasil.
Divisões de categorias profissionais do CBO 3751-20
- Técnicos de nível médio.
- Designers de interiores, de vitrines e visual merchandiser e afins (nível médio).
- Técnicos em nivel médio dos serviços culturais, das comunicações e dos desportos.
O que faz um Decorador de eventos
O Decorador de eventos CBO 3751-20 entrevista o cliente para identificar suas expectativas e preferências, verificar os limites orçamentários do projeto, definir a data do evento e estimar a quantidade de convidados Apresenta seu portfólio de trabalhos ao cliente, com opções de estilo de decoração.
Elabora estudos preliminares, fazendo levantamento fotográfico e das medidas no local do evento e verificando a viabilidade de adequar elementos já existentes ao espaço.
Elabora planta de distribuição dos espaços internos e planeja a circulação dos convidados Concebe a programação visual para o espaço do evento.
Planeja a distribuição do mobiliário Propõe os tipos de arranjos florais.
Interage com outros profissionais contratados para o evento – tais como cenógrafo, apresentador e organizador de evento -, para compatibilização das propostas de trabalho.
Apresenta o estudo preliminar ao cliente, realizando os ajustes por ele solicitados Elabora o projeto executivo, especificando os materiais a serem utilizados e escolhendo a escala cromática.
Define a técnica de iluminação.
Relaciona os móveis a serem utilizados e sua localização no ambiente, levando em consideração a praticidade e o conforto dos convidados Representa graficamente o projeto de decoração, utilizando desenho manual ou recursos tecnológicos, como CAD-Projeto Assistido por Computador (Computer Aided Design) Apresenta o projeto executivo, o cronograma e o orçamento ao cliente, para aprovação.
Seleciona fornecedores, para aquisição de produtos e serviços necessários à execução do projeto Coordena a montagem do evento, de acordo com o projeto aprovado Providencia atrativos sensoriais no ambiente.
Cumpre o cronograma, acompanhando o trabalho da equipe e controlando a entrega dos fornecedores Cria soluções para imprevistos durante a montagem, com base em conhecimentos sobre materiais e técnicas de decoração.
Acompanha a execução orçamentária Após o evento, acompanha a desmontagem da decoração, preservando o local como antes do início do projeto Avalia os resultados do projeto, analisando a reação dos convidados durante o evento e verificando a satisfação do cliente.
Realiza pesquisas nos mercados nacional e internacional e participa de exposições, mostras e feiras, para conhecer inovações em relação à decoração de eventos Zela pela segurança, prevenindo acidentes durante a execução do evento e nos processos de montagem e desmontagem da decoração.
Funções do cargo
O funcionário CBO 3751-20 deve demonstrar competências pessoais, elaborar projeto, acompanhar o projeto, executar o projeto, conceber o projeto, pesquisar produtos, materiais e imagens, interpretar expectativas/necessidades do cliente.
Condições de trabalho dessas profissões
Designers de interiores, de vitrines e visual merchandiser e afins (nível médio) os profissionais da família trabalham, basicamente, no comércio atacadista e varejista, na construção e na prestação de serviços , podendo ser encontrados também em outras atividades, como a indústria. Montam vitrines e estandes em feiras e eventos, criam e desenvolvem campanhas temáticas voltadas para a comercialização de produtos, cuidam da circulação das pessoas e da otimização da apresentação dos produtos internamente às lojas, concebem e executam projetos de design de interiores, levando em conta a estética, a funcionalidade e a ergonomia. Desenvolvem suas atividades individualmente e em equipes multidisciplinares, predominantemente por conta própria, na maioria das vezes sem supervisão. Podem trabalhar em horários variados ou irregulares, conforme as necessidades de seus clientes. Eventualmente, em algumas ocupações, alguns profissionais podem trabalhar em condições especiais, como alta temperatura ou em posições desconfortáveis por longos períodos.
Exigências do mercado de trabalho para o CBO 3751-20
O exercício das ocupações da família, atualmente, não requer um nível de escolaridade determinado, pois no mercado convivem profissionais com formação na prática, cursos de curta duração, cursos técnicos de nível médio e formação universitária. Conforme a tendência de profissionalização que se verifica na área, pode-se afirmar que é desejável formação técnica de nível médio ou universitária, dependendo da ocupação.
Atividades exercidas por um Decorador de eventos CBO 3751-20
Um Decorador de eventos (ou sinônimo) deve escolher escala cromática para o ambiente, testar produtos, materiais e/ou ferramentas, pesquisar mercado, demonstrar criatividade, alocar pontos de iluminação, entrevistar cliente, alocar pontos para informática, demonstrar capacidade de visão espacial, demonstrar capacidade de observação, alocar pontos elétricos, assessorar o cliente para aprovação de produtos, selecionar fornecedores, definir leiaute da ambientação e/ou do processo organizacional, demonstrar flexibilidade, participar de exposições, mostras, feiras e congressos, manter sigilo, apresentar estudo preliminar ao cliente, supervisionar execução do projeto, demonstrar capacidade de antever problemas, pesquisar tendências - decoração, moda, comportamento, consumo, etc, apresentar sugestões, demonstrar capacidade de persuasão, criar móveis e produtos, demonstrar credibilidade, alocar pontos hidráulicos, avaliar o resultado do projeto, adaptar projeto às condições do ambiente, fazer levantamento métrico e/ou fotográfico, estabelecer contrato de trabalho com cliente, alocar pontos de telefonia, coordenar equipes, acompanhar execução orçamentária, alocar pontos de ar condicionado, pesquisar linhas de produtos conforme target do cliente, distribuir volumes no espaço, montar espaços e/ou imagens que destaquem o produto, fazer ajustes ao projeto, demonstrar habilidade motora fina, adaptar materiais e/ou produtos, divulgar trabalhos na mídia, demonstrar capacidade de negociação, demonstrar empatia, demonstrar capacidade de trabalhar em equipe, elaborar planta de distribuição dos espaços internos, demonstrar capacidade de administrar o tempo, orçar projeto, definir limites orçamentários do projeto, fazer manutenção programada do projeto, sugerir eventuais modificações ao projeto arquitetônico, demonstrar capacidade de contornar situações adversas, selecionar produtos, demonstrar pró-atividade, avaliar viabilidade do projeto, demonstrar trabalho in loco e/ou metodologia de trabalho, adaptar o projeto às normas, adequar os elementos já existentes ao espaço, demonstrar capacidade de trabalhar sob pressão, realizar programação visual de espaços comerciais - merchandising, pesquisar preços de produtos e serviços, demonstrar senso estético, providenciar atrativos sensoriais no ambiente, contratar serviços e profissionais especializados, demonstrar capacidade de comunicação, representar graficamente soluções para o ambiente - desenho manual, autocad etc, personalizar espaço arquitetônico ou físico, definir programa de ações, planejar a circulação, adaptar projeto a vida útil de produto e materiais, demonstrar capacidade de atenção a detalhes, colaborar no desenvolvimento de produtos e materiais, especificar os materiais e/ou produtos a serem utilizados, indicar outros profissionais e/ou fornecedores, criar peças especiais, demonstrar capacidade de liderança, demonstrar capacidade de objetividade, criar ambientes temáticos e estéticos, apresentar portifólio ao cliente, elaborar estudos preliminares, conceber programação visual para espaços comerciais - merchandising, demonstrar capacidade de organização, apresentar em modelos e/ou maquetes soluções para o ambiente, criar ambientes funcionais e/ou favorável ao consumo, elaborar o cronograma.