CBO 3762-30 - Equilibrista - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos artistas de circo (circenses)
O profissional no cargo de Equilibrista CBO 3762-30 realiza apresentações de equilibrismo em circos, fazendo pesquisas e intercâmbio de informações para criação de novo número, confeccionando, montando e preparando aparelhos e objetos usados nos números, produzindo o número circense – com definição de coreografia, seleção de música e criação de guarda-roupa e maquilagem, ensaiando o número, colaborando na divulgação do espetáculo, preparando corpo e mente para executar o número, interagindo com diferentes públicos durante as apresentações, e mantendo comunicação com os demais profissionais envolvidos no espetáculo Pode vender o número ou espetáculo.
Pode ensinar arte e técnica circense na área de equilibrismo Cumpre normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho, de prevenção contra incêndios e de preservação ambiental
CBO 3762-30 é o Código Brasileiro da Ocupação de artistas de circo (circenses) que pertence ao grupo dos técnicos em nivel médio dos serviços culturais, das comunicações e dos desportos, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.
Confira funções, descrição do cargo de Equilibrista, atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Artistas de circo (circenses) CBO 3762-30 em todo Brasil.
Divisões de categorias profissionais do CBO 3762-30
- Técnicos de nível médio.
- Artistas de circo (circenses).
- Técnicos em nivel médio dos serviços culturais, das comunicações e dos desportos.
O que faz um Equilibrista
O Equilibrista CBO 3762-30 cria novo número para apresentações de equilibrismo, pesquisando a utilização de diferentes técnicas de controle e equilíbrio do corpo e de objetos Pesquisa movimentos corporais, possibilidades de expressão artística e formas de comunicação com o público.
Pesquisa possibilidades no uso das cores, em luzes e figurino.
Faz intercâmbio de informações com profissionais do circo, com escolas de circo e com profissionais de outras áreas artísticas, pessoalmente, usando Internet ou outras formas de comunicação Pode fazer fusão de números existentes, criando outros.
Confecciona, adapta e monta aparelhos e prepara objetos para as apresentações Faz equilíbrio andando no arame (baixo, alto, bambo ou inclinado), no arame à grande altura com maromba (longa vara auxiliar para manter o equilíbrio), no monociclo, na perna-de-pau, no rola-rola (prancha de madeira ou de ferro colocada sobre um ou vários cilindros superpostos), entre outros.
Faz equilíbrio com objetos, tais como pires, argolas, xícaras e cadeiras.
Produz o número circense, definindo coreografia e selecionando música Cria guarda-roupa e maquiagem.
Seleciona equipamentos de segurança.
Ensaia o número, repetindo-o para aperfeiçoar técnicas de controle e de equilíbrio do corpo e de objetos, e para assimilar os tempos na realização de cada parte do número Treina sua entrada no picadeiro para iniciar a apresentação Incorpora equipamentos de segurança no número, durante o ensaio.
Prepara aparelhos e objetos para a apresentação Colabora na divulgação do número e do espetáculo, providenciando material impresso, dando entrevistas e utilizando jornal, carros de som, redes sociais e outras formas de comunicação Prepara corpo e mente para apresentação do número, alongando e aquecendo o corpo e realizando exercícios de concentração.
Apresenta o número, interagindo com o público, desenvolvendo formas de comunicação para conquistar a empatia das pessoas, e usando técnicas e estratégias para valorização do seu trabalho Lida com imprevistos, durante a apresentação, de forma criativa.
Interage com os demais profissionais envolvidos no espetáculo, combinando códigos para informar imprevistos e ajustando estratégias para lidar com incidentes, acidentes ou outros acontecimentos Trabalha em equipe, estabelecendo vínculos de confiança com os colegas Pode vender o número ou espetáculo, avaliando custos para fazer preço do trabalho e investigando o valor da atividade circense no mercado.
Pode ministrar aulas, promover oficinas e oferecer cursos relacionados ao equilibrismo, para públicos de diferentes faixas etárias Seleciona métodos e estratégias para transmissão de conhecimentos e realização da prática profissional Motiva o aluno e estimula suas capacidades físicas, principalmente a destreza e o equilíbrio.
Transmite a ética circense Conserva limpos e organizados aparelhos e objetos usados durante os números de equilibrismo Zela pela sua segurança, pela segurança da equipe e pela segurança do público, realizando as atividades em ambiente seguro, contando com pessoal de apoio capacitado e fazendo uso de equipamentos de segurança.
Pode prestar primeiros socorros.
Funções do cargo
O funcionário CBO 3762-30 deve produzir o número, inventar números, apresentar o número, comunicar-se, demonstrar competências pessoais, vender o espetáculo ou número, ensaiar o número, ensinar arte e técnica circense.
Condições de trabalho dessas profissões
Artistas de circo (circenses) o trabalho é exercido em ambientes fechados como lonas de circo, teatro, estúdios de tv, também a céu aberto e em veículos, por meio de trabalho assalariado ou autônomo ou pelos proprietários dos circos, em trabalho itinerante, com rodízio de turnos, de forma individual e coletiva, sob supervisão permanente. É comum o trabalhador exercer mais de uma ocupação, que são definidas pelo conjunto de habilidades: acrobata - faz variações de saltos no chão, aéreo - usa várias técnicas de movimento e equilíbrio no ar, contorcionista - faz movimentos de torção e contorção do corpo, domador de animais - treina e apresenta o animal, equilibrista - equilibra objetos, pessoas e a si mesmo, mágico - faz aparecer, desaparecer, mover objetos, pessoas, animais, utilizando técnicas de ilusionismo, malabarista - pratica jogos com aparelhos e objetos e os controla, palhaço - realiza pantomimas, pilhérias e outros números cômicos, trapezista - realiza saltos e evoluções com o corpo no ar, titeriteiro.
Exigências do mercado de trabalho para o CBO 3762-30
Essas ocupações são exercidas por pessoas que desenvolveram habilidades circenses. A formação inicia-se desde a mais tenra idade, quando as crianças vão aprendendo um pouco de cada arte, em circos de lona, organizados em torno de tradicionais famílias circenses. Há, em menor número, artistas formados em circos-escolas ou cursos de artes circences. Os espetáculos circenses também são apresentados em teatro, tv, rua ou outros espaços alternativos.
Atividades exercidas por um Equilibrista CBO 3762-30
Um Equilibrista (ou sinônimo) deve incorporar equipamentos de segurança no número, durante o ensaio, pesquisar possibilidades de comunicação com o público, intercambiar informações com profissionais do circo - pessoalmente, vídeos, internet, etc, motivar os alunos, trabalhar em equipe, incorporar diferentes linguagens artísticas, desenvolver consciência dos riscos profissionais, avaliar o potencial físico do aluno, pesquisar possibilidades no uso das cores - luzes, figurino, materiais, etc, respeitar relações de trabalho, demonstrar determinação para aprender, divulgar o espetáculo ou número, avaliar custos para fazer preço do trabalho, aperfeiçoar técnicas de expressão corporal e vocal, dar entrevistas, adaptar-se ao contexto do espetáculo - língua, comida, espaço, criar aparelhos - materiais de trabalho, aprender a profissão ensaiando, buscar métodos de aprendizagem para cada modalidade, preparar material, aparelho e objetos para o número, fazer alongamento, respeitar a liberdade de expressão dos colegas, respeitar o aparelho de outro artista, respeitar ética profissional, demonstrar conhecimento de costumes e tradições circenses, lidar com imprevistos de forma criativa, utilizar meios de comunicação para divulgar - tv, jornal, internet, carros, books, estimular o desenvolvimento físico do aluno, definir coreografia, transmitir ética circense, sincronizar luz e som com a representação, repetir o número aperfeiçoando técnicas, observar o trabalho de outros profissionais do circo, freqüentar lugares de divulgação do trabalho realizado, adequar tecnologias disponíveis ao número circense, obedecer os comandos dos tempos dos truques, pesquisar movimentos corporais, desenvolver disciplina, pesquisar aparelhos, estabelecer vínculos de confiança com os colegas, criar maquiagem, assimilar os tempos na realização dos truques, colaborar na divulgação do espetáculo, demonstrar conhecimento de vocabulários e gírias circenses, selecionar música, conquistar empatia do público, combinar códigos para informar imprevistos, pesquisar materiais, criar guarda roupa, intercambiar informações com outras áreas artísticas, perceber as habilidades dos alunos, freqüentar cursos de atualização, desmontar o aparelho, propor possibilidades profissionais a partir de suas habilidades, adequar o número de acordo com o tempo, espaço e público, estabalecer comunicação com a cidade, adequar o número ao biótipo e aparelho, pesquisar possibilidades de expressão artística, intercambiar informações com escolas de circo, adquirir técnicas para cair, providenciar material impresso para divulgação, dominar técnicas circenses do seu número, trabalhar frustações - quedas, números, aparelhos, montar o aparelho, realizar números testes para divulgação ou contratação, definir equipamentos de segurança, misturar os números criando outros, pesquisar tecnologias, investigar o valor do trabalho circense no mercado, fazer concentração, pesquisar truques, preparar a entrada do artista, fazer aquecimento, introduzir o aluno nas diferentes modalidades circenses, estabelecer comunicação com o público, confeccionar o aparelho, errar truques para valorização do trabalho.