CBO 3762-35 - Mágico - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos artistas de circo (circenses)
O profissional no cargo de Mágico CBO 3762-35 realiza apresentações de mágica, ilusionismo e prestidigitação em circos, fazendo pesquisas e intercâmbio de informações para criação de novo número, confeccionando e preparando aparelhos e objetos usados nos números, preparando animais domesticados para apresentações, produzindo o número circense – com definição de coreografia, música e guarda-roupa, ensaiando o número, colaborando na divulgação do espetáculo, interagindo com diferentes públicos nas apresentações, e mantendo comunicação com os demais profissionais envolvidos no espetáculo Pode vender o número ou espetáculo.
Pode atuar em outros espaços culturais e em meios de comunicação Pode ensinar arte e técnica circense na sua área de atuação Cumpre normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho, de prevenção contra incêndios e de preservação ambiental.
CBO 3762-35 é o Código Brasileiro da Ocupação de artistas de circo (circenses) que pertence ao grupo dos técnicos em nivel médio dos serviços culturais, das comunicações e dos desportos, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.
Confira funções, descrição do cargo de Mágico, atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Artistas de circo (circenses) CBO 3762-35 em todo Brasil.
Divisões de categorias profissionais do CBO 3762-35
- Técnicos de nível médio.
- Artistas de circo (circenses).
- Técnicos em nivel médio dos serviços culturais, das comunicações e dos desportos.
O que faz um Mágico
O Mágico CBO 3762-35 cria novo número para apresentações de mágica, ilusionismo e prestidigitação, pesquisando a utilização de diferentes técnicas cênicas e circenses, para entreter plateias Pesquisa movimentos corporais, expressões faciais, truques e formas de comunicação com o público.
Pesquisa possibilidades no uso de elementos visuais, tais como cores, luzes e figurino.
Faz intercâmbio de informações com profissionais do circo, com escolas de circo e com profissionais de outras áreas artísticas, pessoalmente, usando Internet ou outras formas de comunicação Pode fazer fusão de números existentes, criando outros.
Confecciona, adapta e monta aparelhos e prepara objetos para as apresentações, tais como cartola, moedas, caixas com fundo falso, espelhos, camisas de força, aquários, entre outros Prepara baú, onde entra algemado e trancado, para surgir depois sem algemas e substituído por outro artista algemado.
Faz truques com cartas de baralho.
Realiza números com animais domesticados, como pássaros e coelhos Produz o número circense, definindo coreografia e selecionando música.
Cria guarda-roupa e maquiagem.
Seleciona equipamentos de segurança Ensaia o número, repetindo-o para aperfeiçoar arte e prática de mágica e ilusionismo e técnicas de prestidigitação, e para assimilar os tempos na realização de cada parte do número Fala com os animais para familiarizá-los com vozes humanas.
Treina sua entrada no picadeiro para iniciar a apresentação Incorpora equipamentos de segurança no número, durante o ensaio Colabora na divulgação do número e do espetáculo, providenciando material impresso, dando entrevistas e utilizando jornal, carros de som, redes sociais e outras formas de comunicação.
Caracteriza-se como mágico, paramentando-se e maquiando-se para a apresentação Realiza exercícios de concentração e aquecimento vocal.
Apresenta o número, interagindo com o público, desenvolvendo formas de comunicação para conquistar a empatia das pessoas, e usando técnicas e estratégias para valorização do seu trabalho Lida com imprevistos, durante a apresentação, de forma criativa Interage com os demais profissionais envolvidos no espetáculo, combinando códigos para informar imprevistos e ajustando estratégias para lidar com incidentes, acidentes ou outros acontecimentos.
Trabalha em equipe, estabelecendo vínculos de confiança com os colegas Pode atuar em teatros e outros espaços culturais e em meios de comunicação - como televisão e cinema -, com a finalidade de entreter plateias e audiências Pode vender o número ou espetáculo, avaliando custos para fazer preço do trabalho e investigando o valor da atividade circense no mercado.
Pode ministrar aulas, promover oficinas e oferecer cursos relacionados à mágica, ao ilusionismo e à prestidigitação, para públicos de diferentes faixas etárias Seleciona métodos e estratégias para transmissão de conhecimentos e realização da prática profissional Motiva o aluno e estimula sua rapidez dos gestos e das mãos, sua presença de palco - para prender a atenção e o interesse do público, e sua capacidade verbal, para interagir e estimular a participação da plateia.
Transmite a ética circense Cuida da alimentação, da higiene, da saúde e do bem-estar dos animais domesticados que integram seus números Considera princípios de direitos e segurança dos animais Conserva limpos e organizados aparelhos e objetos usados durante os números de mágica, ilusionismo e prestidigitação Zela pela sua segurança, pela segurança da equipe, pela segurança dos animais e pela segurança do público, realizando as atividades em ambiente seguro, contando com pessoal de apoio capacitado e fazendo uso de equipamentos de segurança.
Pode prestar primeiros socorros.
Funções do cargo
O funcionário CBO 3762-35 deve ensaiar o número, demonstrar competências pessoais, produzir o número, inventar números, vender o espetáculo ou número, apresentar o número, ensinar arte e técnica circense, comunicar-se.
Condições de trabalho dessas profissões
Artistas de circo (circenses) o trabalho é exercido em ambientes fechados como lonas de circo, teatro, estúdios de tv, também a céu aberto e em veículos, por meio de trabalho assalariado ou autônomo ou pelos proprietários dos circos, em trabalho itinerante, com rodízio de turnos, de forma individual e coletiva, sob supervisão permanente. É comum o trabalhador exercer mais de uma ocupação, que são definidas pelo conjunto de habilidades: acrobata - faz variações de saltos no chão, aéreo - usa várias técnicas de movimento e equilíbrio no ar, contorcionista - faz movimentos de torção e contorção do corpo, domador de animais - treina e apresenta o animal, equilibrista - equilibra objetos, pessoas e a si mesmo, mágico - faz aparecer, desaparecer, mover objetos, pessoas, animais, utilizando técnicas de ilusionismo, malabarista - pratica jogos com aparelhos e objetos e os controla, palhaço - realiza pantomimas, pilhérias e outros números cômicos, trapezista - realiza saltos e evoluções com o corpo no ar, titeriteiro.
Exigências do mercado de trabalho para o CBO 3762-35
Essas ocupações são exercidas por pessoas que desenvolveram habilidades circenses. A formação inicia-se desde a mais tenra idade, quando as crianças vão aprendendo um pouco de cada arte, em circos de lona, organizados em torno de tradicionais famílias circenses. Há, em menor número, artistas formados em circos-escolas ou cursos de artes circences. Os espetáculos circenses também são apresentados em teatro, tv, rua ou outros espaços alternativos.
Atividades exercidas por um Mágico CBO 3762-35
Um Mágico (ou sinônimo) deve freqüentar cursos de atualização, desenvolver consciência dos riscos profissionais, introduzir o aluno nas diferentes modalidades circenses, pesquisar aparelhos, selecionar música, respeitar o aparelho de outro artista, repetir o número aperfeiçoando técnicas, intercambiar informações com escolas de circo, preparar material, aparelho e objetos para o número, adquirir técnicas para cair, divulgar o espetáculo ou número, investigar o valor do trabalho circense no mercado, respeitar relações de trabalho, misturar os números criando outros, avaliar o potencial físico do aluno, realizar números testes para divulgação ou contratação, estimular o desenvolvimento físico do aluno, adaptar-se ao contexto do espetáculo - língua, comida, espaço, desmontar o aparelho, adequar o número de acordo com o tempo, espaço e público, respeitar ética profissional, definir coreografia, desenvolver disciplina, pesquisar movimentos corporais, incorporar equipamentos de segurança no número, durante o ensaio, errar truques para valorização do trabalho, observar o trabalho de outros profissionais do circo, adequar o número ao biótipo e aparelho, estabalecer comunicação com a cidade, preparar a entrada do artista, providenciar material impresso para divulgação, dar entrevistas, estabelecer comunicação com o público, montar o aparelho, utilizar meios de comunicação para divulgar - tv, jornal, internet, carros, books, lidar com imprevistos de forma criativa, assimilar os tempos na realização dos truques, estabelecer vínculos de confiança com os colegas, pesquisar tecnologias, fazer concentração, criar maquiagem, avaliar custos para fazer preço do trabalho, demonstrar conhecimento de vocabulários e gírias circenses, pesquisar materiais, intercambiar informações com profissionais do circo - pessoalmente, vídeos, internet, etc, perceber as habilidades dos alunos, aprender a profissão ensaiando, motivar os alunos, combinar códigos para informar imprevistos, pesquisar possibilidades no uso das cores - luzes, figurino, materiais, etc, pesquisar possibilidades de expressão artística, transmitir ética circense, sincronizar luz e som com a representação, incorporar diferentes linguagens artísticas, aperfeiçoar técnicas de expressão corporal e vocal, trabalhar frustações - quedas, números, aparelhos, trabalhar em equipe, demonstrar conhecimento de costumes e tradições circenses, fazer aquecimento, criar aparelhos - materiais de trabalho, criar guarda roupa, obedecer os comandos dos tempos dos truques, dominar técnicas circenses do seu número, definir equipamentos de segurança, pesquisar possibilidades de comunicação com o público, intercambiar informações com outras áreas artísticas, respeitar a liberdade de expressão dos colegas, demonstrar determinação para aprender, propor possibilidades profissionais a partir de suas habilidades, buscar métodos de aprendizagem para cada modalidade, freqüentar lugares de divulgação do trabalho realizado, confeccionar o aparelho, conquistar empatia do público, fazer alongamento, adequar tecnologias disponíveis ao número circense, colaborar na divulgação do espetáculo, pesquisar truques.