CBO 3762-40 - Malabarista - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos artistas de circo (circenses)
O profissional no cargo de Malabarista CBO 3762-40 realiza apresentações de malabarismo em circos, fazendo pesquisas e intercâmbio de informações para criação de novo número, preparando aparelhos e objetos usados nos números, produzindo o número circense – com definição de coreografia, seleção de música e criação de guarda-roupa e maquilagem, ensaiando o número, colaborando na divulgação do espetáculo, preparando corpo e mente para executar o número, interagindo com diferentes públicos durante as apresentações, e mantendo comunicação com os demais profissionais envolvidos no espetáculo Pode vender o número ou espetáculo.
Pode ensinar arte e técnica circense na área de malabarismo Cumpre normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho, de prevenção contra incêndios e de preservação ambiental
CBO 3762-40 é o Código Brasileiro da Ocupação de artistas de circo (circenses) que pertence ao grupo dos técnicos em nivel médio dos serviços culturais, das comunicações e dos desportos, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.
Confira funções, descrição do cargo de Malabarista, atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Artistas de circo (circenses) CBO 3762-40 em todo Brasil.
Divisões de categorias profissionais do CBO 3762-40
- Técnicos de nível médio.
- Artistas de circo (circenses).
- Técnicos em nivel médio dos serviços culturais, das comunicações e dos desportos.
O que faz um Malabarista
O Malabarista CBO 3762-40 cria novo número para apresentações de malabarismo, pesquisando a utilização de diferentes técnicas de controle e equilíbrio do corpo e de objetos, para entreter plateias Pesquisa movimentos corporais, expressões faciais e formas de comunicação com o público.
Pesquisa possibilidades no uso de elementos visuais, tais como cores, luzes e figurino.
Faz intercâmbio de informações com profissionais do circo, com escolas de circo e com profissionais de outras áreas artísticas, pessoalmente, usando Internet ou outras formas de comunicação Pode fazer fusão de números existentes, criando outros.
Prepara aparelhos e objetos para as apresentações, tais como aros - de madeira ou de plástico -, argolas, bambolês, bolas, entre outros Faz malabarismo com as mãos, equilibrando clavas, chapéus, tochas acesas e outros objetos no ar.
Faz malabarismo de objetos com os pés, geralmente com barris e cilindros.
Executa troca - entre duas ou mais pessoas - com claves ou outros objetos, podendo realizar truques de lançamento por baixo das pernas ou por trás do ombro Produz o número circense, definindo coreografia e selecionando música.
Cria guarda-roupa e maquiagem.
Seleciona equipamentos de segurança Ensaia o número, repetindo-o para aperfeiçoar postura corporal e cênica, destreza nos movimentos, manipulação cênica dos objetos, e forma de relacionamento com o público Assimila os tempos na realização de cada parte do número.
Treina sua entrada no picadeiro para iniciar a apresentação Incorpora equipamentos de segurança no número, durante o ensaio Colabora na divulgação do número e do espetáculo, providenciando material impresso, dando entrevistas e utilizando jornal, carros de som, redes sociais e outras formas de comunicação.
Prepara corpo e mente para apresentação do número, alongando e aquecendo o corpo e realizando exercícios de concentração Apresenta o número, interagindo com o público, desenvolvendo formas de comunicação para conquistar a empatia das pessoas, e usando técnicas e estratégias para valorização do seu trabalho.
Lida com imprevistos, durante a apresentação, de forma criativa Interage com os demais profissionais envolvidos no espetáculo, combinando códigos para informar imprevistos e ajustando estratégias para lidar com incidentes, acidentes ou outros acontecimentos Trabalha em equipe, estabelecendo vínculos de confiança com os colegas.
Pode vender o número ou espetáculo, avaliando custos para fazer preço do trabalho e investigando o valor da atividade circense no mercado Pode ministrar aulas, promover oficinas e oferecer cursos relacionados ao malabarismo, para públicos de diferentes faixas etárias Seleciona métodos e estratégias para transmissão de conhecimentos e realização da prática profissional.
Desenvolve no aluno a capacidade de dominar fundamentos técnicos e princípios artísticos do malabarismo e a capacidade verbal, para interagir com a plateia Transmite a ética circense Conserva limpos e organizados os aparelhos e objetos usados durante os números de malabarismo.
Zela pela sua segurança, pela segurança da equipe e pela segurança do público, realizando as atividades em ambiente seguro, contando com pessoal de apoio capacitado e fazendo uso de equipamentos de segurança Pode prestar primeiros socorros.
Funções do cargo
O funcionário CBO 3762-40 deve produzir o número, vender o espetáculo ou número, inventar números, apresentar o número, ensaiar o número, demonstrar competências pessoais, comunicar-se, ensinar arte e técnica circense.
Condições de trabalho dessas profissões
Artistas de circo (circenses) o trabalho é exercido em ambientes fechados como lonas de circo, teatro, estúdios de tv, também a céu aberto e em veículos, por meio de trabalho assalariado ou autônomo ou pelos proprietários dos circos, em trabalho itinerante, com rodízio de turnos, de forma individual e coletiva, sob supervisão permanente. É comum o trabalhador exercer mais de uma ocupação, que são definidas pelo conjunto de habilidades: acrobata - faz variações de saltos no chão, aéreo - usa várias técnicas de movimento e equilíbrio no ar, contorcionista - faz movimentos de torção e contorção do corpo, domador de animais - treina e apresenta o animal, equilibrista - equilibra objetos, pessoas e a si mesmo, mágico - faz aparecer, desaparecer, mover objetos, pessoas, animais, utilizando técnicas de ilusionismo, malabarista - pratica jogos com aparelhos e objetos e os controla, palhaço - realiza pantomimas, pilhérias e outros números cômicos, trapezista - realiza saltos e evoluções com o corpo no ar, titeriteiro.
Exigências do mercado de trabalho para o CBO 3762-40
Essas ocupações são exercidas por pessoas que desenvolveram habilidades circenses. A formação inicia-se desde a mais tenra idade, quando as crianças vão aprendendo um pouco de cada arte, em circos de lona, organizados em torno de tradicionais famílias circenses. Há, em menor número, artistas formados em circos-escolas ou cursos de artes circences. Os espetáculos circenses também são apresentados em teatro, tv, rua ou outros espaços alternativos.
Atividades exercidas por um Malabarista CBO 3762-40
Um Malabarista (ou sinônimo) deve aprender a profissão ensaiando, trabalhar em equipe, preparar a entrada do artista, pesquisar aparelhos, combinar códigos para informar imprevistos, errar truques para valorização do trabalho, buscar métodos de aprendizagem para cada modalidade, pesquisar movimentos corporais, motivar os alunos, incorporar diferentes linguagens artísticas, criar aparelhos - materiais de trabalho, respeitar o aparelho de outro artista, adequar tecnologias disponíveis ao número circense, aperfeiçoar técnicas de expressão corporal e vocal, repetir o número aperfeiçoando técnicas, fazer concentração, investigar o valor do trabalho circense no mercado, dar entrevistas, confeccionar o aparelho, conquistar empatia do público, demonstrar conhecimento de vocabulários e gírias circenses, propor possibilidades profissionais a partir de suas habilidades, divulgar o espetáculo ou número, desmontar o aparelho, definir equipamentos de segurança, perceber as habilidades dos alunos, pesquisar possibilidades de expressão artística, adquirir técnicas para cair, criar maquiagem, sincronizar luz e som com a representação, obedecer os comandos dos tempos dos truques, selecionar música, dominar técnicas circenses do seu número, transmitir ética circense, observar o trabalho de outros profissionais do circo, estabelecer comunicação com o público, adequar o número de acordo com o tempo, espaço e público, definir coreografia, demonstrar determinação para aprender, estabelecer vínculos de confiança com os colegas, avaliar o potencial físico do aluno, realizar números testes para divulgação ou contratação, providenciar material impresso para divulgação, criar guarda roupa, desenvolver disciplina, intercambiar informações com escolas de circo, freqüentar lugares de divulgação do trabalho realizado, assimilar os tempos na realização dos truques, freqüentar cursos de atualização, incorporar equipamentos de segurança no número, durante o ensaio, pesquisar truques, intercambiar informações com profissionais do circo - pessoalmente, vídeos, internet, etc, preparar material, aparelho e objetos para o número, pesquisar materiais, pesquisar tecnologias, respeitar ética profissional, montar o aparelho, respeitar relações de trabalho, desenvolver consciência dos riscos profissionais, adaptar-se ao contexto do espetáculo - língua, comida, espaço, lidar com imprevistos de forma criativa, fazer aquecimento, pesquisar possibilidades de comunicação com o público, introduzir o aluno nas diferentes modalidades circenses, colaborar na divulgação do espetáculo, respeitar a liberdade de expressão dos colegas, estabalecer comunicação com a cidade, utilizar meios de comunicação para divulgar - tv, jornal, internet, carros, books, misturar os números criando outros, fazer alongamento, intercambiar informações com outras áreas artísticas, avaliar custos para fazer preço do trabalho, adequar o número ao biótipo e aparelho, demonstrar conhecimento de costumes e tradições circenses, trabalhar frustações - quedas, números, aparelhos, estimular o desenvolvimento físico do aluno, pesquisar possibilidades no uso das cores - luzes, figurino, materiais, etc.